Rodas 650 B - 27.5"

Lanwolve

New Member
"Tirando o nino schurter que é patrocinado pela scoot e convém usar 27,5 toda a malta usa 29, até as mulheres com quadros S usam 29."

Se leres o que o Nino Schurter disse acerca das 29ers vais ver que não foi por ser patrocinado pela Scott que ele escolheu uma 27,5... se as 29 são assim tão boas a descer porque é que não existe ninguém a usar rodas 29 em downhill?
 

pimentoski

New Member
isso é a única frase que ouço os anti29 dizerem, falarem disso do downhill...

1º uma roda de 29 por ter os raios mais compridos não é tão resistente como uma 26, e actualmente ainda não há rodas de 29 rijas o suficiente
2º inventar uma geometria para 29 não é fácil e as marcas ainda estão a adaptar-se a este tamanho de rodas
3º as bicicletas de downhill tocam pouco no chão, aquilo vai sempre aos saltos e saltam obstáculos, pelo que se é para andar aos saltos não se ganha o suficiente com as 29
4º também não há ainda suspensões de dupla coroa em 29, e nenhuma marca ainda se chegou à frente...
5º ainda não há pneus de downhill para 29...
6º a 29 tem uma aceleração mais lenta e em muitas provas de downhill, os riders precisam de fazer pequenos sprints...


Mas achas mesmo que uma 29 não é melhor que uma 26 a descer? Pega em duas bicicletas "iguais" e testa as duas... Em hardtail nem tem comparação, em suspensões totais também não se compara, à excepção do downhill mas mesmo assim não falta muito para as 29 também chegarem lá.

Mas a discussão até é sobre 27,5 e já fugimos do assunto... E voltando ao Schurter, volto a dizer que ele diz o que a scott quer que ele diga..
 

Lanwolve

New Member
Já peguei! E digo-te que se fizeres um singletrack a abrir com curvas e contra-curvas e tiveres que mudar de direcção rápidamente, das duas uma, ou vais mais devagar ou sais do trilho. E quando sair do trilho significar precepício, de certeza que vais ter que abrandar... ou talvez as rodas maiores te ajudem a desceres a encostas sem te magoares muito.

Para tudo o que referiste as rodas maiores são melhores, mas não queiras fazer comparações em situações diferentes, já chega levarmos com o marketing...
 

NFurtado

New Member
Acabadinho de chegar do Festivalbike com os olhos a arder de ver tanta roda 29, confesso que não me entusiasma.
Quanto às 27.5 também tenho dúvidas, apesar de visualmente pouco se notar as diferenças.
Já li aqui argumentos de um lado e de outro que considero igualmente válidos. Mas falta-me o testride!
Tenho roda 26 e gosto dela. Gosto da estética e da funcionalidade.
É claro que olhando para a máquina do Kulhavy aquilo impressiona, mas a questão para mim é que o "rapaz" tem 1,87m de altura, usando um quadro L ou mesmo XL preparado para ele e adaptado às suas características morfológicas.
As outras "bikes" e respetivas rodas serão sempre de produção em série.
Por isso seja 26, 27,5 ou 29 cada rider escolherá a roda que melhor conseguirá dominar e para ele será sempre a ideal. Estarmos nós compradores a adquirir isto ou aquilo porque o Schurter tem ou Kulhavy ou mesmo o David Rosa, é capaz de ser exagerado.
Qualquer dia aparece o Cédric Garcia a fazer descidas numa dobrável de roda 20 (e acredito que ele seja hábil para isso) e está tudo de volta ao inicio...
 

TLouro

Member
Por isso seja 26, 27,5 ou 29 cada rider escolherá a roda que melhor conseguirá dominar e para ele será sempre a ideal.

Também espero que seja por aí! Francamente estou um bocado farto do mercado forçar a mudança de material, simplesmente por se deixar de fazer. Por exemplo, a minha transmissão é 3x9 e ando à rasca para mudar de shifters porque já quase não há nas gamas médias e altas.

Não me estava a apetecer nada ter que trocar de bike, só por deixar de haver material para roda 26"...
 

danielsilva

New Member
E basta começar a ver na competição, nas provas de XCO, nas maratonas, no Desert Titan, nos Jogos Olimpicos e afins... Tirando o nino schurter que é patrocinado pela scoot e convém usar 27,5 toda a malta usa 29, até as mulheres com quadros S usam 29.

