Rodas 650 B - 27.5"

cayto

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Verdade, já vi esse vídeo várias vezes e de fato é muito interessante a explicação e a forma como procuraram demonstrar o que diziam...
 

PedroTenreiro

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E é um video despretensioso: não diz que uma é melhor que a outra.
No entanto estabelece um termo de comparação interessante nas 26 e 27,5: dizem a certa altura que, mais do que o diâmetro do aro, um dos factores mais importantes na comparação entre 26 e 27,5 é o pneu. Em teoria, é concebível que uma 26 que use um pneu com balão generoso se transforme na prática numa roda com um diâmetro ligeiramente inferior ou praticamente igual ao de uma 27,5. Pelo que as vantagens de uma 27,5 face a uma 26 não sei se compensarão a adaptação. Pelo video, há mais diferença entre 27,5 e 29 do que 26 e 27,5.
 

x0388891

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Meus amigos, isso é tudo verdade mas como eu fiz passou-se o contrario. Eu tinha pneus estreitos e baixos(2.0 e 2.1) na 26" e passei para pneus largos (2.25") na 27,5" e afirmo aqui que a diferença é enorme, no meu caso claro. Por isso volto a dizer, cada caso é um caso, agora afirmar-se que não se obtém diferença nenhuma é profundo disparate.

@Annunaki O caso dos pneus dos carros foste tu que o puxaste, pois eu sei prefeitamente que os pneus dos mesmos em função das jantes adoptadas variam em termos de altura para proporcionar o mesmo raio final de roda (jante + pneu): logo não alterando em nada a dimensão final das rodas. Eu até tenho um carro que permite 3 tipos diferentes de jante, claro que com 3 tipos diferentes de pneumáticos pois o espaço é constante.
 

x0388891

Member
Meus amigos, isso é tudo verdade mas como eu fiz passou-se o contrario. Eu tinha pneus estreitos e baixos(2.0 e 2.1) na 26" e passei para pneus largos (2.25") na 27,5" e afirmo aqui que a diferença é enorme, no meu caso claro. Por isso volto a dizer, cada caso é um caso, agora afirmar-se que não se obtém diferença nenhuma é profundo disparate.

@Annunaki O caso dos pneus dos carros foste tu que o puxaste, pois eu sei prefeitamente que os pneus dos mesmos em função das jantes adoptadas variam em termos de altura para proporcionar o mesmo raio final de roda (jante + pneu): logo não alterando em nada a dimensão final das rodas. Eu até tenho um carro que permite 3 tipos diferentes de jante, claro que com 3 tipos diferentes de pneumáticos pois o espaço é constante.
 

miguelfranca

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boas

eu vou mudar para 27,5 e estava a pensar em mandar vir os aros ZTR mas vi muito pessoal a queixar-se desse problema.. o que me dizem sobre isso ? os BOR sao melhores nesse aspecto (já que em relaçao a peso é mais o menos o mesmo) ?

Já agora qual a diferença entre BOR 333 e BOR 366 ?

Abraço
JMFrança
 

barapaulo

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Éssa tá boa! Onde é que foi provado isso?


Prometes que se eu te mostrar os links, vais lê-los? E prometes também que depois comentas?
É que estar para aqui a fazer pesquisa e depois cair tudo em saco roto, não vale a pena.:D
Se for assim, posto o endereço da BikeRadar onde encontras isso. posso também mostrar-te um da Bikerumours, and so on, and so on.
Entretanto se tiveres algo que diga o contrário, gostava que também me mostrasses. É que é a ler que a malta aprende e muda de opiniões. Se não lermos, ao fim de uma vida continuamos a dizer o mesmo que no inicio dela :D

http://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/what-is-650b-33937/


Bem. Eu pelo menos não conheço revista mais credível do que esta



Abraços
 

barapaulo

Member
Viva a azul as respostas
barapaulo, não concordo em nada que as 29er sejam para pessoas altas.
Está escrito em todo o lado, menos nos fóruns, pois nos fóruns cada um diz o que quer.
Como foi dito, há vantagens e desvantagens. Nenhuma dessas vantagens ou desvantagens depende da altura do atleta.
Respondido acima
E já agora, também há utilizadores de roda 29 em Enduro, que já os vi!
Também já vi gajos fazerem DH de skate. Mas que o skate não é aconselhada para DH, lá isso não é. :D
Não experimentei ainda uma 650B, mas já tenho alguma experiência com o tamanho abaixo e o tamanho acima.
Só te falta experimentares o tamanho do meio para teres certeza do que dizes.
Não prevejo grande sucesso nas vendas dos modelos HT e FS de baixo curso com roda 650B, mas pode ser que esteja enganado.
E eu não prevejo grande sucesso nas vendas dos modelos HT e FS de grande curso com roda 29", mas pode ser que esteja enganado. :D

Abraços :)
 

Metal_Man

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Uma coisa muito importante, que se fala no vídeo é que a meter rodas 27,5 numa bicicleta 26 se perde totalmente a garantia de quadro e suspensão visto os mesmos não estarem projetados para esse efeito. Acho que isso é um fator a considerar na hora de adaptar a bicicleta com essas rodas.
 

