Tutorial - Escolha de Pneus

kubo

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As recomendações dos fabricantes valem o que valem; eles também só recentemente é que aprovam a utilização de pneus não-tubeless em sistemas tubeless alternativos como o da NoTubes.
Entretanto já se montavam pneus normais há anos sem problemas, utilizando pressões muito baixas.
Alias só assim é que se tira o máximo proveito; menor resistência ao rolamento, menos furos, mais " curso de suspensão" etc.,;)
Cubo
 

rucaf3

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Já não é a primeira vez k ouço essa de "menos pressão menor resistência ao rolamento" como é k isso funciona ?? Em terra deve funcionar mas em alcatrão não... Explica lá isso k tbm quero aprender :D
 

HaTrED

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Por acaso... tenho ideia de ser do tipo: Menor pressão, mais superfície de contacto, mais atrito logo mais resistência ao rolamento. No entanto, ganha-se em tração daí usar-se essa técnica p/a "offroad".

Estou certo?
 
Boas pessoal!

Visto que os meus Rubena como pneus tubeless que são não valem um chavo, desta vez quero comprar alo em condições. Algo que não descole por tudo e por nada nem que rasgue do nada!
Algo o mais leve possível claro mas o mais importante é a performance e a fiabilidade.

A única opção que tenho por enquanto é o Maxxis Ignitor 2.10 a frente e o larsen tt 2.0 para trás. É pena é o peso que até assusta!
Não os vou meter já na bike mas quero comprá-los pois não sei quando os rubena não me voltam a trair xD.
Aqui os caminhos são na sua maioria pedregosos portanto a fiabilidade é o principal.

Já andei de olho nos Schwalbe e nos Continental. Que acham?

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 
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rucaf3

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O Ignitor é um excelente pneu para a frente, com a pressão certa tem um Grip do melhor e em qualquer tipo de piso .. .Tenho um e posso dizer k é dos melhores k já experimentei (e já experimentei muitos) já o Larssen 2.0 para trás em terrenos pedregosos não te vais safar lá muito bem... É rolador qb mas deixa a desejar em tracção não contanto k a versão 2.0 já puxas lastro...
Por k não os dois Ignitor ?? Já me disseram k tbm é rolador qb !!
 
Boas,

Pelo que pesquisei estava a pensar meter no verão um Maxxis High Roller 1.95 LUST à frente e um Maxxis Larsen TT Lust 1.90 Atrás. Para o Inverno dois Maxxis Ignitor Lust, 2.10 à frente e 1.95 atrás. Que acham?

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

kubo

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"menos pressão menor resistência ao rolamento"

Aqui vai o estudo sobre a problemática já profundamente dissertada durante as voltas e aqui no Fórum…

Foi traduzido do alemão para o inglês e basicamente conclui que existe uma relação muito importante entre a largura do pneu, pressão utilizada, resistência ao rolamento resultante (em Watts).

Os testes foram feitos sobre três pisos diferentes no mesmo plano inclinado.
Relva, cascalho e asfalto.

A mim interessou-me bastante a relação entre largura e pressão do pneu, visto que em relação ao piso (asfalto) o ganho na redução da resistência ao rolamento não é significativo.

Portanto, os pneus têm que ser largos, com perfil (cardado) relativamente fino e com pressões a rondar os 1.5 - 2.0 bar (21.8 - 29 psi) mesmo, mesmo a evitar os snake-bites.
Cubo

Nota: se forem leves e montados tubeless ainda melhor, porque a energia necessária para deformar o pneu quando este passa por cima dos pequenos obstáculos (pedras, raízes, etc.) também é menor!
Em relação a aros, que parece ser um factor subestimado pela maioria, convém dizer que medidas interiores tipo Crossmax SLR de 17mm (as novas já vêm com 19mm:yeah:) e pneus acima dos 2.10 não ajudam nada, visto que os pneus mais parecem balões e o efeito que isto tem na prática é a tal sensação do pneu querer saltar do aro...

http://www.bicicletta.co.za/Downloadable%20Docs/Rolling%20Resistance%20Eng%20illustrated.pdf
 

rucaf3

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Bom .. Tá visto k o próximo para a frente será um 2.25 e para trás um igual ou 2.10 ... Boa informação kubo.. Mais uma k aprendi hoje... ;) E hoje já vou baixar a pressão aos meus e testar...
 

HaTrED

Member
Nota: se forem leves e montados tubeless ainda melhor, porque a energia necessária para deformar o pneu quando este passa por cima dos pequenos obstáculos (pedras, raízes, etc.) também é menor!
Em relação a aros, que parece ser um factor subestimado pela maioria, convém dizer que medidas interiores tipo Crossmax SLR de 17mm (as novas já vêm com 19mm) e pneus acima dos 2.10 não ajudam nada, visto que os pneus mais parecem balões e o efeito que isto tem na prática é a tal sensação do pneu querer saltar do aro...

