Tu não és um bttista

M.E.G.M.

New Member
li alguma coisa deste interessante tópico e também acho que - recorrendo ao título irónico - somos é todos bttistas!
Diferentes, é certo. Com motivações diferentes, finalidades diferentes, bicicletas diferentes, maneiras de ser e estar diferentes, etc etc...
Creio porém que todos partilharão algo: O gosto em andar de bicicleta em contacto próximo com a natureza.
"não sou ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo", sócrates (que não o nosso!!!)
respeitemo-nos (cidadãos) e respeitemo-lo (ao mundo).

dito isto, o que mais ha a dizer??
Boas pedaladas
 

SeteGu

Active Member
Gostei bastante do primeiro post. ;)

Para mim BTT também não é participar em provas (nunca participei em nenhuma) tentado ser melhor do que A,B ou C ou ficar nos primeiros lugares. (há tanta competição hoje em dia na nossa sociedade; parece que temos de provar a toda a gente que somos os melhores :roll:)

Para mim BTT é conhecer novos trilhos, conviver com outros bttistas, apreciar a paisagem, conseguirmo-nos superar e principalmente andar onde e quando se quer. Para mim BTT é liberdade!

Respeito quem participa em provas, quem anda sempre a treinar para a prova x ou y; mas revejo-me em muito do que descreveste no primeiro tópico como sendo realmente BTT.

Parabéns.
 

PauloGt

New Member
Realmente tens toda a razão dessa "critica" em que colocas-te neste forum Nogueira, por vezes dou comigo a pensar ou melhor a demarcar-me dos meus companheiros e vice versa das voltas/maratonas o tal picanço entre nós, muitas das vezes faço uma pausa comigo mesmo!
Felizmente na maior parte das vezes nos vamos pedalar todos juntos e a conversar nos mais diversos temas que se passaram durante a semana de trabalho e mesmo no Pais em geral (não é isto que todos nos necessita-mos??), tiramos fotos de varios locais, por vezes entramos em trilhos que não vão dar a lado nenhum, filma-mos as voltas naqueles trilhos mais marados (tralhos incluidos) isto sim para mim é BTT o CONVIVIO entre pessoal amigo e não só!!!
Penso que não pode-mos entrar e encarar o BTT como desporto de ELITE como muitos o fazem!!!
Infelizmente todos nós acho que ja vivemos uma fase de MAU BTT conforme referiste mas o mais importante é que cada um volte ao caminho certo e que isto è um desporto de lazer,convivio e de grande paixão e divertimento!
Cumpts
 

SURFAS

New Member
Já ando nestas andanças à algum tempo. Antes não havia maratonas, o BTT era para "Homens de barba rija" como se diz!!

Antes o BTT era ISTO

l_dea6b9069e57451ab1038a93b1587ac5.jpg


Esta foto foi retirada do Arruda-Montejunto-Arruda 2011, este trilho foi descoberto pela BTTour já nos finais dos anos 90 onde 90% o faziam montados, na altura alguns com rígidas, pois as suspensões totais eram uma raridade e caras, bom continuam a ser!!
"Hoje" li que é uma descida onde 90% não a fizeram, alguns até chegaram a ir dar a volta por estrada.

Nos anos 2002/2003 o Monsanto estava apinhado de betetistas aos Domingos, que iam na procura dos trilhos .... hoje a maioria pedala pelos estradões!!
O BTT era para explorar, aventurar, tirar fotos de locais onde muitos nunca passaram (para mim continua a ser http://www.forumbtt.net/showthread.php/25525-Perdido-pelos-Cornos) ... hoje vejo rígidas quase parecidas com as de estrada, a malta só fala em leve, super leve, tirar peso, geis, rolos de treino, métodos de treino, fazer kms mais kms ... na minha opinião grande parte dos "betetistas" do nosso país poderiam ficar mais bem servidos com desportos que por cá não são muito conhecidos mas em Inglaterra, América e principalmente na Bélgica fazem furor, que é o CicloCross onde se mistura o btt com a estrada.

Não sei se repararam, mas até nas provas da taça do mundo de Xc já se anda a fazer circuitos mais técnicos, afim de os pros usarem suspensões totais e não quase replicas de estrada. Vejam a prova da taça do mundo de 2010 em Inglaterra e foi considerada a melhor.

Na prova das 24 horas do Monsanto de 2009, houve bastantes queijas sobre o trajecto ... muito técnico!?!?! Já pedalei por este Portugal de norte a sul e adoro voltar sempre ao Monsanto, para mim a catedral do BTT.