Txiii e eu a pensar que a Spitz andava de 650b, a Bresset de 26er, o Vogel de 650b, o Absalon de 26er e por ai afora, mas afinal ando com info errada e ninguém usa nada a não ser 29er :rolleyes:
E se achas que é apenas a malta do downhill que é reticente no uso de 29er aproveita e vê uma prova de Enduro, conta os utilizadores de cada roda e vê no fim qual a roda menos utilizada ;)

E um aparte, existem sim suspensões dupla coroa para 29er, à cabeça vem a Manitou Dorado por exemplo e até houve quem fizesse prova de taça com 29er, simplesmente ( e pelos vistos ) não deu resultado. Já no caso do 650b não só já houveram atletas no WC com as mesmas, como mais que uma equipa veio dizer que irá ter atletas a correr coom 650b na próxima época.

Nenhuma das rodas sairá do mercado, simplesmente vão dominar mercados diferentes. As 29er vão predominar nos mercados XC e Trail ( < 140mm ) enquando que as 650b vão predominar nos mercados Trail, AM/Enduro ( > 140mm ), com misturas em todos os segmentos.
 

Lanwolve

New Member
Nem mais danielsilva! Cada um pratica o BTT que gosta e escolhe a roda que melhor prestações lhe dá. O que temos visto é as 29ers serem defendidas como o suprasumo das bikes de BTT e resto é paisagem. :musica:

:back2topic: Sinceramente pelo que li acho que as 27,5 serão uma boa opção para aquilo que faço, um pouco de tudo (dentro dos meus limites, é claro), mas ainda não há muita oferta nesse sentido. De qualquer forma não vou comprar uma bike com essas rodas sem experimentar, mas estou ansioso por isso... :cheers:
 

pimentoski

New Member
o tamanho 26, 27,5 e 29 é a contar com o pneu, ou seja é um valor aproximado. uma roda 26 com pneus de estrada de 1.0 é tipo roda "25,8" (exemplo) e o mesmo aro com uns continental 2.4 é roda "26,7" (exemplo). Se calhar a scott por estar com um pneu 650b muito alto ficou quase com 28 polegadas.
 

pimentoski

New Member
Txiii e eu a pensar que a Spitz andava de 650b, a Bresset de 26er, o Vogel de 650b, o Absalon de 26er e por ai afora, mas afinal ando com info errada e ninguém usa nada a não ser 29er

A Bresset e a Sabine são baixinhas, pode não fazer sentido as 29". O Vogel é Scott, e a Scott já se sabe vai tentar vender que as 650b são o supra sumo. O Absalon fez um excelente resultado nos jogos olimpicos, desistiu na primeira volta não foi? Quem é que ganhou? Um gajo numa 29 de suspensão total com mais 1kg que as restantes? Estranho...

Mas falaste em 4 atletas, por acaso pensei que no BTT havia mais malta a andar de bicicleta...

Uma coisa é certa em maratonas as 29 não vão dar hipótese, mas se já ganham provas XCO é uma questão de tempo até serem lideres de mercado daqui a uns tempos. Basta ver marcas como a Cannondale e a Specialized que literalmente acabaram com as 26... Mas também admito que vai haver algum espaço para as 26 e para as 27,5
 

danielsilva

New Member
A Bresset e a Sabine são baixinhas, pode não fazer sentido as 29".
....
Mas falaste em 4 atletas, por acaso pensei que no BTT havia mais malta a andar de bicicleta...

Falei em 4 pois foi o que veio à cabeça, são dos mais conhecidos e eram os que tenho a certeza saber que roda usam pois não faço hábito de andar a perder tempo a ver que roda cada atleta usa, mas pareçe que existem pessoas que preferem olhar para as rodas do que para atletas, enfim. De qualquer maneira o que estava em causa era álguem ter dito que TUDO andava de 29er, incluindo as mulheres pequenas que andavam em quandros tamanho S, ou será que li errado ?

O Absalon fez um excelente resultado nos jogos olimpicos, desistiu na primeira volta não foi? Quem é que ganhou? Um gajo numa 29 de suspensão total com mais 1kg que as restantes? Estranho...

Sim porque um furo foi culpa de a roda ser 26'', não sabia que agora uma das vantagens das 29er eram ser imunes a furos. Diz-me uma coisa, quem ganhou a Taça do Mundo e o Mundial mesmo ? Se formos ver assim as coisas de maneira tão mesquinha, é 2-1 para as 650b :fpalm:

E o Nino já disse mais que uma vez que todas as rodas foram testadas e que as 650b foram escolhidas pelo seus meritos, nada mais. Até porque, e novamente, se quiseres entrar por esses caminhos também podemos dizer que a Cannondale e Specialized também apenas promovem as 29er porque investiram fortemente nelas não porque são as melhores. Estes argumentos ridículos dão para os dois lados ...

