Tendinite - treino

visiense

Member
Boas noites!

Ando a recuperar de uma tendinite no joelho, e como tal, os treinos normais pararam. Se alguém souber, gostaria que me dissesse que tipo de exercícios físicos podemos fazer para não parar completamente.

Natação?
Ciclismo a um ritmo baixo?
Andar?

Obrigado!
 

owny

New Member
Talvez fazeres um pouco de rolo/spinning a ritmo baixo para nao deixares de treinar drasticamente, mas claro o melhor mesmo é ires ao médico, não ha melhor pessoa para te dizer o que deves fazer.

PS: Cuidado com o que lês no google... às vezes ha informação a mais e o pessoal até se baralha.
 
Caro Visiense,


As tendinite, conforme o seu grau, são lesões muito chatas de ultrapassar. A tendinite foi diagnosticada por um especialista médico?

PS: Cuidado com o que lês no google... às vezes ha informação a mais e o pessoal até se baralha.

A afirmação anterior é muito pertinente e deverá ser levada em consideração.

Quanto ao que expõe, as queixas incidem em que parte do joelho?
 

visiense

Member
Sim, fui visto por um médico. O meu problema nem é bem esse: tenho uma rótula com um formato menos normal, e com alguma facilidade, com maiores esforços, acaba por influenciar negativamente o que está à volta, como músculo e tendões. Assim, de tenpos a tempos, o tendão inflama. Mas não é um grau elevado. É a parte lateral exterior do joelho.
Tenho de, por isso, saber gerir bem o esforço.

Volto à pergunta inicial: que tipo de exercícios físicos?

Obrigado!
 

Fourmag

Member
Boas,

Estou parado à cerca de 2 meses a tratar uma tendinite. Fui aconselhado pelos fisioterapeutas da clínica onde ando a ser tratado a parar completamente. Mesmo assim não está fácil de tratar. Melhorou bastante e amanhã pela primeira vez nestes últimos 2 meses vou correr, 10+10'. É fundamental o descanso e fazer alguns alongamentos durante o dia. Esta é a segunda tendinite e ambas nos joelhos.

Paulo Vides
 
Já dá mais alguma informação, no entanto faço mais uma pergunta. Está a fazer algum tratamento?

A nivel de exercício, ainda outras questões se colocam. Costuma treinar em que tipo de bicicleta, pedais, travessas e sapatos?

De momento posso sugerir que comece a realizar exercícios de alongamento, posteriormente reforço muscular e se necessario re-alinhamento postural. Apesar de explicar que a rotula não tem um formato normal, a parte muscular também pode estar desequilibrada.

Por exemplo - Se tiver um gémeo mais desenvolvido que o outro, faz com que haja rotação do pé e consequentemente rotação também da perna que irá colocar um do condilus sobre pressão quando o joelho está em determinados angulos.
 

visiense

Member
Pois, já estás a falar de coisas mais complicadas, a que eu não sei dar resposta. Quando voltar ao médico, irei questioná-lo.

Quanto ao tratamento, basicamente é gelo e anti-inflamatório.

Bike de btt, pedais de encaixe.


Quanto aos exercícios que aconselhas, presumo que sejam realizados ou orientados por um fisio, certo? E natação? É aconselhável?

cumps
 
Caro visiense,

Não foi intenção complicar as coisas. Peço desculpa, mas as tendinites ao nivel do joelho são muito complicadas e chatas de resolver. A sua origem pode ser diversa, pode vir de um simples desajuste das travessas nos sapatos de encaixe (sugiro que vejas se ambos estão bem alinhados), de uma má posição em cima da bicicleta, de um traumatismo, de uma descompensação entre músculos (ex que dei anteriormente), a rotula fora do que é normal, etc...

Em relação aos exercícios de alongamento posso dar ajuda com todo gosto, mas para isso faça um pedido através de email.

Em relação a piscina, sim pode fazer. Até pode ser bom, no entanto, atenção que não aconselho nadar estilo de bruços e se tiver oportunidade utilize "pull-buoys" nos membros inferiores para não sub-carregar a articulação do joelho.

