Sinalização para BTT

doc

Member
Pessoal:
Alguem conhece ou sabe onde se pode tirar informações sobre significado dos sinais que se encontram nos trilhos de BTT? Na minha zona existe vários: quando começam os trilhos surge uma bola vermelha com btt escrito, outras mais frequentes são duas bolas na vertical, uma branca e outra vermelha, ou uma linha amarela e outra vermelha. Só que não sei quem as faz essas pinturas (rupestres, umas mais que as outras) nem o que significam, limito-me a segui-las. :?: :?: :?:
 

NetWarrior

New Member
pá nao tou a ver bem isso... sinalizações tira umas fotos disso!

quanto ao trilho com risca amarela e vermelha é porque é um trilho marcado tipo trilho de peregrinação! há varios espalhados por Portugal quem os marca acho que são os tipos do caravanismo.....

Penso eu de que....
 

doc

Member
Ora os sinais a que me refiro são:
Img00051.jpg

Img00053.jpg

Img00055.jpg

Img00056.jpg
 

Fireblade

New Member
interessante...

Nunca tinha visto...é a primeira vez...

O que ja encontrei varias vezes foi fitas, mas isso é o mais normal possivel...

Agora esses.... :? :? :?

:wink:
 

sergiobtt

New Member
ei men, isso são pinturas rupestres :lol:
está caladinho, senão daki a nada ficas sem trilhos e é só ppl dos institutos e etc. \:D/
nunca vi nada assim! :idea:
SA
 

UrbanRider

New Member
Cá pra mim isso é obra do diabo :twisted: :twisted: :twisted: LOL
Bem a minha opinião em relaçao a essas obras de arte é a seguinte:
Devem ser marcas especificas de um passeio ou prova, na qual os participantes eram imformados acerca do significado desses picassos pintados em pedras. Por exemplo acho que foi em S. Bráz de Alportel no ano passado que tinha umas setas apontadas para o chão a indicar descida pergioza/técnica, o maximo de setas eram 3 sendo o minimo 1.

é o que eu penso...
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
A primeira foto, com a bola branca, a outra bola laranja, e a seta cor de laranja não tem que enganar, foi um gajo do PSD :lol: que andou a dar numa de pinturas rupestres, possivelmente, um gajo aí do Algarve, recordo-me por exemplo do Cavaco Silva.

Em relação ás outras, sou da opinião do UrbanRider, isso é coisa do demo :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Possivelmente é marcação de alguma prova que houve aí na zona, mas como a tinta não sai assim tão facilmente....

Quando disponibilizar a reportagem da maratona de s. brás vou-vos mostrar mais marcações do demo, tenham medo, muiiiiiiiiiito medo!
 

doc

Member
Estas marcas surgiram pela primeira vez quando surgiu o BTT em força na zona, há cerca de 13 anos, até se realizou 3 provas do campeonato nacional de BTT na zona, depois isto foi-se espalhando, principalmente junto a ribeira de Algibre e todo o concelho de Loulé. Mas volta e meia,as printuras aparecem renovadas.
Mas já tenho uma ideia: vou-me esconder atrás de uma moita (dia e noite) :lol: :lol: e esperar que apareça o gajo (seja quem for, até pode ser o diabo) depois...PIMBA, dou-lhe uma cacetada nos cornos, e aperto-lhe os gragomilhos até ele vomitar tudo o que sabe!!! :lol:
 

Paulo M

Member
Não há legislação especifica para regular os sinais que se dizem de btt.

Por um lado "ainda bem". Imaginem a cena, em pleno Alentejo, um GNR escondido atrás de um chaparro (Quercus suber a espreitar se algum bttista não respeita o sinal ou o limite de velocidade. :)

Se o governo descobre que nós podemos ser mais uma fonte de receitas para ajudar o orçamento (já o somos quando pagamos iva's a 19%), mandam as forças policiais multarem a malta por não respeitarmos as regras de transito.
trânsito.jpg
 

LCTriguinho

New Member
CarlosRibeiro said:
Essas pinturas ruprestes estão por todo lado.
Eu encontro-as muitas vezes pelas serras a onde costumo andar ( Porto de Mós).

Olha mais um que anda por aqui, PNSAC, e que talvez nunca nos tenhamos encontrado???!!!

Quanto ás marcas, aqui no PNSAC, as que tenho visto são riscas e são marcações de caminhos pedestres. Cruzes indicam caminho errado, quando uma faz curva é para virar nesse sentido, etc, etc.

Espero que quem faça essas marcações para passeios de BTT o faça com tinta que desapareça com muita facilidade, não parece nada bem deixar os trilhos todos marcados. E, ou se foi com fitas que as retire no final.
Eu, quando "não" organizo passeios organizados se forem com marcações, é com tinta que em pouco tempo desaparece. E em locais muito tecnicos, tipo carreirinhos no meio da Serra, etc, simplesmente não marco, para não os irem lá estragar com aquelas viaturas do demo, (já o fizeram).

Temos de dar o exemplo a quem circula no mato.
 

fg

New Member
Viva

Desconheço esses sinais, mas há uma sinalização internacional para percursos que se utiliza no montanhismo e pedestrianismo e que usa duas linhas : vermelha e amarela para Pequenas Rotas (- 30km) e vermelha e branca para Grandes Rotas (+30km).
Provavelmente alguém da tua zona adaptou essa sinalização para BTT.
Aconselho uma visita a este site :
http://www.fcmportugal.com/pt/inicio.asp#
Podes ver o tipo de sinalização em:
http://www.fcmportugal.com/pt/areas.asp?id=21&menu=14
Bom ano de 2005
FG
 

fg

New Member
"Olha pa frente k é la k eu to sempre"

Ó UrbanRider, existe alguma relação entre o boneco do sinal e a tua frase de assinatura ?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
proibido.jpg


E que tal esta sinalização bem explicita ?

A Foto é do Trilhus, eu não sei onde isto é, mas se me deparasse com um sinal destes, tinha um ataque de insanidade, e transformava o aviso em: "Proibido plantar BaTaTas"
:mrgreen:
 

LCTriguinho

New Member
Porque será que colocam sinais destes???? :(
Lembram-se de uma resposta minha num outro topico???
Pode ser, como pode não ser. Mas se for só nós podemos alterar isso. 8)
 

Paulo M

Member
A foto foi tirada em Vale de Santarém...

Foi um passeio que fomos e também não percebi o porquê da placa, mas foi o primeiro sinal especificamente dirigido ao BTT que vi.

Acho que o pessoal não deve ligar muito ao sinal (Não deve estar homologado por qualquer entidade certificadora) :D
 

doc

Member
A resposta ao enigma, vem na revista ONBIKE nº3, na reportagem "memórias do btt: os percursos do professor Arménio" (página 86 à 89).A sinalização tinha (agora há os gêpêesses) como objectivo ajudar a orientação e confirmar a boa direcção.
 

seniw

New Member
Tambem já me tinha apercebido dessa sinalização, principalmente no concelho de Loulé, desde Querença, Algibre, Alte...
E agora, por baixo, juntaram-lhe mais sinalização correspondente a precursos pedestres, costuma ser uma lista amarela e outra vermelha.
 
Top