Travões

Flite_Ktm

New Member
Carissimos!

Sei que existem tópicos de como afinar os travões, tanto V-brake como disco...
No entanto já experimentei as técnicas TODAS para afinar os meus e infelizmente não consigo sacar afinação mas apenas no travão frente!
Das duas uma, ou sou nabo, ou então há algo de errado....

Então cá vai!

Sistema Magura Julie
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Atrás saco afinação na boa! :cool:

Como?

É simples!
Liberto os parafusos da bomba, aperto a manete e volto a apertar os parafusos! Fica impecável.:D

O da frente!

Como faço?

Igual.... Com a diferença que fica a roçar no disco e por mais voltas que dê fica sempre igual!:mad:

Alguma sugestão?:rolleyes:

Tks my friends!
 
Boas.

Conheço duas formas de desempenar os discos de travão, se for esse o caso.
Com uma ferramenta especifica que não sei o nome, ou com uma vulgar chave inglesa, que se ajusta ao disco e depois se força um pouco no sentido oposto do empeno.

Uma boa forma de ver se o disco tem empeno é colocar a roda a girar e olhar de perto, se tiver empeno que esteja a provocar contacto com as pastilhas, uma boa forma de verificar os pontos de empeno é ir enconstando um giz até que toque e marque a zona empenada, depois ir rectificando com cuidado.
 

magabarai

Member
Boas!

Eu estou com o mesmo problema na roda de trás. Tenho o disco ligeiramente empenado.
O melhor método é o que o Mecânico do Paladar sugeriu.
O que eu fiz foi por uma lanterna a apontar exactamente para o chão por baixo do travão e desligas o resto das luzes, que as frinchas entre os calços e o disco ficam logo a brilhar. Espreitas para os calços e vês se só raspa numa área. Se for o caso é porque está empenado e sabes logo a área de empeno.

Cumprimentos
 

Flite_Ktm

New Member
É por estas e por outras é que gosto deste forum ;).

Tks Mecanico do Paladar e magabarai.

Vou experimentar e aproveito para postar aqui umas fotos do andamento da "coisa" :D

De qualquer forma não parem de postar sugestões que, naturalmente, serão sempre bem vindas até para situações futuras não é!!!! ::cool::
 

Flite_Ktm

New Member
Boas pessoal!

Quanto a este assunto, aparentemente está resolvido :D

Foi simples!

Segui alguns conselhos dados aqui no Forum pelo pessoal e vi alguns videos (Ex: http://www.5min.com/Video/How-to-True-a-Mountain-Bikes-Disc-Rotor-516993576) e acabei por utilizar uma chave inglesa que fez exactamente o mesmo trabalho que a ferramenta da parktools.

Utilizei um pequeno pano (limpinho :D ) entre o disco e a chave, de forma a garantir que nada se iria alterar, não fosse dar a fome à chave inglesa e ainda me dava uma dentada no disco :D.

Detectei onde era o desvio do disco e voilá, não é que resultou? Ficou resolvidissimo e deixei de sentir que ia a pedalar uma máquina a vapor (já que o barulho do disco a bater na bomba a 30km/h parecia mesmo máquina a vapor :cool:)

Neste momento a roda gira "livremente" e a bomba deixa passar a furação do disco como se de um sapo se tratasse a saltar de nenufar em nenufar.... LOLADA.

Obrigado pessoal!
 
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