Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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MMTS

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boas nozes!! em relação á tua pergunta tenho a dizer que esta comparação não tem como base, apenas a minha opinião, já li em variadas revistas testes em fs, em que eles proprios chegam a essa conclusão... tambem já comprovei isso mesmo, á cerca de 2 anos atrás andei com uma gary fischer 29 fs de 100mm e aquilo papava tudo o que lhe aparecia à frente tinha bem mais poder que uma 120mm ou mais... tambem podes dar uma olhadela no video no topico santa cruz talboy...

abraços
 

ELCUPRA

Member
Boas pessoal estava a pensar comprar esta bike Specialized Carve Comp 29 2012 que acham? Tipo para rodar em alcatrao e fazer uns trilhos ,acham que vou ter problemas em subidas?



especificaçoes
QUADRO: Alumínio M4SL, tubos manipulados com espessura de parede variável e soldas com acabamento liso, geometria XC para rodas 29, tubo do selim e tubo da caixa de direção cônicos, gancheiras forjadas com suporte post mount para pinça de freio integrado (rotor mínimo de 160mm), suporte do câmbio traseiro substituível, específico para freio a disco.
GARFO: RockShox XC32 TK 29 SL, 80mm de curso, canelas em magnésio, hastes em aço Cr-Mo com 32mm, espiga em alumínio 1-1/8 a 1,5, mola helicoidal, amortecimento hidráulico com ajuste do retorno e trava.
CAIXA DE DIREÇÃO: Rolamentos integrados, superior com 1-1/8 e inferior com 1,5, sem rosca, rolamentos integrados tipo cartucho, padrão Campy.
MESA: Alumínio 6061 forjado em 3D, 7 graus de ângulo positivo, fixação do guidão por 4 parafusos com 31.8mm.
GUIDÃO: Reto para XC, em alumínio com paredes de espessura variável, 10° de curva para trás e 4° para cima, 31.8mm.
MANOPLAS: Body Geometry XCT masculina em borracha Kraton,130mm.
FREIO DIANTEIRO: Shimano BR-M446 a disco, com acionamento hidráulico, tipo post mount, rotor de 180mm com fixação por 6 parafusos.
FREIO TRASEIRO: Shimano BR-M446 a disco, com acionamento hidráulico, tipo post mount, rotor de 160mm com fixação por 6 parafusos.
MANETES DE FREIO: Shimano BR-M446, acionamento hidráulico.
CÂMBIO DIANTEIRO: Shimano Alivio, 9 velocidades, d.i. 34.9mm, bottom-swing, puxada ambidirecional.
CÂMBIO TRASEIRO: Shimano SLX Shadow, 9 velocidades, tensor SGS.
TROCADORES: Shimano Alivio, 9 velocidades, gatilho tipo Rapidfire Plus, modelo SL com visor de trocas.
CASSETE: Shimano 9 velocidades, 11-34d.
CORRENTE: KMC X9, 9 velocidades, elo mestre Missing Link.
PEDIVELA: Shimano Alivio, 3 peças, 9 velocidades, encaixe Octalink.
COROAS: 44 x 32 x 22, substituíveis.
MOVIMENTO CENTRAL: Shimano, encaixe Octalink, rolamentos tipo cartucho selado, 73mm.
PEDAIS: Corpo e plataforma em alumínio, com refletores, 9/16.
AROS: Carve Disc 29, parede dupla em alumínio, emenda embuchada, 32 furos.
CUBO DIANTEIRO: Cubo para disco Formula, eixo em alumínio 7075, flanges diferenciadas (hi/low), rolamentos tipo cartucho com vedação dupla, sede do disco usinada, 32 furos, blocagem.
CUBO TRASEIRO: Cubo traseiro para disco Formula, tipo cassete, rolamento com esferas soltas e pistas polidas, com dupla vedação, sede do disco usinada, face de 19mm, 32 furos, blocagem.
RAIOS: Aço inox, 2.0 mm.
PNEU DIANTEIRO: Specialized Captain Control, 29x2.0, 60 TPI, talões em aramida, compatível para uso sem câmara com selante, composto de borracha com duas densidades.
PNEU TRASEIRO: Specialized Captain Control, 29x2.0, 60 TPI, talões em aramida, compatível para uso sem câmara com selante, composto de borracha com duas densidades.
CÂMARAS: Válvula Presta.
SELIM: Specialized Body Geometry Carve, trilhos em aço, 143mm de largura.
CANOTE DO SELIM: Alumínio 6061 forjado, fixação do selim deslocada em 12.5 mm, micro-ajustável com dois parafusos, 27.2 mm.
ABRAÇADEIRA DO CANOTE: Alumínio forjado, d. i. 31.8mm, com blocagem.​
 

