Viva,
Deixo a minha opinião sobre este tema
29 e 26.... ah, e 27,5.
1º- cada tamanho tem vantagens e dsvantagens,
29-> ao ser o tamanho da estrada, tem as vantagens de oferecer um melhor compromisso para a performance, ou seja mais rápido, mais rendimento e mais estabilidade.
26-> ao ser um tamanho estudado para "maus caminhos" oferece melhor compromisso preço/peso/resistência, melhor capacidade de transpor obstáculos e mais agilidade
então qual a lógica do tamanho da estrada no btt?
a resposta tem 2 pontos, o comercial claro... a(s) crise(s) obriga a vender o pente ao careca, e outro mais técnico que tem a ver com a busca da performance absoluta (no fundo aqueles de nós que gostam de btt e tal, mas acabam por realmente nunca andar em maus caminhos, ou rodamos na busca do melhor tempo em maratonas (de bom piso).
antes desta moda das '29 já tinhamos as btts com os pneus fininhos (1,5 por ex) o que já era um prelúdio para esta nova moda.
No fundo acho que o btt puro teve um agora um reves e está a morrer um pouco pois a busca da performance fez com que muitos se virassem definitivamente para a estrada, e outros que não suportam andar em alcatrão mas também não gostam de caminhos pedregosos ou com dificuldades (os tais maus caminhos do puro btt) e como preferem as ciclovias e os estradões de terra, de facto podem tirar proveito de uma roda '29. Mais do que btt isto é talvez mais btc - todos os "bons" caminhos.
Faz portanto todo o sentido a oferta das '29 como máquinas para todos os "bons caminhos" e singles pouco retorcidos. (ainda hei-de ter uma destas)
Claro que o mercado quer é vender, e haverá sempre os incondicionais do verdadeiro btt (como os tais tipos do all mountain - que o praticam entenda-se) daí que para vender a esta malta novas bicicletas (o '29 nunca irá vingar se o objetivo forem os maus caminhos, isso aposto) toma lá 27,5... (ridiculamente próximo das '26) mais parece a evolução de 9 para 10 mudanças.... e aqui é apenas um aspeto comercial, as vantagens serão no meu entender irrisórias, e 27,5 irá ficar sempre um pé atrás na performance e na agilidade tanto para as 29 como para as 26
Por outro lado não acredito que haja uma massificação tão grande nas 29 como houve nas 26 porque acho que quem comprar uma 29 de média ou alta gama, rapidamente transitará para a performance absoluta das máquinas de estrada.
Por fim, se um dia sairmos da crise, teremos muita gente com uma bicicleta tipo AM com dupla suspensão e tudo em 26", uma 29" para os passeios urbanos e estradões e umas maratonas, e talvez uma bicicleta de estrada, para a busca incessante de km's no strava ou no sportstraker.
O que interessa é andar de bicicleta, mas as modas acabam sempre por influenciar a forma como o fazemos.
Nuno