Roubaram-me o selim (+ espigão + luz)!

sergiol

Member
No Domingo, depois de jantar, fui dar uma volta de bicicleta até Belém.

De volta, apercebo-me que a minha luz de trás está a desligar-se sozinha. Andei a ver, mal dava uma pequena pancada na mesma, a luz desligava-se logo. Era mau contacto com as pilhas (que tinha mudado há pouco tempo)! Estava no Cais do Sodré, e no relógio público que lá está, era meia-noite certinha. Estava com um pressentimento qqr que devia apanhar o metro para ir para casa, mas não o fiz!

Ando mais um bom bocado e tenho um furo atrás (câmara anti-furo da Joe). Consegui levar a bicicleta até às bombas da BP do Areeiro, onde tentei a façanha impossível de pôr a mangueira de encher os pneus dos carros (válvula grossa Schrader) a insuflar ar para as minhas válvulas fininhas Presta. Como eu já estou farto de saber, é óbvio que não dá!

Na bomba estava um cliente que me perguntou se eu precisava de ajuda. Inicialmente não quis, mas depois pedi-lhe para me levar a minha casa, para eu ir buscar o meu carro. Então deixei a minha bicicleta presa pelo cadeado nas bombas e ele levou-me. Quando volto de casa com o meu carro para ir buscar a bicicleta, sou surpreendido pela falta do selim (+ espigão e luz traseira que estavam agarrados)! A minha reacção imediata foi contar ao empregado a história e perguntar-lhe se o espaço era filmado. Ele respondeu-me que sim, mas que não tinha acesso às gravações; que eu tinha de ir lá em dias úteis das 9 às 18 perguntar ao chefe dele. Então na terça-feira de manhã fui lá de propósito perguntar. Apontaram para a câmara de vigilência e responderam-me que não abrangia o sítio onde deixei a bicicleta, à beira das mangueiras de ar. Vim a praguejar sozinho e nem vos digo o que desejei à pessoa que me roubou!

Fui depois à Kombina, loja onde tinha comprado a bicicleta, ver o que havia de selins e espigões. Começava tudo em 50 euros, só o selim, para cima e nada do meu agrado, nada combinava com o resto da bicicleta, sobretudo na forma. O ideal era mesmo comprar igual ao que vinha de origem, o que duvido conseguir encontrar.

ESTOU INCONSOLÁVEL!

Lições aprendidas:
  • Presta não presta. Se eu tivesse pipos Schrader tinha conseguido encher e chegado a casa (Olivais Sul), pois já estava perto. Até já comprei câmara Schrader (anti-furo da Slime) para meter na roda de trás. Assim que tiver um berbequim na mão, alargo o buraco à roda! Além de que bombas de ar Presta DE QUALIDADE são mais raras
  • Evitar luzes para bicicleta com partes móveis


A minha bicicleta é uma Merida Matts TFS 600. Era uma edição limitada de 2013, portanto não há muitas bicicletas iguais àquela, inclusive no design do selim. Quero deixar aqui o repto, se alguém vir por aí o conjunto ou as peças que vou descrever, agradeço que me deixem aqui resposta:
  • Selim: Preto. Tem uma risca azul e branca e na traseira diz Merida
  • Espigão: Preto. Tem algumas inscrições brancas a dizer Merida Pro. Tem a pintura um bocadinho esfarrapada.
  • Luz traseira: É exactamente a luz vermelha ao fundo da foto


Se eu encontar também fotos do selim e espigão, depois venho cá deixar.

Agradeço desde já a boa vontade de quem queira colaborar.
 
Last edited:

Noisia

New Member
Ora boas tardes!

Apesar do sucedido só tenho mesmo a dizer que você foi "neca". Foi "neca" por duas razões, sendo a primeira ter deixado uma bicicleta de marca presa a cadeado numa estação de serviço. Foi "neca" porque não se preveniu com um adaptador de válvula Presta > Schrader que se encontra facilmente online ou até mesmo em lojas de bicicletas. A filosofia do BTT fica desvirtuada quando as pessoas se interessam em comprar uma bicicleta que lhes encha as medidas mas não tomam tempo para aprender reparações básicas que são essenciais em situações de emergência. Quando muito podia sempre comprar um camelbak (mochila com placenta para armazenar água) umas chavinhas de plástico para trocar a camara de ar e guardar uma suplente para substituir na estação de serviço.

