Troca para aperto rápido

MK

New Member
Boas, precisava da uma ajuda/esclarecimento

A minha bicla não tem aperto rápido na roda de trás, mas gostava de colocar um.

É pacifica esta transformação?
Será que tenho de comprar uma roda nova?

Obrigado pela atenção e peço desculpa se já existe algum tópico aberto sobre este assunto, mas não encontrei.
 

ESTIMA

New Member
A diferença entre aperto por porca e aperto rápido é o cubo, com tudomo que acarreta. O mais simples é comprar um cubo e mandar enraiar ou então comprar uma roda nova.
A possibilidade de procurar um eixo oco e cones para subsituir é uma incognita para mim, não sei se funciona ou não.
 

MrOverclock

New Member
ESTIMA said:
A possibilidade de procurar um eixo oco e cones para substituir é uma incognita para mim, não sei se funciona ou não.

Funciona, numa loja de bikes já me falaram disso.

Mas o melhor é escolher uma das hipóteses:

Ou a roda não vale nada e compra-se uma nova
Ou a roda é fixe, então vende-se e compra-se uma nova

Há sempre a possibilidade de trocar só o cubo. Novamente aqui só compensa se a roda for de qualidade
 

sierra

New Member
Boas,
quando comprei a minha bike tambem vinha com aperto por porca, depois de perguntar aqui no forum aconselharam-me a arranjar uma roda nova.
o que fiz foi ir a uma loja com a roda e troquei-a(com 15eur a mistura :)) por uma usada com aperto rapido e de qualidade superior a que tinha.

espero que tenhas a mesma sorte que eu, os aros inda são carotes.


boas pedaladas
 

José Martins

Administrator
Por norma, as rodas que vêm com o sistema de aperto por porcas, não são grande coisa, é a realidade.
No seguimento dos conselhos anteriores, permito-me dar mais um:
informa-te numa loja em quanto te ficaria a transformação (valor do cubo novo com aperto e caso não seja necessário mais nada em termos de material, valor final com a mão de obra, pois só o desenraiar e novo enraiar deve custar qualquer coisa).
Depois compara esse valor com o de uma roda nova. Por exemplo, na Decathlon, para além de conjuntos de rodas abaixo dos 100€, tens também rodas à venda em separado e não serão piores da que tens actualmente.
Caso a diferença não seja muito acentuada, na minha opinião era preferivel uma roda nova, mas tu farás o que entenderes melhor.
 

MrOverclock

New Member
cristovao... há cubos com porcas que são bem bons. Em DH há muitos que usam esse sistema e não são piores por isso :wink:

Não sei se será o caso
 

MK

New Member
cristovao martins said:
Por norma, as rodas que vêm com o sistema de aperto por porcas, não são grande coisa, é a realidade.
No seguimento dos conselhos anteriores, permito-me dar mais um:
informa-te numa loja em quanto te ficaria a transformação (valor do cubo novo com aperto e caso não seja necessário mais nada em termos de material, valor final com a mão de obra, pois só o desenraiar e novo enraiar deve custar qualquer coisa).
Depois compara esse valor com o de uma roda nova. Por exemplo, na Decathlon, para além de conjuntos de rodas abaixo dos 100€, tens também rodas à venda em separado e não serão piores da que tens actualmente.
Caso a diferença não seja muito acentuada, na minha opinião era preferivel uma roda nova, mas tu farás o que entenderes melhor.

A marca da minha roda é WEINMANN, veio de origem com a bicla.

Que tal é?

e já agora obrigado pela ajuda de todos

:yeah:
 

m19r

New Member
boas, nao sei qual é o uso k vai ter a roda se é para DH ou XC...
eu tenho a de aperto por porca na minha atraz, foi-m aconselhado por ppl entendido, mas eu é para a pratica de DH...
se é para XC axo k o mais indicado e melhor "no caso de algum furo, e peso de ferramenta"...

abr
 

José Martins

Administrator
MrOverclock said:
cristovao... há cubos com porcas que são bem bons. Em DH há muitos que usam esse sistema e não são piores por isso :wink:

Não sei se será o caso

Tens razão, sem duvida, mas deduzi que o uso que o colega dá à bike é mesmo XC.
Segundo alguns colegas meus, em DH é normal e segundo me dizem, até preferem por segurança, o aperto por porca. Mas os apertos rápidos tornam-se mais prácticos, na minha opinião.
 

MK

New Member
Re: Troca para aperto rápido

cristovao martins said:
MrOverclock said:
cristovao... há cubos com porcas que são bem bons. Em DH há muitos que usam esse sistema e não são piores por isso  :wink:

Não sei se será o caso

Tens razão, sem duvida, mas deduzi que o uso que o colega dá à bike é mesmo XC.
Segundo alguns colegas meus, em DH é normal e segundo me dizem, até preferem por segurança, o aperto por porca. Mas os apertos rápidos tornam-se mais prácticos, na minha opinião.

exactamente.

se calhar vou mesmo trocar de roda, pois já tive de reparar um furo (ainda ando no monte à pouco tempo) e já foi um biscate por causa das chaves

tenho mesmo que ver os preços
 

ignite

Member
da para trocar so o veio, eixo ou la como se chama.

arranjas um oco e podes substituir. eu faria isso, ja que estás a começar, com o tempo e se o gosto e a necessidade crescerem, arranja umas rodas melhorzitas, em vez de uma de cada vez
 

riclop

New Member
Eu gastei +-14€ a trocar o veio e colocar o aperto rapido, mão de obra incluida. Não sei se foi a melhor opção mas foi extremamente pacifica!!!
Informa-te no mecanico da tua zona.

Boas pedaladas!!!
 

MK

New Member
Consegui trocar de cubo + enraiar por cerca de 30€ :mrgreen:

Obrigado a todos pelas dicas :exacto:

:yeah:
 
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