V Maratona de Arraiolos

carlosguerreiro

New Member
Ora parece que cabe-me a mim, de "last one" a terminar aos 75 kms, a ser o primeiro a fazer o rescaldo do evento. Muito bem, aqui vai:
A única coisa que falhou foi a entrega dos dorsais: muito tempo à espera, ainda por cima com corrente de ar frio!
O percurso foi porreiro, bem escolhido e engraçado. As assistências nos sítios certos e nada faltou.
Gostei, apesar de ter sido bem dura para mim que levava pouco treino e que me aventurei a fazer pela primeira vez 75 kms.
Já agora alguém sabe como ficou o Belga que caiu (parece que se fraturou a clavicula)?
E umas fotos? Vi muitos fotografos na primeira parte da maratona! Parabéns à organização
 

fragas

New Member
Boas
Aqui vai o meu rescaldo da primeira vez em Arraiolos:
Estacionamento - Algo confuso ao principio mas conseguia-se estacionar
Secretariado - Aqui um ponto a rever demasiado tempo de espera, valeu os bolinhos e sumos que estavam á disposição dos participantes
Percurso - Muito bom, bastantes singletracks, bem marcado, com aspecto positivo a subida ao castelo - espectacular. e um aspecto a rever a chegada à meta após uma descida com uma curva cheia de areia - atenção...
Abastecimentos - Bem composto, fruta, bolos, só penso que podiam ter um ponto de agua uns kms antes do abastecimento de sólidos, felizmente não estava calor
Banhos - Agua "à temperatura ambiente" brrrrrrr o balneário mostrou-se pequeno para a quantidade de pessoal (penso que depois abriram outro mas não tenho a certeza)

No geral nota Positiva espero que entendam os reparos como critica construtiva para ajudar a melhorar o que correu menos bem este ano para que para o ano corra melhor

Abraço até 2014
 

meloy

New Member
Boas bettetistas!

Quero dar os parabens à organização!
o único reparo que tenho a fazer é da entrega dos dorsais! embora não tenha afectado o início da prova que foi pontual!!!

Caminho muito bem escolhido! Excelentes paisagens! bons single tracks! bons abastecimentos! excelentes bolinhos de Arraiolos... acho que devo ter comido ai uns 7 ou 8 :D
e lembranças à maneira :D

Foi bom ter participado para conhecer a região através da visão btt :D
(penso que a maior parte dos trilhos por onde a prova passou seja propriedade privada e esteja minada de vacas e touros por isso foi uma boa oportunidade de conhecer a zona)
 

prcr

New Member
Foi a primeira vez que participei numa prova de BTT nesta zona e fiquei apaixonado pela beleza dos trilhos e das paisagens envolventes! Parece que a natureza tinha encenado um espectáculo para ficar tudo perfeito para a passagem dos atletas. :)

Pontos a melhorar:

- Enorme fila para o levantamento dos dorsais. Cheguei um pouco mais tarde do que devia, mas felizmente a minha mulher esteve na fila enquanto eu me equipava e preparava a bicicleta...
- Alguma confusão no início da prova, porque o pelotão não ficou suficientemente disperso nos primeiros quilómetros. Mais uma vez, como cheguei para o tarde, fiquei no final do pelotão quando se deu a partida e fui sempre a apanhar a "hora de ponta" :) até à divisão dos dois percursos. Só a partir daí é que já pude ir ao meu ritmo sem problemas. As ruas de Arraiolos eram um pouco estreitas para a passagem de tanta gente em simultâneo e ao que parece até houve um acidente. :( Podiam tentar fazer uma volta inicial por alguma estrada mais larga, idealmente com uma subida, para o pelotão ficar mais "esticado" e melhorar este aspecto.
- As marcações estavam no geral muito bem feitas, mas volta e meia vi pessoas perdidas a regressarem ao trilho original, e eu próprio num sítio também falhei uma placa e me desviei do trilho. :) No meu caso foi mesmo distracção minha, mas como vi tantas pessoas a perderem-se não sei se as marcações poderiam estar um pouco melhores. Para além disso, eu ia num ritmo mais ou menos descontraído e tinha GPS para tirar dúvidas. Imagino que quem fosse à frente, com tenções de ganhar a maratona, tivesse mais dificuldade em seguir o trilho sem se enganar...

Pontos positivos:

- Como disse logo no início, a beleza dos trilhos!
- Percurso muito rolante. Pessoalmente gostei muito disto. Estou mais habituado a fazer provas no Norte do país, onde 30Km têm o mesmo acumulado que os 75Km de Arraiolos, e foi bom poder fazer este percurso mais divertido.
- Simpatia das pessoas, quer voluntários quer alguns habitantes das localidades por onde passámos.
- A subida final para o castelo, só mesmo para rebentar. :D
- O frontal mais bonito que tenho na minha colecção. É que as cores do frontal são exactamente as cores da minha bicicleta, pelo que ficava mesmo a condizer! :D

Como dá para perceber, adorei participar na Maratona de Arraiolos e espero participar também para o ano. Pode ser que nessa altura esteja menos vento! :)
 

wold

New Member
Muitos parabéns ao NC Arraiolos e ao Sr. Ramalho por mais um excelente dia de BTT em Arraiolos!!!
5 estrelas!
 

pedromartins985

New Member
os links dizem "conteúdo indisponivel"
tentem lá solucionar o problema para acedermos às fotos!