Abraço
 

visiense

Member
O médico disse que o problema era mesmo da rótula. Quanto às restantes hipóteses, penso que não. Durante muito tempo a posição dos cleats e a posição na bicicleta foram estas, e este problema apenas aparece de tempos a tempos, normalmente aquando de um aumento de carga e intensidade no treino.

Quanto aos alongamentos, qual o teu mail?

Abraço
 

afpereira

New Member
Eu já ando com uma tendinite a algum tempo, primeiro fui a um "carniceiro" aqui da minha zona em que fiz umas sessões de fisioterapia e raios lazer, isto melhorou e no fim das sessões estava bom, pensava eu, passado um mês e sem fazer esforço algum a dor voltou outravez, já farto destas andanças fui ao medico da selecção nacional, Henrique Jones, depois de alguns exames e muitas mexidas neste joelho a solução é só uma, a operação, por isso ele aconselhou-me e enquanto espero por tal cirurgia e se eu quise-se a não parar, receito-me uns comprimidos para a inflamação e gelo todos os dias, bem como uma cinta para por a volta do joelho quando faço desporto ou esforços, tais como, conduzir, etc... e tenho andado uns dias piores outros dias melhores, neste momento tenho estado a preparar-me para algumas provas e passeios e quando estou a andar de bike ou a correr não tenho dores nenhumas e quando tenho tento não pensar nisso(a dor é psicologica...lol), agora é esperar para ir a faca... Já agora boa sorte...
 

marques78

New Member
De viseense para visesense:


São situações muito chatas e, por vezes, não são de fácil resolução nem diagnóstico. Procura um bom médico, que esteja ligado à medicina desportiva, não procures em Viseu. Temos excelentes serviços médicos, mas ortopedia ... sem comentários. Comigo também começou por ser uma tendinite e depois era muito mais, operação.... e hoje, a paixão pelas bikes, maior... mas restringi bastante e estabeleci os meus limites, inclusive o afastamento de grupos mais competitivos onde era presença assídua.

Abraço e melhoras.
 

Medroso#78

Active Member
A mim também me foi diagnosticada uma maldita tendinite no joelho direito á tempos atrás. Fiz natação e caminhada para não parar. Certo é que só a partir do momento que abandonei o uso de sapatos de encaixe fiquei melhor (não digo a 100%) mas pedalo à vontade sem stress algum. Mas tenho em atenção para fazer smp um aquécimento redobrado! :)


1 @br@ço, cumpts BTTistas ;)
 

jfcaraujo

New Member
Boas;

eu também tenho o mesmo problema (ou parecido)!
Há cerca de mês e meio num treino até sem grande esforço comecei a sentir algumas dores na parte de fora do joelho direito, acentuando-se com o esforço maior das subidas, mas lá acabei a minha "voltinha", mas a dor continuou nas horas seguintes ao treino.
Entretanto consultei o médico, que me diagnosticou então a tão infame tendinite no tendão "externo" (ou algo assim), aconselhou-me a pôr voltaren e gelo nisto 2 vezes por dia e evitar esforços.
Há dois dias voltei a sair de bike para treinar um pouco e ver como progredia a coisa e ao fim de 5 km +- voltou a mesma dor, já nem insisti mais e acabei por dar meia volta.
O que é estranho é que costumo jogar futsal com os amigos, corro que me farto e não me doí absolutamente nada!
O que eu não queria era parar de andar de bike completamente durante tanto tempo, alguém aqui mais entendido na matéria me sabe aconselhar sobre a melhor forma de resolver o problema dos treinos?

cumps para todos!!
 

