Troca de movimento Truvativ GXP por SRAM GXP

#1
Boa noite!

Tenho na minha bicicleta uma pedaleira Truvativ Stylo GXP (2008 ) que trazia o movimento pedaleiro da truvativ gxp, o que acontece é que depois de 2 anos este ficou com folga ( penso que seja normal) e pensei em comprar outro.. Fui ver em lojas e ja não existia o movimento pedaleiro Truvativ GXP porque passaram a existir as pedaleiras SRAM... Então a SRAM lançou no mercado o movimento pedaleiro SRAM GXP CUP TEAM que supostamente é compatível com Truvativ que usem GXP..

Passando ao que interessa, fiz a compra deste movimento e ele não é 100% compatível porque a tampa do rolamento do lado dos pratos tende em deslocar para fora criando barulhos ( estalos, roçar) e deixa entrar agua e sujidade para o rolamento! Isto acontece logo nos primeiros km's após colocar tudo como deve ser!

Pesquisei em alguns fóruns internacionais e parece ser um problema de quem tem truvativ e tem que passar para sram, li que se devia dar umas pancadas para a pedaleira ficar o maximo para dentro mas a tampa do rolamento continua com tendência para sair!
Não da para trocar as tampas do velho para o novo porque os rolamentos têm dimensões diferentes!

Alguem na mesma situação?
Conhecem algum sitio onde vendem os movimentos antigos da truvativ?

;)


Antigo


Novo
 
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Jepas

Super Moderador
#2
Tanto quanto sei, a Truvativ sempre foi uma sub-marca da SRAM, por isso, para mim Truvativ = SRAM, mais a mais, sendo os 2 sistemas GXP, não devia haver margem para dúvidas quanto à compatibilidade. Se tens a certeza que ficou tudo bem montado e acreditas que existem diferenças entre as 2 marcas, ainda existem eixos Truvativ à venda, procura no Google por: "Truvativ GXP BB Cups".
 
#3
Tenho 99% certeza que fica bem montado, a tampa dos mais recentes não fica tão justa com nos antigos o que faz com que ela saia... Inovações da treta!

Existem os Italian tread antigos, não encontro nada de english... Não percebo grande coisa nesta parte! Qual a diferença?
 
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Jepas

Super Moderador
#4
Tem a ver com o diâmetro e com o passo da rosca. Tens sempre de usar a rosca inglesa. Também podes comprar um qualquer eixo HollowTech II (Shimano) e usares depois uns conversores como os da Hope para pedaleiras GXP.
 

klaser

Well-Known Member
#6
Não dá pra colocar um oring no eixo da pedaleira,no lado dos pratos,e eliminar essa folga ? Uma borrachinha redonda ali parece resolver o problema,tem de encostar na tampa do rolamento mas não no copo do mesmo..se percebi o teu problema...
 

Jepas

Super Moderador
#8
Mais fácil do que o-ring, que são em borracha e cedem, porque não colocar uma anilha espaçadora no eixo (como usam os Shimano) para aproximar os copos aos cranks?
 
#9
Eu tenho uma de cada lado como vem indicado nos papeis que acompanham o movimento, vou experimentar essa dica... Não tenho a certeza se funciona porque parece me que a tampa escapa até bater mesmo na pedaleira!
 
V

vader

Guest
#10
Tenho uma pedaleira X0, e tenho a impressão que tem a mesma moléstia, em 3 meses já levou os rolamentos e estes já tem uma pequena folga.
 
V

vader

Guest
#14
Fiz o que tu fizestes, e funciona !!!!! Fiz com 3 zip-ties das mais pequenas , ficou sem folgas e temos a certeza de que não entra nhanha para o rolamento .

VERY NICE.

vader
 
#15
Boas, pessoal, vou desenterrar o topico.
Tenho a minha bike à cerca de 2 anos e mais de 4000km.
No sábado desmontei a pedaleira e reparei que tem uma pequena folga, e que os rolamentos do movimento pedaleiro estão a arranhar um bocado. Não é nada que se note a andar, mas sei que em breve vou ter que meter uns novos. Se desmontar o movimento não dá para trocar apenas os rolamentos, ou é tudo uma peça completa? (Neste caso, duas peças)
É que eu tive a ver e não fica nada barato trocar o movimento pedaleiro.
Cumps
 
#16
Nada barato? Estes novos da sram custam 30€ ~ . Penso que seja possivel fazer o que queres..

Falando sobre o assunto do topico. Os zip ties resolveram para fixar a tampa, mas mesmo assim a stylo com os novos sram gxp é estalos por todo o lado :s
 
#17
Obrigado pela ajuda, mas deixa-me perceber se percebi o que disseste: posso então trocar apenas os rolamentos, uma vez que o resto parece estar a funcionar bem?
É que se não der e tiver de meter a tal nova da sram, não quero nada andar com estalos no movimento pedaleiro.
 
#19
JoãoLopes podias por fotos da operação? Colocas uma braçadeiras (zie ties) no eixo pedaleiro para segurar a tampa do rolamento?

Deste tipo mas com zip ties?



Não existe problemas de desgastar o pedaleiro ou o rolamento e vir a ter problemas mais tarde?

PS: Desculpem o desenterranso
 
#20
Também tenho o problema do espaçamento no pedaleiro. O que eu fiz foi colocar uma borracha (junta tórica utilizada em canalização) com 3mm de espessura (era essa a folga sensivelmente). Resolveu impecavelmente pois sendo em borracha permite algum amortecimento das pancadas laterais para não sobrecarregar o rolamento (muito importante lol) não deixando sair a tal tampa de plástico do eixo. Mais importante ainda é que assim não entra água facilmente para dentro do eixo...