Serra Lousã-centro de btt

Chaves

New Member
Centro BTT da Lousã, Percurso preto ou negro!! muito negro!

Caros amigos venho aqui alerta-los para não confiarem em qualquer informação que possa aparecer no site das aldeias de xisto relativos a percursos btt e respectivos centros ou correm o risco de como nós um grupo de 10 amigos bttistas com alguma experiencia ficarmos totalmente perdidos na serra durante 3 horas completamente arrebentados a procura da continuação do percurso preto do centro btt da Lousã, sacamos o track gps e tudo bem até Cerdeira a partir dai foi um autentico pesadelo onde metemos a nossa vida em risco a procura de um caminho que afinal não existia, de Cerdeira para a frente foi imposivel prosseguir, Contactamos antes o centro BTT por telefone e por email e nunca nos responderam e as chamadas até desligavam!!

Falta adiantar tambem que as marcações não estão completas e mesmo o percurso ciclavel está prestes a deixar de ser, pois a manutenção parece ser zero!!

Acho completamente irresponsavel colocarem tracks online que não estão ciclaveis e que podem por em risco a vida de outros, se algo acontecer podem ser responsablizados!!

Por isso meus amigos, cuidado!! este projecto de real neste momento não tem nada!

Esta foi a 2ª vez que fui a Lousã e certamente será a ultima!!

Foto do local não ciclavel a vermelho, se tiver espirito e corpo forte tente fazer o percurso e depois diga de sua justiça...
perdidos.jpg


In "http://www.aldeiasdoxisto.pt/centrosbtt/63/5/572"

"Os Centros de BTT das Aldeias do Xisto são infra-estruturas desportivas permanentes, constituídas por redes de trilhos para a prática de BTT e locais de acolhimento dotados de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT de lazer. Estes locais estão apetrechados com estacionamento, balneários, estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina) em regime de self-service.

Os Centros oferecem trilhos do tipo CrossCountry, DownHill ou FreeRide , sinalizados com marcações específicas, adoptadas internacionalmente, com quatro níveis de dificuldade (verde, azul, vermelho e preto) adequados a todos os tipos de utilizadores, desde os que pretendem iniciar-se até aos mais exigentes."

"Atenção:
As infra-estruturas de apoio aos utilizadores instaladas no local de acolhimento do Centro de BTT da Lousã encontram-se temporariamente desactivadas devido a actos de vandalismo. No entanto os percursos continuam disponíveis e sinalizados podendo os interessados dirigir-se directamente para o seu início conforme mapa e track gps disponível nesta página.
Para mais informações, contacte: Montanha Clube: 913 848 757.

As nossas desculpas por qualquer inconveniente."
 
Last edited:

rucaf3

New Member
Fui lá em Junho fazer o percurso 15 e sem nada a apontar, pelo contrário tudo OK até o lava bikes estava nice... Quase não precisei de GPS...
 

Chaves

New Member
Sim mas o percurso 15 não faz parte dos trilhos de Lousã mas sim de Ferraria/Gondramaz e pelo que parece o centro btt da Lousã propriamente dito ainda continua desactivado por ter sido vandalizado isto já ouvi a bastante tempo...
 

Chaves

New Member
Amigo se quiser chamar burro está a vontade, é claro que andamos perdidos a procura do trilho, todos sabemos que muitas vezes o que é gravado em gps tem alguns metros de desajuste por falta de sinal ou mesmo por redução de pontos, por isso e recohecendo o que vinha de trás arriscamos ir em frente até encontrarmos o caminho ou outro que nos tirasse daquele inferno!

Será que isto parece um caminho de BTT?? pois o track passava aqui! e caminho so o conseguiamos ver a uns bons 300m, que com este terreno eram mais duas ou tres horas para o alcançar! e voltamos para trás!

IMG_1725.JPG


IMG_1731.JPG


IMG_1727.JPG


IMG_1736.JPG


So vim alertar para que não aconteça a voçes o que aconteceu a um grupo de 10 amigos que se deslocaram cerca de 200kms (para cada lado) para fazer este percurso!!
 
M

monicocas

Guest
Estava a pensar fazer este percurso no próximo mês, mas o melhor será pensar duas vezes! É pena que estas infraestruturas sejam construídas e depois não tenham a devida manutenção!
 

Chaves

New Member
Para monicocas!

Podes fazer o percurso mas não vale a pena fazer a parte da Cerdeira, mais vale ficares la por cima a fazer os outros percursos.

Como o centro está KO podes acampar em Serpins no parque de campismo, fica a cerca de 7 kms de Lousã.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:


Parece que foste... enganado!

Os percursos no concelho da Lousã estão quase todos cicláveis, apesar de não terem manutenção já a algum tempo.