CarlosCorreia

New Member
Boas.
Parece que os joelhos dos Viseenses andam mal. O meu é mais um.
No dia 28 de Novembro do ano passado, a meio de uma volta domingueira com o grupo de amigos, numa subida de +/- 300 m com grau de inclinação muito elevado, já depois de ir bem quente a um ritmo médio / alto, começou a dar-me uma dor no joelho direito. A dor era muito localizada, na parte inferior externa, e só surgia (como um click) quando pedalava com a perna direita. Conforme ia subindo a dor ia aumentando até que no final da subida, era quase insuportável.
Parei para esperar pelo resto da malta e não sentia qualquer dor. Voltámos a arrancar e a dor voltou a surgir, não tão forte, mas era no mesmo sitio. Nos 5 km seguintes não sentia grande dor pois o terreno era quase sempre a descer ou plano e as subidas eram pouco significativas.
Como eu não estava muito bem, saímos do mato e dirigi-mo-nos a casa pela estrada, para quem conhece desde a praia fluvial do Almargem para Viseu. Apesar de ser estrada são uns 4 km sempre a subir, que acabei por fazer quase sempre em pé porque não me doia tanto.
Nessa semana não treinei e só me doia se me agachá-se ao levantar. No domingo seguinte, dia 4 de Dezembro fui andar com o pessoal mas logo no início senti a dor ao pedalar. fiz a volta toda com alguma dor mas controlei o andamento e a força na pedalada.
No dia 6 de Dezembro (terça feira) fiz 35km de estrada e a dor era "aceitável". No dia 08 de Dezembro (quinta feira) fizemos 75 km de estrada, a dor ia a chatear-me o que me enervou (lol) e comecei a "puxar" saí do grupo com mais dois colegas e viemos uns 20km sempre a um ritmo alto, curiosamente a dor abrandou. No final da volta começou a doer mais e já me doia ao subir e descer escadas e também a sair do carro.
Sei que fiz asneira nesse dia por ter andado e até nos dias anteriores, mas só no dia 15 de Dezembro fui ao médico, neste caso médica. Ela disse-me que "lhe parecia" que era o menisco e pediu para fazer um TAC. Fiz o TAC e não revelou qualquer problema, nem ósseo, nem nos tendões e dizia no relatório que "não eram aparentes alterações grosseiras na morfologia dos meniscos" mas que se a clínica deseja-se deveria ser complementado o exame com uma ressonância magnética.
Quando fui à médica mostrar o TAC, na primeira semana do Ano a dor tinha desaparecido, não tinha andado de bike até então e tinha começado a fazer natação. A médica disse para manter a natação mais um mês e meio e que lá voltasse se a dor também voltasse. A dor não voltou e por isso no dia 19 de Fevereiro fui fazer estrada. Para não abusar muito fui para a ecopista. Nos primeiros 40km tudo bem, comecei a ficar animado. Mas aos 50km (já a chegar a Viseu) começou a doer-me o mesmo joelho, mas desta vez a dor não era localizada na parte inferior externa do mesmo, era uma dor mais "generalizada". Quer dizer, nem sei se posso chamar dor, era mais uma "pressão" na parte inferior do joelho, mas só quando forçava mais um pouco. Como não quis "estragar mais" liguei para a "Maria" e lá foi ela servir de taxista. Depois de parar e até este momento não senti mais dor alguma, desço e subo escadas com pesos e não sinto rigorosamente nada, agacho-me e levanto-me com pesos e não me doi nadinha.
Neste momento estou a aguardar um consulta no hospital para tentar perceber o que se passa. Entretanto nada de bike, só piscina.
O pior é que o bichino das provas e do tão afamado UpandDown 2012 está à porta e tudo começa a complicar, para não falar de que também estou a aguardar uma cirurgia a uma variz que em principio será no inicio de Maio. Já agora em relação à variz, a médica de cirurgia vascular disse-me que o BTT está ligado ao aparecimento de varizes e aconselhou-me a usar as meias de retenção elástica (até ao joelho) que me receitou.
Desculpem o meu testamento (parece mesmo um testamento, com os problemas que aqui apresento parece que estou para morrer lol ), mas gostaria de obter alguma opinião sobre o problema do joelho, se alguem já teve um problema parecido, pois suspeito que possa ser uma tendinite e a médica se esteja a distanciar para o menisco. Se fosse tendinite seria perceptivel no TAC? A ressonância magnética detecta?
Abraço e as melhoras para todos os empenados.
 

Medroso#78

Active Member
Boas amigos do pedal. :)

A ressonância é o exame + eficás até então. Por isso seria favorávle faze-la.

Eu a caminhar normalmente andava bem. O problema era mesmo a posição do pedalar! Só depois de "desistir" de andar de bike, e dedicar-me durante imenso tempo apenas às moto4, é que recuperei. Mas quando voltei a andar foi sem pedais de encaixe. Pois ao pedalar em força, pedalo com a parte do meio do pé o que não me fadiga nem uma terça parte. Reparem, pedalar inumeros km, muitos deles a subir sempre com a "biqueira" do pé esforça imenso os tendões/articulações.