No meu caso, dado que tenho umas SLR de 2010, não é "aconselhável" usar pneu de medidas superiores a 2.1 na frente?
 

btt_

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Estou a pensar em comprar... Ou melhor, tenho mesmo de comprar uns pneus mas o problema é que neste momento, a carteira está curta (se é que me entendem). Estou a pensar nos Kenda K-rad... As medidas... Talvez 1.95 atrás e 2.00 à frente. Alguém já experimentou estas borrachas? Tem alguma opinião melhor para uns pneus de menos de 20 euros cada?
Só me lembrei agora pois tive uma queda devido aos meus Michelin Country (especialmente o de trás) estarem practicamente "carecas".

Boas pedaladas
 

Blue85

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Boa noite pessoal!
Preciso de comprar uns pneus para cross country, pois os Michelin que tenho na minha "velhota" estão a precisar urgentemente da reforma. Os anos que tive a bicicleta parada fizeram com que os pneus gretassem e estão uma lástima no geral.
Costumo dar voltas diria que 70% trilhos e 30% estrada e queria uns pneus com uma boa relação qualidade preço. Tenho um amigo que comprou numa loja aqui perto de nossa casa uns pneus CST Caballero de medida 2.4 e pagou por cada um 13€. Parecem-me uma boa opção, no entanto a medida que ele comprou parece-me ser um tanto quanto exagerada para cross-country, sendo que por pouco não batem no quadro.
Gostava que me dessem as vossas opiniões tendo em conta que também quero uns pneus largos, pois gosto de sentir estabilidade numas descidas que costumamos fazer, mas também não precisa de ser tanto como os do meu colega.
Já agora, não queria gastar mais do que uns 30€ nos dois pneus...

Cumprimentos!!
 

JMC

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Sou mais um a precisar de dois pneus 2.0, mas também não queria gastar muito, tipo 40€ no máximo pelos dois. Existem aqui muitas dicas do pessoal, só que os pneus indicados custam quase sempre mais, ou pelo menos o mesmo, de uns pneus para automóvel, pelo que só podem ser opções para PRO'S.

obg, cumps
 

JMC

New Member
Kubo, dá aí dois ou três exemplos, é que de pneus não percebo nada e os que estou a precisar de trocar são de origem, por isso dá-me jeito alguma ajuda dada a falta de experiência neste assunto...

ps. Não sei se são automóveizinhos, e não serão concerteza eagle F1 para jante 18, mas por 50/60€ já compras medidas 205 em jante 16 de razoável qualidade... mas eu sei que isto das bicicletas é uma das modas da actualidade e tudo é sobrevalorizado...
 

tpfernandes

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205 / 50 / 16 não compras de qualidade de certeza... :) O meu carro usa essa medida e para comprar uma marca de "nome" só de 90 € para cima.

Desculpem o off topic.
 

lmam

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Boas,

Para o Verão:
Maxxis Ignitor Lust 2.10 a frente e o larsen tt 1.90 para trás.
Kenda Navegal 2.10 a frente e o Kenda Small Bolck 8 DTC 1.95 para trás.

Para o Inverno:
Maxxis Ignitor Lust 2.10 a frente e o Maxxis Ignitor Lust 1.95 para trás.
Kenda Navegal 2.10 a frente e o Kenda Navegal 1.95 para trás.

Um abraço,
Lmam
 

kubo

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Para o verão:
Continental Mountain King 2.2 à frente e o Race King 2.2 atrás.
Continental Mountain King II 2.2 à frente e o X King 2.2 atrás.
Schwalbe Rocket Ron 2.25 à frente e Racing Ralph 2.25 atrás.

Para o inverno:
Continental Rubber Queen 2.2 à frente e atrás (++ lama)
Schwalbe Nobby Nick 2.25 à frente e Rocket Ron 2.25 atras (++ lama).
Continental Mountain King II 2.2 à frente e o X King 2.2 atrás. (+ lama)
Schwalbe Rocket Ron 2.25 à frente e Racing Ralph atrás. (- lama)

Estas combinações não são as mais radicais, acho é que os especialistas limitam a gama de utilização (piso)...
Cubo

Nota: As versões Supersonic ou Racesport da Conti com Black Chili Compound são as melhores (+caras), no caso da Schwalbe é a versão Evo a mais indicada (+cara).
 

JMC

New Member
Iman e Kubo, obg pelas vossas dicas, mas esses pneus não são muito baratos, já que os pares que aconselham passam pelo menos os 60€. Por outro lado parece-me que as larguras indicadas são um pouco grandes. Eu tenho os pneus de origem, scott Ozon 26x2.0, e assim de repente acho que maior do que isto deve ser um pouco pesadote, tanto à vista como principalmente a pedalar. Em todo o caso já tenho uma ideia mais formada sobre o que o pessoal aconselha e é natural que não achem razoável meter pneus inferiores aos indicados.

JMC
 
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