Roda 26, qual o seu futuro?

Joseelias

Well-Known Member
Ainda não percebi o que é que tem a ver, o ser melhor ou pior e o futuro da coisa
A maioria de nós só anda de bicicleta, não chega 10 metros á frente do segundo porque a roda é assim ou o quadro é assado, ou o guiador tem x tamanho
Acaba por ser uma discussão sem sentido com o titulo do tópico

Faz todo o sentido discutir as vantagens e desvantagens de cada roda, pois o fim da 26 é baseado exclusivamente nesses argumentos. Vai onde quiseres e a única coisa que lês são os centímetros da área de contacto, a inércia e todo o tipo de argumento técnicos para promover rodas para lá da 26.

E no caso da 27,5 vs. 26 essa discussão assume proporções mais criticas que entre 29 vs 26 já que a 29 não ameaça a 26 de extinção. De facto, são a supostas vantagens da 27,5 que ameaçam não só a 26 como até 29 de extinção. Há marcas já a preconizar a descontinuação das 29 como a Giant.

O problema é que todos os argumentos a favor da 27,5 podem ser virados contra esse tamanho de roda a favor da 26...
 

Jocas22

Active Member
se para matar a 26 os argumentos foram a sua suposta inferioridade (fomos bombardeados com artigos, graficos, entrevistas a propor a superioridade inquestionavel tanto da 29 como da 27.5), é natural que sejam esses os temas mais fortes da discussão do futuro da 26, nem percebo a duvida

quem tem uma 26 e precisar de peças ou quem prefira uma 26 e não a encontre para comprar nova no mercado como fica?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Com a referida "moda" das 27,5 e 29er, ainda não encontrei peças novas ao "desbarato" para a minha "belhinha" 26. Refiro-me por exemplo no que diz respeito à transmissão... que é algo que se gasta com frequência (ainda uso 9v, tal como vinha de origem). Pneus é a mesma coisa.... custam o que custavam há 3 anos atrás.
 

piranha

Member
Essa discussão já tem um tópico, o porquê de não fazer sentido
Se me disser que por causa de 29 ou 22 ou 33 não se faz para 26, ou porque as pessoas não compram 26, ou só compram 27, ou outro argumento qualquer
O melhor ou pior é como a conversa das pilinhas, não é tanto o tamanho mas o trabalho, outros alegam que é o tamanho
Enfim, cada um pila com a sua (a dele)

Eu por causa das coisas tenho uma do principio do século com a roda que me apeteceu e é a minha pila, nem é melhor nem é pior, é a minha e faz-me falta
 

Jocas22

Active Member
não existe mais nenhum tópico sobre o futuro das 26.
Mas por essa logica fechava-se o forum todo, cada um usava a pedaleira, o avanço, o guiador,... que queria e não andavam a medir pilinhas com a mais leve.
 

piranha

Member
Pois, não, existe é um onde se esgrime o tamanho e as diferenças, ou se é melhor ou pior, que foi o que eu disse (escrevi)
 

Jocas22

Active Member
se te desses ao trabalho de ler vias que não é só isso que aqui se discute ainda que muitas vezes seja inevitável que a conversa vire para esse lado, pedir o contrário é que não era sensato.

Vou andar de 26. Abraço a todos :cool:
 

Nozes

Active Member
...comprei 26 fs de gama média mas existe alturas em que me arrependo principalmente nos treinos de quarta à noite em estrada

Compra uma 28.
Está provado que as bikes de estrada são as mais rápidas em...estrada.
 

ORANGE_77

New Member
Pelo que vejo no mercado o material novo para as 26 e 29 sendo ele da mesma gama o preço é semelhante, em usado é normal aparecer material para 26 mais em conta.

Relativamente à ligeira provocação do forista nozes infelizmente os euros não abundam para ter uma bike de estrada e outra de btt e também no meu caso não se justifica porque o que eu gosto é o monte a estrada é só durante a semana e no final do dia.
Mas ate lhe digo à pessoal no grupo que com as suas binte e nove mamam pessoal que vai de bike de estrada...e pessoal que até anda razoável..:) eu cá me vou divertindo de 26 com 13 kgs
 

klaser

Well-Known Member
O dia que não houver mais peças pra 26 então eu compro outra....talvez eu não seja mais vivo mas.....
 

