Specialized EPIC Comp 2009

Picão

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António Costa said:
Tenho um problema de coração :twisted:... Desde que vi a nova Epic e recentemente sempre que a vejo o coração acelera :roll:.
A razão diz-me que o ideal para mim seria comprar algo do género da Stumpjumper Fsr ( algo com +- 120 mm curso ) Porquê ? Penso ser o que mais se adequa aquilo que faço ( gosto de subir e não gosto de ficar p/ trás; gosto mais de descer e aí gosto de os deixar p/ trás ), as voltinhas que costumo dar. Depois consigo fazer uma montagem relativamente leve sem gastar muitos € :mrgreen:.
Ok dizem vocês... estás á espera de quê :roll:.
É o tal problema do coração 8), acho que foi amor á 1ª vista. Depois de ter lido, relido e trilido o post ( excelente por sinal, Obrigado Gonçalo ) começo pensar com os meus botões que se calhar não é má ideia...
Li aqui várias vezes que a Stumpy não está assim tão longe da nova Epic, vou tentar resumir os Prós e os Contras:
A Favor
Mais leve ( de origem )
Sobe melhor
Rola melhor

Contra
Desce pior
Mais desconfortável

É aqui que conto com a vossa ajuda, Vale a pena optar pela Epic ou devo pensar mais na Stumpy ???
Nos contras que escrevi o descer pior penso que poderá ser compensado com mais habilidade 8), agora no desconforto será mesmo assim !?
Gonçalo as minhas desculpas por tanta duvida, ocupação do "teu espaço" e ainda pedir-te para me dizeres algo mais de comparação da Epic com as outras Spc com que tens andado ( também tenho uma Enduro ).

Um Abraço

P.S.- referi o Gonçalo mas são bem vindas todas vossa opiniões.

Caro António,

Como já aqui referi tenho uma stumpjumper HT de 2007 (quadro) e já há algum tempo que ando a estudar a possibilidade de trocar para a nova epic (quadro igual ao do gonçalo).

Frequento uma loja assiduamente de specialized e essa duvida que aqui pões já ouvi a muita gente naquela loja. A malta de lá que até os tenho como muito bons concelheiros perguntam sempre ao cliente o que é que costumam fazer:

Se querem uma bike para acelarar e fazer maratonas?? Se procuram muita eficácia, acelaração etc??

Ou se querem uma bike mais para passear, desfrutar do passeio??

São estas mesmas perguntas que tu tens que fazer a ti... as respostas são obvias...
 
picao, desde já agradeço o teu input :wink:. Continuo sem saber o que fazer e já me abriram outra hipótese ...
Primeiro gostava de responder ao picao, a duvida Epic/ Stumpy só passaria se eu em dias diferentes experimentasse as 2 nas mesmas condições... A Stumpy é fácil já a nova Epic é um problema :evil:, aquilo que eu faço é sobretudo "uma bike para acelarar e fazer maratonas e muita eficácia, acelaração " potanto penso que seria uma questão de gosto/geometria da bike ...
Entretanto alguém ligado a uma loja já me disse ao ouvido o seguinte:
" o melhor que tinha a fazer era comprar uma epic das antigas que vão surgir várias a muito bom preço e comprar a nova daqui a 2 anos pois nessa altura já estão limados os problemas de juventude que ela vai ter" :roll:.

Um Abraço
 

Mikka Salo

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Boas caros amigos do pedal... e da "treta"! lol :lol:

Antes de iniciar, gostaria só de agradecer a assiduidade e perseverança que muitos de vós têm demonstrado na manutenção e valorização do "nosso" tópico! E vamos às respostas...

ALNM
E já agora, como será o comportamento da Epic Comp 2009 em terreno molhado e enlameado? Podias introduzir algumas comparações, sempre que sais com esse teu amigo da FSR S-Works. Enriqueces a análise da tua e satisfazes a (minha) curiosidade.

