Rodas 650 B - 27.5"

barapaulo

Member
We asked a BMC product engineer about 27.5″ bikes and whether we should expect BMC to be introducing any of these to North America. The answer was somewhat of a surprise to us, as it represented something of a dissenting opinion amongst the majority of companies we spoke with at Interbike. The answer was that after extensively testing the wheel size, BMC engineers felt there was too little a difference from 26″ers to 27.5″ers to make it a worthwhile product in the BMC line up. They were committed to 29″ers, and said that the differences in this wheel size, to them, make it worth pursuing new designs for. Of course, their longer travel bikes remain 26 inch wheeled bikes.

Viva.

Quero ver o que eles vão fazer daqui a um ano ou 2 e forem obrigados a produzir as 27,5. Realmente há empresas que têm porta-vozes que são altamente inconsequentes naquilo que dizem.:rolleyes:. Basta lá chegar um dia o patrão e dizer a esse engenheiro: - tu achavas que eram iguais, mas está enganado. É para produzir se se faz favor. :) e ele passa a achar diferentes.
Percebo que algumas empresas façam tudo por tudo para não produzirem modelos que saiam daquilo que é o seu habitual. Preparar uma linha de montagem e estudar quadros para 27,5 é uma grande despesa para os fabricantes, mas vir a publico dizer que as rodas quase não têm diferença e que não fazem parte do futuro de uma marca, quando já meio mundo vai dizendo que a 27,5 é a mais versátil das 3 rodas e com comparações em modelos da mesma marca e tudo... Parece-me de algum risco:)

Abraços
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Pois, mas a BMC não é a única marca a não acreditar nu sucesso das 650B, longe disso.

Eu próprio acho que só vão ter algum sucesso e continuar no mercado daqui a uns anos em Enduro e All Mountain.
No Cross Country, que representa a maioria das vendas, acredito que após o impacto inicial por ser novidade vão desaparecendo progressivamente ao longo dos anos.

Nem vejo meio mundo a dizer que é a mais versátil. Quanto muito o mundo do All Mountain pode dizer que 650B é a medida mais versátil e acredito que tenham razão.
No Cross Country a opinião generalizada é de que as vantagens da 29er fazem esquecer as suas desvantagens e por isso não vale a pena ficar a "meio caminho".
 

x0388891

Member
Não vejo o problema das marcas dizerem o que que querem, ou fazerem o que querem. O grosso do pessoal que pratica, da maneira que lhe interessa o btt deve escolher o que mais lhe agrada e o que lhe transmite melhores sensações independentemente das marcas afirmarem o que lhes melhor convém (é preciso não esquecer a componente negócio associada).
Eu falando por mim, tive 26", experimentei as 29" e experimentei 650b e para o meu pedalar e para o que faço o melhor compromisso (relacionar desde custo-beneficio) a solução recaiu para as 650b, e estou plenamente satisfeito com os resultados: conforto, performance e custo.
 

Annunaki

New Member
Boas
Só queria transmitir o que um amigo meu, importador de uma determinada marca de bicicletas e que costuma ir várias vezes à casa mãe, me disse em relação às 27,5. Sem querer gerar algum tipo de conflitos, é apenas o que ele vai ouvindo, não querendo dizer que seja completamente verdade.
Então segundo ele as proprias marcas não acreditam nas 27,5, apenas as estão a produzir porque se tornou uma moda repentina e as pessoa então a pedir esse tamanho de roda. Algumas marcas de facto acham que a diferença entre as 27,5 e as 26 é muito pequena para ter uma grande vantagem em relação às 26. A diferença é a penas de 1 polegada, já que as 26 não são na verdade 26, mas 26,5!! Temos o caso da Scott que está a introduzir pequenas quantidades da Scalle 27,5 em series limitadas para ver a onde a coisa vai parar. Outras marcas entráram à doida porque têm medo de fazer a mesma asneira que fizeram com as 29, demorando muito tempo a entrar em produção.
O mercado está saturado de marcas de bikes,e há sempre a necessidade de agarar em qualquer coisa nova para poder vender!! As 26 continuam a ser excelentes bikes, mas para quem quer usufruir das vantagens das rodas grandes, 29 é o caminho.
Cumps
 

barapaulo

Member
Eh, eh. :)

