[video] Revisão aos casquilhos do quadro

highlife

New Member
Hum...e que tal levar essa dita peça(casquilho) a um torneiro para ele fazer uma igual?

Sempre ficava melhor que esse parafuso ai á mostra!


Digamos que foi um arranjo "balseiro" :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
Sim, mas a peça tem sempre um parafuso à mostra, mas neste caso ficou com dois, um de cada lado, o que não me faz diferença.
Tambem pensei no torneiro, mas consegui resolver desta maneira, foi mais rapido e mais barato.

Alem do mais o facto de a bolacha vir com um buraco, diminui a area de contacto com o eixo e a peça fica fragilizada nesse ponto. Assim com o parafuso a bolacha está apertada contra o eixo e à partida fica melhor assim.

Se partir novamente, bem, nesse caso o melhor é comprar uma bike nova :mrgreen:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

vi o vídeo com uma certa curiosidade e aproveito para relatar a minha experiência.
pratoni said:
um quadro destes da trek usa casquilhos e não rolamentos? :shock:

Não é assim tão grave, a marca usava casquilhos devido à pouca rotação dos pivots. Os quadros mais recentes têm mais curso e já trazem rolamentos. É sempre uma opção técnica entre casquilhos/rolamentos. A sua aplicação não me choca, é mais leve, mais barato e mais fácil de fabricar (quer o casquilho quer o quadro).

Quanto ao problema técnico:

Não tenho comigo o manual da trek, mas quase de certeza que lá fala em intervalos de manutenção aos Pivots (aperto, limpeza, folgas, etc). O pior que me aconteceu no meu fuel foi ter partido um casquilho (vértice inferior do rocker link). A solução foi um conjunto de casquilhos novos, o problema é que a Trek só fornece o pack de "casquilhos + eixos" o que torna a reparação mais cara, são cerca de 100 euros + montagem. No futuro creio que basta trocar os casquilhos e manter os eixos, já que os 1ºs são bem mais baratos e encontram-se à venda fora da Trek.

Quanto à lubrificação: os casquilhos não são lubrificáveis. O teflon tem propriedades em termos de atrito (muito baixo) que não requerem lubrificante. Vi imensas vezes no tópico da Trek no MTBR conselhos quanto à não lubrificação dos casquilhos.

No manual diz:

"No lubrication is required for the shock or the pivot of your Trek rear suspension bicycle. Avoid all lubricants as they may damage the cartridge or composite bearings. For best results and long life, simply wash the shock and pivot area with a solution of soap and water, or just water."

Jepas
 

andrextr

Active Member
Pois, mas o meu eixo estava com alguma fricção, tanto que não era o eixo que rodava dentro do casquilho, mas sim o conjunto casquilho + eixo é que rodavam dentro do quadro. Isso acabou por "comer" o quadro e o casquilho ficou folgado. Tal como expliquei no video. Usei massa propria para esferas de rolamentos, portanto, mal também não há de fazer.

100€ por uns casquilhos e eixos é uma roubalheira, mas não me espanta... Por isso é que nem sequer ponderei comprar um eixo novo.

pratoni said:
um quadro destes da trek usa casquilhos e não rolamentos? :shock:

Sim, mas como disse o Jepas, esse nem é o grande mal... o grande mal é por exemplo: as escoras baterem no tubo vertical quando o curso esgota / a bike so fazer 63mm de curso em vez dos 80mm / a região das escoras junto ao eixo pedaleiro está pouco reforçada e fissura facilmente (já me aconteceu a mim e a outras pessoas deste forum) / a torção lateral existente que pode ser vista aqui (CLICK) ....... ah, e não falando que a minha trek em particular vinha com uma suspensão de origem com o dobro do curso do que faz atrás (130/63 - F/T), mas isso já é relativo ao modelo, e não ao quadro em si.

Mas pronto, não deixa de ser uma Trek............... :desconfiado:
 

Jepas

Super Moderador
Nao sei se a partir dos 5:10 ou logo quando o pivot principal é lubrificado. Sei que os pivots superiores são em Teflon e que não devem ser lubrificados. Se o pivot inferior também for em Teflon (agora não me recordo, mas o AndreXTR deve ter reparado) o erro começa logo com essa lubrificação.

o grande mal é por exemplo: as escoras baterem no tubo vertical quando o curso esgota / a bike so fazer 63mm de curso em vez dos 80mm

Se a bike esgota há que colocar mais pressão no amortecedor, o meu nunca esgotou e prefiro ficar sem curso antes de ficar sem quadro.

Jepas
 

Jepas

Super Moderador
editei a mensagem, porque a ultima frase é relativa ao problema que o AndreXTR referiu da escora bater no quadro.
 

GETmoney

New Member
Fez-me impressão foi a torção lateral das escoras, aquilo andava a bailar de um lado para o outro!
Acho que a minha bike não faz isso.
 

andrextr

Active Member
Jepas, os pivots de cima quando os abri tinham massa. E não fui eu que a pus lá... E o de baixo não tinha massa, e estava a prender... Mas pronto, eu pus massa, mal não deve fazer, e se fizer, também não estou muito preocupado... 8)


Eu tenho 15% de SAG no amortecedor. É raro eu sentir a pancada da escora a bater no quadro, mas quando a bike esgota, a escora bate no quadro e o embolo do amortecedor fica a 80% esgotado. Ou seja, se o quadro fosse melhor desenhado, o amortecedor usava o curso completo do embolo antes da escora bater e a bike já fazia os tais 80mm teóricos, e não os 63mm de curso real que faz.... Posso meter mais pressão, mas o amortecedor por si só não é muito sensível, com mais pressão então quase que valia mais voltar à minha Giant XTC rigida ...
 

Jepas

Super Moderador
Eu tenho um Float RL e nunca medi o curso que faz, acredito que seja pouco sim, mas nunca bati no quadro (só quando retiro o amortecedor)
 

100do

New Member
Ontem notei um problema no meu quadro Trek Fuel EX5 (2007).
Quando pedalava, notava o desviador da frente a oscilar. Depois de uns minutos a olhar para aquilo, cheguei à conclusão que o que oscila não é o desviador, mas sim a escora :(

Está com folga no pivot, junto à pedaleira :s
Não vejo nada partido nem desencaixado. Fui confirmar o aperto do parafuso e deu para apertar um pouco mais, mas não resolveu (nem sei se melhorou).
A folga é pouca mas é alguma. Aliás, a corrente mudou de carreto na cassete uma ou duas vezes e desconfiei que tenha sido provocado pela folga :oops:

O meu quadro já tem rolamentos? Do lado direito tem uma peça que parece exigir ferramenta apropriada (tipo chave do disco de uma rebarbadora). Quanto me poderá custar se a levar à oficina? Onde comprar o material?
Toda a ajuda é benvinda :wink:
 

P.M.

Member
Esse problema da escora acontece em todos os modelos Ex (dessa altura). Um amigo meu tem uma e teve o mesmo problema. O arranjo disso não é caro, mas devias refilar com os gajos e ser arranjado como garantia.
Já não me recordo exactamente qual a razão, mas deve ser devida à mesma bosta de concepção dos alojamentos dos rolamentos (tolerância), que já vinham de 2003... :shock:

Bem, depois pergunto-lhe.

P.M.
 

100do

New Member
Obrigado P.M.

Se conseguires saber mais alguma coisa avisa sff.
Entretanto vou passar na oficina para ver o que me dizem.

Será arriscado andar assim com o quadro? É mesmo má altura para mais uma despesa :oops: :evil:
 
Top