Roda 26, qual o seu futuro?

FMCurto

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O meu único interesse nesta discussão (na perspectiva de quem não vai mudar de 26") é se um dia precisar de um dropout partido, ou uma peça para roda 26" ou alguma coisa para o garfo ou mesmo um garfo melhor se as vou encontrar ou não. A exemplo do que se passa nas velocidades: material bom de 8v deve ser raridade e mesmo de 9v já começa a ser difícil de encontrar.Quando parti um manipulo XT de 9v tive de mandar vir de fora (5 dias sem poder usar a bike).
Agora se os outros andam ou não mais altos ou menos altos não me diz nada...
 

EZrider

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Se a Radon acha que é preferivel perder 5 clientes que queriam 26er, mas ganhar outros 30 que querem 29er, é legitimo.

Por mim, que sou agnóstico em relação a marcas, bem podem ser todas mono-tamanho-da-roda tipo a Niner, desde que haja marcas e rodas para todos gostos.
Quem não gosta de 29er e pretender uma roda mais pequena, o melhor é aguardar enquanto não aparecem os modelos de 2014 com 27,5, porque o tamanho da roda não é assim tão diferente, se não for duma marca, será da outra. Ainda ontem falava com um amigo que tem uma Trek, ah e tal mas o meu quadro tem garantia vitalicia, e eu dizia-lhe ah e tal mas eu paguei menos de metade do que tu, e quando quiser troco de quadro e alem disso, este tambem passa por onde a tua passa ...por isso, que lixem as marcas. :D

Penso que o problema se põe mais, a quem tem 26er e as quer manter, com upgrades de rodas, suspensões e quadros, com variedade como até aqui, isso sim é capaz de ficar um pouco mais limitado.
 

TeZz

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a(s) crise(s) obriga a vender o pente ao careca, e outro mais técnico que tem a ver com a busca da performance absoluta (no fundo aqueles de nós que gostam de btt e tal, mas acabam por realmente nunca andar em maus caminhos, ou rodamos na busca do melhor tempo em maratonas (de bom piso).

antes desta moda das '29 já tinhamos as btts com os pneus fininhos (1,5 por ex) o que já era um prelúdio para esta nova moda.

No fundo acho que o btt puro teve um agora um reves e está a morrer um pouco pois a busca da performance fez com que muitos se virassem definitivamente para a estrada, e outros que não suportam andar em alcatrão mas também não gostam de caminhos pedregosos ou com dificuldades (os tais maus caminhos do puro btt) e como preferem as ciclovias e os estradões de terra, de facto podem tirar proveito de uma roda '29. Mais do que btt isto é talvez mais btc - todos os "bons" caminhos.

excelente post
 

Medroso#78

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"ninguém quer saber das 29 para nada", camarada mlouro, vamos ver se essa opinião se mantém "amanhã". ;)

...de qualquer forma SÓ espero que se divirtam tanto nas vossas 26, como me tenho divertido na minha BELÍSSIMA "bintinóbe". :cool:
 

commendatore

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Felizmente umas ou outras ainda são movidas a pedais. E isso é que interessa. Levar com o vento na fuça de verão e inverno. O resto é paisagem. Qd era puto e tinha cabedal e saúde para isso ia a passeios e maratonas e a minha órbita Challenger ainda passou muito boa bicicleta.

Agora quero é curtir e todo o tempo é pouco. Se vou de 26? Ou de 29? Who cares... o que interessa ( na minha versão do BTT) é curtir. Quanto mais melhor. Agora se pesa 100 ou 110gr para mim é completamente indiferente. NO fundo tudo se resume ao gozo que nos dá.

As modas vão e vêm. É claro que é notória a aposta nas 29. Um dia destes vamos ter marcas a fazer modelos "exclusive" em 26 em edições especiais. E se tudo correr bem, cá estarei para voltar a ver as 26 em força.

Basta algum atleta limpar um campeonato de 26 contra as 29 e ai ui jesus, as 26 é que afinal eram boas. Sem pernas n pedalam.
 

Nozes

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Viva,

Deixo a minha opinião sobre este tema
29 e 26.... ah, e 27,5.

