Specialized Camber Comp 2011

nunomaia

New Member
Esta é a análise à minha bike, ainda curta porque só a tenho há uns dias. Fica a foto dela, tirada na Penha, GMR, junto a alguns clássicos. Quem sabe um dia esta bike também seja um clássico, virtudes não lhe faltam.

Das primeiras impressões resulta excepcional em quase tudo, especialmente para quem tinha uma bicicleta já com 10 anos. Acho que o ponto mais forte dela é a geometria: é uma trail bike com geometria quase decalcada da stumpjumper fsr, portanto apesar dos 120mm de curso à frente e atrás não é uma máquina de xc ou maratonas. Funciona muito bem a descer mas também a subir.

Logo no negociar da compra fiz os seguintes upgrades: pneus em kevlar 2bliss, cassete xt, pedaleira deore. Estes upgrades destinaram-se a reduzir peso que se encontra agora nos 12.9kg, com pedais. Mais upgrades só daqui a um ano ou dois, provavelmente as rodas.

Curiosamente, passados 2 dias de a comprar vi o teste ao mesmo modelo na revista bike magazine. Estou em geral de acordo com o que lá escreveram, excepto que elogiam o selim e eu não o acho muito confortável. E agora nem dá muito jeito trocá-lo poque tem os carris em anodizado dourado a fazer pandan com mais uma série de dourados na bicicleta... até as cabeças dos raios são douradas!... mas ao vivo resulta espectacular. :D

 

masquemsera

New Member
Oi eu estou a pensar em comprar essa bike sabes dizerme quanto custa?anda bem no monte?sobe bem?a suspensao trabalha bem? e o amortecedor? desculpa estas perguntas todas mas e que necessito mesmo de saber estas coisas obrigado

Cumprimentos
masquemsera??
 

nunomaia

New Member
A Camber Comp custa de tabela 1499€. Há em 2 jogos de cores: vermelho e branco ou preto e branco com tons de amarelo (a minha). A Camber vem substituir a FSR-XC, é a entrada de gama de suspensão total da Specialized. A bicicleta sobe muito bem, é só preciso ter em atenção que sem upgrades é pesada: 13.4 kg. Daí ser melhor negociar melhorias logo na compra.

O amortecedor traseiro é simples, um RockShox Ario com bloqueio e ajuste de rebound. Não tem ajuste tipo propedal mas desconfio que tem algum tipo de valve platform incluido poque bombeia muito pouco. Nos pratos pequeno e do meio só se nota bombear pedalando em pé (mas aí nota-se bem). É muito confortável e sensível a pequenas irregularidades. Acho que é aqui que está a maior vantagem do novo posicionamento do amortecedor em relação à FSR-XC. Estou a andar com um SAG de 25% e ela quase não bombeia, nem em estrada estou a bloquear o amortecedor, mas também pedalo quase sempre sentado...

A suspensão da frente é uma RockShox Recon, que é uma boa evolução em relação à Tora que vinha na FSR-XC e que se encontra em muitas bikes desta gama. Mas é a Recon mais básica, portanto tem as pernas superiores em aço logo não é das mais leves. Mas como bónus é bastante rígida (por causa das pernas em aço) e trabalha muitíssimo bem. Mas como é óbvio preferia que tivesse um Maxle de 20mm em vez do eixo rígido convencional.

No monte é um espectáculo, a posição é bem relaxada para descer e no entanto sobe de forma muito confortável e eficiente. Só mais uma coisa: os travões são muito doseáveis... (e isto não é um elogio).
 

nunomaia

New Member
Os travões são pouco potentes... mas muito doseáveis. São travões hidráulicos da Tektro de entrada de gama. Mas para o preço da bicicleta acho que estão bem, também a bike ainda é nova de modo que mais umas voltas e talvez fiquem a agarrar mais.
 

José Martins

Administrator
Os travões são apontados em dois testes que li como um dos pontos menos positivos deste modelo, opinião também partilhada por um recém utilizador meu amigo.
Mas de resto, a opinião geral que tenho lido e que ouvi deste utilizador é bastante positiva.
 

M.Bike

New Member
sem upgrades é pesada: 13.4 kg. Daí ser melhor negociar melhorias logo na compra

Boas
Ora aí está o topico que eu procurava... também ando a pensar adquirir uma (gosto mais da versão elite, por causa do quadro, embora não se venda cá nessa cor), mas com os upgrades que fizeste, em quanto ficou?

Abraço
 

nunomaia

New Member
A compra da Camber implicou a retoma de outra bicicleta por isso as contas são um pouco mais complicadas. Mas contas por alto diria que o valor dos upgrades corresponderá a um desconto de 10%. Isto é, pagando o preço de tabela da bicicleta podes contar em negociar uma oferta entre 150 a 200€ em upgrades.
 

M.Bike

New Member
Boas

Voltando a este tópico, tendo em conta uma utilização XC, passeios domingueiros e alguns passeios, o que mudavam nesta Camber Comp?
 

Rodasepedal

New Member
Talvez a Susp passava-a para a Recon mas em versão U-torn e os travões, talvez os Avid Elixir.

Mas assim tmbem não tá mal. a preta e amarela tá um show.

Cumps
RODAS
 

TheShadow

New Member
E Camber comp tem um quadro muito bonito em termos de cores.
eu não tou familiarizado com os travões e não sei o que valem no terreno.
O amortecedor também mudava.
 

nunomaia

New Member
A Camber agora está com um funcionamento de travões esquisito. O de trás chia muito e o da frente está com um tacto esquisito, nem sei explicar bem. Mas estão a travar bem.

A bike tem uma atitude e geometria que convidam mais ao fun factor. Se alguém está a pensar comprar para maratonas acho que há propostas melhores e com geometria mais adequada. Ese bike para mim, como upgrade, era transformá-la tipo numa versão EVO com uma forqueta de 140mm, travões mais pujantes e uma geometria ainda mais relaxada. E a Specialized é bem capaz de fazer uma versão assim para o próximo ano.

Fica uma foto junto à casa do penedo em Fafe.

 

M.Bike

New Member
A Camber agora está com um funcionamento de travões esquisito. O de trás chia muito e o da frente está com um tacto esquisito, nem sei explicar bem. Mas estão a travar bem.

A bike tem uma atitude e geometria que convidam mais ao fun factor. Se alguém está a pensar comprar para maratonas acho que há propostas melhores e com geometria mais adequada. Ese bike para mim, como upgrade, era transformá-la tipo numa versão EVO com uma forqueta de 140mm, travões mais pujantes e uma geometria ainda mais relaxada.

Boas

Não estás satisfeito com a bike? Estou tentado a adquirir uma mas... a posição de condução é agressiva ou tem a frente alta tornando-a assim mais relaxada?
 
Top Bottom