RAZÕES DA ESCOLHA
Relativamente à escolha desta marca, foi por acaso e oportunidade de negócio, dado que gosto de bikes mais viradas para cross country e maratonas e esta bike pareceu-me bastante equilibrada na relação preço/qualidade/equipamento.
Outro pormenor importante do qual já me esquecia. Oferecem garantia vitalícia.
Estava com ideia de adquirir uma GT marathon, mas como o modelo que eu queria não está a ser comercializado em Portugal, optei por esta marca.
ESTÉTICA
http://www.proflexusa.com/cat_mtb.php?series_id=3&model_id=10
(Como as fotografias de que disponho estão num formato que não permite colocá-las aqui no fórum, deixo este link para poderem ver a bike. Prometo que logo que tenha fotos as coloco)
(Já disponho de fotos num post posterior. Vejam até ao fim)
Sempre discutível. Aquilo que é bonito para mim, pode não ser para outros e vice-versa. É assim. Por isso, a minha apreciação desta Proflex na parte estética, é muito boa, dado que está sóbria quanto baste, podendo existir um ou outro pormenor menos conseguido, mas eu gosto.
Claro que o tipo de suspensão traseira denominado pela marca como “ICP”, poderá provocar reticências, mas lá está, vejam os exemplos de outras marcas como por exemplo Lapierre, Santa Cruz, Cannondale, entre outras, em que as escoras da suspensão traseira apresentam dimensões algo “sobredimensionadas” e não é por isso que deixam de cumprir a sua função, que é dar-nos prazer e segurança na sua condução e fazê-lo de um modo eficiente.
CARACTERÍSTICAS
Quadro: Alumínio 7005 com tecnologia ICP
Amortecedor: Manitou Radium RL w/lockout
Suspensão: Fox Series 32 F100 RLC
Desviador frente: Shimano XT
Desviador trás: Shimano XTR Shadow cx longa
Manípulo mudanças: Shimano XT 08 – 2 way realese
Cassete: SRAM PG-950 11-32T 9S (a alterar oportunamente)
Corrente: KMC Z 9200 (a alterar oportunamente)
Pedaleiro: Shimano XT 08
Selim: AnatomicBase DTL BBB
Travões: Shimano XT
Cubos: DT Swiss DT 370 32H
Jantes: DT Swiss X-430
Pneus: WTB Exiwolf 2.1 Comp
Guiador: Fiberlite OS Carbono BBB
Avanço: QuatroForce 90 mm BBB
Espigão selim: PRO PLT Carboncomposite
Pedais: Crank Brothers eggbeater C
Peso antes das alterações: 13,4 Kg
Actualmente desconheço, mas logo que saiba, coloco aqui no forum
(*) Os componentes assinalados a vermelho são já as alterações efectuadas.
ANÁLISE
Feita a descrição da bike, vamos agora à sua análise feita de uma forma simples, dado que os meus conhecimentos são os do senso comum e nada mais. Por isso desculpem-me qualquer “calinada” que possa ter já escrito ou venha a escrever.
O sistema ICP (que se traduz muito resumidamente no estudo do centro de massa e na maneira de o colocar na posição mais eficiente para a dinâmica da bike. Teoricamente, a principal vantagem deste sistema é o facto de resistir à compressão durante a aceleração, ou seja, reduzir a influência da tensão na corrente no movimento da suspensão. Principais vantagens: pedalada eficiente; absorção suave dos choques; não existir interacção entre a corrente e suspensão e funcionamento do amortecedor a baixas pressões) com excelente desempenho do amortecedor Manitou (aberto – suspensão total – fechado – rígida) absorve as irregularidades do solo e proporciona um bom conforto, assim como dá uma grande sensação de segurança na sua condução, pela sua rigidez lateral.
Em percursos mais técnicos, é muito maneável e segura, conseguindo-se levar a bike por onde se pretende sem grande dificuldade, também pela ajuda da excelente tracção proporcionada pelos pneus.
Nas subidas é uma maravilha, porque parece que vai colada ao solo e consegue-se pedalar sem aquela sensação que a frente vai levantar e sem necessidade de se fazer um grande esforço em termos do tronco para a frente para compensar a falta de aderência, algo que eu senti muitas vezes com a antiga coluer cyanur 2.0.
Quanto às descidas, já se sabe, não se pode ter tudo, o curso da suspensão não dá para grandes aventuras, mas cumpre muito bem o seu papel.
Relativamente aos componentes Shimano XT, tenho a dizer que estou surpreendido pelas mudanças XT com o sistema 2 way realese e desviador traseiro XTR shadow, cuja simplicidade e eficiência é notável.
Não estou a dizer que é melhor que a SRAM, porque não conheço o funcionamento, mas que são excelentes, são.
Relativamente às mudanças aconselho quem tem cabos de mudança normais a substitui-los por cabos anti-fricção, cujo preço é pouco mais que os normais, aumentando significativamente a eficiência do funcionamento dos desviadores.
CONCLUSÃO
Resumindo e para finalizar, concordo com muitos dos utilizadores deste fórum, que afirmam que o mais importante é cada um de nós gostar da sua bike e saber tirar proveito das suas características e mais importante ainda, ter pernas para andar.
