Telemovel que faça de GPS para andar nos trilhos..

dfilp

Active Member
Boas pessoal!

Não sabia muito bem em que zona do forum colocar este tópico, se esta não fôr a adequada mudem ;)

O passado mês de Fevereiro foi um bocado chuvoso aqui para o meu quintal, como tal apanhei duas valentes molhas em dias distintos.. O telemovel que ía no camelback também não se safou.. Apesar de funcionar não está grande coisa e o ecrã está quase branco..
Como tal estou mesmo a ver que tenho de comprar um novo..

Gostaria de saber se alguém utiliza telemoveis para fazer de gps (sei de amigos que apartir do telemovel (que levam no camelback) gravam os tracks das voltas perfeitamente bem!) Mas o que eu queria era levar o telemovel no guiador (com um suporte caseiro) e que funcionasse como uma GPS normal, e desse para passar para lá tracks e ir à descoberta..
Não sei se há modelos que fazem isso e se há, se no meio do mato conseguem apanhar bem o sinal de satelite, ou se é "manhoso"..

Se fôr uma hipotese viavel, alguém conhece algum modelo que me possa sugerir?
Que não ultrapasse muito os 170€.. E que seja desbloqueado ou Optimus.

Andei a pesquisar e encontrei o Optimus Boston:
http://loja.optimus.pt/Particulares/Movel/Telemoveis/Boston/
Parece-me que dá.. Alguém pode confirmar?

Desde já obrigado por eventuais ajudas!
 

Cigas

New Member
Boas

Eu uso um Nokia 6120 classic e funciona muito bem, uso o smartcompgps e sigo o track no visor como de um GPS se trata-se.
O Nokia Express Music tb dão...os Nokia que funcionem com sistema symbian e tenham GPS interno ou como meu caso uso um GPS externo (não gasta tanta autonomia ao proprio tlm) com ligação bluetooth
 

Rodrini

New Member
Boas

Também tens este, GARMIN-ASUS nüvifone M10, um pouco mais caro, que acaba por ser hibrido...

A unica questão neste tipo de equipamentos é a robustez, estanquecidade... pois no guiador... levam muita porrada... mas nada como a opinião de alguem que use

Existem diversas aplicações para as plataformas android, onde podes ter cartas militares e carregar e descarregar tracks, e no Optimus Boston é possivel pores essas aplicações a funcionar.

Se quiseres te ir integrando neste mundo da navegação e GPS dá uma olhada em http://landlousa.wordpress.com/category/cartografia/ , é mais vocacionado para o TT mas tem muita informação (até informação a mais...), com alguma dedicação ficas um master neste tema.

Alguma duvida apita

Bem haja
 

pmgf

New Member
Boas. Eu tenho um Boston 2.1 desbloqueado e ainda tentei usa-lo para esse fim, descarreguei várias aplicações e apenas uma delas me permitia seguir os tracks, penso que era a aplicação oruxmaps. Não te posso confirmar pois está para reparação, caiu no chão e partiu o visor... Andei a ver preços de suportes para por na bike e cheguei à conclusão de que mais vale ter um gps. Mesmo que compres/faças um suporte que reduza o impacto dos caminhos por onde passas, ha sempre o pó, a lama, a chuva... E um smartphone por esse valor não será dos mais resistentes, falo por experiência própria... Acabei por adquirir um Garmin Etrex Vista, é um gps ja com algum tempo e sem cores, mas para o que quero é óptimo. Permite-me seguir tracks que saco e grava os tracks que faço! Ficou em 40 e poucos euros, mais o suporte que não chegou a 10 euros, ficou tudo em pouco mais de 50 euros através do ebay
 

sacola

New Member
Cigas

O Nokia Express Music tb dão...os Nokia que funcionem com sistema symbian e tenham GPS interno ou como meu caso uso um GPS externo (não gasta tanta autonomia ao proprio tlm) com ligação bluetooth

Atenção que a maior parte dos Xpress Music (5310, 5610, 5730, 5630,5130, 5300) não tem plataforma Symbian S60 v2, v3 ou v5 excepto algumas excepções (5530)

E nunca uma ligação bluetooth gasta menos bateria do que um tlm com Antena GPS built-in. Fala a voz da experiência.



