29er Twenty.....NINER Air 9 Carbon -- SUB 9kgs com Lefty 88+

nogueira.nuno

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Boas,

Obrigada pelos Comentarios!

Cuidado com esses pratos que tenho conhecimento que tem andado a partir dentes por isso ;)

A empenar? Nunca empenei um prato e tenho la um conjunto ainda super Hiper leve e nunca o vi empenar ou dobrar por assim dizer.
Mas ja que tocas nesse assunto e noutro como o de a corrente saltar se o parto dobrasse a corrente tinha mesmo tendencia a saltar e posso dizer-te que nunca me saltou a corrente nem uma vez ate hoje!

Na altura era para instalar sim uma guia de corrente mas devido a construcao do meu quadro e simplesmente impossivel ali instalar uma guia de corrente a nao ser num prato 38!
O maior segredo em a corrente nao saltar esta na mola do desviador traseiro e no comprimento da corrente o que fazem com que a tensao sempre ideal.
Ainda tenho a duvida a nivel de por exemplo lama mas ainda nao meti o grupo na mesma ;)

Se tiver novidades nesse campo eu depois digo aqui algo


;)
 
Os pratos general lee?Como é que partem?aquilo são andamentos leves so servem para subir só se forem passagens a pedreiro em esforço assim qualquer cassete parte,não acredito muito se forem usados nas 29 pk para quem sobe com 29 tem que ter um andamento certo se não anda aos papeis nada de esticões,agora se forem aplicados numa 27,5 ou 26 acredito que partão pk consegues ter variação de andamentos a subir
 

nogueira.nuno

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Boas,

Lembras-te daquele que eu tive mas que acabei por não usar da Leonardi Racing?
Acabou com 2 dentes partidos, sim, não fui eu é sim novamente concordo contigo mas há ou pode haver aquelas situações em certos trilhos que na o outra mudança tenha de entrar tipo emergência ;)

Aquilo foi só um aparte e info ;)
 
ok,vou ter atenção nisso pk encontrei um em 2 mão com pouco uso e acabei por comprar,pelo desgaste parece ter andando 3 ou 4 vz pelo preço que foi(100eur)se partir já não choro tanto pk se fosse o preço que eles pendem (130eur)já chorava mais.

Eu nesses casos prefiro aguentar com o andamento que tenho do que alem de se partir a cassete pode se partir mais alguma coisa,corrente,desviador,pode acontecer muita coisa mal.O teu amigo ate teve sorte de só ter partido os dentes da cassete,estive haver a cassete e aquilo não deve ser muito fácil de partir

Como isto vai ser instalado numa 29 não posso fazer esses esticões a subir pk depois perco inercia e é mais dificil de apanhar o andamento certo outra vez,eu consigo fazer essas passagens de mudança a subir sem fazer muita tensão na corrente\cassete mas não pode ser aos puxões,senão puf,mas repito como é para 29 não posso fazer isso.

Bem chega de offtopic,ficarei atento
 

LuisPita

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Boas Nuno,

Então novidades da bike? Este post tem andado muito calmo! :D
Olha, então como é que se tem portado a corrente e o prato Carbon Ti com a lama? A corrente não tem saltado?
Estava para avançar com a alteração do Setup de 2x10 para 1x10, mas gostava de ter o teu feedback (se possível claro :D ) relativamente a como se tem portado o teu Setup e se realmente com lama ele também é fiável!
Obrigado,

Cumps.
Luís Pita
 

nogueira.nuno

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Bom Ano a Todos ;)

Sim, super calmo porque as novidades nao tem sido nenhumas :) , alguma vontade de trocar algumas coisas mas para falar a verdade sem nenhuma necessidade por isso...

Nao tenho estado com a Bike ou andado na mesma por razoes pessoais e profissionais por isso acerca de lama/chuva actual a Niner ainda nem a viu :)

Tenho um amigo que instalou o mesmo Setup de prato no XX1 e hei-de lhe perguntar acerca e depois digo-te por aqui,


Abracos ;)
 

nogueira.nuno

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Boas,

Bem, ao fim já de alguma lama a corrente nunca me saltou!
Aconteceu sim com um colega meu que usa exactamente o mesmo Setup mas claro, a possivel ou exacta razão…


Como já lá vai algum tempo, umas fotos…






Como estava mais ou menos a transmissão quando chegou a casa!!






E as poucas modificações até agora :)
Um espaçador da Soul Kozak e uma tampa integral super leve, o tubo do remote Lock foi cortado á medida e levou uma revisão





Ahh, os pedais nunca mais me deram chatices com os Eixos em Ti ou os ruídos que criava! Ainda bem, já lhes andava a prometer Reforma antecipada!!