1º- cada tamanho tem vantagens e dsvantagens,
29-> ao ser o tamanho da estrada, tem as vantagens de oferecer um melhor compromisso para a performance, ou seja mais rápido, mais rendimento e mais estabilidade.
26-> ao ser um tamanho estudado para "maus caminhos" oferece melhor compromisso preço/peso/resistência, melhor capacidade de transpor obstáculos e mais agilidade

então qual a lógica do tamanho da estrada no btt?

a resposta tem 2 pontos, o comercial claro... a(s) crise(s) obriga a vender o pente ao careca, e outro mais técnico que tem a ver com a busca da performance absoluta (no fundo aqueles de nós que gostam de btt e tal, mas acabam por realmente nunca andar em maus caminhos, ou rodamos na busca do melhor tempo em maratonas (de bom piso).

antes desta moda das '29 já tinhamos as btts com os pneus fininhos (1,5 por ex) o que já era um prelúdio para esta nova moda.

No fundo acho que o btt puro teve um agora um reves e está a morrer um pouco pois a busca da performance fez com que muitos se virassem definitivamente para a estrada, e outros que não suportam andar em alcatrão mas também não gostam de caminhos pedregosos ou com dificuldades (os tais maus caminhos do puro btt) e como preferem as ciclovias e os estradões de terra, de facto podem tirar proveito de uma roda '29. Mais do que btt isto é talvez mais btc - todos os "bons" caminhos.

Faz portanto todo o sentido a oferta das '29 como máquinas para todos os "bons caminhos" e singles pouco retorcidos. (ainda hei-de ter uma destas)

Claro que o mercado quer é vender, e haverá sempre os incondicionais do verdadeiro btt (como os tais tipos do all mountain - que o praticam entenda-se) daí que para vender a esta malta novas bicicletas (o '29 nunca irá vingar se o objetivo forem os maus caminhos, isso aposto) toma lá 27,5... (ridiculamente próximo das '26) mais parece a evolução de 9 para 10 mudanças.... e aqui é apenas um aspeto comercial, as vantagens serão no meu entender irrisórias, e 27,5 irá ficar sempre um pé atrás na performance e na agilidade tanto para as 29 como para as 26

Por outro lado não acredito que haja uma massificação tão grande nas 29 como houve nas 26 porque acho que quem comprar uma 29 de média ou alta gama, rapidamente transitará para a performance absoluta das máquinas de estrada.


Por fim, se um dia sairmos da crise, teremos muita gente com uma bicicleta tipo AM com dupla suspensão e tudo em 26", uma 29" para os passeios urbanos e estradões e umas maratonas, e talvez uma bicicleta de estrada, para a busca incessante de km's no strava ou no sportstraker.

O que interessa é andar de bicicleta, mas as modas acabam sempre por influenciar a forma como o fazemos.

Nuno

Ponham os olhos no que este colega escreveu,acabou de chegar ao fórum mas já escreveu um dos posts mais esclarecidos que li desde há muito tempo. Eu não teria escrito melhor,mas é exactamente o que eu acho disto tudo.
Parabéns Nuno!
 

commendatore

New Member
Temos outro claro exemplo de modas.

As cores e acabamentos das baínhas das suspensões. O aspecto "gold" é bonito, O preto era fatela, mas agora a RockShox tem uma série delas para 2014 com bainhas pretas.
São melhores? São piores? Aposto que vão vender que nem gingas e vão deixar de ser "fatelas".
Os olhos comem e as pernas pedalam.
 

Medroso#78

Active Member
É, este nosso camarada caiu cá de para quedas mesmo no tópico certo. Está muito bem informado sobre este assunto. Parabéns "Nuno". ;)

ps: um dia destes troco de "fato" (nick), e venho cá reforçar que as "bintinóbes" é que são "realmeinte bouas". :cheers:
 
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F4310

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Na minha opinião as marcas lançaram as rodas 29 não para o bem do cliente, mas sim para inovarem o material e assim venderem mais bicicletas...
Claro que a roda 29 beneficia certas modalidades do btt, mas as marcas dedicam-se principalmente com a optenção do lucro...
As marcas deram as vantagens das rodas 29 como passar melhor alguns obstáculos, manter melhor a velocidade, etc (eu penso que estes aspectos sejam verdade) mas por outro lado as rodas 26 são mais ágeis, mais leves, mais baratas, etc ( o que faz com que eu prefira a roda 26 ).
Acredito que muita gente esteja a comprar as rodas 29 porque preferem as 29, mas também acredito que muita gente esteja a comprar a roda 29 apenas por ser uma novidade.
Penso que a roda 26 vai desaparecer do mercado (quase literalmente), mas depois vão aparecer novamente (talvez daqui a 2 ou 3 anos).