lstzr

New Member
nao sei se ja se perguntou aqui..

mas, existe por ai algum site com uns quadros 29er bonitos e baratos de aluminio ou carbono? Tou a pensar arranjar um quadro e depois fazer uma montagem a la carte..
 

syndicaterider

New Member
Boa Istzr , daquilo que tenho visto por aqui e através de pesquisa na net, uma das melhores opçôes será a aquisição de uma Olympia, que tal como o Hugo disse , têm um quadro igual ao dele toda equipada por cerca de 2000 euros!! Nada como falares com o Hugo, que ele melhor que ninguem irá concerteza esclarecer qualquer duvida que tenhas!
Espero ter ajudado.
 

jaba

Member
Istzr,

Tens os Niner. Há à venda na net em Portugal em mais que um site. E andam a fazer promoções de alguns. Tens PM.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Só quadro e barato, há os On-one, em aluminio e carbono, os RCZ em aluminio, podes ainda comprar directamente a um fabricante chinês um em carbono, por exemplo o LTK023 ou o da Xiamen Carbonal. Eu apostava no LTK023, além de barato é lindo, actual e está mais que aprovado pelos users do MTBR.
 

nogueira.nuno

Active Member
Para tirar possiveis duvidas ou informar talvez.

http://www.youtube.com/watch?v=i0fJzRQVZPU&feature=related

Realmente é mais rapida mas também houve um aumento do ritmo cardiaco na 29er ;)
Depende mesmo como ele diz um pouco do tipo de terreno em que se vai andar, fazer ou se gosta de andar e por isso ele mesmo podendo ter o que "quer" de Bikes não deixa de usar a 26".

Mas mesmo assim tendo gostado de uma "Grande" e boa opinião nada melhor como testar a sério um dia destes ;)
 
Se perguntares o mesmo ao Jaroslav Kulhavy vê o que ele te diz!
Cada um tem a sua opinião, e vale o que vale, não há nada como experimentar.
Boas pedaladas
 

nogueira.nuno

Active Member
Não estou a denegrir as 29" mas foi a opinião mais honesta e de quem foi claro, e que bateu certo com aquilo que pensava acerca das mesmas ;)
Como disse foi apenas para mostrar ao pessoal e não meter veneno, porque de certo muito poucos que compraram as 29er não vão dizer que afinal não há diferenças ou até houve perdas para aquilo que andam ou por onde andam.
Acerca dos pilotos profissionais se me pagassem €50.000 por mês como ganham estes de Topo e o do Video até dizia que um triciclo era a melhor Mountain Bike por isso gostei do que ouvi e como disse pareceu-me sincero não tendo dado primazia á 29" ou a 26" ;)
 

Nozes

Active Member
Agora que o comboio da roda grande ganhou definitivamente velocidade,e que aparecem no mercado opções para quase todas as bolsas,é a melhor altura para relançar a discussão sobre os prós e contras das rodas 29",até porque com isso só estamos a ajudar quem está no mercado para comprar uma bike nova.