O resto vem por acréscimo e acho que isto é que a essência do btt de lazer. Pedalar, liberdade, contacto com a natureza, muito convívio e entreajuda e fundamentalmente SEM STRESS…
Boas pedaladas…
Relativamente à escolha desta marca, foi por acaso e oportunidade de negócio, dado que gosto de bikes mais viradas para cross country e maratonas e esta bike pareceu-me bastante equilibrada na relação preço/qualidade/equipamento.
Outro pormenor importante do qual já me esquecia. Oferecem garantia vitalícia.
Estava com ideia de adquirir uma GT marathon, mas como o modelo que eu queria não está a ser comercializado em Portugal, optei por esta marca.
ESTÉTICA
http://www.proflexusa.com/cat_mtb.php?series_id=3&model_id=10
(Como as fotografias de que disponho estão num formato que não permite colocá-las aqui no fórum, deixo este link para poderem ver a bike. Prometo que logo que tenha fotos as coloco)
(Já disponho de fotos num post posterior. Vejam até ao fim)
Sempre discutível. Aquilo que é bonito para mim, pode não ser para outros e vice-versa. É assim. Por isso, a minha apreciação desta Proflex na parte estética, é muito boa, dado que está sóbria quanto baste, podendo existir um ou outro pormenor menos conseguido, mas eu gosto.
Claro que o tipo de suspensão traseira denominado pela marca como “ICP”, poderá provocar reticências, mas lá está, vejam os exemplos de outras marcas como por exemplo Lapierre, Santa Cruz, Cannondale, entre outras, em que as escoras da suspensão traseira apresentam dimensões algo “sobredimensionadas” e não é por isso que deixam de cumprir a sua função, que é dar-nos prazer e segurança na sua condução e fazê-lo de um modo eficiente.
CARACTERÍSTICAS
Quadro: Alumínio 7005 com tecnologia ICP
Amortecedor: Manitou Radium RL w/lockout
Suspensão: Fox Series 32 F100 RLC
Desviador frente: Shimano XT
Desviador trás: Shimano XTR Shadow cx longa
Manípulo mudanças: Shimano XT 08 – 2 way realese
Cassete: SRAM PG-950 11-32T 9S (a alterar oportunamente)
Corrente: KMC Z 9200 (a alterar oportunamente)
Pedaleiro: Shimano XT 08
Selim: AnatomicBase DTL BBB
Travões: Shimano XT
Cubos: DT Swiss DT 370 32H
Jantes: DT Swiss X-430
Pneus: WTB Exiwolf 2.1 Comp
Guiador: Fiberlite OS Carbono BBB
Avanço: QuatroForce 90 mm BBB
Espigão selim: PRO PLT Carboncomposite
Pedais: Crank Brothers eggbeater C
Peso antes das alterações: 13,4 Kg
Actualmente desconheço, mas logo que saiba, coloco aqui no forum
(*) Os componentes assinalados a vermelho são já as alterações efectuadas.
ANÁLISE
Feita a descrição da bike, vamos agora à sua análise feita de uma forma simples, dado que os meus conhecimentos são os do senso comum e nada mais. Por isso desculpem-me qualquer “calinada” que possa ter já escrito ou venha a escrever.
O sistema ICP (que se traduz muito resumidamente no estudo do centro de massa e na maneira de o colocar na posição mais eficiente para a dinâmica da bike. Teoricamente, a principal vantagem deste sistema é o facto de resistir à compressão durante a aceleração, ou seja, reduzir a influência da tensão na corrente no movimento da suspensão. Principais vantagens: pedalada eficiente; absorção suave dos choques; não existir interacção entre a corrente e suspensão e funcionamento do amortecedor a baixas pressões) com excelente desempenho do amortecedor Manitou (aberto – suspensão total – fechado – rígida) absorve as irregularidades do solo e proporciona um bom conforto, assim como dá uma grande sensação de segurança na sua condução, pela sua rigidez lateral.
Em percursos mais técnicos, é muito maneável e segura, conseguindo-se levar a bike por onde se pretende sem grande dificuldade, também pela ajuda da excelente tracção proporcionada pelos pneus.
Nas subidas é uma maravilha, porque parece que vai colada ao solo e consegue-se pedalar sem aquela sensação que a frente vai levantar e sem necessidade de se fazer um grande esforço em termos do tronco para a frente para compensar a falta de aderência, algo que eu senti muitas vezes com a antiga coluer cyanur 2.0.
Quanto às descidas, já se sabe, não se pode ter tudo, o curso da suspensão não dá para grandes aventuras, mas cumpre muito bem o seu papel.
Relativamente aos componentes Shimano XT, tenho a dizer que estou surpreendido pelas mudanças XT com o sistema 2 way realese e desviador traseiro XTR shadow, cuja simplicidade e eficiência é notável.
Não estou a dizer que é melhor que a SRAM, porque não conheço o funcionamento, mas que são excelentes, são.
Relativamente às mudanças aconselho quem tem cabos de mudança normais a substitui-los por cabos anti-fricção, cujo preço é pouco mais que os normais, aumentando significativamente a eficiência do funcionamento dos desviadores.
CONCLUSÃO
Resumindo e para finalizar, concordo com muitos dos utilizadores deste fórum, que afirmam que o mais importante é cada um de nós gostar da sua bike e saber tirar proveito das suas características e mais importante ainda, ter pernas para andar.
O resto vem por acréscimo e acho que isto é que a essência do btt de lazer. Pedalar, liberdade, contacto com a natureza, muito convívio e entreajuda e fundamentalmente SEM STRESS…
Boas pedaladas…