Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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nogueira.nuno

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MMTS, também não sei nem quero saber de quem foram os comentários a que te referes mas para quem lê estas ultimas paginas parece que fazes dos outros estúpidos e tu é que estás certo em relação a tudo o que dizes.

Nem sei se tens ou já tiveste Bikes 26" do mesmo nível da tua actual também para as outras pessoas que lêm saberem se sabes mesmo o que dizes em relação a bicicletas mas usa apenas exemplo practicos da tua experiência geral entre as duas se como disse existe ou existiu para poder-mos ter uma discussão interessante e não de favoritismos.
 

Jepas

Super Moderador
Vamos a contas:

Perímetro da roda 26 (P26)= Pi*26x25,4 = 2,074m = 2,074e-3km
Perímetro da roda 29 (P29)= Pi*29x25,4 = 2,314m = 2,314e-3km

Cadência fixa de 80 RPM na pedaleira

Relação de transmissão roda 26:

44 / 11 => R= 44/11 => R=4

Nº de rotações na roda traseira com 80 RPM na pedaleira e relação de transmissão R=4:

W = 4*80 = 320RPM * 60 = 19200 RPH (Rotações por hora)

Velocidade:

V = W * P26 = 39,82km/h

Pegando nesta mesma velocidade, reverter os cáculos para com a mesma cadência e achar a relação de transmissão equivalente em roda 29:

39,82 / P29 = 17208,3 RPH / 60 = 286,8RPM

R = 286,8 / 80
R = 3,58

T - nº de dentes da pedaleira

R = T/11

T = R * 11 <=> T = 39,4 => T = 40 dentes

Resumindo,

Se alguém estiver a pedalar em roda 26 com uma cadência de de 80 RPM e uma relação 44-11 (relação de transmissão = 4) rolará a 39,8km/h.
Para manter essa mesma velocidade de deslocamento e a mesma cadência numa roda 29 terá de baixar a relação de transmissão para 3,52, ou seja, o prato pedaleiro terá de ter 39,4 dentes, ou seja 40 dentes.


Em termos de momento (ou força necessária a pedalar):

Raio da roda 26: 1,037m
Raio da roda 29: 1,157m

Diferença percentual: 11,5%

Isto indica que para termos a mesma "força" na roda traseira será necessária uma pedaleira 11,5% mais pequena em raio ou então um braço de pedaleira 11,5% mais comprido. Os fabricantes optam normalmente por reduzir o tamanho dos pratos por motivos óbvios.
 

nogueira.nuno

Active Member
És um Espetaculo Jepas!!

Portante, a cadência mantém com um prato menor neste caso de diferença de 4 dentes, pelo que se vê usa-se normalmente 40 em 26" e 38 em 29" portanto acaba é por haver menor cadência em 29" devido á diferença normalmente utilizada de apenas 2 dentes entre a 26" e a 29", portanto mantendo a mesma cadência de 80rpms por exemplo era como o "Matemático" :) Ficaçador dizia, há maior velocidade!
Sim, estava enganado neste aspecto então ;)
 

nogueira.nuno

Active Member
Bem isto como não dá para editar...

Pois, pode haver mais velocidade numa 29er e pode-se sempre também compensar numa 26" aumentando o prato para obter a mesma velocidade final por exemplo num percurso rolante, mas dá para perceber um pouco porque se diz que as 29er podem ser pior para subir, é o mesmo que usar uma pedaleira compacta numa Bike de estrada ou 53-39, há sempre os prós e os contras e depende é mesmo do setting da Bicicleta versus as pernas para se puxar por ela, mas ao mesmo tempo depois há a parte da tecnica em que se diz ser superior como é logico em na 29er devido ao tamanho da roda mas nem todos os percursos são iguais nem a maneira como se gosta de andar por isso há também os Prós e contras.

Acho mesmo e continuo com a mesma Opinião que só testando e vendo se se adapta neste caso ao meu estilo de andar, é como quando tive uma suspensão, mudei para outras duas de outra marca e acabei por voltar ao mesmo modelo(um pouco mais evoluido) por opção de como gosto de andar e gosto de sentir o terreno.

Vale a pena mudar? Não sei, mas também não me parece evidente a diferença na minha Opinião ;)

Karlos.Figueiredo ;)

Grafico melhor não podia ser para ver ainda melhor.

Portanto para aquilo que eu disse em velocidade maxima entre uma 26" com 2.125 e uma 29er com 2.2 há uma diferença de 3kms hora a mais em 90RPMS mas devido a outros factores há um esforço superior a "puxar" a subir por uma 29er como até se viu e confirmou nas pulsações do Sauser no Video por isso lá está, parece que estou a bater no ceguinho mas como nem tudo são rectas... e gosto de uma boa discução, claro.




