Rodas 650 B - 27.5"

Annunaki

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:lol:
Fantástico, o David Rosa falou, está falado!!! Pode ser que agora consiga chegar aos 10 primeiros nos mundiais/europeus, na sua roda especial!!
Já agora, a tão mal amada roda 29 com as suas tantas desvantagens, deixou uma 27,5 a um minuto e tal para traz nos Europeus nas mão de Julien Absalon. De facto são só desvantagens!
Estou com o camarada "ernez" já não comento mais, isto de facto não faz sentido nenhum, cada um gosta do que gosta!!Eu cá gosto cada vez mais da minha 29! Abraços a todos
 

PenduluM

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Mais vale nao comentarem mesmo, este topico é sobre as rodas 650b e o que nao falta aqui é proprietarios de rodas 29 a dar opiniões mais ou menos fundamentadas, mais ou menos extremadas.

A maior parte das pessoas que aqui comenta nunca experimentou 650b, ou tem 26 e vê com bons olhos as 650b, ou tem 29 e nao admite que alguem diga que são boas, porque pode ameaçar a 29er que tem na garagem de ser a rainha e senhora nas conversas de cafe.

O David Rosa falou, focou pontos interessantes e tem mais legitimidade do que qualquer pessoa neste forum para opinar sobre material de btt. Caso nao andem informados, trata-se do melhor atleta da historia do btt Nacional. Faz mais kilometros numa semana do que muita gente num ano.

Tambem acho bem que cada vez gostem mais das vossas 29er, até acho que deviam espalhar isso por todos os topicos, vá que acordem de manha e tenham alguma duvida que fizeram a escolha certa, é so passar no forum e ficam com a consciencia descansada.

Se formos fazer uma analise de opiniões vemos os seguinte:

A esmagadora maioria dos poprietarios de 26 sao lestos a concordar que as 29ers e 650b rolam e descem melhor.

Por outro lado a esmagadora maioria dos proprietarios de 29 negam estoicamente que as rodas mais pequenas são mais ageis e tem melhor aceleração. O argumento do "bom rider faz o que quer da 29" é usado com frequencia, sendo no sub-conseciente ou mesmo no consciente o bom rider, eles proprios...

Acabo por dizer que todos os tamanhos de roda têm virtudes e tambem todas elas têm defeitos, por muito que alguns progenitores cegamente nao os vejam.
 
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x0388891

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Não o teria dito melhor PenduluM! :bompost:

Mas como já tinha afirmado antes, depois da minha opinião claro, que não voltaria a postar neste tópico, que em nada adianta há já algum tempo, abri aqui uma excepção, pois bem merecia.
 

Jocas22

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os topicos sobre tamanhos de roda deveriam ter este post do Pendulum como obrigatória leitura previa, estilo disclaimer... não percebo a necessidade de andarem sempre a ter de justificar a opção que fizeram... deiam a vossa opinião (e não passa disso) e sigam
 

x0388891

Member
@Jocas22 Não percebi a se o teu post era para mim ou para o Annunaki?

Mas, se for direccionado a mim quero dizer que até aqui só os proprietarios de 29" é que tentam arranjar todos e mais alguns argumentos para ditar que as 29" são praticamente superiores em tudo. Volto a lembrar o que já havia afirmado e o PenduluM voltou a referi-lo: as 29" têm as suas vantagens, como as têm as 26" e 650b e todas elas tb têm as suas desvantagens. Eu fiz uma opção e sinto-me bem com ela, independentemente do A ou o B dizerem o que querem.

Mas o argumento do David Rosa é válido e a favor das 26" e 650b.
 
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Jocas22

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não era nem pra um nem pra outro. Era pro geral. E nem era só pra uma das novas rodas, serve tanto pros das 27,5 como pros das 29.
Se o pessoal cingisse as suas opiniões a relatar experiencias pessoais era mais interessante e útil.

Mas tambem há bons posts e esclarecedores, perdem-se é no meio das picardias. Ou pelo menos retirem isto das questões técnicas e ponham num topico de discussão geral.
 

TiagoMAIAC

New Member
Eu li e postei neste topico a fim de tirar duvidas porque tanto roda 29 como 27,5 sao aliens para mim. Quando o Jocas22 diz que cada um podia simplesmente expor as suas experiencias era melhor para a comunidade e simplesmente podia tirar muitas duvidas como eu e alguns têm.

Mas sem isso, lendo para traz vejo que não ha uma roda melhor, há apenas egos cheios de vontade de ditar regras sobre aquilo que e bom.

cumpz
 

mrfo

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EU tenho uma 29 e sei o que tenho, sei o que ganhei mas também sei o que perdi. Não tenho problema algum em admitir que uma 29 é pior a subir, é mais lenta em zonas tecnicas e mesmo a rolar ha situações em que tem mais desvantagem que vantagem.
Vejo as 29, 27.5 ou 26 como tipos de bike diferente, com vantagens e desvantagens, tal como temos rigidas de XC, bikes de AM e de enduro.
Inclusivé ja desaconselhei pessoas de comprar 29 porque não seriam bikes adequadas a elas.
Mas como ja se fala demasiado de 29 neste tópico, e como deviamos falar de 27.5, não vou falar mais deste tema.