Jocas22

Active Member
"Mas ate lhe digo à pessoal no grupo que com as suas binte e nove mamam pessoal que vai de bike de estrada...e pessoal que até anda razoável"

já onde isto vai :rolleyes: Passas velhinhos ou se for pessoal com pedalada aguentas 5kms á frente deles se tanto. Daqui a pouco uma 29 anda mais que uma estradista.:cool: Então a comparar apenas andamentos, deve haver muita 29 com pratos de 50.
 

ernez

Active Member
Confirmo o que o jocas22 diz, talvês nem se aguente tanto, se a malta começa a abrir logo de inicio então nem 100 metros :D, é um pouco exagerado afirmar-se que pessoal de 29 de ratada ás fininhas, só se for o Mário Fonseca, mas ele tinha um prato 44 na 29er, ehehehehe, com 38, ficava logo nos primeiros 100 metros.
 

Joseelias

Well-Known Member
Onde viste essa notícia ?

Já foi dito anteriormente neste tópico com um link para uma entrevista de um representante da Giant, e mesmo no video que foi colocado há duas ou três páginas atrás um representante da Giant faz uma afirmação que se alinha com o artigo anterior.

Na entrevista escrita penso que o que foi dito é que com a chegada da roda 27,5 a Giant não terminará para já com a produção da roda 29, mas que manterá apenas uma linha com este tamanho de roda e que a manutenção dela ficará dependente do volume de vendas e da procura nos próximos dois anos. Isto é, está posta em cima da mesa como um facto real a possibilidade do fim de produção de 29 pela Giant.

Considerando a dimensão da Giant penso que a posição dela não deverá de andar muito longe de outras marcas de grande projecção, pois se todas alinharam tão unanimemente no fim da roda 26 e na aposta da roda 27,5, algo dito assim tão explicitamente é muito possivelmente partilhado por outras marcas mesmo que ainda não falado de forma tão clara.

Para mais, é a Giant que manufactura uma grande parte das bicicletas para outras grandes marcas que todos conhecemos. O que significa que acaba por ter conhecimento das estratégias dessas mesmas marcas. Seja por quebras de vendas ou de redireccionamento da estratégia comercial. Tem uma espécie de "inside information" do mercado global.
 
Acho que algumas marcas podem tirar partido desta tendência das rodas 29 e 27.5, e continuarem a afirmar as 26 e garantirem o pessoal que continua a gostar mais das 26.
Pode ser uma boa estratégia. Em vez de terem todas as rodas ficaram-me por 1 ou 2 modelos de roda.
 

belhinho

Member
Vieram as 29....agora as 27,5....brevemente chegaremos ao modelo da bicicleta inicial (roda 50 á frente e 20 atrás...:D). Enfim é tudo uma questão de marketing e pernas....
Boas pedaladas..
 

bblbrunolopes

New Member
também considero um golpe de marketing das marcas, porque se formos a comparar preços de equipamento de roda 26 e roda 29 são diferenças grandes, a começar pelas suspensões que em alguns casos são diferenças disparatadas...
tenho um 26 e um amigo uma 29 ontem fomos dar uma volta pelos trilhos aqui de baltar e ele deixou-me experimentar, e sinceramente não gostei, esta é apenas a minha opinião, a descer sentimos que ela fica mais "presa" ao terreno e sentimos mais seguros, apenas essa, mas sinceramente a rodinha 26 a mim dá mais pica, sentir aquela adrenalina na descida XD
 

zoidberg

New Member
meu pai recentemente andou nos negócios dos usados e conseguiu uma bergamount roda 29 por 400€ novinha em folha igual a esta:
http://velomaniya.com.ua/sites/defa...full/images/psr4dfgez6ul132560957053p4261.jpg

eu tenho uma merida matts 40 também praticamente nova roda 26... (agora com uns esi grips vermelhos e uns pneus larsten tt)
https://dl-web.dropbox.com/get/Came...AD9LC1GQ6bh-ueYE4g2WKAYUWTpwpxtiRSgtJwE2EuTWg

dei uma voltinha na dele, notei que anda mais qualquer coisa, mas também custa mais qualquer coisa a puxar por ela... e sinceramente, acho que gosto mais da agilidade da minha que da velocidade da dele (numa situaçao numa curva a descer no monte, tinha uma pedra no caminho, coisa que com a minha facilmente desviava, com a dele ainda lhe acertei com a roda d trás e ainda me desequilibrou)

certo é que, apesar da situaçao da descida, sentia-me mais seguro na dele, mas faltava ali qualquer coisa, a minha é bastante mais ágil, apesar de pesarem quase o mesmo (nao sei valores exatos mas a minha parece-me ligeiramente mais leve) sinto que em andamento a minha pesa menos 5Kg que a dele....
 

jaba

Member
Depois de ter feito uma prova de resistência cada vez fico mais satisfeito com a minha 26...há muito menino a andar nas horas e aí as 29 fizeram a diferença, agora a "malta da coca cola" como eu, de 29, era apanhar as subidas e dizer-lhes bye-bye...claro que depois a rolar era ao contrário...mas não muito!
 
Top