Como o Phalhas disse mete alguns a pensar como eu mas não vou comprar uma apenas para ter a certeza do que digo ou afirmar embora já me tenha passado pela cabeça claro, mas... bem vou deixar de postar entretanto e talvez de ser melga mas não, não estou convencido ;)


Moderadores desculpem lá mas com este sistema de não "Edit" que até concordo e tanto fumo por aqui de pensar não consigo evitar de postar ;)
 

MMTS

Member
Boas "nogueira nuno";) acho que tentei ser bem explicito com o meu comentario, não querendo de serta forma chamar nomes a ninguem ou por em causa os vossos conhecimentos, como tambem disse que compreendo perfeitamente as vossas duvidas, eu proprio passei pelo mesmo dilema!!

Respondendo às tuas duvidas, sou rapazinho para ter uns bons anos de experiencia +15 anos de btt e estrada e muitas provas realizadas por esse pais fora. Por cá já pasaram muitas bikes sendo a sua maioria fs, e como ultima trek top fuel 9.9 ssl... os meus treinos são feitos nas serras de aire e candeeiros que por sinal são à maneira...

Abraços
 

jaba

Member
Isto está a tornar-se numa discussão tipo "a minha é maior que a tua", que neste caso é verdade. E já ajudou mais os indecisos e já esclareceu mais os que têm dúvidas. Falo por mim e pela minha, pouca, experiência de BTT, gosto das 26 e gosto das 29. Cada uma com as suas vantagens e defeitos. De momento tenho uma 29 e estou bem satisfeito. Partes técnicas...deixo isso para os entendidos...
 

Espigão

New Member
Experimentem... é só o que digo. ;)

Jepas... GOSTO!

Esta acabou de ser abençoada nos trilhos do Marvão... :lol:

Galgou calhau parecia um tractor...:lol:

dsc02559q.jpg


Cumprimentos

Hugo
 

Phalhas

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Epá não sabia que um gajo para andar de bicicleta precisava de fazer tantas contas :fpalm:, eheh.

Mas é mais ou menos isso. Como disse há uns tempos, numa 29 acho que devemos usar pratos com menos 3 dentes. Neste momento ando com 23-33 com cassete 11-36 e acho que serve quase na perfeição.Na 26 tinha 27-40 com a mesma cassete.

O ideal, a meu ver, seria talvez 24-35 ou 36 com cassete 11-36 ou 11-34. Com a relação que tenho perco apenas em alta velocidade, acima dos 40 kms a rolar. De resto é excelente...

AbraçOs

Rui
 

manzanita

New Member
Se se está a discutir com tantas formulas não se esqueçam,de incluir mais 1 a 2 kilos ,na diferença de pesos de uma 26 para uma 29 de valor (€) semelhantes!!(refiro-me á marca que conheço que é a specialized)
Se me permitem acrescentar o meu grãozinho de areia nesta discussão,e incluindo a parte competitiva da coisa,ou existe um "alargamento"na preparação dos circuitos de xco neste país,ou acho que as roda(29) ,não vão lá caber!!!!!!!Na zona que "treino" existem zonas que serviram para provas regionais,onde passava folgado na 26 e na(s) 29 não consigo!!
Falta de jeito??Talvez.
Sou utilizador de 29 há mais de um ano,( pagava as cameras de ar a 9 euros cada)na altura que andava de 26 os meus colegas davam-me 20 mnts de diferença nas subidas longas,hoje(de 29) dão-me 2............ou eles estão "fracos" ou a 29 fortaleceu-me as pernas!!!!!!!!:rolleyes:
Mas.............estou tentado a fazer essas tais subidas de 26 ,só para testar as diferenças!!!!!!! Um dia quem sabe!!Sou do contra..................
ahhhhhhhh e agora utilizo tubless portanto não sei o preços das cameras de ar!!!!!!!:cool::cool:
Para os indecisos,testem uma e outra,e varias marcas, comprem a que mais gostarem............as 29 embaladas são perigosas,mas como embalam muito a descer.......façam subidas!!!!!!!!;)
 

djcald

New Member
Dá-lhe Hugo!

Vai também à Serra de S. Mamede pelo lado de Alegrete (a minha terra, conhecida pela passagem na maratona de portalegre).
Agora acerca das 29ers, estou como tu, experimentem... Eu pedi emprestada uma a um amigo, fiz uma prova de resistência, em castelo de vide, e gostei muito. Acho k fiz melhor do que faria minha epic roda 26 que deve rondar o mesmo peso dessa 29. Agora estou a pensar ir este fds ver umas tais de olympias que houvi por aí falar.

cumpts,
djcald
 
Boas

Phalhas concordo contigo em relação às subidas, nalgumas até devem ser melhores. Um ponto negativo do fórum é que não dá para estar aqui a escrever as nossas "teorias":musica: completamente, ficam sempre lacunas que não aconteceriam numa conversa pessoalmente, mas por outro lado à muito pessoal atento que as preenche:D

MMTS não sei se a dica foi para mim, mas também não interessa, deixo uma para ti, se todos ficasse-mos calados ninguém aprendia aqui nada e o fórum de pouco servia, digo aqui se disse alguma barbaridade que me corrijam, eu não tenho problema nenhum com isso nem fico ofendido, desde que dito com maneiras e sem "chico espertisses"...