O que se passou foi simples: houve dinheiro para os marcar... mas depois quem ficou responsável por os manter não o fez. Entretanto o Montanha Clube mudou de direcção e o processo ficou suspenso (por causa de verbas...)

Essa parte do percurso preto só foi idealizada para que uma das rotas passa-se na aldeia da Cerdeira, utilizando um trilho que nunca é utilizado e foi "marcado" na altura para que fosse possível fazer a inauguração do Centro da Lousã. Entretanto o Centro da Lousã foi encerrado e espera por um novo local.

Dificilmente encontrariam alternativa naquele sítio, pois a mais viável seria continuarem a descer pela estrada de alcatrão (não cortando para a Cerdeira) e virarem mais abaixo na direcção de S. Lourenço, onde vão encontrar (depois de uma bela subida) o trilho certo para voltarem à Lousã.

Apesar de nada ter a ver com a Entidade Aldeias de Xisto custa-me que situações destas aconteçam na terra que tanto gosto.

O outro percurso (o n.º 11) na Lousã está em bom estado, apesar de ser mais curto.
Uma boa alternativa é fazer o percurso do encontro do Fórum que fizemos o ano passado.
O percurso n.º 15 pode ser "misturado" com alguns na Lousã.

Na Lousã há muita oferta de alojamento: http://www.cm-lousa.pt/turismo/turismo_aloj.php

Quem precisar de mais alguma informação de cá basta dizer.
 

Chaves

New Member
Nem sabes quantas vezes me lembrei de ti quando estavamos perdidos la em cima!!! he he he, por acaso um bttista da zona de Lousã acabou por se juntar connosco exactamente na Cerdeira! deve nos ter rogado 1001 pragas!!

Realmente foi o que fiz, misturei o percurso preto com o do encontro do forum, até fui eu que o gravei! subimos pelo lado do Casal novo e depois para não descermos pelo alcatrão optamos fazer essa ligação da Cerdeira, saiu furado!!

o que eu acho grave é não alterarem o que está on-line pois este engano pode sair caro a alguem!

Abraços
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Esta foi a 2ª vez que fui a Lousã e certamente será a ultima!!

Nem pensar nisso!!!

O que deves fazer é contactar as Aldeias de Xisto: http://www.aldeiasdoxisto.pt/contactos/41/5 e informa-los do sucedido. Só assim podemos alertar aquela entidade para o problema.

O contacto que está disponibilizado é o do antigo responsável pelo Montanha Clube, situação que devia ter sido alterada pela ADXTUR mas não o foi. Logo que tenha oportunidade vou chamar à atenção tanto o Vereador do desporto como o novo presidente do Montanha Clube.

(...) para não descermos pelo alcatrão optamos fazer essa ligação da Cerdeira, saiu furado!!

Pois, mas bastava fazerem mais 1km e encontravam a estrada de S. Lourenço (à direita para quem desce), subindo e apanhando o final do referido percurso que é espectacular, pois possui uma estrada a meia encosta com uma vista deslumbrante sobre todo o vale da Lousã, acabando com uma descida espectacular, rápida e muito técnica.


Tenho feito os outros trilhos (na zona da Lousã e do Gondramaz) e noto que algumas placas não estão visíveis (o amarelo não se vê) e/ou foram roubadas. Mas nada que impeça quem tem GPS de não curtir os excelentes trilhos que esta Serra oferece.

Mas desde já fica o convite a quem quiser por cá passar: basta dizerem que ofereço uma visita guiada.
:wlcm:
 

PKangú

New Member
Eu serei certamente um dos que irá aceitar o convite.., e com todo o gosto.

Apesar de ter conhecimento de alguns dos melhores trilhos da serra, há sempre um imenso desconhecido a explorar. Para o conseguir, nada melhor que contar com a ajuda de um guia local!..

Para mim, Lousã... Sempre.
 

n_martins

New Member
O Montanha Clube está no terreno à procura do novo espaço para o Centro de BTT, este espaço terá de ser numa das entrada da Serra e servirá também para a vertente Freeride e Downhill, em breve haverá novidades! Posso dizer que tem como objectivo também "captar" os praticantes de Enduro (moto) e Caminheiros... ou seja, criar 1 espaço para todos os amantes de desporto na Serra.
Apesar de estar mais ligado ao freeride/downhill também me ofereço para ajudar num novo passeio a este amigos lesados, o Montanha Clube tem carrinhas disponíveis caso sejam necessárias, e posso sempre preparar o almoço :) trata lá disso Luis! Nuno Martins
 