O comportamento de qualquer bike em terreno molhado ou enlameado deriva a 95 % dos pneus que trazes... e do tipo de terreno em que rolas! As afinações das suspensões são atiradas quase completamente para segundo plano! A única alteração que faço em dias de chuva e de lama é aumentar ao rebound traseiro, de forma a tornar a traseira mais lenta e aliviar o "pseudo-brain", consentindo assim alguma margem nas zonas escorregadias a subir - quase como um modo de tracção - a força "extra" desnecessária para a rotação e progressão da bicicleta é aliviada com o trabalhar da suspensão, incentivando a uma melhor leitura do terreno (mais pressão contra o terreno)! À frente - forqueta - normalmente não mexo, porque a descer o ritmo de trabalho dela é praticamente o mesmo... a fundo! :p

Em relação aos pneus, ando com menos 2 a 3 psi's atrás para evitar escorreganços, enquanto que á frente vario consoante o que vou apanhar...
Mais duros com terrenos com muita lama e barro, mais moles com terrenos com muita pedra fixa, mais conhecidas por lajes! Se não sei ao que vou, mantenho as afinações de seco... "as simple as that", como dizem os nossos amigos ingleses! No entanto deixo como nota a minha opinião em relação aos pneus especificos para lama... são raríssimas as zonas em que superam e se tornam uma vantagem, aquando comparados directamente com um bom pneu de seco intermédio/agressivo! É que os tacos altos e finos são muito bons a enterrarem na lama á procura do firme, mas quando são submetidos a carga em terreno compacto (asfalto, estradões, pedra, etc), dão origem ao "slide"! Já tive várias experiências desse género... :mrgreen:

Picao
já agora alguem sabe o peso do quadro da epic do Gonçalo?

Ora aí está uma bela pergunta... e á qual ainda não te sei responder! No entanto vão chegar os módulos (quadro e forqueta) à LBS (local bike shop) aonde faço as minhas "comprinhas" e aí esclarecerei o fórum....

CCoelho
Mesmo com uma Stumpjumper, alterando o guiador e avanço, conseguimos uma Bike mais racing.

Estou em total acordo com a resposta do ALNM. Por essa ordem de ideias, acho mais coerente adquirir a EPIC e manter o avanço de 90 mm e 8º positivos e o guiador sobre-elevado de 640 mm de largura que vêm de origem. Estes componentes, em conjunto com um amortecedor mais "fofinho" e activo, tornam a bicicleta bem mais confortável sem qualquer tipo de dúvida, sem lhe retirar o pedigree a ela associado! E se a isso, acrescentarmos uns pneus com maior volume de ar, ficamos com uma bicicleta bem mais polivalente... Hei-de aqui deixar a tranformação de uma Epic em trail bike que li (e reli) numa revista americana - a Mountain Bike Action! A ver se o faço no próximo post! :wink:

António Costa
É aqui que conto com a vossa ajuda, Vale a pena optar pela Epic ou devo pensar mais na Stumpy ???

António, julgo que o comentário anterior é suficientemente esclarecedor, mesmo em relação ao conforto. No entanto, se pretenderes alguma outra opinião em particular, diz ok? Como conselho pessoal, e uma vez que tens uma Enduro (mas que grande bike... já tenho saudades da minha!), considero questionável a compra da Stumpjumper! São bikes de segmentos muito próximos... porque bom, bom, era termos duas ou três bicicletas de bolso, para irmos trocando consoante as adversidades fossem aparecendo, lol! Mas a escolha dessas bikes, a meu ver, nunca seria de segmentos tão próximos! A minha eleição, para dar como exemplo, seria (e porque já as tive/tenho): Spec Tarmac (estrada), Spec Epic (XC e Trail) e Spec SX Trail ou Demo 7 (FR e DH)!

António Costa
Entretanto alguém ligado a uma loja já me disse ao ouvido o seguinte:
" o melhor que tinha a fazer era comprar uma epic das antigas que vão surgir várias a muito bom preço e comprar a nova daqui a 2 anos pois nessa altura já estão limados os problemas de juventude que ela vai ter"

Não comento o facto da opinião ter sido emitida por um lojista, logo só vou responder à questão dos "problemas de juventude"...

Como em qualquer objecto que existe no mundo, e por muito testado que seja antes da sua comercialização, algumas falhas/erros de construção e/ou produção e/ou concepção só se revelam quando o produto é testado em massa...

Logo, e na minha mais modesta opinião, quem adquire um produto novo, sabe (o pelo menos devia estar ciente) que ele pode vir a apresentar algum defeito! Mas também é verdade que as marcas como a Specialized assumem-no! E na maior parte das vezes de um dia para o outro!

Em suma, julgo que o facto de ser um produto novo, não justifica as "reticências" da juventude... até porque é um produto jovem, criado e desenvolvido por uma marca com muitos cabelos brancos (desculpem-me a analogia :mrgreen:)!

