SantaCruz 29er Tallboy Carbon

SURFAS

New Member
Este ano o Transportugal foi brindado com a presença de uma Tallboy, laranja ..... linda!!

l_93cd6589383e4550ac9b7e45de192d0e.jpg
 
Last edited:

SURFAS

New Member
Mais um do Seb Kemp .... faz-me pensar em telefonar para a Pernalonga a encomendar uma

[video]http://video.mpora.com/watch/NEoMhGiII/[/video]
 

pedrole

New Member
olá

Com a possibilidade de experimentar uma 29er, graças ao César da Pernalonga, as duas últimas saídas forma um misto de novidade, descoberta e agradavel surpresa.

Tendo sido possivel experimentar a Tallboy (agora acho que seria melhor não te-lo feito, depois explico), a primeira saída foi feita essencialmente em estrada e estradão para habituar aos comandos (diferentes da minha) e afinat selim, susp e perceber as principais diferenças tipo, montar desmontar, agilidade e aceleração, etc.

Os primeiros 20km foram de descoberta, e nos primeiros 100metros desmontei duas vezes!! jurava que já estava furado, a forma como "come" as pequenas irregularidades e os pequenos passeios é deveras surpreendente, simplesmente deixaram de existir, comparado com a minha SC superlight.

Hoje, uma prova mais á séria fomos fazer a prova da maratona do vale do vouga nos 48Km, que aproveito para transmitir que já está totalmente marcada. Eu que já não andava desde o dia 6/6/10 precisamente a efectuar este mesmo percurso (ajudamos o pessoal a delinear a prova), comecei a verificar desde cedo a faciliidade como a bike sobe e rola extremamente bem.

A descer foi fantástico, no inicio sem grande confiança mas no passar do tempo relembrei a minha Blur original de 2003, é apontar e ir, as irregularidades do terreno são muito absorvidas pelas rodas e susp. com a confiança a aumentar aumenta a velocidade e a facilidade com que se vence drops, pedras e raizes é "de outro mundo".

No geral devo dizer que a bike se comporta "muito acima do nivel", rola extremamente bem, dá para acompanhar as 26" com menos pedalada e menos esforço, desce como quando eu tinha 25 anos e comecei no BTT, á maluca!, e a subir apenas notei que a frente fica um pouco alta nas mais ingremes, o que obriga a algum esforço de braços, mas a tracção é também de outro mundo. Fiz e venci várias subidas que na minha 26" sempre desmontei, por falta de pernas? ou de tracção. Fala-se das cassetes 36 para compensar a diferença da rodas, mas esta tem montada uma 34 e nem por isso notei falta de desmultiplicação, aliás digo mesmo que com uma 36 numa subida ingreme será que se conseguirá manter equilibrio suficiente para manter trajectória?
Resultado no final da volta que devo já dizer que tem um acumulado interessante para a quilometragem, chegava sempre um pouco cansado e desta vez cheguei super descontraido e nada cansado, a bike é muito equilibrada e super confortável, daí ter dito no inicio que não sei se não seria melhor não ter experimentado pois agora que aguardo uma Niner AIR 9 começo a pensar se vai corresponder ás expectativas entretanto criadas (altas).

Estou alucinado com o desempenho das 29", para já, e acho que definitivamente vou abandonar as 26", neste momento a descrição que melhor encontro para sensação única que tive, é que voltei a (re)descobrir o prazer do BTT. Será efeito de uma nova montada? sinceramente acho que não.
 
Last edited by a moderator:

SURFAS

New Member
Bolas, eu que já andava a tirar a ideia de comprar uma ...... agora ainda fiquei mais motivado!!!!

Desde já: excelente report.
Acho que a única desvantagem das 29" é mesmo singles bastante estreitos (tipo Monsanto) onde as rodas 29" não conseguem acompanhar a trajectória, e infelizmente são esses os trilhos que gosto de andar.
 

pedrole

New Member
Olá

aconselho-te a tentar arranjar a possibiliade de experimentar uma nesses trilhos e de uma coisa tenho a certeza,
Vais ter uma surpresa!!

