Tamanho dos raios

Ola pessoal

Eu vou remontar a minha roda de trás com raios novos, e com a sorte que eu tenho no programa da sapim obtive 259mm e 263mm para o tamanho dos raios, agora o meu problema é que onde vou comprar os raios só tem medidas pares(258,260,262,264).
Então a minha duvida é se compro raios 1mm mais curto ou mais longo.
Ps: as cabeças vão ser de 12mm.

cumps
 
Obrigado pela pronta resposta, já agora a montagem vai ser Aro No tubes Ztr355 v-brake, cubo fun works e raios DT Revolution 2.0-1.5.

cumps
 

Marco Nunes

Active Member
Boas,

Acho que se comprares os tamanhos 258 e 262 não terás nenhum problema pois de certeza que o raio entra o suficiente nas cabeças e ficas com mais 1 mm para algum futuro reaperto dos raios.

Fica bem
 

Fernando Afonso

New Member
Boas.. aproveito este tópico para não estar a abrir outro.

Hoje fui a sportzone comprar um cubo, uma cassete e raios para a minha roda de trás. Como nao sabia qual era o tamanho dos raios levei toda a informação que estava no aro(26x1.5/1.95, ETRTO 559x19). O gajo que me atendeu disse que não tinha informação sobre o tamanho dos raios e vendeu-me um tamanho médio(262mm) para experimentar. Só agora a pesquisar na net é que vi que dum lado do cubo leva raios maiores do que do outro. Como é que posso saber quais são os dois tamanhos?

Cumps
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Existe quem monte rodas com raios diferentes em cada lado (geralmente na frente do lado do disco e atrás do lado da cassete os raios têm menor ângulo e daí poderem ser mais curtos 2 mm), mas também há quem faça com raios de tamanhos iguais. Se esses raios forem os indicados para a roda, em principio não terás problemas na montagem. Também há quem diga que, com a totalidade de raios iguais a roda ficará mais robusta. Bom, cada um tem a sua opinião. Também tens a opção de ires lá trocar metade dos raios, mas certifica-te que esses que tens são os ideais para a roda.

Fica bem.
 

Fernando Afonso

New Member
Obrigado, entao vou por do mesmo tamanho. Mas não sei se esses que comprei são o tamanho ideal. O gajo disse para eu experimentar e se não desse para ir la trocar. Da para perceber rapidamente se não estão no tamanho certo? Ou depois de todos os raios colocados e apertados é que se vê se da ou não?
 
Acho que estás a fazer mal ao tentares montar essa roda, se os raios têm o mesmo comprimento ou não é devido ao cubo ser assimétrico ou não. O tamanho dos raios é calculado através das medidas do cubo e do aro, vou-te meter aqui o site onde calculei as medidas, que deram raios 3mm mais curtos do que devia, mas como usei cabeças de 14mm safei-me.
Mas não posso deixar de dizer-te que parece-me que não fazes a mais pequena ideia do que estás a fazer e eu a saber exactamente como se montava a roda não o fiz porque é preciso boa experiência.

http://www.sapim.be/index.php?st=spokelength

cumps
 
Top