TransPortugal Garmin/ Supertravessia

H

Hugo Carvalho

Guest
Nuno Machado said:
Hugo o problema aqui é se esperas pela desidratação levada ao extremo, com vómitos e tudo, no dia seguinte podes não estar em condições.

É óbvio que ninguém deve esperar por uma desidratação mas sim preveni-la através de uma boa hidratação antes, durante e no pós etapa!
A minha experiência acerca dos medicamentos que falaste resume-se apenas ao meio hospitalar. Nunca precisei tomá-los nem espero vir algum dia a fazê-lo devido a uma desidratação numa prova desportiva... Até pode acontecer mas até lá vou tentando preveni-lo...
Só tomei uma vez o redrate mas foi devido a uma intoxicação alimentar onde através de diarreias aquosas e em grandes quantidades, perdia diáriamente uma grande quantidade de líquidos...

No entanto, obrigado pelos conselhos e quem sabe até Bragança! :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

seniw

New Member
Tenho dois malucos amigos (comigo 3) dispostos a fazer Chaves à Olhão, mas mais por Alcatrão. é para evitar de perder-nos, é suposto ter 15 dias para essa aventura.
Os condelhos são os mesmos?
 

Nuno Machado

New Member
seniw said:
Tenho dois malucos amigos (comigo 3) dispostos a fazer Chaves à Olhão, temos 15 dias
Os condelhos são os mesmos?

Se permitem a proposta, e se preferem BTT façam antes Bragança Sagres em 17 Dias - Na travessia organizada pela Ciclonatur.

É BTT e junta mais do que 3 malucos e demora só mais 2 dias.

Mas de resto para a aventura que pensam fazer os conselhos em termos de alimentação são similares.

Um abraço e pedalem muito

NM#50

NUNO MACHADO RIDE A SCOTT GENIUS MC-10
 

Nuno Machado

New Member
Já existem preços para o TransPortugal 2006

A inscrição não chega aos 300 Euros
E o pacote completo - Com estadia em regime de meia pensão (Quarto; pq almoço; e jantar - o almoço é enquanto pedalam) 990 Euros.

Os prémios esses ainda não estão divulgados

Um abraço e pedalem muito

NM#50

NUNO MACHADO RIDE A SCOTT GENIUS MC-10
 

rotwildfun

New Member
Oi, nuno gostava de te propor um tema muito interessante, como treinas ou como se deve treinar, axo que seria muitissimo interessante relatares os teus treinos, tipo de exercicios, etc.
Que axas?
Um novo tópico claro
Pensa nisso.
Cumprimentos
vitor
 

Nuno Machado

New Member
rotwildfun said:
Oi, nuno gostava de te propor um tema muito interessante, como treinas ou como se deve treinar...


Caro rotwildfun

O treino que realizei para efectuar a Super foi um treino especifico, e preparado pelo Vitor Gamito, para mim. Tem em conta vários aspectos desde o alimentar, passando pelo descanço, e pelo treino fisico propriamente dito (especifico em bicicleta, e de ginásio). Pelo que não me parece ser um treino aplicável a mais ninguém, que não esteja nas mesmas condições que eu.

Ainda mais porque depois de ter fracturado a clavicula só voltei a treinar dois meses antes da Super pelo que o treino teve que ser muito mais intenso, o que obriga a uma grande disponibilidade de tempo.

De qualquer forma a grande dica que posso dar e que para uma prova destas é igual para todos:

Deves fazer alguns treinos longos, quer em distancia quer em tempo. Deves treinar bem a parte cardiaca para habituares o corpo e o coração a esforços intensos durante longos periodos. O truque é de facto andar muito tempo na bicicleta.