Em relação outra vez às 29 não há a mínima dúvida que não há nada como experimentar, dito isto era para ser agora pela altura do natal mas as bikes de teste estão atrasadas por isso devem ser só para Janeiro\Fevereiro, depois venho cá postar o meu conhecimento empírico!

boas voltas
 

Espigão

New Member
djcald, força! ;)

Obrigado pela dica mas agora já regressei... não digo à civilização porque civilazação foi o que vivi nestes 3 dias por terras Alentejanas mas antes à confusão... hehe

Boas compras!;)

Abraço

Hugo
 

syndicaterider

New Member
Bom dia pessoal, ora eu como utilizador de uma roda 29 e como gosto pouco de estar aqui com polémicas , deixo a minha opinião sobre este assunto, que é a seguinte : é claro que existem desvantagens e vantagens! quem utiliza a bike para competição e tem por objectivo obter a máxima performance e rendimento deve ponderar muito bem essas desvantagens. Agora para o comum utilizador, para quem o facto de perder alguns segundos numa subida ou noutra situação onde supostamente a roda 29 está em desvantagem ,não significa por em causa a sua prestação e o objectivo de ter uma qualquer bike passa por obter o máximo de diversão e perder aquela barriguinha, a roda 29 tal como a roda 26 servem na perfeição para as nossas aspirações!! Eu de momento estou super satisfeito e se as desvantagens são mais.....excelente!!! é da maneira que a volta é mais dura e queimo mais umas calorias!!
Eu comprei a roda 29 por gostar e não para ter mais vantagens ou desvantagens.
Bem chega de paleio furado! vou mas é fazer mais 3 horas de diversão pelo Sicó, com todas as desvantagens que a roda 29 me proporciona!!
 

jaba

Member
syndicaterider,

Não diria melhor!:exacto:! Se isto fosse uma rede social tinhas o meu :yeah:
Só um apontamento em relação ao tamanho dos quadros, na Giant, que é a que sei, o M na 29er corresponde ao L na 26...não sei se é comum ser assim noutras marcas.
 

FJOTA

New Member
boas

Não posso deixar de salientar que este post foi aberto em 2006, e só ao fim de 5 anos é que a 29 está na ''moda''...
 

kapinha

New Member
Viva "big wheels"
Realmente começo a ficar em pulgas para experimentar uma 29 a sério (tive um contacto muito ligeiro de poucos metros)!!
Tenho o RTC aqui por perto (temos que ir curtir uns trilhos ao Reino da Pedra...), mas fiquei mm maravilhado foi com o "Ferrari" do Hugo...
Sabe-se alguma coisa de preços daqueles portentosos "bigfoot"? Os sites consultados n deram resultados...
A ver se sempre fazem mas é o encontro aqui em Óbidos e outro na Serra Mãe :)
Boas festas e melhores pedaladas
 

MMTS

Member
boas... se poderem deiam uma olhadela á revista da solobici com a entrevista com o Jose Hermida a falar da Big nine 29... pode ser que ajude os indecisos


abraços
 

nasp

Member
Só blá blá blá, o que eu queria mesmo era experimentar uma a serio, uma manha de domingo pelos trilhos habituais, mas tá dificil.
 

Espigão

New Member
kapinha said:
mas fiquei mm maravilhado foi com o "Ferrari" do Hugo...
Sabe-se alguma coisa de preços daqueles portentosos "bigfoot"? Os sites consultados n deram resultados...

Boas kapinha, realmente o site da Olympia está um pouco fraco neste aspecto mas o catálogo que podes carregar no mesmo site, já é bem mais completo com todos os modelos, componentes à escolha, etc. Na análise que postei aqui no fórum, na pág 3 da mesma, também postei todos os modelos.

Sobre preços podes contactar o representante:

SuperBikes
Rua 5 de Outubro, 13 Lja Drt, 2845-425 Amora, Portugal
Telefone
210892663

e-mail: sitespbk@gmail.com

Ou então se quiseres manda-me MP com o modelo que mais gostas que também estou a par de todos os preços.

nasp, quando quiseres testar a minha é só dizeres. Mas disseste bem. Quando testares alguma, testa uma a sério e não 29ers de alumínio de 14kg que algumas loja colocam para testes. A minha neste momento está emprestada a um amigo que anda testá-la pela Sicó... hehe

Abraços

Hugo
 
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