E resta-me dar os parabéns ao levy. Grande máquina que adquiriste... acima de tudo, desejo que te divirtas com ela! Por muitos e longos quilómetros!

Um abraço a todos!

Gonçalo
 

Picão

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António Costa said:
" o melhor que tinha a fazer era comprar uma epic das antigas que vão surgir várias a muito bom preço e comprar a nova daqui a 2 anos pois nessa altura já estão limados os problemas de juventude que ela vai ter" :roll:.

Um Abraço

Caro António,

Eu no seu caso, se é que faz Maratonas, se é que procura eficácia a subir e rolar, e se estamos se acordo iria para a Epic (que é o que eu tambem estou a pensar fazer).

Em relação á epic de 2008, concordo com o que diz, sim senhor, nesta altura vão-se fazer bons negócios com essas máquinas que ficaram nas gavetas e que não se venderam, acontece que se pensar-mos sempre assim andamos sempre com a bike do ano anterior. Se tivessemos a falar de uma bike rigida a diferença não era praticamente nenhuma (além das cores) mas estamos a falar de duas bikes completamente diferentes no mau ponto de vista. Eu fiz um teste drive numa epic de 2007 há alguma tempo e não gostei, achei que tinha o peso muito mal distribuido pelo quadro, muito concentrado atrás e esta de 2009 está-me e despertar muita ansiedade por tudo o que já aqui foi escrito e tambem porque acho que está muito diferente.

Resumindo e baralhando, acho que deve ponderar muito bem antes de comprar, não se deve guiar só por algumas opiniões mais ''interesseiras'' (talvez o caso do logista) e se possivel, aqui é, fazer um test drive. Isso é que considero muito importante mesmo.

Cumprimentos
 
Caríssimos Amantes :twisted:... do BTT:

Antes de mais agradecer-vos esta conversa "teclada" que muito me tem ajudado a por a cabeça em ordem :roll:.
Gonçalo, já cheguei a conclusão que a bike que quero é a Epic ; assunto arrumado nesta questão :wink:. Em relação aos problemas de juventude, tenho que concordar em absoluto contigo. A SPC tem um comportamento muito bom, aqui há tempos tive um problema com a suspensão da Enduro ( E150 ) e eles foram impecáveis em 3 dias tinha material novo montado na E150, aqui nada a dizer.

Gonçalo e picao, a minha duvida é agora a Epic 2008 ou 2009 sendo que seria sempre a versão Low-cost ( alumínio ). Fazer um teste a Epic 2009 tem sido difícil... Convence-lo a montar uns pedais e deixar-me dar uma volta 2 a 3 horas na unica Epic que lá tem..... estão ver :evil:. No entanto consegui um teste numa de 2008 p/ experimentar o conceito. Nunca andei "numa volta" com uma epic e será essa a minha oportunidade. Tenho hipotese de fazer um bom negocio com uma de 2008 8), vamos ver o teste.
Engraçado uma coisa, fui pesar a epic 2008 Expert ( 11.450 grs ) e segundo parece, eu não a pesei a Epic 2009 Carbon ( 3.900 € ) pesa 11.200 grs.
Com o material praticamente todo igual a diferença são 250 grs, se pensarmos que a Fox é mais pesada que a Sid :evil:, não há quase diferença. Enfim vou fazer o teste e logo vos digo as minhas impressões.

Um Abraço
 

Mikka Salo

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Boas pessoal!

Só venho aqui deixar uma bomba... :D

Acabei de pesar a Epic S-Works 2009 em tamanho M....

2.360 kg com o aperto do espigão do selim Specialized, Desviador da Frente Shimano XTR, Movimento da Pedaleira, Protecção de Escora e a Protecção em PVC rígido autocolante para protecção do tubo inferior do quadro, fornecido pela specialized!

Boas festas e só vos digo,... o quadro é lindo!

Abraço grande para todos!

Gonçalo

P.S. - António, se te vires aflito para experimentares a nova Epic, diz qualquer coisa para ver se te consigo resolver isso cá por Viseu.
 

gjamaral

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:roll: :roll: :roll:

SO FALTA O MIKA APARECER NA BIKE MAGANIZE A FAZER O TESTE DA EPIC.............O TEXTO TA FEITO, SO FALTAM AS FOTOS.....

HEHEHEHEHEH :D :D :lol: :lol:

GRANDE ABRAÇO, E ATÉ DOMINGO!!!!!!!

