Uma aventura de btt em 1992

Nozes

Active Member
Olá Boy Scout,

As fotos até parecem ter boa qualidade,mas a máquina não era mesmo nada de especial,era uma daquelas baratas em que tinhamos de avançar o rolo manualmente e o rolo devia ser dos mais baratos :)

Engraçado como toda a gente que se recorda como eram os tempos do antigamente fala nos travões...era sem dúvida um dos maiores problemas,que dor de cabeça que era para pôr os meus cantilevers a travar alguma coisa de jeito! :fpalm:
 

kaska

New Member
Nop, ainda não fiz :) mas já fiquei com água (da EPAL, claro) na boca :)

se quisseres voltar a fazer isso, acho que tens o meu número de telefone, não percebo porque não me ligas mais vezes :p
 

Nozes

Active Member
Querer quero...vamos ver quando é que se arranja um dia que dê para toda a gente,e já agora,que não chova,também! :)
 

SeteGu

Active Member
Boa noite

Venho desenterrar o tópico porque gostava muito de fazer este trajeto de Santarém para a albufeira da barragem do Castelo de Bode e de Santarém para Lisboa.

Alguém tem o track do percurso ou saiba onde o posso arranjar?
Já procurei mas não encontrei nada. Muito obrigado.

EDIT: E onde onde se atravessa a "Rua O" a seguir à agrária?
Os tracks da pagina anterior (pena estarem incompletos) seguem por lá mas não estou a ver como se passa.
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Olá Setegu,

Até que enfim alguém ganhou coragem para se pôr a caminho :)

Para atravessares a rua O é melhor ires pela rotunda,mesmo...o caminho passa por debaixo da ponte,mas vai dar ao muro frente à Twist.
Ou seja,vens do lado da rotunda,no semáforo frente à Twist viras à direita e retomas o caminho imediatamente à esquerda.

Quando tiveres que fazer um desvio lembra-te que o caminho é quase sempre a direito,não há que enganar! :)

Não esqueças de tirar fotos ;)
Boa viagem!
 

SeteGu

Active Member
Obrigado pelas dicas Nozes.
Se tudo correr bem será daqui a 2-3 semanas. E sim, irei tirar fotos como sempre tiro nas voltas que faço pela 1ª vez. :yeah:

Sim... Passa por baixo da rotunda junto à Agrária e que dá acesso à da "rua O".
Em conversa com um amigo meu lembrei-me que há uma ponte pedonal um pouco mais à frente que passa por cima da Rua O. Provavelmente por lá também, não?

Só não estou a ver onde é o Twist...
 

SeteGu

Active Member
Ah! Por Via-In já conheço. Sabia que tinha mudado de nome mas desconhecia qual era.

EDIT: Provavelmente não me fiz entender pois estava a pensar no sentido Santarém-Lisboa. Ao passar o muro da agrária (junto à Via-In/Twist) o caminho da EPAL continua mas chega a um ponto (pouco mais à frente) em que vai dar a uma casa, ou seja, a um local sem saída.

Refiro-me a este local. Repara como neste track supostamente atravessa a Rua O para o outro lado nesse local.
Já lá estive e não vi forma de passar. Um pouco antes tem uma ponte pedonal mas supostamente o track não passa lá. Se não vir outra forma terei de passar por lá.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Percurso: Santarém <-> Povoa | Castelo de Bode

Infelizmente só percorremos uma parte do caminho (até a uma pequena localidade designada Povoa, segundo o Google Maps): Mais info.

Uma das subidas iniciais


Vista em sentido contrário:




Ambiente de trabalho do Windows XP... entretanto com um poste de alta tenção. :p


Perto de Alcanhões acabamos por ter contornar uma estação de tratamento de água


Faziam-se sentir os rodados dos tratores.




O que parecia ser uma descida fantástica e um percurso a perder de vista... acabou por nos atrasar ainda mais.


Porquê? Ora vejam...


Era tão fundo que só a nado... o que nos obrigou a subir com a artilharia pesada para a zona entre a conduta e o corrimão.




Foi preciso atravessa-la de uma ponta à outra... lá de cima parecia bem mais pequena...


Por curiosidade, como passaste nesta zona Nozes?



--//--

Castelo de Bode:



Ao vivo a grandeza da barragem impressiona






Do lado esquerdo vê-se o tubo e o respetivo caminho... de onde certamente iremos chegar triunfantes na próxima oportunidade!


Certamente um local a reconquistar.
 

Nozes

Active Member
Boas,

Parabéns pela iniciativa,os dias ainda não estão assim tão longos mas já apetece pedalar mais que no Inverno.

Reconheço todos os sítios das fotos,mas não referes até onde chegaste (Póvoas há imensas,perto de quê?).
Quer-me parecer que mesmo com toda a tecnologia disponível ainda foste mais mal preparado que eu,com um simples mapa. Se olhares para as fotos que eu postei na página 3,explico que essa zona onde tiveram de desmontar é o rio Alviela,assim como a maneira mais fácil de evitar essa travessia ;)

E afinal de contas,como chegaste ao Castelo de Bode?? Era bom explicares melhor,para ajudar outros que possam estar interessados no caminho...
 

