Roda 26, qual o seu futuro?

JMPF

Member
Amigos quem tem uma boa 26 e gosta, é estima-la, quem não tem e quer comprar uma, é só comprar em segunda mão uma bicicleta completa ou um quadro, a para ai muitas em segunda mão a bom preço do aço ao alumínio passando pelo carbono ou titânio.
Em relação aos periféricos só quando acabarem com aros 26 e pneus 26 é que será problema, suspensões 26 a mesma coisa ainda há novas a venda e muitas em segunda mão a bom preço, os restantes periférico tanto dão para uma 20 ou para uma 29 ou para 32.
Não entro na guerra de qual será a melhor roda, para mim é a que eu estiver a pedalar no momento, pois o que eu gosto mesmo é de pedalar.

Não fui em ondas de marketing e tenho uma 26 em carbono, quadro comprado em segunda mão a muito bom preço, mas não se eludam nada vai acabar, se houver consumidores para 26 daqui a 100 anos é claro que vai haver material, agora se tudo deitar as 26 as urtigas, e não houver consumidores de material 26 as fabricas deixam de o fazer pois não há mercado.
Nunca se esqueçam que quem faz o mercado são os consumidores e não as marcas.
Se quando saíram as 29 ninguém as tivesse comprado, elas não vingavam e as marcas deixavam de as produzir o mesmo se aplica a qualquer medida de roda ou a outro produto qualquer.

Sejam todos felizes a pedalar de roda 16, 20, 24, 26, 27,5, 29 ou de 32, e pedalem.
Também não se esqueçam de uma coisa, ao atleta domingueiro que há dentro de nós, tanto faz pedalar de 26, 27,5 ou 29 (falo por mim), chegamos lá na mesma, o que é preciso é chegar nem que seja com a menina as costas, quero lá saber em que lugar cheguei ou que media consegui nesta maratona, o que eu quero é divertir-me e disfrutar da minha menina e do prazer que ela me dá.
 

balkaum

Member
Devo ser o único que não vou na onda das 29, apenas porque esteticamente as acha feias e desproporcionais.... (nunca andei em nenhuma, nem estou interessado)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro MiGuEl_82

Tens outro panorama interessante, imagina:

A tua mulher quer iniciar-se na competição de XC e gosta da marca Specialized. Dirige-se a uma loja e pede-lhes: rígida + carbono + WSD.

E eles apenas lhe arranjam uma destas:

ys7n.jpg


Se a tua mulher tiver 1,55m de altura (extremamente comum), vai parecer um hamster numa roda.

E agora? pede um quadro em alumínio ou muda de marca?

Na minha opinião, acho que as marcas se precipitaram.

A Niner apenas faz quadros 29", e criou um nicho de mercado. Um dia destes, vai aparecer a Sixer.

Ainda a procissão vai no adro.

Um abraço

ny12xx
 

zykon

Super Moderador
Enquanto não deixarem de vender rodas e suspas, tudo se resolve. Mas também sou da opinião que esta história ainda vai levar uma grande volta.
 
Surgiu me agora uma questão.
Tenho uma spcialized epic de 2009 logo roda 26 quadro com garantia vitalícia.
Eu gosto é de roda 26, um dia que aconteça algo no quadro coberto pela garantia serei obrigado a ir para roda 29?
Será que para estes casos a marca ainda fornece quadros 26...
 

humanista

New Member
Ciclo do mercado... Quando o mercado ficou inundado de 29, sai a 27,5; quando estiver tudo na 27,5 ou 29, vão dizer que a 26 é que está na moda e todos os que defendem que bom bom é a 29, vão voltar a comprar 26, porque afinal essa é que é. Como as calças à boca de sino, os ray-ban do top gun e outros que tal, que já foram moda, depois monos e depois moda outra vez.