Mas claro há opiniões e opiniões, esta é a minha.
 
Last edited:

jv-

New Member
Isso do explorar é tudo muito bonito mas os trilhos não nascem de geração espontânea. Para mim isso do pessoal que anda em estradões e alcatrão e com bikes ww não me faz grande diferença pois não partilham o espaço comigo.

A mim, aqueles que me chateiam, são os que são armados em grandes beteteiros hardcore (alguns saudosistas do antigamente outros nem tanto) que exibem com cagança o conhecimento de todos os single-tracks e da velocidade a que os fazem, mas que depois quando é necessário fazer manutenção nestes para não perderem a sua qualidade divertida, tá quieto. Apenas passam por cima e deixam que os outros arranjem, arremessando desculpas como não terem tempo, ou serem de muito longe (excepto quando é para andar) para não darem uma mãozinha naquilo que é realmente o grande impulsionador desta actividade, os trilhos.

E infelizmente, parece-me que esta corja é a grande maioria do movimento btt que por aí se vê.
 

rsequeira

New Member
Boas! para quem quiser , o pessoal dos Metralhas BTT vão no próximo dia 20 de Março para Sintra para realizar manutenção aos trilhos como já é habito...se quiserem ajudar apareçam...
 

RTC

Super Moderador
Surfas, essa descida que falas, que começa nas antenas, até te digo que 100% não a fizeram toda montados, simplesmente porque é impossível.
Agora se nos anos 90 tinha outra configuração, desconheço.
 
Last edited:

SURFAS

New Member
Não é impossível. Eu já a fiz, da ultima vez em 2005 e na altura um colega tinha uma ... Rocky Mountain rígida com 80 ou 100 (agora não me recordo) e ele fê-la sem tocar uma única vez o pé no chão.
Mas não o é fazer ou não fazer que está em causa, é o ir, tentar, o voltar atrás e tentar de novo, a aventura, ...

Em relação ao que o JV- disse é verdade ajudar ou organizar passeios, de trabalho a malta já não gosta, mas isso já não é BTT tem a ver mais com educação, e personalidade.
 
Last edited:

Skyforger

New Member
Com esta agora é que me lixaram...então mas agora se me apetecer andar em estradões e fazer descidas perigosas com a bicicleta à mão já não estou a praticar BTT?? Então estarei a fazer o quê? A jogar matraquilhos?? Esta teoria do "no meu tempo é que era" e do "eu é que sou verdadeiro porque não ponho o pé no chão" é tão ridicula que chega a ser deprimente! Cada um faz o que quer, como quer e onde quer com uma bicicleta de BTT e cada um faz o seu próprio BTT, ou lá o que lhe queiram chamar! O mais importante é o pessoal levantar o cú do sofá e pôr-se a pedalar...o resto é conversa de quem não tem mais nada para fazer! Aliás, acho incrivel como é que esta discussão que nunca levará a lado nenhum já leva 27 páginas!
 

SURFAS

New Member
Obrigado Huppy!!

Caro Skyforger, é apenas a minha opinião, mas também podes ir para o estádio da Luz, do Dragão, ou outro qualquer com uma bola de basket e estarás a jogar futebol???
Não sei se reparaste ou leste, mas o tópico é "Tu não és um betetista" e escreve-se sobre o que o autor escreveu e bem. Mas realmente tens razão "O mais importante é o pessoal levantar o cú do sofá e pôr-se a pedalar"
Agora quanto ao "...o resto é conversa de quem não tem mais nada para fazer! Aliás, acho incrível como é que esta discussão que nunca levará a lado nenhum já leva 27 páginas!" São opiniões/protestos/comentários e como em Portugal parece estar em desuso por isso o pais está como está, todos se calam, embora aqui já se fuja um pouco do tópico, olha para o Egipto, se não se falasse/comentasse/protestasse eles iriam estar na mesma!!
 

Mach 4

New Member
Diria mais,
pelo que muitos escrevem aqui qualquer um que compre uma bicicleta de hoje para amanhã fica automaticamente a ser um Bttista.

O genuino apelido de Bttista não se ganha com a simples aquisição de uma bike. Não generalizem a coisa.
Como já foi dito não é por eu conduzir um jipe que sou logo um piloto de TT.

Tenho a certeza que muitos dos que vão a provas nem um pneu sabem trocar em condições.

É DISSO QUE SE ESTÁ A FALAR AQUI.

Para sermos apontados como sendo um verdadeiro Bttista não é fácil.
Adquire-se somente com a contínua prática da modalidade.
Conquista-se esse nome com muito esforço fisico e mental.

