Upgrade para AXS? Sim ou não?

#1
Boas,

Sou um adepto fervoroso de tudo que são pequenos gagdets e este tipo de solução não me deixa indiferente. Agrada-me a ideia de ter um grupo eletrónico.

Tenho actualmente X01 convencional e estou a ponderar fazer upgrade para AXS. Caso me mantenha na mesma gama, penso que o incremento de peso é muito residual ou nulo. Aliás, penso que posso vir a conquistar algumas gramas devido ao cabo/guia que saltam foram.

Primeira dúvida: valerá a pena o AXS X01 face ao AXS GX?

Segunda dúvida: deixo-me estar sossegadinho (até porque o tenho chega e sobra e está como novo) ou, caso consiga vender o que tenho, devo avançar para uma qq gama AXS?

Gracias! ;)
 
Last edited:
#3
Eu coloco as coisas deste prisma,

Tens disponibilidade financeira para tal? se sim avança, se não, avança na mesma :p
Vais tirar mais rendimento? se sim avança, se não avança na mesma :p
 

davidream

Well-Known Member
#5
bOAS!
Tendo uma excelente gama e quase nova(tuas palavras) não há necessidade de mudança.
Apenas mudaria por motivos estéticos aka "pandam" ou de funcionalidade, mas aí o verdadeiro busílis da questão está em: ter ou não ter a disponibilidade financeira ;) , o AXS GX são +- 560€ - o valor da venda do material actual. O AXS X01 já é mais carote! mas também mudar para uma gama GX AXS...independentemente de ser electrónica é uma gama mais baixa :rolleyes:
Cumps
 

joseruivo

Well-Known Member
#8

davidream

Well-Known Member
#11
Depois de fazer a pergunta encontrei vídeo a explicar como se faz de forma caseira, e depois encontrei à venda as peças sram para substituir as peças. É isto:
https://www.worldwidecyclery.com/collections/derailleur-hangers-and-parts/upper-bolt-and-spring

Próxima pergunta: os desviadores traseiros shimano 12v têm problema parecido?
bOAS!
Os desviadores traseiros SHIMANO 12v não costumam ganhar folgas desse género, mas também tem a sua cota de problemas :rolleyes: mais especificamente no CLUTCH, onde é necessário estar sempre com a manutenção em dia(limpeza e colocação de massa) para ele não deixar de funcionar devidamente. Aconteceu-me a meio de uma volta o_O e é uma treta!:mad:
Cumps
 
#12
bOAS!
Os desviadores traseiros SHIMANO 12v não costumam ganhar folgas desse género, mas também tem a sua cota de problemas :rolleyes: mais especificamente no CLUTCH, onde é necessário estar sempre com a manutenção em dia(limpeza e colocação de massa) para ele não deixar de funcionar devidamente. Aconteceu-me a meio de uma volta o_O e é uma treta!:mad:
Cumps
Saltava-te a corrente do prato, era?
Todas as gamas de desviadores 12v shimano têm clutch?
 

davidream

Well-Known Member
#13
Não, o desviador ficava tipo bloqueado e mudança de velocidade não se fazia, apesar de eu mexer furiosamente no shifter :oops:
Notava também que a corrente ficava meio leiga/folgada.
Aparentemente acontece muito(nos Forums pela internet fora há n's relatos) tem que se ter uma manutenção regular, coisa que nos modelos anteriores de 11v por ex. não acontecia.
 
#14
Obrigado a todos pelo input.

Realmente a fazer o upgrade não será certamente por uma questão de necessidade. O que tenho, por agora, tem trabalhado de forma irrepreensível. Tenho a bike vai fazer agora um ano e, apesar de não ter muitos kms, ainda não tive qualquer necessidade de reapertar/ajustar/afinar um parafuso que seja.

A minha dúvida relativamente a um grupo electrónico tem a ver com o facto de poder ser ainda uma tecnologia por amadurecer e, como tal, poderia não fazer muito sentido abandonar um grupo convencional para um eletrónico (inclusive sob o risco de poder ficar sem bateria a meio de uma volta :cool:).

Mas fiquei elucidado e vou tentar ficar de atento a promoções que possam surgir por aí (tarde nada já temos aí a BlackFriday a rebentar!).