;)
 

Polegar

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Boas. Então os pedais compensa mesmo meter o eixo em Ti?. Já agora se puderes manda pm a dizer onde arranjaste esses eixos. Obrigado
 
Nuno,

A sua bicicleta está cada vez melhor, se é que é possível quando já se tem algo a roçar esse limite...

Eu também uso o SRAM XX1 à cerca de 9 meses (32x42) e também documento que não tem havido problemas nem de afinação nem de correntes a saltar. Apenas ressalvo que, no meu caso em particular, e também pelo que por aqui já li, a lubrificação é muito importante. Caso contrário, com a corrente muito cruzada e esticada nas mudanças mais leves ouve-se algum ruído...

De volta à sua bicicleta, e após estes últimos ajustes, gosto particularmente da "limpeza" do conjunto avanço / guiador, onde destaco o X-loc.

Eu também uso o meu bloqueio exatamente nessa posição, mas há dias algo me intrigou quando vi num user cá do FORUMBTT o mesmo tipo de X-loc montado por baixo do guiador: (#131) http://www.forumbtt.net/showthread....th-the-ghosts-darkness-will-be-the-way/page14

aqui, creio que se vê melhor: (#85) http://www.forumbtt.net/showthread....ith-the-ghosts-darkness-will-be-the-way/page9

Será que existem X-loc com apertos à abraçadeira diferentes? Para além de esticamente ficar melhor, ergonomicamente julgo que se tem a ganhar uma vez que o polegar não precisa de subir tanto porque o X-loc fica mais acessível, para além de, no seu caso favorecer ainda mais o corte do tubo hidraulico e com isso retirar ainda mais uns gramas... ou será que não estou a ver bem a coisa?

Cumprimentos,
 
Last edited:

David Raquel

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ERIC CANTONA #7, daqui o user com o X-Loc ao contrário :mrgreen:

Efectivamente, existem dois modelos de X-Loc, esquerdo e direito, respectivamente! Pela foto, o do Nuno é Esquerdo e uma vez que usas igual, certamente também o será o teu. O meu é precisamente o contrário, modelo para ser montado do lado direito! Como o encaixe na manete XX é simétrico e na ausência de shifter esquerdo, montei o X-Loc na posição inversa, nesse mesmo lado.
Para além de ganhar limpeza visual no guiador, ergonomicamente o bloqueio fica numa posição muito mais natural uma vez que funciona precisamente como se de um shifter se tratasse!
 

David Raquel

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Relativamente ao problema com o XX1, pergunto-te o mesmo que já havia perguntado a outro user aqui do ForumBtt. Usas o grupo completo? Em que quadro (com que BB?). Pergunto isto pois no meu caso não partilho dessa experiência de ruídos mas sei de casos semelhantes e o problema advém de uma má linha de corrente!
Um amigo usava o grupo XX1, com um pedaleiro Rotor Rex, num quadro Pressfit BB92 e tinha exactamente o mesmo problema, para além de que a corrente caía para os carretos mais pequenos se, na relação mais leve (no caso 32x42), pedalasse para trás. Experimentou montar o pedaleiro XX1 e acabaram-se os problemas tanto de ruídos como de má linha de corrente.


(já não fui a tempo de editar o post anterior)
 
Olá David Raquel,

Agradeço muito a explicação / confirmação que me facultou (e porventura a muitos outros users) e só me apetece dizer duas coisas:

  • O Nuno que nos desculpe a intromissão neste espaço que é dele, e depois;

  • Bandidos que já me deixaram fulo! Na próxima (que é já daqui a pouco mais de um mês - na montagem 27,5 que estou a efetuar) já não caio nessa e o X-loc vem como deve ser, por forma a ser montado por baixo do guiador...
E sim, uso o grupo completo da SRAM XX1 - BB30 (68mm), nesta montagem:


Obrigado e cumprimentos,
 

David Raquel

Active Member
Aquando da compra da suspensão em questão e uma vez que já é a 4ª, deste mesmo modelo, que adquiro (para montagens diferentes), estava plenamente ciente desse pequeno detalhe e uma vez que iria pela primeira vez usar o grupo XX1 optei por escolher, pela primeira vez também, o X-Loc direito já com o intuito de ser montado do lado esquerdo, ao contrário!

Relativamente ao XX1, antes de mais Parabéns pela bike, tem muito bom aspecto! O quadro foi feito por medida tal como o de estrada? Porque não conhecemos a montagem por estas bandas?
Só encontro uma explicação para o contratempo em debate. Partindo do princípio que não há nenhum problema com alguma das partes (quadro, transmissão) e uma vez que a caixa de pedaleiro é de 68mm pergunto: O pedaleiro é o de 68 ou 73mm? Pergunto pois sei que existem as duas versões disponíveis e o problema pode, eventualmente, vir do facto de o pedaleiro montado ser o de 73mm, com o respectivo espaçador do lado da transmissão! Espaçador esse que está a causar uma linha de corrente que não é a ideal!