Já agora, alguém de novidades para 2014?
 

Annunaki

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Acho que sim! Não há verdades absolutas , e Deus está no céu! Já que se alguém tem uma avaliação pessoal sobre este assunto a mesma pode ser completamente diferente para outros. O que às vezes provoca estas discussões( que não deixam de ser interessantes),é o facto de se afirmar perentoriamente que uma roda é assim ou assado baseado em opiniões pessoais. O que acabei de ler acima não se aplica na minha opinião, nunca senti essas desvantagens! Mas não quer dizer que alguém não as sinta! Agora, o que é adequado para um ou para outro, só experimentando é que alguém pode decidir, sem influencias logo de inicio.
Ok! toca a mudar de assunto!! Abraços
 

barapaulo

Member
EU tenho uma 29 e sei o que tenho, sei o que ganhei mas também sei o que perdi. Não tenho problema algum em admitir que uma 29 é pior a subir, é mais lenta em zonas tecnicas e mesmo a rolar ha situações em que tem mais desvantagem que vantagem.
Vejo as 29, 27.5 ou 26 como tipos de bike diferente, com vantagens e desvantagens, tal como temos rigidas de XC, bikes de AM e de enduro.
Inclusivé ja desaconselhei pessoas de comprar 29 porque não seriam bikes adequadas a elas.
Mas como ja se fala demasiado de 29 neste tópico, e como deviamos falar de 27.5, não vou falar mais deste tema.

Já agora, alguém de novidades para 2014?


Pooorrrrrraaaaaa. Até que enfim.
Um post coerente!!!!:D
Isto dos fóruns tem as suas vantagens e desvantagens. A malta defende os seus pontos de vista como se das suas mulheres se tratasse.:cool:
Começando pelo fim:
Sim senhor. Há novidades para 2014.
Por exemplo. A KTM vai começar em 2014 a descontinuar a roda 26”. Isto é muito importante. É um sinal do sucesso anunciado das outras 2 rodas. As 29 e as 27,5”
Depois…
De uma vez por todas. Das 3 dimensões, cada uma delas tem o seu mercado. Conforme já escrevi em outros tópicos, a roda 26” futuramente passará a ter lugar por exemplo em DH
A roda 27,5” será uma boa roda para A. Mountain, Enduro XC, XCO Maratonas… (com a condicionante da estrutura do ciclista)
A 29” está reservada para por exemplo XC e XCO, Maratonas… Nomeadamente para ciclistas de 1,80 cm ou mais altos (que em Portugal há poucos).
Todas as rodas são boas. Agora se a esmagadora maioria da malta em Portugal faz XC, ou Maratonas, não significa de forma alguma que todos aqueles que sejam adeptos de outras modalidades, sejam necessariamente uns deficientezinhos que por aqui andam.
Outra coisa: definitivamente está provado que a roda 29” é para pessoas altas. Todos os outros, precipitaram-se e não as deviam ter comprado. Defendam lá o que quiserem defender.


Abraços
 

FiCaçador

Elos Rápidos
barapaulo, não concordo em nada que as 29er sejam para pessoas altas.
Como foi dito, há vantagens e desvantagens. Nenhuma dessas vantagens ou desvantagens depende da altura do atleta.

E já agora, também há utilizadores de roda 29 em Enduro, que já os vi!

Não experimentei ainda uma 650B, mas já tenho alguma experiência com o tamanho abaixo e o tamanho acima.
Na semana passada voltei a andar na minha 26, para me habituar a ela, para andar nela nas 24h de Coruche. Andei de 26 no sábado e de 29 no domingo.
Não notei ganho nenhum em agilidade na 26, apenas notei uma grande perca de estabilidade, mas após algumas descidas lá me reabituei.

A rolar em bom piso, não há grandes diferenças, a escolha do pneu é muito mais influente do que o tamanho da roda.
A rolar em piso irregular a roda maior tem clara vantagem, mantém a velocidade mais facilmente e torna-se menos saltitona.
A subir quase não notei diferenças, a única diferença são os 2kg a mais que tem a minha 29er em relação à minha 26, por ter equipamento mais pesado.
A descer a 29er é muito mais estável e fácil de controlar, exige menos concentração do atleta e é simplesmente mais rápida.
Lamento muito, mas não encontrei nenhuma vantagem relevante na 26, além de ser mais fácil de arrumar e transportar. Mesmo em trilhos lentos e apertados, a 29 passa de forma tão fluída como a 26 e nunca me deixou a desejar que fosse mais ágil ou mais manobrável.

Levei a 26 pois pensei que por ser mais leve e necessitar de menos energia para acelerar poderia ser vantajoso por me permitir poupar as pernas, mas na verdade a 29 por manter mais facilmente a velocidade acaba por necessitar de menores picos de força e ter também vantagem nesse aspecto.