Falo de prós e contras,porque eles existem. Eu não acredito,e acho que ninguém acredita,que estas bikes só tenham vantagens,como os "evangelistas" das rodas grandes querem fazer crer.
Gostaria de ver debatidas coisas como:
:arrow: Bikes de gama média/baixa (neste tópico tendem a aparecer bikes topo de gama,não são uma mostra para o utilizador médio) merecem a pena?
:arrow: Rodas - Muito se fala em rodas leves,mas não vi ninguém a mencionar a falta de rigidez que poderá vir destas montagens. Não me digam que não notam nada,não acredito.
:arrow: Pneus - As 29" têem mais tracção,porque há mais pneu em contacto com o solo...isto não significa também mais atrito? Também a ver com este tema,alguém que esteja habituado a usar por exemplo pneus 26x1.9 já se deu ao trabalho de montar um 26x2.2 e medir e comparar a circunferência externa? Talvez tenha uma surpresa...
:arrow: Transmissão - Que relações para "pessoas normais": Se alguém que usa um 22-34 numa 26" muda para para 29",não me parece que se ambiente a um 24-36,parece-me que precise de muito mais desmultiplicação...

Serei eu o "velho do Restelo" em relação a este tema? Talvez,mas penso que pior que as minhas reservas são as opiniões de alguns que mostram estas bicicletas como o "Santo Graal" do btt.

As primeiras bikes de roda 29" apareceram no mercado há 10 anos e só nos últimos anos e à custa de marketing super agressivo conseguiram penetrar a sério no mercado europeu,que não é um mercado pouco esclarecido nem com baixo poder de compra. Conservadorismo? Não acredito.

Discutamos portanto!
 

jaba

Member
Vou deixar aqui os meus básicos 2 cêntimos a esta discussão...não acho que as 29er sejam o suprasumo da barbatana, tal como não o são as 26...ambas têm vantagens e desvantagens.
Tive 26 e gostei e vendi a minha última por questões monetárias. Adquiri a 29er por risco, ter lido opiniões em vários locais e por querer montar algo diferente, tenho actualmente uma 29er totalmente rígida, com forqueta de carbono, tinha relação 1x9 com 33x11-34 e agora vou passar par 2x9 com 38-26 e 11-34...se vou estranhar? É possível...mas o que se estranha depois entranha-se.
Quanto às questões técnicas, não sou um especialista nem nada que se pareça, mas com a 29er sinto-me bem mais confortável...desço bem melhor, na 26 subia bem melhor, em termos de rolar...na 29er com o prato 33 acompanhava a malta com a talega...mas esgotava. Nos trilhos, como não tinha técnica na 26 também não vou ter na 29er.
Em relação às rodas, tenho umas fiáveis Crossmax...pneus, tive de tudo na 26 e apenas 1 jogo ainda na 29er e daqueles que dá pra muita coisa, os Small Block.
Tenho uma bike de gama média/baixa e não aspiro a mais, quanto muito gostava de trocar de quadro mas sempre para um de gama média/baixa e só por razões de gosto pessoal/estética.
Tive uma bike gama alta em 26 e se pudesse agora não tinha trocado a minha antiga 26 gama média...


Siga a discussão!
 

RTC

Super Moderador
Eu, sobre as diferenças entre andar numa 26 e numa 29 já disse o que me apercebi, dos km´s que fiz até hoje.
Sinceramente, desde que dei a minha opinião, pouco mais andei nela. Aliás, pouco mais andei. Fiz um pouco de btt mas na de 26 porque não estava com vontade de por a 29er, nova, já nos lamaçais. O que tenho feito, é basicamente estrada.
Mas respondendo ao Nozes, é obvio que não é só vantagens. Basta ler o artigo do Hermida na Solobici que ele refere isso mesmo e aponta as desvantagens. A principal será sempre a aceleração. Agora, quem não sabe andar numa 26, a nivel de técnica e troca correcta nas relações, também não é numa 29 que vai aprender. Vai ser é pior. Alguma força nas pernas também convém ter.
Fazer fluir uma 29 nos trilhos de modo identico a uma 26 implica saber utilizar bem as mudanças, requer mais antecipação nas trocas porque a meio da subida se a mudança for mal engrenada, a compensação no esforço terá que ser maior do que numa 26, sem contar com o tempo e esforço perdido nesta compensação. Isto é claro como água.
As vantagens estão mais que discutidas.

