Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão ...

Há vários anos que tinha este sonho :D . Um quadro de titânio !!! como o dinheiro não abunda ,lá fui fazendo umas economias até que chegou a altura da compra.Fiz algumas pesquisas na net e em lojas fisicas até que encontrei este quadro que me encheu as medidas.Não só pela estética como tambem pela mística que envolve a marca ( estas coisas para mim tb são importantes, alguns chamam-lhe consumismo outros paixão, eu digo que é paixão ), as medidas do quadro encaixavam na utilização que eu lhe pretendia dar ( voltas longas e não muito rapidas ). E foi assim que adquiri o Titus Eleven.
Os níveis de acabamento estão ao nivel do que melhor se faz, soldaduras perfeitas, e pormenores de encher o olho, só o grafismo é que deixa algo a desejar, um quadro por este preço não devia trazer autocolantes assim tão frageis. Outro pormenor de eleição são os droupouts removiveis ( o quadro vem com os dois conjuntos )e podem ser substituidos por uns com afinação horizontal para poder montar uma SS, ou um cubo rolhoff.A garantia do quadro é vitalícia.
Em andamento ... devo dizer que ao principio deixou algo a desejar, já tinha experimentado um Rewel em titânio e um van nicholas tuareg, e o conforto deste meu quadro não se encaixava nas sensações que tinha tido com os outros quadros em termos de conforto. Não sentia aquele ligeiro bombear tipico dos quadros em titânio, pesquisei na net e havia varios utilizadores com a mesma opinião e os argumentos utilizados para justificar a rigidez do quadro eram os que eu já imaginava, as escoras ( tanto a inferior e a superior ) são sobredimensionadas, não são aquelas tipicas escoras em titânio fininhas, são de facto feitas com tubos muito grossos, o que provoca a rigidez extra. Alguns irão dizer que é bom, mas eu ao principio fique um pouco decepcionado com o quadro.
Optei então por baixar um pouco a pressão do pneu traseiro e ...voilá, tinha o que eu queria ( fantastico o que 0,5 bar a menos fazem ), já tinha aquele conforto que o meu antigo quadro em scandium nunca me conseguiu dar.Uma grande melhoria que eu não imaginava era a transmissão de vibrações, quando andava no quadro em scandium as vibrações eram transmitidas do quadro para mim quase directamente mas não ligava, pensava que era uma coisa que se tinha que viver com ela, mas agora com o quadro novo, já não sinto essas vibrações, o que ao longo de varios quilometros o corpinho agradece.
Outro pormenor que ajuda á rigidez elevada é a medida do espigão do selim, 30,9 mm onde o mais usual nos quadros em titânio é de 27,2 mm o que me obrigou a adquirir um espigão de selim novo, optei pelo KCNC em scandium muito mais leve que o meu antigo thomson elite mas sem aqueles detalhes e aquela rigidez que tanto caracterizam o thomson, mas tambem ai ganhei um pouco de conforto extra e reduzi um pouco o peso.

Por falar em peso, o quadro pesou 1640 gramas, o que não é nada mau para um quadro tamanho 18” em titânio.

Bem como a malta gosta é de fotos , aqui está uma , depois posto mais algumas no habitat natural da dita:



Material :

Quadro - Titus eleven.
Suspenção - Fox RL 100
Guiador - ON-OFF Marga fulana Carbono
Estençores Guiador - ON-OFF Marga fulana Carbono
Avanço - ON-OFF Marga fulana
Espigão de selim - KCNC pro lite 8000
Travões - XTR/XT
Shifters - Sram X0 twisters
Punhos - Setlaz
Cabos mudanças - Powercordz
Desviador traseiro - SRAM X0
Desviador dianteiro - Shimano XTR
Cassete - SRAM PG980
Corrente - SRAM PC 991
Pedaleira - Shimano XT 2008
Pedais - Crank Bros eg better SL
Selim - Selle italia SLR gel flow
Rodas - ZTR Olympic + American classic
Pneus - Nobby nic + Antifuro Stans


Cumprimentos
Nuno C.
 

MMTS

Member
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

Parabens pela bike e pela tua apresentação, neste momento tambem estou a equacionar a compra de uma bike de titanio talvez uma sevem mas estou muito indeciso, por esta opção, porque tenho uma epic de carbono suspenção total e a troca para uma rigida é algo que me está por a pensar!!! será que o titanio substitui em conforto uma fs ( sabendo claro que não é comparavel mas apenas quero uma aproximação)...
 