Aproveito para deixar uma dúvida:

Será que as rodas 27,5 tem as vantagens quer da 26 e da 29 ou tem as desvantagens da 26 e da 29?
Ou têm vantagens e desvantagens de ambas?

Na minha opinião não deviam ter começado a comercializar a 27,5...
Quem apenas quer ter uma bicicleta ou escolhe com roda 26 para ter as vantagens da roda 26 ou a 29 para ter as vantagens da 29...

Cumprimentos,
Fábio
 
Last edited:

anfil89

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Eu não sou especialista no assunto, mas hoje estive a falar com uma pessoa que é, e me disse que quem vai comprar uma 29 só porque os amigos têm e agora é moda, provavelmente se vai arrepender, porque no próximo ano o mercado vai dar preferência às 27,5. Mas cada um faz o que bem entender.
 

abelha2

Active Member
mas o que tenho vindo a reparar é qu, os mais "doridos" com as atualizações nos tamanhos de roda, são SÓ os que têm 26 e não querem deixa las.... dizem "ah e tal, gastar € numa outra bike se estou servido, se vou nesta onde iria noutra qualquer"..... tudo bem, até compreendo e NÃO CRITICO. Agora vir dizer que quem comprou 29er são todos otários.... porque foram no conto do vigário, aí pára.... já disse e direi SEMPRE que necessário, em tantos anos de BTT, NUNCA me senti com tanto à vontade a pedalar........... dá uma confiança extra e PONTO!!!!!!!!!!!!!!!!! A bike 26 que sempre andei, tem uma FOX que faz de 100 a 140mm de curso. E esta heim?!?!?!!? A 29er tem SÓ 100mm. Ah pois é. ;)

Olha que estás enganado. À 1 ou 2 anos, a specialized deixou de ter suspensões totais sem ser de AM com roda 26. Um colega com quem costumo andar, queria comprar uma bike de roda 26 e da specialized, porque já tinha tido uma de dirt, partiu o quadro e deram-lhe um novo ao abrigo da garantia vitalícia. O homem ainda foi a várias lojas ver se havia por lá algum modelo de anos anteriores de roda 26.
O dono da loja disse-lhe que não tinha e que mesmo que tivesse não aconselhava porque se partir o quadro, depois fica "com as rodas na mão" pois iriam dar-lhe um 29.

Resumindo, o rapaz queria uma specialized, mas acabou por comprar uma canyon, porque tinha e tem roda 26. Por isso quando muitas marcas tirarem as 26 da sua linha (acredito que a produção possa não ser rentável) alguma marca se vai lembrar de manter ou voltar a ter as 26, e vai apanhando os clientes que querem 26 de outras marcas. Isto porque eu e os que querem uma 26 somos teimosos, e preferimos mudar de marca, do que de tamanho de roda ;)
 

ernez

Active Member
Viva,

Deixo a minha opinião sobre este tema
29 e 26.... ah, e 27,5.

1º- cada tamanho tem vantagens e dsvantagens,
29-> ao ser o tamanho da estrada, tem as vantagens de oferecer um melhor compromisso para a performance, ou seja mais rápido, mais rendimento e mais estabilidade.
26-> ao ser um tamanho estudado para "maus caminhos" oferece melhor compromisso preço/peso/resistência, melhor capacidade de transpor obstáculos e mais agilidade

então qual a lógica do tamanho da estrada no btt?

a resposta tem 2 pontos, o comercial claro... a(s) crise(s) obriga a vender o pente ao careca, e outro mais técnico que tem a ver com a busca da performance absoluta (no fundo aqueles de nós que gostam de btt e tal, mas acabam por realmente nunca andar em maus caminhos, ou rodamos na busca do melhor tempo em maratonas (de bom piso).

antes desta moda das '29 já tinhamos as btts com os pneus fininhos (1,5 por ex) o que já era um prelúdio para esta nova moda.

No fundo acho que o btt puro teve um agora um reves e está a morrer um pouco pois a busca da performance fez com que muitos se virassem definitivamente para a estrada, e outros que não suportam andar em alcatrão mas também não gostam de caminhos pedregosos ou com dificuldades (os tais maus caminhos do puro btt) e como preferem as ciclovias e os estradões de terra, de facto podem tirar proveito de uma roda '29. Mais do que btt isto é talvez mais btc - todos os "bons" caminhos.