Quanto ao material, as suspensões de 27,5 podem perfeitamente levar com uma roda 26, não é por aí. Para mim o problema é mesmo o finalizar de montagens/ quadro em certas gamas. Ainda na specialized, se eu quiser uma stumpjumper fsr 2014 roda 26 (que neste modelo terá mais lógica de ser a principal roda, uma vez que é uma bike de all mountain) apenas tenho um modelo disponível, por cerca de 4000 euros. Apesar de ser lindíssima e ter uma geometria muito interessante, por esse valor comprava uma 26 muito mais exclusiva.
 

humanista

New Member
"Surgiu me agora uma questão.
Tenho uma spcialized epic de 2009 logo roda 26 quadro com garantia vitalícia.
Eu gosto é de roda 26, um dia que aconteça algo no quadro coberto pela garantia serei obrigado a ir para roda 29?
Será que para estes casos a marca ainda fornece quadros 26..."

Julgo que não. A lei pressupõe a substituição do produto, sem custos imputáveis ao consumidor, pelo que não te podiam obrigar a aceitar uma 29. Podem é devolver o valor que pagas-te pelo quadro e teres de trocar, de forma a manter o 26.
 

zykon

Super Moderador
Quem quer uma coisa exclusiva, não compra uma Specialized... essas só se for pelo preço, pois deve ser a marca que mais abunda
 

ernez

Active Member
Amigo humanista, ainda acreditas nessa da garantia vitalicia para os quadro, se leres as letra pequenas, sabes que é apenas para defeitos de fabrico, um quadro com mais de cinco anos, está mais que testado logo não apresenta defeitos de fabrico, se partir é por outros motivos que não o defeito, :D abraço.
 

mpc

New Member
Sejam todos felizes a pedalar de roda 16, 20, 24, 26, 27,5, 29 ou de 32, e pedalem.
Também não se esqueçam de uma coisa, ao atleta domingueiro que há dentro de nós, tanto faz pedalar de 26, 27,5 ou 29 (falo por mim), chegamos lá na mesma, o que é preciso é chegar nem que seja com a menina as costas, quero lá saber em que lugar cheguei ou que media consegui nesta maratona, o que eu quero é divertir-me e disfrutar da minha menina e do prazer que ela me dá.

:bompost:


É isso mesmo, pedalo numa roda 26, e já cheguei muitas vezes em último lugar nos passeios BTT mas, sempre com um grande sorriso! :rolleyes:
 

humanista

New Member
Tens meia razão. Eu tenho uma specialized bastante exclusiva, especialmente aqui no nosso canto. Mas quando disse mais exclusiva era no sentido de dizer que pelos valores dos modelos 26 bons da specialized montas marcas mais exóticas tipo nicolais, intenses, orange, etc...
 

humanista

New Member
"Amigo humanista, ainda acreditas nessa da garantia vitalicia para os quadro, se leres as letra pequenas, sabes que é apenas para defeitos de fabrico, um quadro com mais de cinco anos, está mais que testado logo não apresenta defeitos de fabrico, se partir é por outros motivos que não o defeito, :D abraço."

Não, nem nunca acreditei. depois do que passei por causa da garantia do meu, que nem sequer um ano tinha, sei muito bem como eles são.
 

ernez

Active Member
Podes crer humanista, imagino o que terás passado, e não é prepotencia minha, é que são tantos os casos que vejo, e tantas as situações ridiculas com que o pessoal tenta fugir com o rabo á seringa, que fico sem palavras perante tais cenas, voltando ao topico, eu ando a testar uma 27,5, hoje não deu para pedalar, mas o fim-de-semana está ai, e logo que eu tenha uma referencia de km percorridos, logo direi de minha justiça o que acho sobre ela, as primeiras reações apenas se verificam em subidas ingremes, onde perde um pouco de tração para a roda 29, em percursos pequenos não é nem menos nem mais lenta que a 29, apenas a cadencia é maior, e naturalmente mais suor derramado, isto também porque os pratos são iguais tal como a cassete, talves tenha que mudar para uns maiores, logo vejo, abraços e beijos
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Curioso como "todos" vamos na evolução dos telemóveis, tablet´s, carros, motos, etc.. etc... e com a evolução nas bike´s, a malta insiste que é SÓ marketing... na grande maioria NUNCA sequer testaram. Para mim hoje as 26 é que me parecem fora de medida. Não, não estou no gozo, é verdade!!!!! :D