São uns medrosos, estes fabricantes de biclas. Investem rios de dinheiro por uma questão de medo. :D
Antes da crise as pessoas quando tinham medo, poupavam dinheiro. Agora na crise, gastam-no. Vai-se lá a perceber esta economia. :cool:



Dá atenção a isto que eu digo desde sempre. Cada roda tem o seu lugar no BTT.
Já no dia 10-05 de 2013, eu escrevi que cada roda tem o seu espaço. Assim é e assim será. Não me venham é atirar com areia para os olhos com a tanga das 29”
As 29” são realmente umas excelentes rodas. Mas não servem para tudo. Não servem para tudo, como acabam por ser as mais limitativas de todas. São muito boas para por exemplo XC e XCO, ou maratonas conforme escrevi, mas ficam-se por aí. Agora, não me venham com histórias de outras modalidades. E mais!!! São moda. Essas é que são moda. Vejo muitos gajos de 1,60cm montados em rodas 29 e com os queixos a baterem no guiador que mais valia estarem quietos.
Aliás pelo que tenho lido por essa internet fora, o futuro pode bem passar por isto:


barapaulo disse:

XC e maratonas – roda 29
All mountain enduro, treking 27’5
Down Hill, Free Ride, gravity 26
Bem. Isto é o que os jornalistas têm escrito

Isto escrevi eu há um mês atrás para quem queira lêr e entender. Agora, que não é para que ninguém se sinta ferido, também não é.
entendo no entanto que muitos vejam a vida a andar para trás nas opções de compra que fizeram, mas têm boa hipótese. Vendam as máquinas que há quem as compre e saiba aproveitar.

Se eu só fizesse maratonas e XC, provavelmente comprava uma 29. mas como quero andar nos mais diversos programas, sinceramente, não me convencem.

Vamos a ver daqui a 2 anos quantas 27,5 migram para 29 e quantas 29 migram para 27,5. Eu já marquei posts, tópicos e foristas. daqui a um ano faço o ponto de situação:cool:

Abraços

P.s. ainda tenho mais um video comparativo para pôr um destes dias.
 

Annunaki

New Member
Sim! é um facto que as 29 tem algumas limitações em bikes de grande curso. Mas já estamos a ver surgir bikes de enduro 29er com suspensões de 140mm, e pelo que tenho lido com grandes performances!! Sinceramente não acredito muito nos testes que se têm feito entre os vários tipos de roda, há sempre fatores diferentes que podem influenciar na sua conclusão. Estado físico de cada rider, as zonas diferentes por onde passam e até as ideias pré-concebidas que os riders podem levar para o teste.Mas isto pode ser negativo para qualquer tipo de roda. O teste que o camarada "barapaulo" pôs vem reforçar o que eu disse em cima, mas continuam a ser opiniões pessoais. Pelo que percebi as 27,5 é que eram mais limitadas, visto que não tem a agilidade e poder de aceleração das 26, nem a capacidade roladora, de transpor obstáculos ,conforto, segurança, tração das 29. O ideal era mesmo manter os três tipos de roda !!! Agora em termos de "migração" , pessoalmente e pelo que tenho visto em pessoal que mudou para as 29, as opiniões são unânimes, "rodas pequenas nunca mais". Não quer dizer que com isto não haja no futuro uma grande transição para as 27,5 por motivos que ainda não consigo explicar!!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
barapaulo, concordo com o que dizes, cada roda tem o seu espaço.

A questão é: Qual a dimensão do mercado das bikes de XC, e qual a dimensão do mercado das bikes de maior curso?
Será que interessa (que é rentável) à industria manter 3 tamanhos de roda? Para muitas marcas não será certamente.

Mantenho o que disse, as 650B a manterem o seu espaço no futuro, só mesmo em algumas bicicletas de maior curso.
E não me parece que nenhuma marca que não aposte no 650B se venha a arrepender por isso.

