Roda 26, qual o seu futuro?

ermporshe

Member
Isto é como foi dito já por várias vezes cada um irá escolher a roda e a bicicleta que se sente melhor.
Eu estando a pensar comprar bike ainda equaciono roda 26 se eu gostar da bike e estiver a um bom preço porque não.
Isto depende do uso que cada um dará a bike eu para mim 26 ou 27.5 ou 29 é indiferente desde que eu goste do quadro e o preço seja razoável.
 

Rui Marçal

New Member
Boas Jocas,

Obrigado pelo elogio, de eu ser um tipo que anda por todo o lado montado, mas olha que eu gostaria muito que fosse assim, infelizmente não é...

Realmente o ideal era ter várias bikes diferentes para poder escolher conforme o que ia fazer. Tenho um colega que é assim, tem bike de downhill, suspensão total sub 9,5 kgs, hardtail, allmoutain, de estrada e não sei se me falta alguma, lol...é uma excelente garagem. Curiosamente só lhe falta a roda 29'. Há 3 meses investiu numa 27,5'...

Esse link como se deve perceber foi iniciado por mim e escrito há um ano atrás...

Se verificares até hoje, praticamente não tiro uma vírgula ao que escrevi.

Nunca disse que era tudo igual. O que disse é que as diferenças não são muito significativas, para quem não faz competição ao ponto de gastar uma pipa de massa...

Se trocava a minha por outra? Talvez, tinha era de experimentar antes de cometer uma argolada...Mas uma bike 29' com lefty estaria no topo da minha lista. Dificilmente prescindo da lefty...Só que o investimento é ENORME para o BTT que pratico...Não ganho provas monetárias para me amortizar o investimento, lol...Depois comia o quê, o carbono da 26'? Compreendo que as escoras da Scalpel 26' são flexíveis, seria por aí que iria começar...

LuisPFerreira,

O que tu dizes também é verdade...

A minha bike foi cara, cerca de 4500€ e já gastei nela em 3 anos mais de 2000€, desde correntes, pneus, componentes que se gastaram e foram trocados por outros mais leves, etc...E agora não vale nem 75% do valor dela...

Eu sou um dos que nunca a iria trocar por uma pechincha.

Como já disse, mais depressa compro outra bike, seja 27,5', ou 29' ou até uma allmoutain 27,5', mas fico com a minha 26' caríssima. Tenho esperança que as bikes sejam como os carros. Ao fim de uns anos começam a valorizar, lol....É que eu tenho um Porsche do século passado que já não se fabrica.

Felizmente durmo muito bem e estou feliz, lol...Até estou à espera de umas rodas novas...
 

warrior75

New Member
Pois ai está, há ai muita gente a pensar como o Rui Marçal, uns que não estão para "dar" as suas maquinas só com o proposito de trocar por uma 29er. E outros como eu, que troquei, mas se tivesse um canhão 26er não tinha trocado, mesmo vendo que a 29er era melhor. Troquei porque a minha 26er era um ferrolho e precisava de trocar de bike. A forma de ver as coisas é igual, só que a situação é diferente.
Não é por o zé ter uma 29er que deixa de dar valor a uma 26er, ou vice versa.
 

FMCurto

Active Member
Na Europa as modas às vezes chegam com algum atraso e a Portugal um bocado depois disso, quem reparar nos foruns lá de fora já se começa a ver nos States malta a montar rodas/pneus 650b+ em quadros 29" ou 26+ em quadros 650B. Se virmos a tendencia de algum tempo para cá é perfeitamente normal hoje em dia usar pneus 2" ou 2.2" quando há uns anos chamavam-lhes pneus de dónil.Os aros cada vez ficam mais largos e para baralhar ainda mais há pneus 26"+ novos a serem lançados semana sim semana não. De uma forma ou outra a industria vai criar a necessidade de upgrades, se não for no quadro será nas rodas ou garfos, não vale pena discutir isso, é inevitavel, a 26" como a conhecemos ficou lá atrás.
 

Rui Marçal

New Member
Warrior,

Na tua situação provavelmente varia o mesmo.

Também tive uma Lapierre que poderia ter melhorado mas preferi trocar por uma de carbono e suspensão total. Além disso consegui vende-la bem...

Só não sei se comprava 650B ou 29?

FM Curto,

Também estou de acordo.

Por exemplo em locais mais montanhosos a roda 29 domina menos, é mais 27,5 ou as 26.

Em locais mais planos a 29 é rainha...
 

Rui Marçal

New Member
Na minha opinião, comprar bike nova 26 acho que não vale a pena.