....gostaria que vissem o filhote mais velho de um amigo meu a andar numa 29er tamanho S.... o puto tem 12 anitos... não é um miúdo grande.. está dentro das medidas para a sua idade.... dá gosto vê-lo a rolar. ;)
 

davidream

Active Member
bOAS!
A realidade,é que o importante é o feeling/prestação de cada um na sua montada,independentemente de todo o bling/bling do marketing ou das conversas de café,agora nem todos podem ter o luxo de experimentar todas as situações para poder ver o que é melhor para si,assim deve-se manter sempre a máxima! de manter a calma nas opiniões e tentar ter feedback dos colegas em situações reais,das lojas(apesar destas ás vezes serem biased!!!)e escolher em consciência.
Para mim(e é sobre isso que fala este tópico)as 26 vão ter longa vida,e ainda bem que assim é,pois não me lembro de á uns anos atrás alg se queixar destas...serviam perfeitamente para o seu propósito,e dada a sua enorme existência pelos tracks por aí,vai continuar-se a vender material para estas com força.

Agora há um forcing das marcas(muitas já n vendem 26)que poderá fazer que daqui a uns anos(falo tipo uma década...)se torne dificil/caro arranjar/dar manutenção a estas,mas entretanto muito há-de mudar no mundo do btt,dado a necssidade das marcas terem novos produtos aka lucros!!!
Cumps
Cumps
 

tonyV

New Member
E agora? Procurem marcas que continuem e irão continuar com 26' em catálogo.

Já sei que o volume maior de vendas em PT será para um grupo de cerca de 10 marcas e como a maioria delas deixou 26' parece que desapareceu ou vai desaparecer. Não quer dizer que não existam outras tantas marcas a vender 26' com a mesma ou qualidade superior;)

A questão preço (exemplo que deste da Canyon) já não se coloca, porque bons preços arranjam-se actualmente em quase todas as marcas, muitas com 26' à disposição.
 

commendatore

New Member
Claro que 80% delas já nem apresenta em catálogo as 26. Mas isso faz delas menores? Piores? menos eficazes?
40 anos de 26 para agora as marcas impingirem o que acham ser o conceito perfeito.

Se daquia 2 anos, acharem que têm de fazer um 28.5 e que essa sim é a medida perfeita e xpto, temos de comprar?

Tudo se resume à lei básica da procura/oferta.
Se não se vendessem já estariam todas arrumadas numa estante de projectos falhados.

Mas a malta compra, porque gosta, porque entende que é melhor.
Mas o fabricante que mantiver em catálogo e em produção as 3 medidas, garanto que terá maior volume de vendas.
 

TiagoMAIAC

New Member
Maior volume de vendas não representa maiores lucros. Os 3 tamanhos de roda em catalogo em todos os segmentos pedem obrigatoriamente mais custos em fabrico, e para as marcas no fim do ano resume-se tudo a números.

cumpz
 

Jonh.box

Member

Comprar 26; 27,5 ou 29 é uma grandevariedade, no entanto, muitos são os fatores a ter em conta na aquisição decada tamanho.Existem vários tópicos no fórum onde seabordam todas essas questões, sejam técnicas ou não muito se discute.A maior parte de vós possivelmente já seesqueceu das velhas rodas 28 de ciclismo de ferro, ou então nunca ouviu falardelas.Os anos passaram, apareceu a 26 e ganhouadeptos.A moda agora é a 29.Será que todos têm que ir a correr comprara 29?
 
Top