Faz portanto todo o sentido a oferta das '29 como máquinas para todos os "bons caminhos" e singles pouco retorcidos. (ainda hei-de ter uma destas)

Claro que o mercado quer é vender, e haverá sempre os incondicionais do verdadeiro btt (como os tais tipos do all mountain - que o praticam entenda-se) daí que para vender a esta malta novas bicicletas (o '29 nunca irá vingar se o objetivo forem os maus caminhos, isso aposto) toma lá 27,5... (ridiculamente próximo das '26) mais parece a evolução de 9 para 10 mudanças.... e aqui é apenas um aspeto comercial, as vantagens serão no meu entender irrisórias, e 27,5 irá ficar sempre um pé atrás na performance e na agilidade tanto para as 29 como para as 26

Por outro lado não acredito que haja uma massificação tão grande nas 29 como houve nas 26 porque acho que quem comprar uma 29 de média ou alta gama, rapidamente transitará para a performance absoluta das máquinas de estrada.


Por fim, se um dia sairmos da crise, teremos muita gente com uma bicicleta tipo AM com dupla suspensão e tudo em 26", uma 29" para os passeios urbanos e estradões e umas maratonas, e talvez uma bicicleta de estrada, para a busca incessante de km's no strava ou no sportstraker.

O que interessa é andar de bicicleta, mas as modas acabam sempre por influenciar a forma como o fazemos.

Nuno

Concordo perfeitamente, o pessoal das fininhas, estão a começar a mandar no btt, e exigem performances identicas ao do ciclisto, e com um aro identico aos das de estrada, complementada com um pneu 1 polgada maior, o rendimento fica identico, a partir dai, morreu a 26, como diz o moço da radon.
 

tonyV

New Member
Muito off-topic...

O material para 26' vai circular ainda durante vários anos, as marcas de bicicletas e de componentes que não pertençam à rede de "hipermercados" vão continuar a produzir 26'. Por isso não vejo motivo para preocupações.
 

jaba

Member
Deixo um bitaite, se o meu joelho permitir que continue a andar de bike, vou manter a minha 26. Fui, na minha zona um dos 1º a ter 29er, senão o 1º...troquei de novo por uma 26 por uma simples razão, não tenho pernas para aquilo. A 26 é muito mais adequada ao que ando, que, infelizmente, tem sido cada vez menos...

Simples, no meu ver, e que tenho visto acontecer a montes de malta, trocam para 29 porque tá na moda e depois encostam porque não há pernas para ela.
 

TeZz

New Member
o dizerem que as 26" vão acabar, é triste , uma manobra de marketing infeliz imo .. é como quando começaram a fazer calças de ganga sem ser azuis, disserem que vão de deixar de fazer as denim , porque as pessoas agora querem outras cores! claro .. querem!!! pois nao havia!! mas há de haver sempre procura das velhas denim!ou não?tal como as 26

as 29 são melhores.. no que fazem amigos! e as 26" melhores no que fazem!! não há vencedoras! apenas aplicações e usos distintos!

29" :






a 26" :









agora nada impede uma pessoa com uma 29" de fazer um trilho super agressivo cheio de degraus de 70 cm e pedra e ser mais rápido que alguém numa 26" ou outra pessoa numa 26" fazer uma maratona de 80km com estradoes e mato não tecnico e alcatrão e tambem chegar a frente de um pelotão de rodas 29" exemplos desses existirão SEMPRE, mas que um roda tem mais aptidão para uma coisa e outra para outra , ninguem pode negar! por isso querer tirar o lugar a uma é ridiculo!
 
Last edited:

STIG_73

New Member
Tenho acompanhado este tópico e acho a discussão bastante interessante.

No entanto vou dar a minha opinião baseada na minha experiência pessoal de antigo utilizador de roda 26" e actual utilizador de 29" (1 ano).

Percebo os que tem receio de fazer a transição, pois eu também o tive, mas após essa primeira fase de adaptação, a 29" revelou-me todo um novo mundo de sensações que desconhecia desde que ando de bicicleta.
Transmite mais segurança, rola melhor, é mais confortável, pessoalmente não sinto perdas em subida, é melhor a transpor obstáculos e não, não exige mais força de músculos, apenas uma forma diferente de gerir a mesma. Reconheço contudo as suas limitações em terrenos sinuosos.