Os conselhos que dou para quem quiser usar o tlm como GPS, são os seguintes:

- Escolha de tlm com antena interna (livram-se da preocupação de "andar em cima" da carga de 2 baterias e de andar com o empecilho da antena atrás)

- Escolha de um telemovel com uma boa bateria em termos de capacidade (Se a escolha recair em tlm Nokia baterias: BL-6F, BP-4L, etc)

- Tlm que não seja touch (prejudica o input de dados numa qualquer protecção como a boxit)

- Telemovel que não seja de slide (além de ocupar maior dimensão no "cockpit" e não caber "aberto" dentro de uma boxit é importante lembrar que a maior parte das antenas se encontram por baixo dos teclados o que prejudicará em grande medida a recepção de sinal se o slide estiver "fechado")

- Escolha de telemovel ou PDA com plataformas (symbian, Windows mobile) com uma grande diversidade de aplicações para poderem instalar aplicações a vosso gosto e que satisfaçam as vossas necessidades. Não importa comprarem um tlm com OS Android ou Bada barato se depois não lhe podem instalar nada....
 

Cigas

New Member
Amigo Sacola

Ainda te faltou o 5800 e qd me referia a Xpress Music estava referir a este.
Qt autonomia podes ter a certeza que uma antena GPS externa poupa e muito autononia ao Tlm.
Com tlm iguais e um a usar a interna e outro externo com as mesmas baterias o externo em track com mais de 4 horas no final verificou-se que gastou mais bateria.

Qt a todos os conselhos concordo ctg
 

sacola

New Member
Cigas

Ainda te faltou o 5800

Por isso é que excepções está no plural embora tenha indicado apenas um modelo. Enumerei apenas alguns dos modelos que me vieram à cabeça no momento. Há mais... Claro que deu para ver que há apenas 2 modelos Xpress Music S60 v5 para uma "mão cheia" deles que apenas servem de telémovel...

Ao generalizares a dizer que todos os Xpress Music são passíveis de usar como GPS ao referires-te apenas ao 5800, conforme podes verificar nesta pequena amostra que enumerei, estás a induzir muita gente em erro!! Mesmo apenas tendo sido a tua intençao referires-te ao 5800!

Qt autonomia podes ter a certeza que uma antena GPS externa poupa e muito autononia ao Tlm

Eu tenho. E tu terás mesmo a certeza?!! Faz tempo (7 anos) que utilizo e divulgo a utilização de GPS em telemoveis. Desde o velhinho 6670 e 6600 com antena externa. Ozi, Compe, Smartcom, usei-os todos e quando falo é por conhecimento de causa!

A autonomia depende muito da versão da app que estás a usar, das definições que tens nos métodos de posicionamento e do firmware que tens no tlm. Actualiza ambos para a mais recente e relata diferenças...
 

sacola

New Member
Rresende

Boas, eu uso um Boston para o efeito.
Uso endomondo para registar por onde vou.
Até agora 0 problemas.

Desde que cada um esteja satisfeito com o que usa é o que importa...
 

guitu

New Member
Boas amigos

Aproveito o tópico para colocar uma questão (espero que o outro do tópico não se importe) Estou a pensar em adquirir um phone puma. Será que dá para o efeito de GPS em BTT?

Abraço e boas pedaladas
 

Mister_R

New Member
Tambem tinha esta questão.
Entretanto comprei um optimus San Francisco.
Existem varias aplicações que gravam tracks. por exemplo endomondo.
O que eu queria na verdade era uma aplicação que me premitisse gravar e seguir os tracks gravados ou descarregados no visor.
para isso encontrei o orux maps. esta aplicação permite seguir mapas online, do google earth, mas gastas trafego. tambem te permite seguir mapas offline. Para isso utilizo Mobile atlas creator para descarregar os mapas do google earth para o SD.
Na decathlon comprei um armband para levar o telemovel no braço e não no guiador.