Usada vale e muito pois estão extremamente baratas, mesmo mesmo os topo de gama que custavam mais de 7000€. Agora por alguns 2000€ compras uma, lol...
 

ermporshe

Member
A prospecção para este modelo não anda fácil mas sim é apanhar uma que chegue aos valores pretendidos e não se pensa muito nisso das rodas:exacto:
 

warrior75

New Member
ermporshe, descansa que as 26er não se vão extinguir, se encontrares uma que vejas que é bom negócio não exites em comprar por ser de roda 26.
Eu tenho uma 29er e ando á procura de uma 26er para a minha sócia em 2ª mão, a ver se encontro alguma coisa supra desvalorizada por causa das modas.
 

Jocas22

Active Member
li principalmente com preocupação o post do FMCurto que acho mesmo que é o cerne do problema. Epá agora os "mericanos" querem é 650b (não existem 27.5, quando muito 27) então 29 já nao presta. Bora comprar "27.5". E depois falam de modas.

Disse e repito, experimentem, façam a vossa escolha independentemente do que o zé, o manel, os "mericanos" ou seja quem for escreve ou diz, e vivam com a vossa escolha. Eu adorei a 29 e será essa a escolha, vou viver feliz e contente se andar tudo de 650b, é pro lado que durmo melhor. Como dormia se tivesse gostado tanto da 650b ou nao tivesse gostado de nenhuma e ficava com a 26.

O problema não é a moda de querer mudar, ou a moda de não querer mudar. O problema é tomarem decisões por modas, pensem pelas vossas cabecinhas de preferencia com experiencia e nao btt teorico.
 

oliana

Active Member
De momento não me passa pela cabeça adquirir uma 29 porque sei que nos trilhos que faço e para o meu andamento, só me vai complicar a vida nas subidas muito inclinadas e técnicas. O meu grupo que ocasionalmente se junta não é meigo nesse capitulo. Já houve quem no grupo fizesse um teste com roda maior e arrependeu-se. E não será pelas naturais vantagens da 29 que temos nas descidas, que me fazem mudar de ideias. Com esse problema posso eu bem, e até agora não me correu nada mal no geral. Se um dia o meu ritmo baixar e optar por trilhos mais rolantes, será uma hipótese a ter em conta, pelos motivos óbvios que já todos falaram.
 

lpsferreira

New Member
"Já houve quem no grupo fizesse um teste com roda maior e arrependeu-se."

Arrependeu-se porquê?

Não conseguiu fazer as subidas?
É mais dificil subir com 29 do que com 26?

Não consigo perceber estes comentários.

Eu uso os 3 tipos e com todas elas subo a todo o lado, tem de se ter em atenção as relações a usar, numa 29'' não faz sentido usar o mesmo pedaleiro (pratos) que se usa numa 29''.


De resto haja pernas que quem subir numa 26'' vai subir numa 29''.
Desde que a bicicleta esteja com as medidas para o biker, não existe razão para não subir.

Que guerras mais "mesquinhas" muitas vezes vindas de quem nunca sequer experimentou.

Tirem partido do que têm, divirtam-se e excusem-se a comentários sem grandes fundamentos, porque o importante mesmo é sentirem-se bem com o que têm ou podem ter e não tentar justificar o que não tem/não querem ter.
 

Jocas22

Active Member
dizes isto:
"De resto haja pernas que quem subir numa 26'' vai subir numa 29''.

pra reclamar disto:
"Já houve quem no grupo fizesse um teste com roda maior e arrependeu-se."

se calhar.... se não pensassem que é só pernas como dizes e é tudo igual, se calhar o rapaz não se arrependia. É que não é tudo igual, as diferenças podem ser pequenas mas um grau aqui ou ali, ou um centímetro aqui ou ali pode fazer toda a diferença ;) Subir sobem todas é um chavão banal, o objectivo nao é só subir é a maneira como se sobe/desce e as sensações que ficam
 

agirão

New Member
Boa tarde, amigos!

Tenho bastantes quilómetros de 26'', de 27,5'' e de 29''. Neste momento tenho duas bikes, uma 27,5 e uma 29. A minha velha Corratec modificada pelo Senhor Valdemiro, com uma testa que alberga uma Fatty e escoras traseiras que suportam a roda 650b. É muito manobrável e menos roladora do que a 29. Referindo-me a esta última, já fiz milhentas maratonas, provas de 24 horas, xco e uma volta a Portugal, com cerca de 100 quilómetros diários e uma viagem Roterdão / Porto, em autonomia, fazendo cerca de 130 quilómetros diários. Total, 2812 quilómetros. Se fosse com uma 26 teria sido muiiiito complicado.
Nunca verifiquei nenhuma incapacidade da 29 em relação à 26. As dificuldades na subida são um mito, alimentado, normalmente, por quem nunca andou. Sobe...muito melhor! Há uma coisa que se chama relação de transmissão e outra a capacidade de a utilizar. Se forem conjugadas, perfeito!
Abraço!
 

agirão

New Member
Isto é um forum onde reina a democracia e sos seus valores. Temos a liberdade de dar opinião, justificar e aceitar. O resto, transcende-me!
 
Top