Enfim continuo a dizer que não há roda melhor nem pior apenas diferentes mas quem prefere continuar a ter "tesão" por um tamanho de rodas especifico está à vontade :rolleyes:
 

pimentoski

New Member
eu desde 1999 que ando mais a sério de BTT, a minha Giant ATX em 99 custou 170 contos... 850 euros. E a minha vida foi toda feita em roda 26. Depois surgiu a hipótese de testar rodas 650b mas apesar de terem entrado no quadro e na suspensão (stumpjumper s-works+manitou r7) estava muito no limite. A vida dá tantas voltas que um amigo meu caiu de bicicleta (numa 29), ele foi de ambulância e eu fiquei com a 29 na minha garagem 1 mês... um mês a ver a bicicleta todos os dias até que a fui testar (eu não queria). Dei uma volta e sai da volta directamente para a loja... Entreguei a minha e vim com uma 29... E não me arrependo 1 segundo, mas eu também tenho 1,84 e a bicicleta é um L. E além do mais troquei o s-works de aluminio por um quadro de carbono... Por isso sim, estou maravilhado... Mas concordo que cada um escolhe o que quer e o que lhe dá mais jeito para os percursos que faz, mas a tendência no futuro é as rodas crescerem...
 

huppy

Member
Eu ando de 26, e como tal posso ser suspeito, mas acharem que que as marcam tiram as rodas 26 dos catalogos e dos seus atletas APENAS por serem melhores e ingenuidade...
 

Nozes

Active Member
mas a tendência no futuro é as rodas crescerem

As da minha bike também vão crescer? :rolleyes:

Agora a sério,nestas coisas das bicicletas,como em tantas outras,devemos estar atentos e tentar perceber o que é melhor para nós. De que me serve a mim o atestado de que uma dada bike ganhou determinada prova? Por que carga de água essa bike é ideal para mim? Será que secretamente a marca desenvolveu a geometria baseada no meu tamanho,na minha maneira de andar,nos sítios onde ando?

Claro que comprar uma bike de uma marca que se reconhece fazer desenvolvimento em competição é para muitos uma "garantia" de ser aquilo que necessitam para aumentarem a sua performance,mas por cada caso em que alguém compra a bike que realmente precisa,há milhentos outros em que alguém segue cegamente o marketing e fica mal servido de bike por isso.

QUANTO ÁS 27,5"...

Para mim,fazem sentido. Olhando globalmente para o nosso mercado,em que a estatura média do bttista português está certamente abaixo do 1,80m,eu diria que faz mais sentido que as 29". O pior é que as marcas apostaram (muito) forte nas 29",e agora teem de as vender a alguém,por isso continuarão a impingi-las de todas as maneiras possíveis,porque o que interessa é vender,caso não tenham reparado.
De resto,para o maratonista/estradista a escolha vai sempre ser 29",pelo menos enquanto as provas forem de muito pouco btt,como a deste fim de semana em Santarém.

E uma pergunta a quem anda de 27,5" em quadros e suspensões 26",que me tenho lembrado nestes dias...e a lama,pá?? :)
 

RTC

Super Moderador
Pois, a lama. Um problema nada fácil de resolver.
Das montagens que tenho visto (adaptações a quadros 26) fica tudo muito no limite. Muito pouca margem de manobra para a lama escoar. :rolleyes:
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Agora é que falaste a verdade amigo Nozes

já o RTC é suspeito :) porque tem uma 29 ou estou enganado ?? e ainda por cima, és quase da minha altura, acima de 1.80 eheh
 

Lanwolve

New Member
Se gostar do comportamento das 27,5 não vou mudar as rodas da minha bike. A minha 26 será sempre 26. Compro é uma bike já com essas rodas que é o melhor, já com a geometria do quadro apropriada para o efeito.
 

tonyV

New Member
É muito engraçado ler as opiniões e tendências (modas) em forúns ingleses, americanos e depois vir aqui ler este:D
 

ljmane

New Member
Quanto a transformar uma bicicleta roda 26 em roda 27.5 a minha opinião é que depende muito da geometria que tem o quadro 26, isso independentemente de a roda caber ou não.
No caso da roda não caber continuamos a divertir-nos como até a uns dois anos atras com a nossa roda 26.
No caso de a roda caber, a grande alteração que se vai dar ao nível da geometria ao colocar umas rodas 27.5 num quadro 26 é a subida do centro de gravidade (elevar aproximadamente 1,5 cm o centro Pedaleiro, pode variar dependendo da altura dos pneus) (Isto em principio será um ponto negativo).
Quanto as vantagens, é poder experimentar uma bicicleta diferente sem ter que fazer um grande investimento (no meu caso é um projecto low cost, aproximadamente 125euros rodas e pneus para montar numa bicicleta velhinha que já não tinha utilização e que não se preocupa com as gramas).
Quanto a grande polémica de ser melhor ou pior esta ou aquela medida, são simplesmente diferentes, e o melhor é experimentar.
 
Top