Já agora o site da Super já lá tem a informação para 2006
www.supertravessia.com

Um abraço e pedale muito e bem
NM#50

NUNO MACHADO RIDE A SCOTT GENIUS MC-10
 

koalaboy

New Member
Caros companheiros do Forum, é com enorme prazer que me pronuncio pela primeira vez, relativamente a este tópico.
Se tiveram oportunidade de ler o belo artigo sobre a TransPortugal Garmin 2005 do Nuno (abraço!), terão reparado que ele falava lá de alguém da organização que teve "a paciência para pedalar ao meu ritmo quando foi preciso". Pois bem, fui eu que tive o maior prazer e felicidade em participar, em trabalho, nessa enorme aventura que é a TransPortugal, e o maior dos prazeres em pedalar com o meu amigo Nuno, entre outros amigos que fiz por lá. Tendo em conta que a minha função era a de fechar o percurso, o que implicava arrancar em último e acompanhar o último dos concorrentes no percurso, obviamente sou a pessoa que mais horas passou em cima da bicicleta. Assim sendo, e para vos dar uma ideia bastante concreta de quão longo pode ser o vosso dia numa prova como esta, aqui vão os tempos efectivos (a pedalar, sem contar com as paragens):
dia1- 7h56m
dia2- 4h30m
dia3- 7h39m
dia4- 5h36m
dia5- 4h42m
dia6- 6h49m
dia7- 4h58m
dia8- 4h04m
dia9- 7h59m
dia10- 7h32m
dia11- 3h19m
Calma, não desanimem nem desesperem já, pois não é esse o meu intuito. Tal como o Nuno, também eu tive uma surpresa antes da Super. Não tive nenhuma lesão, no meu caso foi algo mais "engraçado": só fui avisado que ia fechar o percurso um (1) mês antes da prova. Ainda me lembro daquele momento único de euforia em plena Ciclonatur, que mais tarde se tornou em real preocupação, em que ouvi aquelas doces palavras:"António, você vai fechar a Super."
E com isto tudo o que é que eu vos quero transmitir? Não, não me quero vangloriar, muito pelo contrário! Apenas vos quero fazer ver que é possível, embora quanto melhor preparados formos, melhor. Obviamente que eu não treinei só esse mês antes, costumo treinar com alguma regularidade, 3 a 4 vezes durante os dias úteis, 2 a 3 horas por dia, e claro a voltinha de domingo com os amigos para fazer apenas 30km, entre outras viagens com a bike de estrada para fazer tiradas mais longas com cerca de 200km de vez em quando, e claro, os passeios da Ciclonatur, que no nível 3 são um belo treino!
No entanto, têm já dois exemplos de "comuns mortais", ou seja, nada de "prós", que sem a melhor das preparações conseguiram terminar A Aventura, sem morrer! Acreditem, tudo É possível, com muita força de vontade, muito querer, muito crer, e claro, com algum espírito de sacrifício à mistura. Sintomático disso mesmo é o facto de no fim da TransPortugal 2005, alguns participantes (leia-se mais uma vez "comuns mortais"!!!) se terem inscrito de imediato para o desafio de 2006, que aliás já sabiam ir ser mais duro!
Pela minha parte, posso dizer que muita coisa ficou para recordar para toda a minha vida, os momentos únicos de btt, as paisagens, as comidas maravilhosas desse Portugal desconhecido, mas acima de tudo os episódios, os momentos, como aquele partilhado precisamente com o Nuno, quando no dia 10, depois de 7h e meia a pedalar, a batalhar, a ultrapassar várias dificuldades, avistámos a meta e nos cumprimentámos com um largo e sentido sorriso, onde as poucas palavras proferidas teriam sido desnecessárias. Não concordas Nuno?
Espero que estas minhas palavras, tal como as do Nuno e possivelmente de outros participantes que conheçam vos inspirem. Atrevam-se e garanto que não se arrependerão! É, sem sombra de dúvidas, a aventura de uma vida. Pela minha parte espero poder participar mais uma vez nesta aventura, ainda que seja mais dura este ano. Mal posso esperar!!!

Um grande abraço para todos!!!

P.S.1 Qualquer questão de ordem igualmente filosófica ou de ordem mais prática, estejam à vontade para a colocar aqui no forúm
P.S.2 Depois desta conversa toda e de todo este recordar, só espero ser capaz de adormecer, pois fiquei muito, muito empolgado!!!! Nunca mais chega Junho!!!!!!!
 

Nuno Machado

New Member
koalaboy said:
Nuno, quando no dia 10, depois de 7h e meia a pedalar, a batalhar, a ultrapassar várias dificuldades, avistámos a meta e nos cumprimentámos com um largo e sentido sorriso, onde as poucas palavras proferidas teriam sido desnecessárias. Não concordas Nuno?

Quais palavras...

Rapaz aquela era só a meta da etapa mais dura da Super 2005. Já era dificil pedalar quanto mais ainda falar. Sei que tinhamos a certeza de uma coisa aquela tb já estava. A do dia seguinte era a ultima, Já sentiamos o vento do mar na cara. Estavamos no Rogil. e Apesar de tudo o já tinha acontecido o sorriso só queria dizer que aquela já estava e as saudades de Bragança já se faziam sentir.

A certeza é que para 2006 já estou inscrito, e continuo a fazer parte dos comuns mortais. Só que agora sou um comum mortal que já fez a Supertravessia.