GONÇALO AMARAL
 

vitor campos

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Boas Pessoal

Bem,isto é um pouco off-topic porque nada tem a ver com a análise à bike do Mikka Salo mas é do interesse de quem está a pensar adquirir alguns modelos Epic 2008/09.
Dêm uma vista de olhos nestes modelos e digam de sua justiça :

http://www.evanscycles.com/products/specialized/epic-fsr-expert-2008-mountain-bike-ec001441 - +- 1680€

http://www.evanscycles.com/products/specialized/epic-fsr-expert-carbon-2008-mountain-bike-ec001440 - +-2241€

http://www.evanscycles.com/products/specialized/epic-fsr-expert-carbon-2009-mountain-bike-ec016449 - +- 3070€ penso que esta é o modelo do Mikka Salo

http://www.evanscycles.com/products/specialized/epic-fsr-marathon-2009-mountain-bike-ec016448 +- 3838€

http://www.evanscycles.com/products/specialized/s-works-epic-carbon-2009-mountain-bike-ec016429 - +- 4935€

O quadro Epic S-Works 2008 estava à venda por 1199.99£ +- 1345€ mas já esgotou.
Os portes são grátis para bikes de valor superior a 1500£.

:back2topic:

Mikka Salo excelente análise e grande bike.Tenho a Epic S-Works 2008 mas desde que dei uma volta no modelo de test-drive do Festibike que fiquei com água na boca.Do pouco tempo que andei deu para ver que a bike está mais leve,tem melhor aceleração e que a suspensão analisa muito bem o terreno por onde passa e é muito leve também.Mas a grande diferença que encontrei foi na distribuição de peso.A minha é leve à frente e atrás um pouco mais pesada por causa do Brain e do triângulo traseiro ser de alumínio enquanto que esta como é totalmente de carbono tanto é leve atrás como à frente,para além do Brain estar numa posição mais central
Já vi que és um verdadeiro expert em termos de afinações de amortecedor,eu na minha basicamente tenho o rebound +- a meio e o firm com menos 1 ou 2 clics.

Boas Pedaladas com o Avião
 
Gonçalo ( Mika ), muito obrigado pelo teu convite até pode ser que sim podia aproveitar para conhecer mais uns trilhos :wink:...
2.360 grs !!! com esse material todo acoplado :roll:. Pena o preço dessa versão.

Um Abraço
 

Picão

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Boas :roll: :wink: :D

Pois é pessoal parece que este tópico agradou muita malta mesmo, porque para quem ainda não sabe foi nomeado para um dos melhores do ano. Graxa à parte, é já amanhã que finalmente vou dar o meu maior contributo para este tópico.

Pois neste momento já tenho na minha garagem nada mais nada menos que:



Há pois é, amanhã é a minha vez de fazer um testdrive à Epic Marathon... Estão programados + ou - 100kms de trilhos entre Arraiolos e Mora com singles, subidas, descidas, muito ao estilo de uma maratona «Alentejana». Depois disso farei aqui a minha analise...

Inté
 
picao, bela bike :shock:... parabéns depois conta aó as 1ªs impressões :wink:.
A propósito já me decidi e já está em casa com uma voltinha de 89 kms para estreia ( depois ponho fotos ), Epic Expert 2008.
O negocio foi bom p/ ambas partes e a nova fica p/ outra oportunidade.

Um Abraço
 
Gonçalo, nunca mais disseste nada ?!
Na volta a "bichinha" não te tem dado descanso e quando chegas casa não tens tempo nem paciência para escrever :twisted:.
Depois conta aqui como se tem portado a "menina".

Um Abraço
 

baipomont

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Olá a todos,
no seguimento das conversas acerca da comparação de pesos entre os quadros EPIC 2008 e 2009, encontrei uma tabela na revista espanhola "SOLO BICI" que compara isso mesmo.

Não menciona se estes dados são com quadros pintados, envernizados, com guias de cabos, etc...pois as marcas têm estas "manhas" :s...

...mas neste caso o que interessa é a diferença de pesos nas mesmas condições entre as bikes EPIC S-WORKS 2008 e de 2009.

Quadro 2008/2009 - 1900g / 1680g (-220g)
Amortecedor traseiro 2008/2009 - 470g / 360 (-110g)
Forqueta 2008/2009 - 1550g / 1407g (-143g)
Pedaleira 2008/2009 - 781g / 686g (-97g)

António, sentes-te bem com a Epic 2008? Espero ter contribuido para essa escolha com o factor do "tempo a subir e tempo a descer" :D.
Já agora, a tua Expert é a de carbono ou de alumínio?