Eu sei que pode parecer estranho, e há muita gente que nunca se queixou de tál. Mas certo é que não somos todos iguais.. logo uns mais resistentes que outros! :)

obs: atualmente, uso pedais mistos, a subir, rolar padalo na plataforma, a descer aí sim pesinhos presos e 0 stress..... até agora. Pois a descer o esforço é menor, e as descidas são poucas! :D

ps: atenção ao pedalar com essa dita dor, é que sem nos dármos conta esforçamos o joelho que está bom. De repente a dor passa também para esse (tál como me aconteceu)!

1 @br@ço, cumpts BTTistas ;)
 

visiense

Member
Ao fim de dois meses parado, e um mês de fisio, estou melhor e iniciei novamente os treinos esta semana, com, treinos leves, de apenas 45min. Fui a um ortopedista, não em Viseu, pois este ano não estou por lá, mas não especialista em medicina desportiva. Diagnsoticou-me tendinite do biceps femoral e tendinite do quadricipe. A verdade é que a fisio ajudou, mas não fiqui a 100%. A médica da fisio disse-me para treinar este mÊs e depois voltar para ver como estou. Vamos ver.

Se não melhorar, há uma hipótese que quero experimentar, aconselhada até pela minha fisioterapeuta: osteopatia.
 

mlouro

New Member
Boas pessoal,

Ando nisto há 6 meses, e já tive fases melhores e fases piores.. a fase pior foi quando parei completamente durante 3 semanas e depois recomecei.. depois de voltinhas da treta nem conseguia descer escadas em condições e as dores permaneciam durante dias sempre que precisava dobrar os joelhos ou até mesmo sentado com a perna dobrada (por ex, a conduzir).. acho que parar é o pior que se pode fazer!
Há um ou dois meses atrás decidi ir a um osteopata e fiz umas sessões de osteopatia para corrigir a postura (também passo o dia todo sentado), recuei o máximo possível os cleats e comecei a fazer alongamentos diários e finalmente começo a ver resultados.
Hoje fui a um ortopedista especialista em joelhos e lesões desportivas que confirmou o diagnóstico de tendinite, e me recomendou sessões de fisioterapia, mas também a andar mais de bike durante a semana mas com menos carga (tenho estado a andar apenas 1x pro semana). Também me disse que os pedais de encaixe são a causa de muitas destas lesões, pois forçam muitas vezes uma posição que não é a melhor para o nosso corpo. Subscrevo o que o Medroso disse, mas para quem não quer deixar os encaixes acho que recuar os cleats e optar por um sistema que dê mais liberdade de movimentos como os Time ou CB é uma opção a considerar.

Abraços e as melhoras a todos.
 

Medroso#78

Active Member
....Pode-se sempre fazer exercício de modo a fazer reforço muscular sem ser a pedalar. Natação, caminhar/correr, etc.. etc.. :)

ps: atualmente, pedalo novamente com os pedais 100% de encaixe. Tal como referi acima, reajustei a posição dos cleats (pedalo com "o meio do pé"), reajustei também o selim (está totalmente puxado para a frente). Faz com que pedale mais em cima do pedaleiro. Ao fim de uns bons anos, posso dizer que encontrei a posição ideal. Estou a 200%. :D
 

MacSeven

New Member
Boas!

A mim quer me parecer que esse problema de tendinites nunca passarão totalmente.
Eu joguei voleibol durante cerca de 15 anos e tive/tenho uma tendinite no ombro. O mesmo não me dói no dia-a-dia, mas claro sempre que jogo voleibol a sério e caso não aqueça bem, a dor regressa ao efectuar aquele movimento. Como é um local diferente do teu, naquela altura o que me ajudou foi acumpultura (pois andei mais de 9 meses a fazer fisioterapia e de nada servia, com 6 sessões de acumpultura já parecia outro. Sempre que fazia bem o aquecimento antes dos jogos, nem chegava a doer, apenas uma ligeira impressão)
Espero que recuperes, mas agora com acompanhamento especializado vão ser rápidas as melhoras.
 
Top