O que não nos mata torna-nos mais fortes...
...ou mais loucos

Um abraço e pedalem muito e bem
NM #50

NUNO MACHADO RIDE A SCOTT GENIUS MC-10
 

koalaboy

New Member
Olá novamente.
Quanto a ser a etapa mais dura da Super, é discutível, cada um sente as coisas à sua maneira, como é óbvio. Pessoalmente achei a etapa anterior, a dos 160km, mas muito mais plana, mais dura. É que era mesmo tudo plano, o que significa que não houve zonas de "descanso", vulgo, descidas. Foi o dia todo a moer, a pedalar, pedalar, pedalar. Como tu dizias nesse mesmo dia antes do final da etapa: "já estou farto de pedalar!!!". Pois bem, tenho de concordar com essa tua afirmação, porque realmente nunca se pára de pedalar. O dia do Espinhaço é duro não só pelas subidas, mas também pelo cansaço acumulado, especialmente o do dia anterior. Mas compensa com umas boas descidas, nada de técnico, mas suficientemente rápido para elevar os níveis de adrenalina e por momentos esquecer a dureza vivida.
Pelo menos foi assim para mim!
Mas é pessoal, e como tal, relativo!

Abraço
 

Nuno Machado

New Member
koalaboy said:
. Como tu dizias nesse mesmo dia antes do final da etapa: "já estou farto de pedalar!!!".

Como deves calcular o que eu disse ou fiz no final dessa etapa, não pode nem deve ser tido em conta. A verdade é que um empeno daqueles não nos deixa pensar no que dizemos. Mas que tb é uma etapa dura lá isso é, quanto mais não seja pelo sol que nos acompanha em pleno alentejo durante a etapa toda. Isto sem contar com os momentos passados no fresco dos cafés a beber penalties às 11h30m da manhã em copinhos de penaltie com a cara do simão do benfica. Mas isto só para fazer o gosto aos senhores do café (o dono e um cliente) que a essa hora já estavam muito bem bebidos. Portanto quando eu disse que "já estava farto de pedalar" queria era dizer "f***-se que já estou farto de pedalar".

Mas em 2006 vingo-me e vou lá outra vez.

Um abraço e pedalem muito

NM #50

NUNO MACHADO RIDE A SCOTT GENIUS MC-10
 

koalaboy

New Member
Sem sombra de dúvidas!!! Não podia estar mais de acordo. As palavras que se dizem no final de uma etapa não podem ser tidas em conta já que são ditas no calor do momento.
Se bem te lembras da minha primeira mensagem, eu digo precisamente que "espero poder participar mais uma vez nesta aventura".
É esse o meu desejo, pois as saudades que sinto dos trilhos que percorri são mais que muitas, desde que a edição deste ano terminou.
Espero ver muitos companheiros do ForumBtt na linha de partida da Super 2006!

Abraço
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Da Super não digo, estou um bocado abaixo das capacidades físicas, necessárias para uma coisa do género, e nem tão pouco tenho tempo para treinar para tal :?

Talvez tire 17 dias de férias e vá curtir a travessia normal.

Já tava era capaz de ir a caminho de Bragança, (ou mesmo Rio de Onor e dormir no carro :lol: ), e começar a pedalar até Sagres, os vossos bitaites deixam um gajo cheio de pica (aliado às fotos que vi da travessia de 2004 ha 15 dias atrás...)

Enfim... de volta à realidade, amanhã é dia de trabalho :(
 

koalaboy

New Member
Caro Ludos, de uma maneira ou de outra vais ficar certamente encantado.
Na Travessia, como já terás lido algumas linhas de um dos moderadores deste forum, a palavra deitado aplica-se com muita regularidade!!!
Mas a Super... a Super é o desafio, a incerteza de se saber se seremos capazes, a espectativa de não saber o que vamos encontrar, e depois a confirmação de algo, de que somos capazes de qualquer coisa. Penso que te estás a subestimar. Na Super deste ano tivemos um participante que treinava 30km de 15 em 15 dias!!! Acompanhei-o, e tirando o primeiro dia em que chegou já depois do fecho do controle final, nos dias seguintes foi chegando sempre cada vez mais à vontade em termos físicos, e a margem em relação à hora de fecho da chegada foi crescendo de dia para dia! É por isto que digo que está ao alcançe de todos!
Relativamente às tuas últimas palavras, como eu te compreendo! Este tópico é daqueles que nos tira a vontade de dormir, e como dizes, nos dá vontade de arrancar para Bragança e começar a pedalar.

Abraço
 

Nuno Machado

New Member
caros

O que diz o Koallaboy (ninguém se chama koallaboy) :D é bem verdade ao longo dos dias a nossa forma vai melhorando.
No 1º dia cheguei ao fim completamente abananado a faltar 1m30s para fechar o controlo depois foi melhorando e bastante nunca mais me preocupei com o facto de acabar a etapa. Eu olhei para a Super como um desafio pessoal e não como uma corrida/competição contra outros.

Aliás o meu objectivo era só chegar sempre antes do fecho da etapa, e isso consegui.

Mas de facto o importante são as saudades de Bragança e dos 145km da 1ª etapa de 2006. venham os treinos

Um abraço e pedalem muito

NM#50

NUNO MACHADO RIDE A SCOTT GENIUS MC-10
 
Top