Annunaki

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Desculpa "barapaulo" mesmo que quisesse comentar não podia, não consigo abrir o link! Mas em relação a esse assunto continuo a achar que não há limites. A não ser que seja uma pessoa que tenha de altura 1,50 !! Aí dou o braço a torcer e acredito que haja algumas limitações!! Eu tenho 1,73 acha que não fico bem numa 29??? Pois posso dizer-lhe que me sinto muito bem com a minha 29er e sem quaisquer limitações. Não estou para aqui a dizer que as 29 são melhor que qualquer tamanho de roda, são diferentes tal como são as outras. Sinceramente espero que as 27,5 fiquem por cá durante muito tempo, e nem me importa nada que seja o tamanho standard, agora enquanto houver 29 vai ser sempre a minha escolha. Lá me importa das acelerações ou falta delas, da inercia! O facto é que me dá um grande prazer como nenhuma 26 ou 27,5 o conseguiu fazer. Em relação ao possível insucesso de vendas das 29! Bem ! Não sei! Mas para 2014 estão para sair modelos de 29er cada vez mais refinados. É o caso das novas KTM, Rocky Mountain, Trek, até a INTENSE tem já uma rígida 29 ! Vamos ver!
 

Unknown_Rider

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Uma coisa muito importante, que se fala no vídeo é que a meter rodas 27,5 numa bicicleta 26 se perde totalmente a garantia de quadro e suspensão visto os mesmos não estarem projetados para esse efeito. Acho que isso é um fator a considerar na hora de adaptar a bicicleta com essas rodas.

Se entrares na loja com as 27,5 montadas sim. Se ficares com as 26, não sei como vão dizer que andas de 27,5.
 

miguelfranca

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Boas

vou dar a minha opinião sobre este tema pois também eu sou um futuro comprador de rodas 27.5 :))

Muita gente fala da tal questão do "altera a geometria do bicicleta" mas esquecem-se que todos nós já a alteramos e como ? é simples, quantos de vocês é que já inverteram o avanço? quantos de vocês é que já regularam o curso da suspensão? quantos de vocês é que já subiram ou desceram o guiador? acho que todos já o fizeram e por isso a bike ficou pior? não, pelo contrario, ficou mais ao vosso gosto e eu pessoalmente acho que a nível das rodas é igual, ok, ela sobe 2 cm e quem nota essa diferença em andamento? eu pessoalmente duvido que se note que a bike esta mais alta, acredito sim que se note que o pedaleiro embarre menos nos obstáculos... E digo isto pois já ando a treinar em tougues a alguns dias e aquilo esta MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO abusado e se eu tivesse 27,5 tenham a certeza que umas das descidas que me esta a dar dor de cabeça eu já a sabia de cor e salteado....

No fim de contas nós nao somos nenhuns corredores de estrada que importe as geometrias, na estrada acredito que influencie muito, no BTT se a bike for o tamanho certo terei a certeza que vencemos a mesma :)

Muita gente fala das 27,5 na competição mundial, o actual campeão do mundo anda de 27.5, nos jogos olímpicos perdeu para um de 29 por BURRICE, já este ano descarregou o Absalon 2x e este anda de 29, no cape epic rolou de 27,5 e se nao estou em erro venceram uma etapa, o velhinho mais importante do XCO mundial (Hermida) anda de 27,5 assim como MUITOS outros do top10, eu quase que digo que nos 10 primeiros de uma taça do mundo 5 andam de 29 e os outros de 27,5 (isto estou a falar de cor).
Em portugal? David Rosa? 27,5 ... ricardo marinheiro? 27,5

Agora para mim o futuro será certamente as 27,5 e as 29. As 27.5 para XC e XCE e as 29 para longas distancias.

por fim está tudo dito e só me resta esperar que alguém mande um quadro 27,5 a um preço acessível e eu sou dos primeiros a comprar :))

abraço
JMFrança
 

FiCaçador

Elos Rápidos
miguelfranc,a , no Cape Epic todos andaram de 29er, até o Nino.
O Hermida não anda sempre de 650B, em algumas etapas escolhe a 29er.
E dizer que o Nino não ganhou os jogos olímpicos por burrice, só se achares que ele tenha sido burro por se ter importado com as etapas da taça em vez de pensar apenas nos JO, pois nos JO todos deram o seu melhor e ganhou o que estava em melhor forma, independentemente o tamanho da sua roda.
No campeonato do mundo o Absalon de 29er deixou o Nino de 650B para trás, será que isso quer dizer alguma coisa? Não!

barapaulo, continuo à espera de uma resposta fundamentada sobre o porquê das 29er estarem reservadas a atletas com mais de 1,80m de altura... Ou é só porque um tipo da KHS disse que sim?
Eu por acaso os únicos sítios onde li que as 29er são só para pessoas altas, foi em forums, dito quase sempre ou por pessoas altas, ou por pessoas que nunca experimentaram uma 29er. Ler é bom, mas experimentar é melhor. Tendo eu 1,73 e já tendo experimentado algumas bicicletas de roda 29 e feito muitos km's com a minha, posso garantir que fico beneficiado com o aumento do tamanho da roda.
Não é por ser mais baixo que não vou sentir maior estabilidade, maior conforto, maior tracção...