Ficamos a ser conhecidos assim só quando os nossos comportamentos e conhecimentos sobre a modalidade forem comprovados. E não me estou só a referir á parte técnica mas também de saúde, geografia e da própria natureza em si.
A nossa paixão e dedicação fazem o resto.

"Tu não és um Bttista".
Parece que muito pessoal está a ficar ofendido com esta afirmação.

Para esses se calhar o melhor seria responderem assim :
- "Pois não. Não sou um Bttista! - E depois? - Também jogo á bola e não sou um futebolista."

Ou então :
- "Não, não sou! E qual é o problema?"

E por aí adiante.
Deixo este hipotético exemplo:

O meu vizinho já não anda de bike aos anos.
Amanhã decide comprar uma bike de btt...daquelas caras, imponentes e vistosas, só porque tem dinheiro.

Vai fazer estradão durante x dias. O monte ainda o assusta.
Suja um bocado os pneus e restante equipamento.

Encontrámo-nos no elevador e ele diz-me o seguinte :
- "Isto de ser bttista é puxadito!"

Na semana seguinte arrepende-se e encosta a bicicleta.

Digam-me lá o que lhe respondiam?

Terá sido mesmo um Bttista durante uma semana, e depois deixou de o ser?
Ou nem sequer andou lá perto?

Para reflectirem.
 
Last edited:

tonyV

New Member
(...)a malta só fala(...)fazer kms mais kms

Eu andava a ficar preocupado porque a malta aqui demora muitas vezes 4/5 horas para fazer uns míseros 20/25kms e em várias crónicas que leio vejo muitos bttista a fazer grandes kilometragens num curto espaço de tempo...assim já estou mais descansado:eek:

Em relação à manutenção dos trilhos, as histórias relatadas também acontecem por aqui. Se há coisa que me dá asco é estarmos num grupo a arranjar um troço e o pessoal continua a pedalar (muitas vezes a estragar o que ainda não está concluído), sem se dar ao trabalho de desmontar. A diferença é que costumava haver gente suficiente para manter os trilhos...se estes durarem muito mais tempo:eish:
 
Voltando a pregar aos peixes por aqui, como já fiz no passado... :mrgreen: :mrgreen:

:eek:fftopic:​
Não sei se já repararam, mas tenho notado que uma percentagem significativa dos praticantes de Btt que vão fazer umas visitas indesejadas ao hospital, nos eventos de Btt, costumam ser iniciados com poucas semanas de prática... Será que a pressão psicológica que alguns pares lhes incutem, para serem considerados "verdadeiros bttistas", não os leva a perder a noção da segurança?
:back2topic:​

Segundo algumas mentalidades, qualquer dia só pode ser apelidado de Bttista (com direito a Certidão e Diploma), quem passar por alguma cerimónia de iniciação radical à frente dos seus pares (tipo algumas tribos da Oceania ou de África), do género:
- Descer uma pista de Downhill a mais de 50 km/h e só com fato de banho, sem protecções...?
- Descer uma daquelas falésias da Costa Vicentina...?

Será que trilhos difíceis e técnicos dignos de um Bttista, são sinónimo de perigo extremo e espatifar material desnecessariamente? :confused: :confused: :confused:

Obviamente que só frequenta esses trilhos quem quer! Mas quem gosta deles que vá para lá sozinho e deixe de pressionar as organizações de eventos de massas para os incluir nos trajectos...
 

Angel@

New Member
"Não sei se já repararam, mas tenho notado que uma percentagem significativa dos praticantes de Btt que vão fazer umas visitas indesejadas ao hospital, nos eventos de Btt, costumam ser iniciados com poucas semanas de prática... Será que a pressão psicológica que alguns pares lhes incutem, para serem considerados "verdadeiros bttistas", não os leva a perder a noção da segurança?"

Não podia dizer nada mais acertado...por causa de craques desses é que vou ter um dedo aleijado para o resto da vida!
 

Skyforger

New Member
O meu tópico era mais no sentido de não perceber o porquê de termos de colar um rótulo às pessoas! Pessoalmente não gosto de rótulos, etiquetas ou catalogações. Não, não sou Bttista e ainda bem..sou o Ricardo!
 

Mach 4

New Member
Skyforger,

Isso é o que se chama de resposta curta e muito sensata.
Só é pena é teres sido tu o unico até agora a responder assim.

Não és um Bttista...
Who cares? - And what really matters?
Gostei mesmo ;).
 
Last edited:
Top