A minha conclusão é que no XCO e principalmente em maratonas o tamanho maior de roda tem clara vantagem e domina actualmente o mercado de vendas, penso que o continuará a fazer no futuro.
Não prevejo grande sucesso nas vendas dos modelos HT e FS de baixo curso com roda 650B, mas pode ser que esteja enganado.
 

x0388891

Member
Outra opinião de um colega do pedal aqui bem ao lado no tópico dele, e que não contraria as leis da física:

não tenho tido muito tempo para vir ao forum ,mas apos algum tempo a nadar coma raven já vos posso dar algum feedback ,a minha escolha das 29 não foi por modas mas quando perdi a minha 26....obviamente não ia comprar outra 26 pois a tendencia é 29 e..
noto que tem de se tar mais bem preparado fisicamente para puxar as 29 e a minha não é das mais levas 9,700 mas quem treina não há problema..lol,
tb noto em que em subidas muiiito inclinadas custa mais do que numa 26 e já tenho o avanço com -6 graus.
a nivel de omportamento do quadro é bastatnte rijo em comparaçao com a minha merida 0-nine o que até nem desgosto pois a responder é bastante rapida, tanto a rolar como a descer e a tranpor obstaculos tem um comportamento muito bom .
os pneus race sport são bons mas de lado começam a dar sinais de desgaste pois não são os protecion...
a suspensão rs reba 100mm espetacular vinha de uma sid o comprtamento é muito identico rija e precisa
o grupo X0 tem tado á sua altura embora os gripshifts me tenham desiludido os antigos x0 de 9 velocidades são mais precisos..provavelmente a unica coisa que vou trocar pelos shifters.
os travoes avid trail simplesmentes fantasticos muito poder de travagem mas progressivos muito identicos aos xtr
no global acho que quem tem 26 deixe-se tar,agora o pessoal anda ai todo maluco a fazer maus negocios por causa das 29 e 27,5 quem anda bem numa 26 anda bem em qualquer uma...mas tou a adorar as 29

Pode ser visto aqui:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?48265-Focus-Raven-Silver-Edition&p=1003519#post1003519
 

Annunaki

New Member
definitivamente está provado que a roda 29” é para pessoas altas
Éssa tá boa! Onde é que foi provado isso? Desde que a geometria do quadro seja adequada ao rider, qualquer pessoa pode usar uma 29!! Não é por nada que por este mundo fora se vê pessoas baixas a dar cartas em grandes competições com 29er`s!! Já que se fala tanto em leis da Física, aqui vai um esclarecimento! Uma roda pequena gasta menos energia a ser posta em movimento, mas gasta mais energia a mante-la em movimento, em relação a uma roda maior que gasta mais energia a ser posta em movimento mas menos energia a mante-la em movimento. Ao fim de 40/50 km vejam quem fica a ganhar!!! Não é por nada que antigamente os automóveis tinha jantes de 13/14 polegadas no geral, e agora a média passa pelas 16/17 polegadas, algum beneficio foram buscar! :)
 

x0388891

Member
Já que se fala tanto em leis da Física, aqui vai um esclarecimento! Uma roda pequena gasta menos energia a ser posta em movimento, mas gasta mais energia a mante-la em movimento, em relação a uma roda maior que gasta mais energia a ser posta em movimento mas menos energia a mante-la em movimento.

Não vás por aí...

Não é por nada que antigamente os automóveis tinha jantes de 13/14 polegadas no geral, e agora a média passa pelas 16/17 polegadas, algum beneficio foram buscar!

Independentemente de outros factores que agora não interessam enumerar mas se o benefício fosse mesmo relevante, as marcas contornavam esses factores e os carros de formula 1 hoje andavam de jante 16" ou 17" em vez das famosas 13". Mais uma vez não vás por aí.

Todas as rodas têm as suas virtudes e os seus defeitos, temos de viver com eles e aceitá-los. E deixarmo-nos de considerar que a melhor escolha é a A ou B. Existem multiplos factores que podem condicionar a análise que se possa fazer de determinado tamanho de roda e será sempre subjectivo a cada um. Veja-se a disparidade de opiniões que existe em torno do que é melhor, em tamanho de roda.
 
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Jocas22

Active Member
@Annunaki esse argumento do tamanho das jantes dos automáveis parece estranho se olhares pros mais rápidos (F1, Indy, 13 e 15 polegadas respectivamente) e comparares com os mais lentos (um tractor, um camião) ;)
 

Annunaki

New Member
:rolleyes: Não estamos a falar de carros de formula 1, mas!! As jantes de uma carro de formula1 são pequenas, mas o perfil do pneu é muito grande, chegando a ficar do tamanho de uma roda de 18 polegadas. A altura da banda de rodagem é responsável pela rispidez do pneu, nestes casos quanto mais baixo menos borracha para absorver as irregularidades do piso e menos borracha para gastar, tornando o carro mais áspero. Os carros de formula1, tem suspensões extremamente rígidas e pneus de perfil alto que trabalham como suspensão.
 

PedroTenreiro

Active Member
Vejam este vídeo que estabelece a análise aos 3 tipos de aros mais completa e transparente que já vi. É em termos teóricos, mas parece-me que a opinião veiculada é correcta.
 
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