Specialized 2009

BigFoot

New Member
Re: Specialized Epic 2009

isso nao quer dizer nada.. olha para as fuel e as hei hei entre outros milhares de modelos que adptaram aquele aspecto, que gira muito em torno do four bar..
 

bilezura

New Member
Re: Specialized Epic 2009

Olá,

Os teus desenhos estão fabulosos!
Mas a geometria das bikes está mto distorcida!


As Epic 2009 vão ter que se distinguir da concorrência: Merida, Ktm, Msc, Spark). Imagino que vão integrar o conceito de suspensões 100% Specialized, o quadro vai ser todo em carbono e vai pesar menos de 10Kg... de ser ainda mais caro!

O resultado visual até pode ser próximo de algum dos teus desenhos...

Até lá, vou continuar a explorar a minha nova Epic Sworks!
A minha é igual à da Magda da Ciclovias.com/somafre
Elas agora tb correm com Epics em carbono.


Bjx,
MJ
 

fitty77

New Member
Re: Specialized Epic 2009

Mas que raio.... Então mas tem que ser diferente da concorrencia porquê? Apenas para ser diferente? Pensava que ela tinha que ser eficaz, e para isso, a Specialized devia usar o sistema que mais favorece esse principio seja ele qual for. Se ela tiver que ficar parecida com uma KTM ou uma Trek ou outra coisa qualquer.... Porque não? Se chegarem à conclusão que é a geometria mais eficaz.... Cada vez mais me convenço que comprar uma Epic, muitas vezes não é motivado pelo facto de ser ou não eficaz, mas sim pelo facto de ser apenas diferente.....
 

Conguito

New Member
Re: Specialized Epic 2009

Excelentes fotos sim sr.

Só em titulo de esclarecimento e não é por ter uma epic que digo bem de uma ou de outra coisa, ate pq fui aprendendo a gostar dela, o amortecedor da merida apesar de estar no mesmo sitio do da specialized o sistema de apoios e funcionamento e diferente. Nao basta olhar pa fotos e dizer que é igual, a merida tem tem um ponto de rotação a entre o meio e a extremidade do link fazendo com que seja o link a fazer a compressao, o speciacized o amortecedor aperta ao eixo do link. Sistemas diferentes mas aparentemente iguais.



meridamission04shockbigkf5.jpg
 

fitty77

New Member
Re: Specialized Epic 2009

Eu acho que quando se disse que o sistema era parecido, referia-se ao local do amortecedor... E mesmo este é diferente, pois não possui o Brain.... Seja como for a arquitectura, é parecida. Porventura, e até pelo que os utilizadores dizem, as Meridas ficam mais confortáveis devido a essas diferenças. Seja como for, de referir também que, se bem me lembro a Merida é da Specialized pelo menos em grande parte do seu capital, podendo ser essa uma razão para ter herdado o sistema de suspensão parecido. Digo eu que não sou de cá.....
Abraço
 

Alf

Active Member
Re: Specialized Epic 2009

A Merida é accionista da Specialized, detêm 40% do seu capital. Ou seja, 40% da spec é da Merida, mas as coisas não são assim lineares :roll:

De qualquer das maneiras, falemos da nova Epic que aí vem :wink:

Existe algo que me diz que o sistema de suspensão da Enduro e da Stump não vai cair muito bem na Epic... Para começar, e agora que se usam cada vez mais suspensões totais em competição, e a os atletas oficiais da Spec só usam Epic, existe logo uma lacuna: Falta uma grade de bidon :roll:
 

fitty77

New Member
Re: Specialized Epic 2009

Se eles realmente alterarem a arquitectura do quadro, e para manterem o principio da Epic, às tantas ainda optam mesmo pela ancoragem no tubo superior, a par do que acontece com as Spark por exemplo. Um outro sistema que eu considero como sendo eficaz (isto do alto da minha... ignorância :mrgreen: ) é o usado nas Lapierre, mas não estou a ver a Specialized a irem por esse caminho....

PS: só um bocadinho para o off-topic.... Tens a certeza que a Specialized é que é da Merida? Ia jurar que era o contrário....
 