Continuem com o excelente tópico...
Feliz Natal a todos, Miguel Silva.
 

Mikka Salo

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Boa tarde caros amigos!

Embora não me tenha esquecido do fórum e dos seus assíduos intervenientes, a profissão tem-me obrigado a algum jejum de leitura... lol :mrgreen:

No entanto, e de acordo com o combinado, teria de fazer mais 250 km's para actualizar esta análise de longa duração :p

Ontem ao olhar para o Conta-Km, reparei que atingi a marca dos 500 km! :shock: o que para um mês e uma semana de utilização não está mau! Bem diz o António Costa que não tenho dado descanso à "bichinha"! :wink:

Mas o importante vem já de seguida;

Resultados práticos:

Forqueta RS SID Team 2009 - A forqueta tem-se portado a nivel... No entanto, e derivado aos redentores já estarem "no ponto" os 125 psi´s foram aumentados para 130 na câmara positiva (afinação superior perna esquerda) e 125 psi's na câmara negativa (afinação inferior da mesma perna)! Quero com isto dizer, que devido à forqueta estar "solta" de funcionamento, tive de diminuir a pressão negativa para que ela trabalhe sem afundar ou trabalhar indevidamente!
A diferença de 5 psi's entre câmaras deve-se ao mesmo motivo; como a forqueta está soltinha, compenso com pressão mais baixa na câmara negativa, para que ela trabalhe sem ser em demasia, evitando o bombear excessivo e "contaminante" enquanto pedalo em pé!
- parágrafo editado a 27.12.08

Mais uma vez, alerto que ao optar por esta afinação a leitura de terreno/pequenos impactos é menor, exigindo alguma paciência e atenção ao que vão a fazer... pois a direcção torna-se bem mais rápida de reacções, transmitindo-nos tudo o que vamos a pisar! A grande vantagem é poderem fazer linhas com grandes obstáculos com a forqueta a acusar progressividade imediatamente após 50 % de curso esgotado, prevenindo afundanços de frente, que normalmente acabam com um O.T.B. - over the bar que,em português, quer dizer saída pela frente do guiador/haste de guiador! :twisted:

Reforço também o que apontei num post anterior; a forqueta, devido a elevados níveis de abuso e ao meu rico peso "pluma" - também fui testar a bike numa trialeira "tipo" romana perto de Folgosinho, junto a Gouveia - vai-se "queixando" ao nivel da rigidez! Como já devem estar a imaginar, com as rodas a levarem pancada de todos os lados (as tais linhas a direito que eu tanto falo), a forqueta ia cedendo, obrigando a fazer-me várias correcções de direcção, mas nada de grave! Muito pelo contrário.... é só nestas situações extremas que realmente noto diferença para outras mais pesadas e reforçadas!

Veredicto aos 500 km - mantenho orgulhosamente os 4,75 pontos em 5 possíveis

Rodas Fulcrum Red Metal 1 - Tem sido a maior dor de cabeça de todo o conjunto... :| Nada que me tenha impedido de andar quando quero, mas é que eu sou um "gaijo" chato e não gosto nada de elementos pouco fiáveis... a ver:

1º Problema (já divulgado) - questão da folga no cubo traseiro, devido à grande dose de massa que o mesmo traz! Foi resolvido na hora e antes mesmo do 1º quilómetro! Porreiro pá!

2º Problema (já divulgado) - válvula UST com defeito! Mantenho o que disse atrás, acontece a todos, mas... a verdade é que a de substituição ainda não chegou... e ainda não consegui arranjar nenhuma compativel e fiável (Shimano quase que dá, ainda consegui fazer 100 km's com uma mas depois disso teve de ser mesmo de câmara :cry:!

3º Problema - O rolamento exterior do cepo gripou com pouco mais de 300 quilometros... e só fiz meia duzia deles à chuva! :( No contacto com o importador, foi comunicado que não haveria qualquer problema e que um conjunto seria enviado para a LBS aonde adquiri o conjunto de rodas! Mas até hoje, não os vi! Tenho resolvido o problema através de lubrificação semanal do mesmo, mas confesso que já tive mais paciência!

Para quem não sabe, o sintoma desta "patologia" é a roda traseira ter dificuldade em fazer roda livre ou não conseguir recolher a corrente cada vez que se pedala para trás!