Deixo-lhe aqui a dica e abra a pestana pois vive num país onde tudo se cobiça desde que seja bonito.

https://www.amazon.com/Slime-23042-Presta-Schrader-Adapter/dp/B007OX6E3S


PS: Válvula Presta retém o ar durante mais tempo que válvula Schrader.
 
Last edited:

Pedro Barradas

Super Moderador
Mesmo assim tiveste sorte. ficaste com o mais importante.

Se tens valvula fininha, é aconselhavel andar sempre com um adaptador... ( na bike discount está a menos de 1€), encontras disso na decathlon ou numa loja de bicicletas concerteza... Essa está caríssima.

Existe uma versão chaveiro: Airbone Key Ring with Valve Adapter SV to AV (cerca de 4€)
O resto duvido que venhas a reaver, vai vendo no olx e custo justo...
 
Last edited:

Noisia

New Member
Apenas partilhei o artigo para referência, porque de facto está muito caro.

Não broque o aro pois pode fragilizar o alumínio sujeitando-o a fadiga precoce e falha catastrófica. Compre o adaptador enrosque na válvula e verifique as pressões do pneu antes de sair de casa. Válvula Presta não tem mal nenhum, eu próprio tenho uma na roda de trás da minha bicicleta de freeride e ando a saltar muros com ela.
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Um adaptador é essencial. Realmente abandonar a bike dessa maneira é estar a pedir problemas.
Provavelmente nem foi numa de roubar. Isso nem tem grande valor comercial. Às tantas foi alguém que fez isso numa de gozo. Há gente para tudo.
 

fjm83

Member
Deixemos de martelar no moço que já deve estar mais arrependido!!!! kkkkkk !!!! Achei esquisito foi ele dizer que as câmaras não apanham a zona de enchimento, viste as filmagens ??? É que iria garantir que os postos de abastecimento têm várias câmaras de 360º de filmagem, e só não filma fora do espaço comercial da bomba porque não deixam!!!!1
 

OPEN

Active Member
Lamento imenso o que te aconteceu, e não, tu não tens culpa nenhuma, os ladrões, esses sim, é que deviam levar todos um tiro num joelho e ficar a mancar para o resto da vida!

Porque hoje em dia um gajo não pode fazer nada, mas mesmo nada, porque tem de estar sempre a pensar que vem alguém e leva, ou ameaça, ou espanca, aliás é só ver as noticias tristes nos dias de hoje no nosso país!

Era isto mas num joelho, era dar até partir...

https://www.youtube.com/watch?v=pXUvNboJxxc

Mas reforço que realmente deves andar preparada para não ficares apeado
 

Hardskin

Well-Known Member
... é que deviam levar todos um tiro num joelho e ficar a mancar para o resto da vida!

Poça! Que biolência!! :shock:

[video=youtube;VyBjAMXqFGw]https://www.youtube.com/watch?v=VyBjAMXqFGw[/video]
 

OPEN

Active Member
Vai encorajar o homem a deixar a bicicleta presa a cadeado em qualquer esquina?

tens carro? então qdo trancares as portas e te roubarem as rodas, está tudo bem?!

Não estás em causa a esquina, mas sim a mentalidade das pessoas.
 

Noisia

New Member
Continue então subscrito a essa filosofia de que "a sociedade tem de ser corrigida porque eu é que estou certo".

É como aquele meu vizinho que guardava a bicicleta na garagem porque é assim que deve ser. Noutro dia chegou lá e ela tinha desaparecido...
 

2stupid

Member
Viva!

Para o colega não serve, mas...

...com um pedaço de pano (papel ou de um saco plástico, o que houver à mão), enrolado à volta da válvula, a servir de vedante, deve conseguir encher o pneu nessas bombas.

Peace
2stupid
 

Joseelias

Well-Known Member
Concordo totalmente com o OPEN.

As vitimas não podem ser consideradas culpadas. Aqui o único culpado, no verdadeiro sentido da palavra, é o criminoso que roubou. No entanto, há situações em que as vitimas sabendo do mundo em que vivemos deverão para seu próprio bem precaver-se. Mas não o fazer não o torna culpado seja do que for já que a única pessoa que cometeu um crime foi o ladrão. A vitima neste caso, quando muito, pode ser considerado ingénua ou descuidada mas nunca culpada pois não cometeu crime algum.
 

Noisia

New Member
Ninguém aqui culpou o lesado. Mas ás vezes as pessoas precisam de levar um abanão para aprenderem a prevenir estas situações.
 
Top Bottom