Sobre as rodas, é certo que uma roda 29 não terá a mesma rigidez que uma 26 com o mesmo peso. Também não deve haver muitas duvidas nisso. Mas no meu caso, não noto grande diferença. De qualquer modo, comprei agora numa promoção umas Sun Ringle Black Flag Pro 29 de 2011 que pesam mais 200gr que as minhas. Pelo preço e pela qualidade das rodas atestadas em imensas "reviews", não hesitei. Serão tipo rodas para treino. Irei testá-las e depois vejo se em 200gr e com uma montagem/enraiação diferente, há diferença na rigidez.

Sobre as 29er de média gama, não posso opinar. A única referencia que tenho é ter andado numa Gary Fisher FS que pesava 12kgs. E notava-se bem o peso.
Contudo, não me causa transtorno nenhum, dizer que montei a 29er por curiosidade. Tinha parte do material em casa parado, acima de tudo periféricos e alguma transmissão, o que atenuou o algum investimento que fiz no quadro, rodas e suspensão. Neste momento o investimento não está a compensar porque pouco andei nela mas sei que daqui a uns meses isso vai mudar, porque para o ano serão alguns os eventos em que alinharei de 29er, principalmente maratonas e ultramaratonas. Irei testar também em algumas provas de XCO.
Parada na garagem não vai ficar, isso vos garanto! ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Nozes, sobre a questão dos pneus, vou tentar exclarecer um pouco.
Nunca andei numa 29er, mas imagino que a física também se aplique. Tens razão, por o raio da roda ser maior, há mais pneu em contacto com o solo, o que não quer dizer directamente que haja mais atrito mais isso não interessa, porque neste caso prático há. No entanto esse atrito é o atrito de deslizamento, o pneu tem mais dificuldade em deslizar no terreno, logo tem mais tração, patina menos e pode-se abusar mais nas curvas/descidas.
O atrito que estás a pensar, é o atrito de rolamento, que é menor porque o raio da roda é maior. Quanto mais acidentado for o terreno, mais se nota a diferença no atrito de rolamento entre os diferentes tamanhos de roda, com vantagem para a 29er que rola mais facilmente, por isso acho justo que se diga que as 29er são melhores a rolar.

O preço a pagar por isso é a maior inercia das rodas, o que vai dificultar as mudanças de velocidade.

Quanto a transmissão, pelas minhas contas em excel um 22-36 numa 29er equivale a um 22-32 numa 26, o que acho que é leve mais que suficiente para a qualquer subida.
 

jaba

Member
Quando me referi a técnica, deduzindo que a afirmação do RTC se aplique ao que escrevi, significava em termos de agilidade em cima da bike...tenho malta amiga que passa a 20km/h onde eu passo a 9km/h....onde se desviam das pedras, árvores e afins sempre a pedalar eu afroxo e passo devagar e de dedo no travão...se fazia isto na 26, farei na 29, farei numa de estrada ou BMX...se é falta de técnica, azelhice ou receio, acontece com qualquer bike...força nas pernas felizmente tenho e ainda consigo "trabalhar" com as trocas de mudanças...caso contrário mais valia montar uma single speed...

Não entendi a afirmação do RTC como uma crítica, tou a fazer-me entender...
 

Mach 4

New Member
Afinal ainda ninguém abriu o tal tópico 29" vs 26"...

Eu já tenho um test-drive marcado para uma 29er, mas já falei com algum pessoal amigo e as minhas curtas impressões resumem-se a isto :

- Como já aqui foi dito ninguém descobriu a roda agora, nem a 26" nem a 29". O que se está a passar agora aqui na Europa é nada mais que um fenómeno que respira novidade, e a diferença, como sabem, por vezes é muito tentadora, e o que é novo é "giro" e tem "piada".