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

está brutal essa montagem
Parabens

Obrigado

Marco Sousa uma bike rígida de Titânio como referistes e muito bem não substitui uma fs em termos de conforto. Mas posso dizer que em termos de conforto é superior ao alumínio e até ao carbono, principalmente devido á geometria menos racing que os quadros de titânio são feitos, normalmente são bikes com outra forma de apreciar o BTT não quero com isto dizer que as outras não prestam, apenas são outra forma de "andar".

Desde que faço BTT sempre gostei de estar a par das ultimas tecnologias e tive vários quadros de alumínio procurando estar sempre com a "ultima" novidade, desde que comprei o quadro de titânio aos poucos tenho deixado de lado esse consumismo e tenho visto o BTT de outra forma, já nem penso trocar de quadro nos próximos anos, como um dia ouvi dizer e não querendo ser prepotente "o titânio é outra forma de estar no BTT".
Espero que com este breve texto tires algumas duvidas em relação á tua futura compra.

Cumprimentos
Nuno C.
 

omedaspikas

New Member
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

... os meus sinceros parabens pelo aviãozinho que montaste...

Um abraço e boas pedaladas
 

Espigão

New Member
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

ncavalheiro said:
Há vários anos que tinha este sonho :D . Um quadro de titânio !!! como o dinheiro não abunda ,lá fui fazendo umas economias até que chegou a altura da compra.Fiz algumas pesquisas na net e em lojas fisicas até que encontrei este quadro que me encheu as medidas.

Espigão said:
Este era um sonho de há muito... experimentar o titânio! Os preços algo elevados aliados a alguma falta de opções por cá, levou ao adiamento da concretização deste sonho.

Até que após a pesquisa de um amigo aqui do fórum, surgiu a oportunidade de experimentar titânio...

:mrgreen:

Até parece o anúncio da TMN... "O que temos em comum?" :mrgreen:

Amigo, parabéns! Muito bonita! :yeah:

Realmente o peso no quadro não é nada mau mas acredito que o peso total com todos esses componentes de topo, seja ainda melhor!

Boas pedaladas! :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

Ob a todos,

Espigão a tua cube tb está uma coisa ... :shock: :drool:, muitos parabens.
Quanto ao peso deve andar pelos 9,8 Kgs pelas minhas contas, tenho que pesar mesmo para ter a certeza.


Cumprimentos
Nuno C.
 

Fábio A.

New Member
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

Linda :shock: :drool:
Parabens pela montagem!

Venham mais fotos :wink:
 

paulo azevedo

New Member
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

Boas,
Grande máqina, muito simples e muito bonita...
Só mais umas pequenas alterações e ficava brutal esta bike... :D
Cump,
Paulo
 

snowbike

New Member
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

Muitos parabéns pela bicicleta está muito bonita :wink: Só lhe trocava a suspensão por uma de cor preta, de resto :yeah:

Em relação a esse comportamento do quadro de não ter o conforto que tinhas sentido em outras, olha que as "novas" VN Tuareg (modelos de 2009) já não têm o mesmo conforto que tinham. Resposta que recebi da Van Nicholas quando andei para comprar o meu:

"The new Tuareg will be the same but with oversized tubing which will make this frame a bit stiffer and more racy! The geometry is still the same as are all the details"

Acabei por optar por um de 2008 8)

Muitos e bons km's com a tua :wink:
 

pmoliveira

New Member
Re:Titus eleven, titânio mais que um material, uma paixão

Parabens tens aí uma bela máquima.
Agora é rolar por esses trilhos fora.

Cumps;
pmo.
 
Boas Pessoal,

Os Cubos das rodas é tem deixado algo a desejar :(, eu como vivo num apartamento para lavar a bicicleta lá tenho de ir ás maquinas de pressão, depois e ter já substituido os rolamentos do cubo traseiro em outubro do ano passado e agora os que coloquei já estarem a dar as ultimas, resolvi acabar com o problema. depois de pesquisar por rolamentos ceramicos cheguei á conclusão que ou comprava só com as esferas em ceramica ( o que ia ter o mesmo problema ) ou comprava completamente em ceramica ( estes com um preço proibitivo ).
Procurei, procurei e encontrei o que penso ser a solução para o meu problema : :D

img6975large.jpg

By ncavalheiro

Perguntão agora o que tem estes rolamentos de tão especial ??? São Rolamentos da SKF com a referencia W61803-2Z. o segredo está no "W" pois são rolamentos em Aço inox á semelhança dos utilizados nas caixas de direcção da Chris King ou na Cane Creek S8, não são atacados pela corrusão provocada pela agua.
Quanto ao preço 20 € cada comprados pela Net.
Agora é só rolar e verificar a sua duração.

Cumprimentos
Nuno Cavalheiro
 
Last edited:
Top