Já agora, recomendo a leitura da explicação dada pela AbsolutBlack para a montagem do seu prato integral em sistemas XX1:

http://www.absoluteblack.cc/sram-spiderless.html

"(*) BB30 users - There are two axle lengths in that system and it is easy to distinguish the two. Longer spindle has big a 16mm spacer on the drive hand side, while the shorter spindle only has 10mm spacer there. Using absoluteBlack chainrings with a longer spindle creates an ideal chainline of around 49mm (meaning, it works great). On the other hand, using the same ring with a shorter spindle pushes the ring inboard by 6mm resulting in a chainline of 43mm. In a case such as this, you cannot use the chainkeeper as it will not fit to a such small chainline and some frames may not accept the ring at all (resulting in touching chainstays).
If you find this explanation difficult to understand, then please do not hesitate to write to us and we will try to help."

Neste caso, o problema relatado seria precisamente o inverso (prato demasiado próximo do centro) mas a causa é exactamente a mesma (espaçador).
 
Pois... esses pormenores adquirem-se com larga experiência e conhecimento, que na maior parte das vezes nos ultrapassa mas que poderiam bem pertencer às sábias conversas de vendedor. Mas o que interessa é isso mesmo - faturar - não nos propiciam o melhor atendimento. Depois queixam-se dos websites...

Com respeito às minhas bicicletas, foi isso mesmo - feitas num alfaite - onde adquiri primeiramente o casaco (MTB 29"), depois as calças (Road 28") e está na máquina de costura o respetivo colete (MTB 27,5"), onde serão corrigidos alguns pormenores (saída do cabo do desviador de trás, ausência de furação / suporte para passagem do desviador da frente, altura da testa de 12mm para 10mm, etc, etc). Porquê? Por muitos e variados motivos dos quais destaco: cansado das garantias do carbonos, gozo em fabricar algo muito particular e peculiar onde tudo foi idealizado e personalizado por mim, preço muito competitivo, qualidade e beleza de cada quadro, etc, etc...

Depois, já a havia partilhado aqui no FORUMBTT: (#150) http://www.forumbtt.net/showthread.php?40313-Mostra-a-tua-29er/page15

E só não a dou mais e melhor a conhecer pelo simples fato de não ter tempo para alimentar um tópico de raiz de acordo com o alinhamento que acho que uma análise deve ter (e como muitos bons exemplos por aí se encontram, como o seu e este do Nuno, do qual estamos a abusar um pouco...), para além de não mencionar também as inúmeras perguntas que porventura choveriam - às quais a minha ignorância, desconhecimento e relógio curto não poderiam tempestivamente dar resposta.

É isso mesmo, ou poderá ser isso mesmo - a medida do pedaleiro (68 ou 73mm), ou tabém uma questão de anilhas. Como não tenho a certeza vou colocar a questão ao mecânico que montou.

David, muito agradecido pelos esclarecimentos e pela sua partilha gratuita!

Nuno, desculpe-nos este já longo off-topic, que prometo não alongar.

Moderadores, não relevem estes post´s, até porque creio ser uma partilha de algo que a muitos apraz. Compreendo que, porventura, haverá locais mais próprios, mas não me parece que em tão digno post do Nuno também não fique mal, obrigado...

Cumprimentos,
 
Last edited:

nogueira.nuno

Active Member
Boas,


Polegar, desculpa, perdi-me da tua pergunta, vou recuperar o Link de onde os comprei e envio-te assim que possa!

O Bom destes que comprei e que ja vem com a porca em titanio e os que normalmente se encontram apenas trazem o eixo ;)



Red46, realmente parece mesmo que talvez haja um aquecimento extra ou acima do normal com este setup e por isso aquela tal folgazinha extra nao faz mal nenhum, de resto tenho sempre mantido um cuidado especial com a lubrificacao das esferas ;)


Eric Cantona, adorei o Offtopic que claro e(nao tenho acentos neste teclado) bem respondido pelo David que indirectamente agradeco e especialmente a foto da tua maquina.
A partilha e sempre util e que todo o Offtopic do Forum fosse como este, quase que nem se precisava dos Moderadores :)

Sobre a Niner la tem andado como se diz a chuva e como se quer, sempre 5 estrelas tivesse o dono mais tempo para andar com ela :)
Mesmo assim ainda da para encontrar sem querer uns Amigos aqui do Forum e que ainda bem que reconhecem a Bike e me chamam, o qual eu paro sempre, nao fosse um prazer ;)



Abraco e muitos Kms Humidos, lamacentos ou mesmo molhados


;)
 
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