O que também já me disseram é que as diferenças são mais notórias ao transitarem de uma 26" para uma 29" do que de uma rigída para uma FS.

- Moras no Sul, Algarve ou Alentejo, onde abundam pisos rolantes?
- Gostas de fazer maratonas?
- Tens mais de 1,80cm?
- Tens força de recuperação no arranque da pedalada?
- Gostas de pedalar mais em espaços abertos?

Então avança e compra uma roda 29!

- Não queres comprometer a manobralidade?
- Fazes trilhos técnicos ou subidas muito íngremes?
- Tens pernas curtas?
- Andas em montes com trilhos "apertados"?
- Gostas de fazer curvas em "cotovelo"?

Então deixa-te ficar com a tua roda 26"!

Muito ainda haverá para explorar sobre este assunto, mas o fundamental já foi referido aqui.
Uma coisa vos garanto - nem a 29" vai enterrar a 26", nem a 26" vai desacreditar a 29" e isto porque, e apesar das provas que a fisica nos dá, o prazer, a vontade, a força, a técnica e as características humanas de cada um de nós são imensamente complexas para explicar qual a melhor performance que se pode obter entre estas 2 medidas de rodas.

Mas vamos aguardar mais uns anitos e verificar se esta "febre" das 29" vai baixar ou não.
 

nogueira.nuno

Active Member
Realmente isto foi e é uma grande jogada de Marketing devido á estagnação do mercado em relação ás 26" e ainda á segundos ouvi a confirmação de um Amigo de infancia e que não era nada mais nada menos que um Marketing Manager da Sede de uma Marca muito utilizada em Portugal e vencedora de um World Cup por isso segue a sua ideologia quem quiser e como quiser, pode haver diferenças e elas existem mas não me lixem em certos casos em que a 29er é superior a uma 26" numa utilização geral.
Sobre os Feedbacks dos Prós como eu disse se me pagassem o que lhes pagam eu dizia tudo o que os outros querem ouvir!!

Como ele disse em relação á febre das 29er.
Quote:

O hype e o marketing gerado fazem o resto!
 

Phalhas

New Member
Eu até podia dizer algumas coisas mas vou estar calado pois só meço 171 cm e não devia ter uma 29er, apenas porque alguém uma vez disse que as 29er são só para pessoas "altas" e porque depois alguém leu ou disse a outro e assim se propagou mais uma "ideia" (errada) que se tornou conceito e é pré-concebida.

Sim é moda e tudo, ou não, fruto do maldoso marketing, mas engraçado que mesmo quem não tem uma 29er, e sobretudo esses, preocupam-se em tentar saber mais alguma coisa e se sentem atraídos para tal, senão nem aqui vinham e escreviam. Já repararam que isso também é marketing, é uma estratégia de meter o pessoal a pensar. Ou acham que o marketing é só para quem é "enganado" e vai na conversa e compra um produto? Puro engano...


E já agora, dado que falamos de bicicletas, porque não fazer uma comparação entre bicicletas todo o terreno, vulgo BTT e as de estrada? Pois há muita gente que tem uma de cada. Mas para quê?

Ou entre BTT e as de ciclo-cross? Tudo tem que ter uma explicação? Ou nas vossas vidas tudo é pensado e decidido racionalmente?

Eu, já o disse em tópicos anteriores, tenho uma 26 HT, uma 26 FS, uma 29er HT e uma de estrada, por acaso e felizmente todas em titânio.

São todas melhores porque são minhas e porque me divirto com elas. Qual a melhor? Todas, depende.

Querem ter opinião formada experimentem uma 29er, ou melhor, façam com eu e muitos, comprem uma para opinarem. Eu gostei e para mim tem algumas vantagens e como disse o RTC, há que saber tirar partido de uma 29er.