Ainda estou a testar esta combinação.
 

brejero

New Member
:eek:fftopic:
Ja tive um nokia N81 com o gps a funcionar com antena externa bluetooth e agora tenho um nokia 5800 . E em autonomia a antena externa ganha por larga margem em relação a interna.
Ah ambos com o smartcomgps
:back2topic:
Isto como em muitas coisas, ter uma coisa que faz 2 coisas nunca é boa a fazer as 2. Assim compra um GPS para bike, e telemovel para a porrada arranja um daqueles que ainda vinham com o jogo da cobra . loool
 

zribeiro

New Member
Boas pessoal.

é assim, eu de gps, só percebo os dos carros, metemos a rua que queremos, e ele ensina o caminho.

Eu tenho um xpress music 5800 e gostava de saber se há alguma aplicação que possa usar para usar o meu telemovel como um gps nos trilhos. Se conseguir descarregar tracks para o telemovel já me dava por muito feliz, se ainda por cima conseguisse visualizar lá cartas militares, melhor ainda! peço desculpa, mas percebo mesmo pouco disto. Até me podem dizer que em X tópico está isto assim assim, mas é que a maior parte dos tópicos começam a falar de termos e programas que eu desconheço completamente, e fico sem perceber nada..

obrigado!
 

tpfernandes

New Member
Conselho: cada macaco no seu galho.

Os carros andam no monte não andam? Andam, mas não são como jipes. Neste campo acho que é a mesma coisa.

Comprei um Etrex Legend HCX por 160 euros novo. Agora, não é que o use muito, aliás, tá parado à meses por falta de tempo, mas foi das melhores compras que fiz. Apanha com água, lama, areia. Chego a casa e lavo-o e tá pronto para outra. Gravo tracks, importo tracks, sigo tracks e ainda me permite fazer geocaching. Quando vou para alguma cidade fora do país que não conheço, é só importar pontos de interesse e sigo-os todos.

Penso que a opção mais lógica e racional, seria comprar um GPSr usado por volta dos 100/120 e se só usares um telemóvel para chamadas/mensagens/fotos, com o restante do teu orçamento comprar um que chega e sobra.

Telemóvel táctil ou não, para andar preso a um guiador? Pó? Lama? Chuva? Não vás por esse caminho..
 
Last edited:

zribeiro

New Member
Pronto, a uma conclusão já cheguei: usar o telemovel para esse fim, não é de todo boa ideia.

Outra dúvida que tenho é: esses gps incluem as cartas topográficas? (penso que seja este o nome). Eu gostava de ter tipo um mapa, para poder ver os caminhos, sem ter que seguir um track, por exemplo. Espero estar a fazer-me entender. Por exemplo: sair de casa, olhar para o gps e dizer: "hoje vou por aqui, aqui e aqui, passo ali e depois vou para acolá".
 

Steck

New Member
Pronto, a uma conclusão já cheguei: usar o telemovel para esse fim, não é de todo boa ideia.

Outra dúvida que tenho é: esses gps incluem as cartas topográficas? (penso que seja este o nome). Eu gostava de ter tipo um mapa, para poder ver os caminhos, sem ter que seguir um track, por exemplo. Espero estar a fazer-me entender. Por exemplo: sair de casa, olhar para o gps e dizer: "hoje vou por aqui, aqui e aqui, passo ali e depois vou para acolá".​

Boas,

Vai a sport tracker e faz o download para o telemóvel e experimenta, eu utilizo e recomendo é claro que não é como um gps mas se já tens o telemóvel é o mais indicado.
EU pessoalmente utilizo só para gravar, podes tirar fotos e ainda por cima ficas com a localização exacta de cada foto podes exportar os tracks para vários formatos e coisas desse género.

Espero ter ajudado

Nota: não estou a dizer que não aconselho a ter um GPS, apenas que se já tens um telefone com GPS não aconselho a compra de um GPS especifico para o BTT :)

Aquele Abraço,
SV
 

Steck

New Member
exacto, queria pelo menos experimentar antes de investir numa cena dessas, que não é lá muito barato..

É claro que podes usar o tlm em cima do guiador, mas aí os riscos são maiores. Eu utilizo dentro do bolso e grava bem na mesma (como disse só utilizo para gravar e tirar fotos)

aqui um exemplo
 
Top