A roda 29er não é só uma moda, veio para ficar e será (já é) a medida standard nas bicicletas de menor curso.
Apareceu de repente e tarde no mercado e virou moda por uma questão de marketing, tal como os telemóveis topo de gama que existem hoje já podiam ter sido lançados no mercado à uns anos atrás, mas não foram porque primeiro era preciso vender as tecnologias anteriores e manter as novidades para assegurar as vendas no futuro.
 

PenduluM

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A entrada do gigante Shimano e Mavic nas rodas 27.5 para a epoca 2014, vai trazer ainda mais força em termos de mercado.

Com a entrada da Shimano vai ser um vê que te avias de marcas de pneus e suspensões a lançar compnentes 27.5, a Mavic vem ajudar á festa.

O facto de haver um campeão do mundo XCO com esta medida de roda é o melhor marqueting que pode haver.

Não entro em guerras de tamanhos de rodas, porem na minha opinião, mais rapidamente acabam os componentes 26 para XC do que 27.5.

Lido de muito perto com uma loja e a percentagem de pessoas que entra lá para comprar uma bicicleta nova 26 é irrisoria (quando comparada com 2 anos atrás). O que vendia a mato eram 29ers e rodas 27.5 para adaptar em quadros 26.

Hoje em dia como temos quadros 27.5 de fabrica na loja as vendas e curiosidade das pessoas repartem-se entre as 29 e a novidade das montagens 27.5 de fabrica.

As marcas que nao apostarem nas 27.5 vão se arrepender, marcas essas, que são quase todas as mesmas que tiveram "medo" de apostar nas 29.
 

Medroso#78

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Boas,

Adorava que o nosso camarada "barapaulo", e outros como ele vissem o filho de um amigo meu com apenas 12 a nadar numa 29er tamanho S. O miúdo não é um "gigante" (comparado com alguns da idade dele). O puto pedala, controla que é um mimo. ;)

....29er "4 éber". :p
 

Broly

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Viva a todos,

Vou dar a minha opinião sobre tudo isto, da questão das 26, 27,5 e 29; se é correcta ou não é a minha opinião e vale o que vale....

Qual a melhor roda de todas? Todas elas serão melhores que as outras numa determinada situação ou estilo de BTT.

O mercado estava saturado de 26 isso é certo e implementou-se recentemente uma roda "nova" que faz movimentar toda uma industria novamente que estava a ficar saturada.

Houve muita gente que tinha boas 26 e que se desfez para comprar 29 igualmente boas, e realmente esses ficaram mais bem servidos e notam melhorias!

Outros tinham boas 26 e desfizeram-se delas para comprar uma 29 pior(peso, equipamento, etc) só para ter uma 29 e se calhar intimamente já se arrependeram.. mas quem é que vem dizer isso para a rua? ninguém... aii não... 29 é que é bom..

Depois há os que tinham uma boa 26 como eu, e que não tendo possibilidade de comprar uma bike toda nova 29 ou 27,5, optou por colocar rodas 27,5 na sua 26.
Manteve o que já era bom e neste caso ate fiquei melhor servido de rodas!! Se a bike ficou comprometida(Altura eixo, geometrias, etc)?? Ainda não sei, o tempo o dirá!!

Raro são os que estão a comprar 27,5 de raiz em que se calhar há muitas pessoas em que sua fisionomia seria o mais indicado, mas por questão de moda, compram 29 lá esta para dizerem que tem uma 29..

Se-calhar se o Nino Shurter não andasse de 27,5.. nem se falava delas ou nem "existiam" mas o homem anda nelas e vence e isto vem provar por ex. 2 coisas.
1ª ) O Markting funciona e se calhar a conta dele existe mercado de 27,5.
2ª) As 29 não são imbatíveis em todo o lado e a prova é que ainda este domingo ficaram se calhar mais de 50 atletas de 29 atrás de uma 27,5.

Se calhar em XCM a conversa é outra em que as 29 são rainhas.
Mas aqui há uma questão importante que é normal que o sejam, cada vez mais só há 29 nos atletas de topo.
Gostava que alguns atletas de topo fizessem uma corrida de 26 ou 27,5 e ver qual os resultados deles contra outros de 29.