Quando esta discussão fizer sentido pode ser que volte a escrever.

Já escrevi demais, vamos ver...


AbraçOs.

Rui
 

Mach 4

New Member
Sim, também já um lojista me confirmou que esta "febre" não poderia ter vindo em melhor altura.
Foi quase como uma lufada de ar fresco para reanimar as vendas que se adivinhavam bastante fracas.

Esta têndencia da roda grande chegou cá e se calhar veio para ficar, mas continuo a dizer que ninguém inventou agora a roda.
Comparo isto ás cassetes de 10V, existe quem diga que resulta e que sentiram uma grande diferença, enquanto que outros dizem que foi apenas mais um golpe de marketing do que outra coisa.

Uma coisa é certa em ambas as situações - ninguém inovou nada, apenas acrescentaram/alteraram algo que já existia antes.
Por isso o meu conselho é que analisem o que fazem com as vossas bikes e que não sejam precipitados numa compra que pode não vos beneficiar em nada.

Experimentem, mas não se iludam pelas primeiras impressões.
Experimentem mais e mais, até chegarem a certezas e não comprar uma 29"para ter por ter ou porque o amigo das maratonas também comprou.

Agora se tem €€€ de sobra e não precisam de vender ou trocar a vossa actual bike...
 

nogueira.nuno

Active Member
Quando esta discussão fizer sentido pode ser que volte a escrever.


:D:D:D

Não foi por minha causa pois não? :cool:


Sim tens razão(Phalhas) mas claro que tu podes falar melhor do que ninguém devido a ter várias e até confirmar ou não certas situações.
Eu por exemplo e como bem disseste eu sou daqueles curiosos mas que tenta sempre estudar tudo ao maximo e sem querer neste ultimos dias tenho visto coisas novas e como a conversa que tive hoje com o meu amigo que não houvia á uns bons tempos atrás ou mesmo quando as 29er apareceram em força.
Ele neste caso disse-o porque deixou o ramo!!


E digo isto ou postei porque parece que se idolatra um pouco a 29er como sendo superior em tudo e como disseste e bem e até se vê no video que postei que depende é donde ele é usada e como, por isso há um equilibrio e não uma superioridade.
Na minha opinião há e é da 26" mas num uso geral como disse, em preços, escolha, peças, trilhos ou até mesmo competição num geral que como é logico anda cá á mais tempo.

Em relação aos tamanhos acho também que uma 29er se adapta melhor a uma pessoa alta porque como é logico encaixa melhor na Bike, mas não quer dizer que não sirva a pessoal mais "pequeno".
Tenho um colega de trabalho dos US and A que veio todo contente que tinha comprado uma Cannondale(loja oficial USA) e quando vi as fotos perguntei, aquilo é um M, em que ele respondeu sim!! Até podia ser tudo ok, mas não medisse ele uns 1.65 ou menos!! Ou seja parece que deram uma 26" a um miudo de 10 anos!! Por isso acredito também que os tamanhosdas pessoas contam para usar ainda melhor uma 29er.

A das cassetes de 10v claro que tendo mais relações se pode trabalhar melhor a cadência mas lá está se esta for controlada num treino ou prova a sério mas não é uma coisa assim tão melhor ou superior, o mesmo para a tal questão dos 2 ou 3 pratos do pedaleiro, depende do que se anda e como se anda mas se for com uma cassete de 10V melhor.
Nas 29er já ouvi que se anda mais mas pelo que vejo o pessoal ou maior parte não mantém os 40 ou 42 dentes que usa nas 26" por isso usa é por vezes 38 por isso como é que há assim tanta diferença a rolar?

Acho que é uma discução lixada e dificil, mas curiosa e que acredito cada vez mais que as novidades são sempre tentadoras e eu sou mau nisso porque gosto de testar mas desta acho que não me vou lançar de cabeça porque ainda não vi assim nada que me convença e para me convencer tem que haver a tal superioridade evidente!



;)
 
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