E se não sabes que já existem à algum tempo bicicletas 29er de Enduro e que estão a crescer nas vendas, especialmente no mercado norte americano onde "bigger is always better", então não sou eu quem anda a ler pouco...

Sobre experimentar o tamanho do meio, numa bicicleta de XC não tenho qualquer curiosidade, apenas ficaria a meio de alcançar as virtudes da 29er. Numa bicicleta de maior curso, que sirva só para a diversão, acho que seria interessante, embora não tanto como 29 à frente e 650B atrás, ou seja B9er.
 

TiagoMAIAC

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Boas, acho que já chega de 29's e 26's.... este tópico é sobre 27.5.

Eu tenho andado a acompanhar as novidades para 2014 e em particular as 27.5 de suspensão total de menor curso. Já tenho uma all mountain 26' e acho engraçado a ideia de ter uma bike ''faz tudo''.
Já vi algumas noticias em respeito ás novas 27.5 para 2014. Também gosto da ideia das Santa Cruz, mas essas estão num preço que acho demasiado alto. A scott também tem uma proposta bastante agradavel com a genius 900 e 700.
Também já se disse aqui que a KTM ia descontinuar a linha deles de 26', então seguramente se pode dizer que se vai encontrar algumas 27.5 no catalogo deles para 2014.

Queria deixar bem claro que sou completamente contra conversões para 27.5' em quadros concebidos para 26. Existe muitas contas nas geometria dos quadros que são tidas em conta quando se escolhe um tamanho de roda (Trail, cockpit, etc).

Uma marca que sempre tentou puxar a corda no âmbito das suspensão total foi a GT. E tenho andando a namorar as duas propostas deles para 2014 com a Sensor e a Force. Eu ia mais para a sensor dado ser mais uma ''faz tudo''.


Pergunto se há mais alguém aqui, tem alguma novidade nas 27.5's e sobretudo informações para as coleções de 2014. Especialmente nas Enduro/AM e trail de suspensão total.
 

PenduluM

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Isso dos quadros 26 com roda 27.5 a mim nao me faz comichão nenhuma. É uma alteração como outra qualquer, o eixo pedaleiro fica mais alto 1.75cm, é daí que vem o mal ao mundo?

Essa treta do alterar das geometrias e o estragar dos angulos estudados durante horas é tudo teoria, porque na pratica nada disso acontece.

Toda a gente que compra uma bike pode alterar largura/altura de pneus, comprimento de avanço, angulo de avanço, largura e formato de guiador, angulo de selim, medida do selim, comprimento dos cranks, curso das suspensões, etc, etc, etc.

Ou seja toda a gente mesmo sem alterar tamanhos de roda altera a geometria das bikes, nunca ouvi ninguem insurgir-se contra alguem que muda o avanço, por estar a alterar a gemoetria "perfeita" do fabricante.

Anda um gajo no campeonato do mundo (que é só campeão olimpico) com o guiador quase em cima da roda da frente. Ninguem disse que ele estragou a bike, muito pelo contrario, as bikes, seus componentes e medidas devem servir o atleta, nao o atleta servir a bike.

Quando se coloca uma roda maior, ou mais pequena, a bike fica com mais ou menos altura ao solo, todos os angulos do quadro mantêm-se.
 
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castrokid

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Boas!!
Já postei isto antes, mas vou dizer outra vez:
Esta questão da alteração das geometrias nos quadros com a troca do tamanho das rodas para mim é uma falsa questão!!!
Senão vejamos:
Sou o feliz proprietário de uma Genius 20 de 2009, que traz de origem uma suspensão tallas com os seguintes cursos: 110 mm ou 130 mm ou ainda 150 mm.
Pergunto eu: então, quando eu mudo o curso da minha suspensão de 110 mm para 150 mm, isto não muda a geometria?? mas, isto vem assim de origem e é brutal e de certeza foi estudado pelos Srs. Engenheiros da Scott.
Eu nunca medi a diferença, pois ainda não me lembrei. No entanto, quase de certeza que o meu pedaleiro sobe mais em relação ao solo com esta alteração na suspensão, do que se puse-se rodas 650b.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
castrokid, claro que altera, se não alterasse nem valia a pena.
Quando a suspensão baixa, baixa a altura do guiador e aumenta o ângulo da testa do quadro, o que resulta numa geometria mais favorável para subir.

Converter ambas as rodas apenas resulta numa ligeira subida do eixo pedaleiro e do centro de gravidade, os ângulos mantêm-se. Não acho que vá necessáriamente afectar de forma negativa a condução.

Essas GT estão demais! Espero que usem este mesmo sistema para as de menor curso.
 

castrokid

Member
FiCaçador!!
Era precisamente ai que eu queria chegar!!!
Conheço, quem anda com uma roda 27,5" na frente e 26" na traseira, faz Allmontain e diz que é espectacular!!
Isto sim altera a geometria, agora mudar as duas rodas apenas altera a altura total e sobe um pouco o ponto de gravidade mas acho que isto é irrelevante.
 
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