Com isto não quero afirmar que as 29" são melhores que as 26" para generalidade dos utilizadores, contudo para mim e para o BTT que pratico essa é uma realidade, ou seja, cada um deve optar pela roda que mais se adapta à sua condição e não embarcar em modas,
 

Pmiguel

New Member
stig concordo, desde que haja pernas qualquer diametro de rodas serve, não concordo quando dizes que não exige mais força muscular :) .
a diferença de uma 26 e uma 29 é que no final de uma maratona consegues ser mais rapido do que com uma 26
 

Metal_Man

New Member
Como o colega jaba escreveu eu tambem comprei uma 29er nova a qual até fiz aqui a apresentação no forum. Resultado? Vendi passado pouco tempo e voltei as 26. Mais leves, mais rapidas em puro btt e mais baratas com equipamento muito superior a uma roda 29. Eu comprei por influencia de amigos e tenho coragem de admitir que foi a minha pior decisão desde que ando de bicicleta. Não comprem só por comprar pois por passarem de 26 para 29 não vão ficar mais rapidos...talvez fiquem até mais lentos mas isso já fica ao vosso critério.
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu penso que é claro que haverá vantagens especificas nas rodas 26 e 29. A minha questão é, porque raio há necessidade de uma 27.5?

E esta é a verdadeira questão. Um tamanho que se diz ter a vantagem das 26 e das 29, mas como é mencionado no artigo atrás também se pode dizer que sofre dos defeitos sem ter a qualidade máxima dos outros dois tamanhos.

É que não são as 29 que estão a "matar" a 26 pois percebe-se que há muita gente que não se sente atraída ou se dá bem com esse tamanho e portanto se mantém fiel à 26 criando dois mercados.

A desculpa para o fim de produção das 26 é a 27.5. E sinceramente, seja pela novidade e o baixo número ainda a circular, seja por haver cepticismo por parte de quem anda de 26 e 29 a verdade é que quase toda a gente se está a borrifar para este tamanho de roda. Basta ler os comentários nesta discussão e a 27.5 é quase completamente ignorada! É espantoso!

O que só mostra que se a 27.5 vingar será de forma artificial e porque as marcas a empurraram pelas nossas goelas abaixo boicotando o tamanho de roda que ainda é o preferido por muita gente.

Como já disse anteriormente, os pessoal das 29 que não se iluda. Se as 26 vão desaparecer porque as marcas o decidiram contra a vontade dos clientes, as 29 provavelmente sofrerão o mesmo caminho pois não são suficientemente diferentes. Se as marcas estão a apostar assim nas 27.5 é porque já viram que o mercado das 29 já pouco mais irá crescer e como tal criaram este tamanho intermédio. É apenas uma questão de tempo até haver uma campanha anti-29 focada nos pontos menos fortes para "obrigar" o pessoal a passar para a 27.5.

Metam isto na cabeça:

Os fabricantes de bicicletas estão envolvidos num negocio multi-bilionário. As maiores marcas são corporações que visam nada mais que o lucro para os seus accionistas (muitos dos quais só conhecem as bicicletas quando as atropelam com os seus Rolls-Royce), e que investem em desenvolvimento apenas para terem vantagem comercial sobre a concorrência. O tempo dos "carolas" Ritchey, Bontrager, Fisher que exploravam e desenvolviam o Btt por gosto já não existe. A Specialized, Scott, Trek, Cannondale, Canyon, Focus, Niner não são diferentes da PT, EDP, Galp e outros que nós conhecemos tão bem.

Cada um faz o que quer com o seu dinheiro. Agora como consumidores temos que estar conscientes se estas novas ofertas que têm surgido visam o desenvolvimento honesto da modadlidade, ou a simples manutenção do lucro puro e duro de empresas. O facto de não se coibirem de eliminar um tamanho de roda histórico e com provas mais que dadas de quem a usa para ir desde buscar o pão até vencer Olimpíadas, mostra bem que o lucro é capaz de estar a ditar uma estratégia não-oficial de cartelização do mercado. Nada de diferente de como se estabelecem os preços dos combustíveis cá.

Sei que esta guerra entre as 26 e 29 já é um campo de batalha natural. Mas o "problema" aqui são as 27.5. E são um problema para quem tem 26 e 29 na minha opinião.
 
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