Em relação à prova. Em termos de percurso 5 estrelas, realmente as ruas dentro de Arraiolos eram estreitas e relativamente perigosas para um pelotão tão concentrado...mas é algo dificil de contornar no caso de quererm mostrar a vila às pessoas, podem pensar em colocar um carro na frente do pelotão enquanto o pelotão anda dentro da vila e darem a partida a partir do momento em que se entrava no estradão.
Mas no geral o percurso foi mesmo fenomenal.
O levantamento de dorsais realmente tem que ser melhorado, uma mesa para tanta gente é complicado. A espera para o almoço tb podia ter sido evitada se quem estivesse a servir fosse um pouco "mais rápido"....em vez de ritmo "Maratona"...foi ritmo "Passeio" mas isso é culpa da empresa e não da organização.

A repetir no próximo ano sem dúvida.

Agora...FOTOS!!!!

Parabéns e boas pedaladas :)
 

nanex

New Member
A minha opinião em http://gaitobravo.blogspot.pt/2013/04/v-maratona-btt-arraiolos.html
(não sei se se podem colocar links, senão peço desculpa e informem que eu retiro...)

Em traços gerais fiquei bastante agradado com o traçado. Note-se o esforço em abrir singles (mas muitas partes em que o terreno mais pareciam bandas sonoras em alcatrão para abrandar a velocidade que são muito desconfortáveis). A organização do secretáriado e do almoço foi um caos, que me atrasou na partida para a maratona e me fez desistir do almoço embora o tenha pago (estive 20 min à espera sem ver a fila avançar) O banho de agua quase fria também não foi agradável.
Foi pena...
 

manuel_ramalho

New Member
Boa tarde

A Organização da V Maratona BTT de Arraiolos, agradece todas as palavras que lhe possam ser dirigidas quer de felicitação quer de críticas pois nem tudo sempre corre como desejamos e desta vez não correu mesmo, mas agradece essencialmente a todos os atletas que participaram pois sem eles a mesma não seria o que é, esperando que todos tenham usufruído de um magnífico dia de puro BTT e de convívio.
Pedimos desde já desculpa pelo que correu menos bem...pois em qualquer evento isso acontece!!!
Quanto ao acidentado com maior gravidade que foi transportado ao Hospital tem a organização conhecimento de que o mesmo fraturou a clavícula e algumas costelas, mas que teve alta hospitalar ainda durante o dia de ontem, existindo outros acidentados que felizmente não tiveram tanta gravidade, a todos as rápidas melhoras.
Queremos deixar os agradecimentos à Camara Municipal de Arraiolos, Junta de Freguesia de Arraiolos, Junta de Freguesia do Sabugueiro, Bombeiros Voluntários de Arraiolos, Guarda Nacional Republicana, ás empresas que nos apoiaram e a todos aqueles que se prontificaram na ajuda de controles de estradas, portões, abastecimentos, controles de dorsais, viaturas de apoio e aos que de uma ou de outra forma também colaboraram. Agradecer aos proprietários dos terrenos por onde passou a maratona pois sem a autorização dos mesmos era impossível de todo a realização do evento.
A todos vós o nosso muito obrigado.
Deixamos os parabéns a todos os vencedores na V Maratona BTT de Arraiolos.
Quanto a fotos as mesmas estiveram a cargo do António Candeias que esteve durante ao almoço a passar a mesmas e de um sócio do NCA que as colocará brevemente!!https://www.facebook.com/vasco.beja.7/photos?collection_token=100000238585626%3A2305272732%3A69&set=a.598177373533543.1073741834.100000238585626&type=1
https://picasaweb.google.com/117568486328168974856/VMaratonaBTTArraiolos

Entretanto aguardam-se mais fotos
Manuel Ramalho
 

RGuerreiro

New Member
Eu axei uma boa maratona com alguns pontos mesnos bons mas nada de mais. Não tive o problema dos dorsais pois levantaram o meu no dia anterior mas vi realmente que havia uma enorme fila.
O percurso era muito porreiro muito rapido. Eu furei logo aos 4km e pouco. O tempo que levei a trocar de camara foi o tempo de olhar para traz e ver que era o ultimo. Decidi fazer o resto em ritmo de passeio e só posso dizer uma coisa se fosse com o andamento que levava nunca podia ter olhado para as beleza da paisagem. Havia algumas marcaçoes algo duvidosas mas como ia nas calmas nunca me perdi. Os abastecimentos achoque tinham o que era essencial e estavam em distancias boas, Num deles ainda tive tempo de provar o belo vinho da região e comer umas rodelas de chouriço assado. Eu fui dos ultimos a tomar banho e tinha a água quentinha disso não me posso queixa. Quanto ao almoço tive tambem de esperar mas não liguei como não tinha pressa não me chatei aproveitei e fui bebendo umas imperiais eheheeh.