cesarcbr

New Member
Ola amigos. Devemos ter um pouco de calma. Quantos de nos , ja' nao tiveram probs em passeios e ate' provas organizadas com orcamentos muito altos.
A Lousa nunca deixara' de ser um paraiso para os desportos aventura, e sim concordo que a informacao deveria estar actualizada, que os trilhos deveriam estar em melhores condicoes, mas tb sei que quando se prepara um passeio desta natureza, devem-se tomar todas as precausoes. Muitos dos trilhos que sao agora utilizados por todos os desportistas , sao apenas obra de alguns "carolas" que se importam com as coisas e os fizeram sem qualquer beneficio monetario. Peco desculpa (pois sou da Lousa) por terem passado um mau bocado, mas ofereco-me desde ja, que quando quiserem fazer um passeio fantastico, com almoco e conhecer alguns sitios que nao sao do conhecimento de todos, estou a vossa disposicao , pois gostaria de mudar a vossa opiniao, ou pelo menos tentar.
Neste momento estou a representar o pais numa missao internacional pelas Nacoes Unidas, mas estarei brevemente em PT.
Muito obrigado e lembrem-se " o unico dia facil, foi ontem".

Cesarcbr.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

deves estar a referir-te ao repasto .... ou então ao regresso :wink:

Penso que alem de tudo... é uma opinião muito infeliz.

Desde sempre as pessoas da Lousã fizeram os possíveis para receber todos e partilhar os seus trilhos com os apaixonados das bicicletas.

Como já foi explicado anteriormente, este percurso teve um problema e infelizmente ninguém corrigiu a informação no site das Aldeias de Xisto. Essa situação está a ser resolvida, pois já foi dada a informação ao clube que geriu o processo e ao Vereador do desporto da Câmara da Lousã. Aguarda-se que esteja tudo resolvido em breve, com a colocação da informação do percurso alternativo que eu referi anteriormente.

Quanto ao bem receber, penso que se derem uma vista de olhos neste tópico vão perceber qual o tipo de reacções que o pessoal tem após ter uma experiência nos trilhos desta Serra.
:arrow: [Rescaldo] do 2º Encontro do ForumBTT- 10/11/07, no Santuário da Lousã

Como já referi anteriormente, e já mais alguém que embora estando do "outro lado do mundo" neste momento, sabem que podem contar connosco para qualquer informação ou para vos guiar pelos trilhos.

Com a ajuda de todos podemos melhorar.



Nota:
Grande abraço César, e que corra tudo bem contigo em Timor.
 

kaska

New Member
- "cesarcbr" e "L.Ramos"...

Percebo que sejam da Lousã e queiram defender a vossa localidade... e têm o meu apoio... não é disso que se trata.
Dou-vos razão em tudo o que disseram, e tanto é assim que este fim-de-semana voltarei à Lousã para fazer o Avalanche 2010.
Não deixarei de ir à Lousã por causa de 3 horas que correram mal num dia maravilhoso de BTT que fiz com colegas meus numa
das Serras mais Lindas de Portugal...
Já fui à Lousã ínumeras vezes, para visitar e para percursos pedestres, e tirando os percursos de BTT que fiz em Penela,
esta foi a primeira vez que fui à Lousã de bike, precisamente porque alguns amigos do grupo conheciam lá alguns trilhos
e gostavam muito da zona...

A vossa sorte é mesmo eu andar a fazer uma licenciatura pós-laboral que me deixa sem tempo quase nenhum para fazer BTT
porque podiam ter a certeza que eu ia aceitar os vossos convites para passar aí uns fins de semana e vocês tinham que me aturar
até eu não poder andar mais... lol... :)

Obrigado a todos pelo vosso entendimento e hospitalidade
mas compreendam também que temos que dar a nossa opinião
mesmo quando é desfavorável, pois por vezes,
é isso que faz alguns "processos" serem mais céleres...

Até breve amigos...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

kaska, eu não estava a referir-me à vossa atitude de criticar (com muita razão, pois é inadmissível que se disponibilize uma informação errada), pois graças a ela pode-se corrigir os problemas.

Foi graças ao vosso alerta que a situação foi conhecida. Espero que esteja corrigido em breve.

Espero que nos cruzemos um dia destes.
Luis Ramos
 

penatabua

Active Member
Olá L.Ramos,


O Movimento "À BORLIU" confirma que as Gentes da Lousã adoram receber e partilhar os seus belos trilhos, aproveitem a disponibilidade do L.Ramos.
Já agora estou a pensar que para o próximo ano, talvez em Junho, façamos a visita anual á Lousã e esperamos partilhar a companhia do amigo L.Ramos.
Quem conhece um pouco da Lousã não perde a oportunidade de lá voltar....................(é pena os nosso tópicos anteriores relacionados com a Lousã, não estarem disponiveis, pois iriam encontrar a razão destas palavras).

Abraço de penatabua
 
Top