A única situação onde encontrei, até agora, que a bike é menos ágil é nos "bunny hops" onde descolar a bike do solo é manifestamente mais dificil. Aqui nota-se o grande incremento em termos de estabilidade que a bike adquiriu.

boas

P.S. Vou ficar com ela mais duas semanas depois se houver sensasões mais apuradas vou dando feddback.
 

SURFAS

New Member
Em trilhos técnicos e sinuosos a 29" requer uma técnica utilizada em Trial e que não é assim tão fácil de fazer - técnica dos pulinhos :mrgreen:

Aqui a diferença

roda 29"
[video=vimeo;12374089]http://vimeo.com/12374089[/video]

roda 26"
[video=vimeo;12369209]http://vimeo.com/12369209[/video]
apesar de ter uma suspensão ....

Mas já tenho visto este mesmo betetista, que é extraordinário (podem fazer pesquisa no mtbr.com - AQUAHOLIC) ele mesmo com uma Turner Sultan tem mais dificuldades em fazer as curvas em singles apertados do que com uma 26".
 

pedrole

New Member
Hehehehe

Assim não vale o trajecto escolhido é completamente distinto nas duas passagens.
Até acho que a 29" a fazer o trajecto efectuado pela 26 passaria muito melhor, portanto mais vantajoso para a 29er.

Ele passa por cima da pedra enquanto na 29 tenta contornar, mas percebi o teu ponto de vista, eu acho é que com a 29er vais ter outras possibilidades de trajectórias devido á estabilidade incrementada.


Boas
 

SURFAS

New Member
É verdade, tinha outros videos que elucidavam mais a coisa, mas não dá para meter aqui no forum, devido a imcompatibilidades!!

Mas o primeiro dá para ver que tipo de técnica se tem de utilixar com a roda 29", por exemplo no Monsanto há alguns trilhos onde a 29" seria mesmo muito dificil de passar.

Mas olha não me gastes muito a Tallboy que em agosto vou à Pernalonga testar o "bicho"!!
 

pedrole

New Member
hehehe

descansa que a "bicha" está bem tratada e a partir do dia 7 ou 8 Julho deve ir para a montra novamente.

Embora a nova montada ainda não vá estar pronta eu vou ter uns dias de férias.

Combina com o César "Pernalonga" que ele conhece uns trilhos muito bons, tipo Serra da Freita ou Ladário.
 

Ninja

Member
Achei curioso o suporte que ele usa para colocar as bikes. Agarra a bike à parede pelo pedal. Depois é só ter cuidado com as zonas de contacto entre a bike e a parede (zona das rodas), que parece estar protegida com acrilico.
 

pedrole

New Member
Olá
bom video, muito bem feito!
A ideia de pendurar as bikes até tá muito boa só ainda não percebi como é que malta tem sempre as máquinas tão limpinhas!!!
 

pedrole

New Member
Hehehehe
Bem visto Tiago!!

Após mais um domingo numa voltinha de 70km, na semana passada, e após fazer a meia na maratona do vale do vouga, como gosto de fazer, ou seja BTT na vertente "Old school" com direito a banho na ZA, no Alfusqueiro.

Só posso dizer uma coisa, CONFORTO CONFORTO CONFORTO, é um ESPECTÁCULO !!!! Mai nada !!!

Vai ser uma dureza despedir-me desta máquina, eficiente, estabilidade, excelente rolamento até a subir (onde os outros encalham nós passamos por cima), boa pedalada (ainda não notei falta de cassete 36), mas está feita promessa do César a montagem de uma Slx para testar diferença, principalmente quando vamos em 2x1 para não meter a avózinha.

Conforto, conforto, chegas ao final fresquinho!!!

Vamos ver quanto tempo me vou aguentar, longe dela.

Um abraço
 

SURFAS

New Member
Bom a nível de conforto ... tens de experimentar a minha BLT2 e depois logo mudas de opinião.

Qual é a cor ??? A ultima que o Cesar tinha era a preta ou seja sem cor!! A laranja é fabulosa!!! E fotos??
 

pedrole

New Member
A cor era mesmo a preta ou seja sem cor, fotos deve haver por aí nesses links no forum, ainda não tive tempo para andar a procurar.

Logo que encontre algo venho aqui deixar os mesmos,

um abraço
 
Top