O que para mim foi bom para outros pode não ter sido tão bom mas enfim
 

clark

New Member
Em primeiro lugar gostaria de dar os parabens à organização e a todos que contribuiram durante a realização da mesma.
O ponto menos conseguido ( que felizemente não me afectou directamente, foi a demora na entrega dos dorsais), algo que será facilmente corrigivel.
O ponto alto foi o percurso no seu geral, que foi muito bem conseguido, tendo nos single tracks a cereja no topo do "bolo"

Mais uma vez Parabens à organização.

Para o ano lá estarei novamente.
 

pebat

New Member
Boas noites!!!

Em nome do BTT Igrejinha. Venho deixar aqui o rescaldo do evento. No meu ver e da equipa o que temos apontar e mesmo o levantamento de dorsais, onde primeiro nao tinha a lista afixada com os nomes dos atletas para os números dos dorsais, e depois so ter uma mesa para o levantamento de tanto dorsal...
De resto pelo as duas distancias estava todo muito bem pensado.
O almoço estava também 5*.

Obrigado pela amanha de BTT :p
Ate para o ano
 
L

leocord

Guest
Boas noites em nome dos Cotas Pedal. Venho fazer o rescaldo do evento. No meu ver tenho dois reparos a fazer, 1º o levantamento dos dorsais muito demorado, apenas uma mesa com duas pessoas para ver os nomes dos atletas, 2º o almoço foi esperar, esperar, e na fila tinha o Vítor Gamito na minha frente e até ele reclamava pela demora, no caso da sopa quando chegou à minha vez já não havia canja tive que me contentar com um caldinho por cima de um pedaço de pão. Em relação ao percurso foi muito bem delineado, com muitos single traks, de resto achei o percurso achei 5 estrelas.
 
Last edited by a moderator:

Broly

New Member
A minha opinião:

Percurso: Ok
Abastecimentos: OK(Apesar de não parar, vi que tinham de tudo)
Estacionamento: Ok
Dorsais: NOT OK - Acho que realmente o grande problema, muito lento na entrega dos mesmos, uma prova com tanta gente, acho que deveria haver uma mesa comproda com varias filas do 0 - 50, 50 - 100, por ai... para o pessoal se dispersar, assim fico tudo muito entupido, cheguei lá as 07:50 e so sai com o dorsal 30m depois...
Mas são coisas que acontecem..

De resto parabéns a organização e ao Sr. Manuel Ramalho pelo esforço e dedicação.

abraços
 

lupin27

Member
Primeira participação na Maratona de Arraiolos e para começar posso dizer que é para repetir!!
Como fiquei a dormir em Arraiolos, o levantamento de dorsais foi efectuado no dia anterior sem qualquer stress, tudo feito com calma.
No domingo a zona da partida mais parecia a Serra da Estrela...estava um frio de rachar e um vento que até cortava!!
Nada como começar a rolar pelos magníficos trilhos de Arraiolos para aquecer! E que trilhos!! Single tracks fantásticos, ribeiras para atravessar, estradões para rolar e paisagens de cortar a respiração!! Adorei o percurso!

E para terminar a cereja no topo do bolo, com a subida ( e que subida!! ) ao castelo e a descida para a meta pelas escadinhas!!
Muito bom!! Para o ano lá estarei!!
 

pedromartins985

New Member
Então o fotografo só facultou aquelas fotos que se encontram no perfil de facebook de "Vasco" ou as que o fotografo facultou ainda não estão online?? é que havia fotografos em sitios espetaculares e ainda não vi nenhuma foto desses spots! :)
 

lionheart

New Member
Boas,
foi a minha 5 Maratona em Arraiolos e se calhar mais outros tantos passeios de Btt entre Amigos, e mais uma vez adorei. Em relação ao levantamento dos dorsais não posso dizer nada visto ter sido um Amigo a levantá-los. A partida foi dada à hora marcada depois do respectivos avisos por parte da organização, o percurso vou repetir o que digo todos os Anos, fiz os 75 km, foi o melhor de todos. Os abastecimentos fartos e bem situados sempre com a extrema sìmpatia do STAFF, o percurso muito bem marcado e a chegada com a habitual subida para o castelo e com mais uma pequena cereja em cima do bolo, descer as escadas até à meta. Os banhos como todos os Anos anteriores sempre com água quente e tudo muito limpinho. Em relação a o almoço a seguir a uma pequena espera fomos recompensados com um cozido maravilhoso.
Muito obrigado por tudo, sempre que me quiserem aturar terei todo o gosto de me deslocar a Arraiolos para ter o prazer da vossa companhia.
Abraços.
 
Top