Specialized 2007

P.M.

Member
OFF-TOPIC

A grande diferença da Specialized para os outros 4-bar é a chamado Horst-Link (quando temos um pivot na escora inferior, junto da roda), cuja patente pertence à Specialized. O modo de fixação do amortecedor traseiro é o Sistema FSR, sendo este também patente Specialized...

De notar q os VPP (santa cruz), Maestro (Giant), DW-Link (Iron Horse), etc, são também sistemas 4-bar, pois possuem um movimento da roda quase rectilineo e perpendicular ao chão, e são caracterizados por 4 ponto de rotação...

A titulo de curiosidade, um Faux-Bar (Kona, trek, etc, etc), é um sistema com 4 pontos de rotação (sendo 2 deles na escora superior), onde o movimento da roda é similar ao de um monopivot, mas com menores problemas a nivel da influencia da travagem na suspensão...

P.M.
 

Ranubis

Member
A malta vê um amortecedor na vertical e prontos é um 4 bar
Olhem bem para o funcionamento do sistema e vão ver que tudo funciona como um simples FSR a única diferença ta no sítio onde foi colocado o amortecedor.
 

Alf

Active Member
Concordo com o ranubis: vendo bem, é só prolongar aquela peça que liga a escora ao quadro (não sei o nome) para a frente e mudar o amortecedor de posição que não deixa de ser FSR... passa é a ser quase igual a um 4BL :mrgreen: :mrgreen:
 

Ranubis

Member
endurobyranubis5xl.jpg


Ora aqui esta agora já é uma FSR mas acho que a geometria não seja a ideal
 

Kamari

New Member
Para mim se me perguntarem se o sistema usado pela Scott é diferente do sistema usado pela Spec, eu digo que sim, até porque o amortecedor sa Scott é diferente e está situado num lugar diferente... mas a Scott teve que se sujeitar... :roll:

Cumps :wink:
 

Alf

Active Member
Wikipedia said:
In 1991, while working for AMP Research, (owned and run by another motorcycle racer named Horst Leitner) Karl Nicolai designed a bike that utilized the four bar linkage design and accepted a normal cantilever brake. This bike was initially marketed under the AMP brand and a version came to the mass market as the Specialized FSR.

e esta hein?? :roll: :roll:
 

xman

Member
Umas fotos da Epic de 2007 (pelos vistos o quadro de carbono não mudou muito, apenas a suspensão traseira)

2062-8.jpg


epic_1.jpg
 

NWD

New Member
Boas!
É impressão minha ou a epic s-works de 2007 e em alumínio (penso que s-works em 2006 só existia em carb), pelo menos a escora traseira parece ser em alumínio?!
É impressão minha?:p



Boas pedaladas:wink:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
NWD é impressão tua :twisted: :lol:
O triangulo principal tal como o modelo deste ano é em carbono, e o triangulo traseiro, também tal como o deste ano é em aluminio :mrgreen:

Hã toda vermelhinha, já se pode antever quais vão ser as bikes do benfica :mrgreen: :mrgreen: :lol:
 

NWD

New Member
Ok foi erro meu! Eu tinha ideia que a deste ano era toda em carbono (o triangulo traseiro também em carbono)!

ps: ainda não tive oportunidade de ver bem o quadro de 2006 :s


Alguem sabe se as novas suspensões que equipao a trazeira das specialized, são fabricadas pela specialized, ou são apenas personalizadas pela marca?
 

xman

Member
A Bike Magazine deste mês (Agosto), também tem a apresentação das máquinas de topo da Specialized para 2007.
 
No que toca ás pinturas as HardRocks's de 2007 estão muito mais giras que as de 2006 em que a pintura era um bocado esquisita... no que toca a decoração
 
Top