4º Problema - A roda de trás, devido a ser mantida semanalmente pelo problema supracitado, fica sempre com folga, pois sempre que é mexida é consequentemente lubrificada, e voltamos a ter o 1º problema apontado... :s

5º Problema/Dúvida - Assim como a forqueta, também as rodas já acamaram, e apesar das mesmas não terem desafinado ao nivel dos raios e manterem o alinhamento inicial de forma imaculada, a rigidez intransigente inicial já era... Mesmo com os aros mais largos, as rodas vergam como umas rodas de XC... só que estas têm mais 200 gr :cry:! Adiante... gostaria de ver este mesmo conjunto com raios de aço de secção circular contínua de 1,8 mm. Tenho a impressão que, embora as rodas ficassem prejudicadas dinâmicamente quando comparadas com as espalmadas de origem, iriam ganhar muito em termos de rigidez lateral sem acréscimo de peso!

Vantagens demarcadas - Nem tudo são espinhos :D Os cubos são fantásticos... parece que não param de rolar! O atrito é quase inexistente e o facto de serem rolamentos de alta precisão afináveis justificam essa inexistência! Já tive oportunidade de fazer o teste com outros cubos em roda livre (com montagens similares em termos de peso) e estas rodas são as últimas a parar! Se souberem a diferença que isto é a rolar.... vão já comprar (ou procurar) estes cubos!

"Galo" das rodas - No fim de semana passado aterrei em cima de uma pedra do tamanho da cabeça de uma pessoa, e amolguei a lateral do aro da frente... curiosamente nem um mínimo empeno ou "força" na roda! Esta é das poucas vantagens das rodas vergarem... Mas a verdade é que acho que não vou ter a roda da frente em sistema UST tão cedo...

Veredicto aos 500 Km - infelizmente sou levado a baixar drasticamente a pontuação - 3,5 pontos em 5 possíveis! Em resumo, aponto como responsáveis a questão da rigidez lateral (com as rodas devidamente "rodadas") e os dois defeitos ainda não resolvidos pelo importador...
Se soubesse o que sei hoje, pelo mesmo preço e peso montava umas CrossMax SX 2009! Ou emagrecia e com o dinheiro que me sobrasse da comida :rotfl:, montava umas SLR 2009, que devem ficar a matar nesta bike!

Pneu Frente - Continental Mountain King 2.2 ProTection UST - com pressão de 30 psi's

Este pneu é mesmo muito bom! Mas encontrei-lhe um terreno que ele detesta... e não é para mais lol! :D Calçadas romanas molhadas... A verdade é que não conheço nenhum que seja bom nestas condições, mas o facto deste pneu ter os tacos muito altos e espaçados e flancos rigídos, prejudica-o em demasia! Os pontos de apoio são tão poucos que,quando se rola nas condições supracitadas, o pneu lava com muita facilidade. Nota-se claramente que o racing ralph consegue lidar, embora com dificuldade, bem melhor com estas condições! Aconteceu por várias vezes perder a frente e a traseira ficar estável!

Sugestão - nem sei se existe, mas este modelo com a borracha macia da Continental (Black Chili Compound) deve resolver o problema, ou pelo menos atenuá-lo!

Veredicto dos 500 km - Mantenho, como seria de esperar, pontuação máxima - 5 pontos em 5 possíveis

Travões Avid Exilir SL R (160 mm frente e 140 mm trás)

O funcionamento, entenda-se travagem tem sido fenomenal e mais do que suficiente, tendo a apontar apenas um atrito que a manete do travão de trás criou... e digo criou, porque o embolo interno começou a roçar nas paredes que lhe servem de guia sem se saber porquê! Solução - desmontou-se a manete toda, limpou-se e lubrificou-se e até hoje tem estado impecável!

No entanto, gostava de deixar um conselho... para quem gosta de travagens potentes, mas de curta duração e quer utilizar esta dimensão de discos, não deve utilizar as pastilhas sintetirizadas da Avid... falo por experiência própria! Sou a explicar...
Por causa do problema da manete, acabei por fazer uma revisão a todo o sistema e reparei que o consumo das pastilhas de trás estava descalibrado! Uma vez que tive de sangrar todo o circuito pelo desmantelamento da manete, apliquei umas pastilhas sintetirizadas novas, mais adequadas ao desgaste brutal que a chuva e lama provoca nestes componentes! Mas vou voltar para as pastilhas orgânicas! É que com estas, o disco de 140 mm não me chega! Dei várias vezes comigo a alongar travagens e a ter que me "pendurar" em demasia no travão da frente, sintoma que nunca sucedeu com as pastilhas orgânicas montadas de origem, uma vez que as mesmas são mais macias e permitem uma melhor adaptação de contacto ao disco! Como contra têm o desgaste superior e o aquecimento se se travar por "arrasto"!