é o que acho!
abraços
 

Annunaki

New Member
O facto de que este domingo ficaram mais de 50 atletas de 29 atrás de uma 27,5 não fundamenta o valor das mesmas. O Nino Shurter é de facto um grande atleta, acredito que o fazia de 26 ou 29 também! Porque senão todas as 27,5 iam para o podium, pelo que eu vi logo atras do primeiro ficaram duas 29 ficando bem à frente de muitas 26 e 27,5! Não nos podemos esquecer da parte feminina nesse mesmo domingo em que uma 29 deixou para trás muitas 26 e 27,5!! Todas elas tem o seu valor, e deviam coexistir as três para satisfazer os diferentes gostos. Eu tenho uma 29 e enquanto houver quadros, pneus, rodas, vai ser 29 para sempre, porque me dá um prazer enorme, e é isso que o Btt é para mim. Agora acho muito mal as 26 serem postas de lado para serem substituídas por um tamanho 1 polegada acima. Não querendo dizer também que as 27,5 não tenham o seu valor!!
 

ernez

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Bom, eu tenho 1,68cm, se fica mal uma roda 29 em baixinhos, ok respeito a opinião, eu não concordo, talves para aqueles como já alguem disse que, andam esticadinhos nelas, só se foi por terem comprado tamanhos que nada tem a ver com a nossa altura, :D

roda 26



Roda 29



os mesmos intervenientes, rodas diferentes.
 

ernez

Active Member
Pois, pode ser um facto, e acontecer, mas na maioria dos casos isso não se verifica, é raro quem tenha tido menos rendimento numa 29, mas pronto eu apenas posso ver pelos meus amigos, mas esses são todos cromos das bicicletas, :D
 

Broly

New Member
Tantos que ficaram com rendimentos inferiores nas 29, nas subidas então é conta-los!

Não é só ter uma 29 é preciso ter pernas para ela.. e se ela for de gama baixa então pior!
 

ernez

Active Member
Broly, já andaste em alguma 29er, eu também conheço bué pessoal que não tem pernas para as 26, :D , mas isso já tem a ver com factores tecnicos, ou outros, pode sempre se alterar os pratos da pedaleira e as cassetes, de qualquer forma qual o problema de quem não tem também pernas para uma 29er comprar uma, cada um gosta do que gosta, e compra o que quer, não condeno, nem tenho nada a ver com isso, se compra para mim tudo bem, é porque pode comprar e tem gosto nisso, :D, abraço.
 
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Annunaki

New Member
Bem! devo ser só eu, mas não senti perda nenhuma de rendimento com a 29 em relação à 26. Pelo contrário!!! É muito mais rápida, e a subir consigo manter uma cadência certa fazendo as subidas com mais facilidade! Coisa que não acontecia com a 26, visto ressaltava muito mais nos obstáculos naturais fazendo perder potencia de pedalada.
 

Broly

New Member
ernez não tenho nada contra, cada um compra o que quiser e tem o andamento que conseguir, claro.

O que digo é que conheço pessoas que na altura da compra puderam optar entre uma 26 gama superior e bem superior e optaram por uma 29 de gama inferior, só porque é a bike da "moda" e depois ao Domingo é vê-los a penar em vez de desfrutar!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
E se fossem de 26, não iam a sofrer à mesma?

Broly, acho que estás a comparar 26 usadas ou com desconto com 29 novas, o que torna essa comparação injusta.

Isto do tamanho das rodas é simples:
Maior: > conforto, tracção, estabilidade, facilidade em transpor obstáculos.
Menor: > aceleração e agilidade.

Isto são as consequências do tamanho das rodas, independente da altura da pessoa e da sua condição física.

Para a grande maioria das situações eu prefiro os benefícios das rodas maiores aos das rodas mais pequenas.
Numa situação em que conforto, tracção, estabilidade e facilidade em transpor obstáculos não sejam importantes, está cá a 26 que necessita de menos energia para ganhar velocidade.
 
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