Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

klaser

Well-Known Member
O shimano XT de agora 11V é muito mais "seco" que os anteriores, ficou parecido com SRAM.... quem tinha os shimanos anteriores e passou para o novo 8000 como eu, notou isso....mas é super preciso na mesma...
 

vanwilder

Member
Boas

Estou a pensar em alterar a minha bike de 2x10 para 1x10, pedaleira XT M785, e quero comprar um prato de 34T 104BCD na superstar components, eles tem lá 2 modelos um é 1/0 narrow wide style e o raptor narrow wide, pelo que percebo o raptor já tem offset para uma melhor linha de corrente correto? Ainda são 10 libras de diferença no preço. Quem me pode esclarecer qual o melhor?

Obrigado
Mário
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas, eu ia para o mais barato.. acho que essa diferença na linha de corrente também pode ser ajustada recorrendo aos espaçadores do eixo, sem ser preciso comprar um prato novo.
 

Babg

Member
Boas pessoal estou com 1 dúvida tenho na minha bike 1x10 com pedaleira xt a antiga de 2 pratos mas convertida a 1 agora decidi comprar a nova xt m800 a minha dívida e se a nova funciona sem problemas com o movimento pedaleiro da outra
 

vanwilder

Member
Boas
Obrigado pela resposta.

Nesse caso as anilhas terão de ser colocadas entre o crank e o prato? O quadro é pressfit não dá para levar anilhas, acho eu!!

Cumprimentos
Mário
 

Babg

Member
Eu também tenho movimento pressfit a minha dúvida era se era plug in play as medidas parecem me iguais aver...
obrigado
 

Nuno Félix

Super Moderador
Há tempos que uso um sistema 1X10 adaptado na minha 27,5... Tanto na Cube como na RCZ... Ou seja, pedaleira SLX de 3 pratos convertida a 1 prato e uma cassete de 11-36.

Tenho usado maioritariamente um prato de 32, mas do lado de fora da pedaleira (no lado de dentro bate na escora).

Montei há dias um prato de 30 (também por fora) e parece-me que vai ser sempre a bater claras em castelo... :) No entanto, há a vantagem de, devido ao facto de ter o prato de 30 do lado de fora, não atravessar tanto a corrente pois a cassete será mais solicitada nos pratos mais pequenos.

Foto:
IMG_20170327_180645_HDR_zpsnd9oeup9.jpg
 

vanwilder

Member
Boas
Com o desviador traseiro XT shadow+ é necessário trocar o parafuso de tensão ou não, há alguém que tenha feito a conversão com este desviador? Cassete 11-42 com prato 34.

Cumps
 

Mr.sa

Active Member
E agora com as cassetes 11-50 que tanto a sunrace como a garbaruk lançaram. A da garbaruk tem um peso brutal, mas recomenda usar a caixa deles, já a sunrace não encontro nada.

Eu quando meti sunrace 11-46 o vendedor disse-me que tanto dava com caixa média como longa e a verdade é que o meu b-tension com a 11-46 ainda fica com uma boa folga (tenho caixa longa), falta saber é se chega para o 50.

Estou tentado na da garbaruk... menos de 200paus por uma cassete que em relação ao eagle só não tem o carreto de 10 e tem um peso de max 300gramas...
 
Last edited:
Eu também montei M8000 de caixa longa com sunrace 11-46 e sobra ainda muito espaço. Acho até que o parafuso não está a meio do curso.
 

camponubla

Well-Known Member
A Oiz que comprei vem com prato único Shimano XT M8000 de 32T. Alguém sabe se esse prato é com os dentes tipo "narrow-wide"?
 
Boas vanwilder, com o desviador xt de 10v tens de comprar um parafuso mais comprido para conseguires afastar o desviador do pinhão de 42d. Nos desviadores sram, por ex, não era necessário mas nos shimano sim.

Cumps
 
O prato da OIZ é o específico para 1x (não sei se a shimano lhe chama narrow wide ou se lhe dá outro nome!!). E creio que se pediste para mudar para 1x11, a cassete é a 11-46.
 

moshinho

Super Moderador
Eu tenho 1*10 com desviador xt sem embraiagem,e o parafuso de tensão nem foi preciso mexer quase nada.
Isso depende também do quadro.
O desviador tem de ser afinado nas mudanças e no parafuso de tensão se necessário. Se o mesmo não chegar terá de se colocar um maior.
Quanto ao 1x11, os limites dos desviadores são:
Shimano 10v caixa longa: 42T
Shimano 11v caixa média (GS): 46T
Shimano 11v caixa longa (SGS): 48T
Sram 11v (todos): 49T
 
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