Veredicto dos 500 km - mantenho os 5 pontos em 5 possíveis, com a ressalva da utilização das pastilhas orgânicas! Caso pretendam utilizar pastilhas sintetirizadas, aconselho a subirem uma medida ao disco traseiro (140 mm para 160 mm)

Quadro Epic Comp

A minha satisfação mantem-se imaculada. :p Estou mesmo muito contente com a bicicleta! 8)

Como sugeri, e derivado às condicões meteorológicas que se fizeram sentir ao longo destas semanas (alguma chuva e muita humidade) acabei por dar mais dois cliks ao rebound do amortecedor (Tenho 4 clicks a partir da posição mais rápida) para me ajudar na tracção, evitando as "cuspidelas" por velocidade de recuperação! Quanto ao brain, e uma vez que o amortecedor também já está "acamado", estou a trabalhar com ele com 18 clicks em 20 possíveis! Para as condições que tenho apanhado a bike está impecável!

Agora leiam e releiam, questionem, abordem, falem, digam o que quiserem, mas façam-me um favor... tenham um FELIZ NATAL com os que vos são mais queridos e sejam muito, mas mesmo muito felizes! :lol: Conto convosco para o verdadeiro espírito natalício!

Um abraço a todos!

gonçalo
 

Pedro Augusto

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"Galo" das rodas - No fim de semana passado aterrei em cima de uma pedra do tamanho da cabeça de uma pessoa, e amolguei a lateral do aro da frente... curiosamente nem um mínimo empeno ou "força" na roda! Esta é das poucas vantagens das rodas vergarem... Mas a verdade é que acho que não vou ter a roda da frente em sistema UST tão cedo...

250111qz2.jpg


Sobre o caminho onde aconteceu esse acidente, acho que devias ir pedir responsabilidades ao Jorge! :lol:

Abraço, e bom Natal.
Vemo-nos por ai
 

Picão

New Member
Boas,

Finalmante encontrei um tempinho para fazer a análise da máquina que exprimentei 3ª feira 23.

Para quem não sabe esta é a minha maquina:

A unica alteração em relação à foto é as rodas, troquei por umas SLR na foto estão ainda as SL.
E esta foi a máquina que testei:


Fizemos exactamente isto:
101 kms Totais
5h43m de andamento
1214 m de acomulado de subidas
17,66 Média

No passado e penso que é importante referir, apenas tinha testado uma epic de 2007, no geral não gostei, principalmente a subir e à cerca de 6 meses testei uma Spark. Em relação a esta ultima foi num passeio pouco agressivo não deu para concluir muita coisa.

Agora vamos ao que importa:

- Subidas: Em relação à minha não notei muita diferença não achei a bike a «bombar» muito antes pelo contrario (aqui de referir já que o brain estava com a afinação para não oscilar nada a não ser só com a porrada ou buraco). Fizemos algumas subidas e em algumas mais tecnicas até achei vantajoso pois a bike não me fugia tanto como a minha foge.

- Rolar: Pelo acomulado de subidas que fizemos podem notar que tinhamos muitas zonas a rolar. Comportamento muito identico à minha bike, muito boa a acelarar. Em terreno rolante com algumas irregularidasdes(tipo rastos de tractores), muito boa mesmo, não se leva porrada nenhuma no lombo.

- Descidas: Esta é a parte que acho mesmo mais vantajosa pois a bike transmite muita confiança a descer, muita segurança que acabo por largar mais os travões. A minha HT salta muitissimo atrás. Muito boa mesmo a descer.

Em relação à suspenção da frente, tambem gostei, apesar de não pensar adquirir uma principalmente pelo preço, segundo o que se diz tem mais ou menos o mesmo comportamento de uma terralogic.