SeteGu

Active Member
Obrigado Nozes.
Tens razão. Eu explico melhor.

Ficamos muito longe mesmo. Não dá para explicar muito melhor porque é no meio do nada... mas basicamente ali na zona entre Pernes e Mato de Miranda (onde depois optámos por apanhar o comboio). Saímos do comboio em Santa Cita que fica a menos de 10 kms da barragem e fomos até lá.

A tecnologia não era tanta assim. Duas das bicicletas eram equivalentes à tua em 1992: rígidas, em aço, com 6 e 7 velocidades, empenadas, etc... uma outra roda 29 de gama baixa (8 vel, XCT, etc...) e a minha 26 de gama média.

Para nos orientarmos (e apesar de ser fácil seguir o caminho da EPAL) apenas tínhamos mapas em papel e uma bússola. Sim... temos os telemóveis mas só para ir para Mato de Miranda recorremos a eles... foi batota mas batota por batota... :p

Não percorremos o caminho todo apenas devido à falta de preparação física. Éramos 4... eu e outro elemento do grupo já tínhamos andado Sexta e Sábado e nenhum deles tinha alguma vez feito uma volta deste género...
Com uma velocidade média pouco superior a 10 km/h (fora paragens) não valia a pena continuar o caminho... começava a ser muito esforço para nada. Perde-se muito tempo quando se começa a fazer cada subida a pé. Mas quero/queremos voltar a fazer o percurso (até ao fim), melhor preparados, claro.

Pelo que percebi começaste então após o Rio Alviela, correto?
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Sim,na localidade do Sobral,onde vocês retomaram o caminho após passarem o rio.

É uma viagem que convém fazer com alguma preparação física,pois o pior ainda estava para vir...encara esta tentativa como um "reconhecimento" :)

Boas pedaladas!
 

SeteGu

Active Member
Nozes... só mais uma duvida, se conseguires ajudar: aquela parte em que dizes que o "caminho estava vedado por um grande portão de mais de 2m de altura" e em que tiveste de atravessar uma quinta... não dá para contornar?

É a única coisa que não me "atrai"...
 

Nozes

Active Member
Foi há 23 anos,pá...nem me lembro bem onde será,nem a quinta provavelmente ainda lá está :)
De qualquer modo,é algures entre o Entroncamento e o Castelo de Bode!
 

SeteGu

Active Member
Aqui vai uma "modernice"... o track da volta: GPSies

Dá para verem onde começa (em Santarém) e onde o podem fazer a partir do Sobral evitando ter de passar pelo Rio Alviela. Se forem de comboio podem sair em Mato de Miranda e começar ligeiramente mais à frente... na zona de Casével.

Pelo menos de Santarém até à zona de Torres Novas é muito fácil seguir a estrada sem qualquer ajuda. A estrada está sempre marcada pelos marcos da EPAL e dá para ver as zonas de "respiro" da conduta (brancas com os tubos verdes) ao longo do caminho.
 
Last edited:

PedroC

Member
Já agora informo que de Mato Miranda até ao caminho da EPAL são uns 4 km, com uma belas subidas pelo meio.

Por aquilo que percebi vocês ficaram na zona de Casével/ Alcorochel.

Foi precisamente dessa zona onde comecei a minha aventura em 1994.

O Nozes tem toda a razão, dai para a frente é muito pior. Com pior piso e com mais subidas.

Também me recordo de "saltar" um portão de madeira com a bicicleta para não contornar uma quinta, mas na altura não me pareceu nada complicado de fazer.
 

SeteGu

Active Member
Tendo já feito o trajeto "Santarém - Mato de Miranda" pela estrada da EPAL estava prometida uma nova tentativa de chegar a Castelo de Bode. Na verdade ainda não foi "a" tentativa mas aproveitando o facto de irmos ao Entroncamento lembrei-me de, na volta, fazermos Entroncamento - Mato de Miranda pelo caminho da EPAL.

Dos 22,5 kms do dito trajeto apenas aproximadamente 9 foram na estrada da EPAL propriamente dita. Isto porque dos Riachos (aproximadamente) até ao Entroncamento o caminho é feito por estradas (secundárias) uma vez que não há outra hipótese, creio eu. O desvio para Mato de Miranda sai também da "rota".

Daqui até lá abaixo há uma espécie de "mini single track" que foi, sem dúvida, a parte mais divertida do percurso. Acaba por fazer uma espécie de "S" saindo ao lado de um muro junto a uma estrada de alcatrão que não se vê na imagem continuando depois o percurso.


Em relação ao trajeto anteriormente feito continua o sobe e desce mais ou menos constante mas com uma agravante: o terreno solto. Ora tendo eu um Nobby Nic atrás praticamente careca (está a dar as últimas) ainda me obrigou a fazer a maior subida a pé (o que não foi nada entusiasmante):


Não sendo uma foto propriamente muito nítida fica o registo da paisagem de fundo: o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (ou PNSAC)


Track: GPSies

A parte III será, provavelmente, Entroncamento - Barragem de Castelo de Bode.
 
Last edited:
Top