BigFoot

New Member
Re: Specialized Epic 2009

As vezes o que parece não é.. lá por a Merida não ser tao conceituada como a Specialized.. não quer dizer que sejam os donos.. é como ao caso se não estou em erro, da Fiat que é dona da Ferrari.. :mrgreen:

Estou muito curioso em relaçao ao novo epic..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

prasquete

New Member
Re: Specialized Epic 2009

Exactamente bigfoot, a spec tem mais visibilidade do que a merida, cá em portugal, vao ali ao lado aos nuestros hernamos e vao ver...

ps: a ferrari é mesmo do grupo fiat, tal como a alfa...
 

fitty77

New Member
Re: Specialized Epic 2009

Eh pá, vamos continuar no off-topic, mas.... a Ferrari, embora sendo da Fiat, está separada desta. Em termos estruturais, Fiat, Ferrari, Maserati, Alfa e Lancia está tudo no mesmo embrulho, mas a Lancia depende directamente da Fiat, a Ferrari está mais destacada e tem a Maserati sob a sua alçada. A Alfa é que estou na duvida.... Mais ou menos como a VW. A VW tem a seu cargo a Skoda, enquanto que a Audi tem a Seat. Mas todas elas dependem da VW (enquanto holding do grupo). Não da VW enquanto fabricante. Mais ou menos como a Sonae por exemplo. A Sonae em si, não faz nada. É uma holding. Depois tem é empresas em baixo que dependem dela, mas com directores independentes (ou +/- independentes :mrgreen: )

Back to topic..... Sorry
 
Re: Specialized Epic 2009

Como já referi em vários post anteriores...nao me agrada que uma marca todos os anos altere as bikes, transformado aquilo que era "a melhor tecnologia" em algo completamente desactualizado com efeito directo sobre os possuidores de maquinas dos anos anteriores que as vem desvalorizadas.


Tomando agora o partido da Specialized:
Quanto á Epic 2009, tive uma de 2003 e todos os anos, como sabem, é lançado um novo modelo com alterações, e por sinal, para melhor.
Acho a geometria da mesma bastante interessante, se a transformarem numa StumpJumper XC...penso que perde a sua identidade, mas talvez com isso consigam diminuir o peso total, pois o actual amortecedor é um pouco pesado devido ao seu comprimento exagerado.
 

BigFoot

New Member
Re: Specialized Epic 2009

o que faz o peso exagerado dos quadros specialized nao é o amortecedor.. é o quadro em si.. e quanto a mim eles tapam o sol com a peneira, porque de qualidade a nivel de quadros.. pegando nos de estrada, basta ver a quantidade que partiu durante e somente a volta a portugal. é um numero exagerado, e comparando o tarmac sl com adicted da scott este bem mais leve, com muitos utilizadores durante a volta e não houve nenhum registo, isto é somente um exemplo.
o epic tanto de aluminio e carbono sao ambos muito pesados tendo em conta os rivais mais proximos, ja nao referindo o spark que não pode ser comparado com outro qualquer em questoes de peso, existem muitas outras marcas com quadros mais leves e resistentes. o que quero dizer com isto, é que se não olharmos para os catalgos lindos da specialized que nos vem ter a casa, e para a publicidade brutal que fazem, e olhando apenas para os factos, vemos que specialized não tem vantagem em nada em relaçao a um numero interminavel de marcas. Pessoalmente não desgosto de um ou outro modelo, mas dai a ser o numero 1 como a marca tenta fazer crer e os adpetos fanaticos que leem nas revistas que specialized esta acima de qualquer outra marca.. para mim é totalmente errado.
Estou muito curioso no sistema que vai adptar, assim a vista sao apontados 2, embora diferente da trek, kona, giant, e o outro scott, merida, ktm etc.. sao muito identicos, e estou curioso, a marca a optar por um a quem vai dar "razão"...


Cumps.

Bruno Atalaia
 

Ranubis

Member
Re: Specialized Epic 2009

Ora bem vamos lá colocar aqui mais uma vez os dados da minha Epic de 2003

21500 km
2 trocas de rolamentos
1 revisão ao amortecedor
0 problemas

Por isso digo que a Epic é a melhor bicicleta do mundo, pelo menos para mim.
 

BigFoot

New Member
Re: Specialized Epic 2009

ora ai esta um exemplo que pode crer dizer tudo.. ou crer dizer nada.. :wink:

acho que me expliquei bem e fundamentei o que disse..
 
Top