Resumindo e baralhando.
- Fiz 101 kms e no outro dia estava porreirinho das costas coisa que com a minha HT nem preciso de tantos kms.
- Convencidissimo em relação ao sistema do brain, funciona mesmo.
- Em relação à troca que penso fazer do meu quadro para um quadro igual ao do Mikka acho que a unica coisa que posso perder mesmo é o peso, mas com mais algum tempinho €€€€ talvez se consiga chegar aos 10kg.

Darei novidades por aqui... :lol: :lol:

Inte e continuação de Boas Festas!
 
baipomont, em relação aos pesos:

A Epic Expert Carbon 09 pesa 11,200 Kgs sem pedais ( eu vi a pesar )
A Epic Expert Al 08 ( agora minha ) pesa com as minhas rodas 11,350 Kgs ( vi a pesar )
Atenção que não estou contestar os pesos da SoloBici ( que foram feitos com as topo de gama ), estou acrescentar pesos de outras versões..
Como já reparaste a minha é de Al e contribuíste ( assim como os outros que deram a sua opinião aqui ) positivamente para aquisição da minha máquina.
Neste momento leva +- 170 kms ( - de uma semana ) depois darei a minha opinião noutro local.
Mikka Salo, mais uma vez Obrigado pelo teu contributo continua a andar e escrever :wink:.
picao, depois quando fizeres a tua nova aquisição vai-nos pondo ao corrente :wink:.

Um Abraço

Mikka Salo, fiquei com uma duvida ??? Eu tenho uma Reba e sempre afinei da seguinte forma:
A câmara negativa com mais ar do que a positiva dá-lhe mais sensibilidade, de tal forma que sempre usei assim porque gosto. Nas Sid é diferente ou tenho andado enganado este tempo todo ??
 

Mikka Salo

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Bom dia!

Devido ao apontamento do António, sou a corrigir o que apontei no meu último post... Obrigado António :yeah:

Estou a utilizar 125 psi's na câmara negativa... até fui lá confirmar! Na prática ando com menos ar na câmara negativa do que na positiva! O objectivo é reduzir o movimento "bob" quando pedalo em pé!

Para facilitar, e minimizar a minha falha, vou corrigir o post anterior!

Obrigado mais uma vez António!

Continuação de Boas Festas para todos!

Gonçalo
 

AFR

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Boa tarde! Para começar deixem-me dizer só uma coisa... que topico fenomenal!

Agora vou ver se me podem ajudar! :wink:

Antes de ler este topico estava indeciso entre uma bike rigida de carbono ou uma Epic 2009, agora já nao estou fiquei rendido e quero uma Epic só para mim! :D

Agora restam-me um problema e uma duvida para decidir a 100%!!!

Vou começar pelo "problema", derivado a ter 1.95 cm de altura (descalço) há quadros mesmo os maiores (claro) que mesmo assim me ficam pequenos. Por exemplo a minha actual bike é uma Bianchi de 21 pol. e andei 1 ano a lixar o meu joelho (tendinite) até a altura onde comecei a levar a bike a uma nova loja e mal me viram em cima dela disseram-me logo que tinha que subir o espigao! O Problema é que o espigao já estava no maximo! A minha grande duvida é se a Epic XL dará para o meu tamanho, já fui a uma loja oficial e disseram-me que o XL vai até alturas até 1,98 cm. O que me mete confusao é que o quadro em polegadas é mais ao menos igual ao da Bianchi! E como sempre nao há em nenhuma loja bikes em tam XL para eu experimentar só encomendando! Será que me podem ajudar?

Quanto a duvida é esta, como a S Works ta fora de questao (nao gosto muito da cor ehehe), o maximo que poderia ir e já fazendo uma ginastica olimpica seria a Expert Carbon! Mas dps de ver o catalogo milhentas vezes e fazer contas e pensar e tal chego a esta conclusao (e posso tar errado claro!), totalmente em carbono (e num carbono diferente!) só a S Works, na Expert o triangulo traseiro é em aluminio! Na vossa opniao nao ficara mal distribuido o peso? E em questao de peso a diferença pouco é para a Expert em aluminio que tem exatamente o mesmo material e custa menos 900! Sempre sao 900 euros para gastar em upgrades! Ou estarei a pensar errado?

Quem me puder ajudar agradeço e claro que estou aberto a todas as opnioes para aprender mais um bocado sobre este nosso hobby!!!

Só mais uma coisa senao for pedir muito! Se souberem de algum test-drive a uma Epic 2009 avisem pois na loja oficial da minha zona Epic para teste-drive nem pó!!!

Abraço,
 
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