Rockrider XC 120 ou Rockrider AM 100 HT?

Ricfil

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Olá a todos.

Estou a pensar regressar ao mundo do pedal (desde finais do século passado :)) e até ao momento verifico o seguinte:

Pretendo uma bicicleta que me permita dar uns giros por trilhos não muito acidentados mas também vou fazer bastante estrada. Passeios de domingo e semelhantes.
Chego à conclusão que uma FS é para esquecer por ser bem overkill para o que pretendo. Nesse sentido reduzi a escolha para as HT e andei a ver as Rockrider da Decathlon (que me parecem oferecer uma excelente relação preço/qualidade).

Entre elas fiquei indeciso entre a XC 120 e a AM 100.

https://www.decathlon.pt/p/bicicleta-btt-cross-country-xc-120-quadro-aluminio-vermelho/_/R-p-330101

https://www.decathlon.pt/p/btt-all-mountain-am-100-hardtail/_/R-p-331946

Não tive oportunidade de experimentar a AM 100, mas na XC 120 (quadro tamanho M - modelo que experimentei) noto que o avanço do guiador é muito longo. No quadro L (para a minha altura -1.79 cm) o avanço é ainda mais longo. Sinto que fico muito "deitado" sobre o guiador. Para além disso o guiador é bem "flat" com pouquíssimo "rise". Já na moto de estrada que tenho tive que substituir o guiador de origem para um mais alto - por gostar bem mais de uma posição de condução mais "vertical", mais "neutra".
A AM 100 parece ter um avanço bem menor e um rise bem mais acentuado no guiador - bem o que procuro. Mas segundo entendo é uma bicicleta com mais curso de suspensão e uma geometria mais agressiva - para o "all mountain". A XC nesse quesito rolaria talvez melhor dentro das circunstancias de uso que lhe quero dar. E parece ter também mais qualidade no material que usa e mais uma velocidade para subidas. Depois uma tem dropper post e a outra tem bloqueio de suspensão. Útil e útil a meu ver. :rolleyes:

A questão é:

Consigo rolar com a AM 100 em estrada e em trilhos como os que referi sem grandes complicações ou seria a XC o modelo mais indicado? Ou a geometria do quadro dela é bem distante do que procuro?

Existem outras opções dentro destes valores e das características que procuro que possa considerar?

Desde já agradeço a atenção.

Cumprimentos a todos e boas voltas.
 
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Pedro Barradas

Super Moderador
ambas servem para o que pretendes.
a XC120, é mais leve ( menos 1kg que a AM100) e mais adaptada a estradoes... mais bem equipada e equilibrada, é mais polivalente.
e serve perfeitamente para trilhos... ainda ontem fui com amigos para a serra de sintra, um dos colegas de pedal, levava uma XC120. Por acaso malhou numa descida em estradão - falta de experiencia- foi ao hospital fazer uns RX... ficou um bocado amassado - Faz parte.

a transmissão da XC120, proporciona mais velocidade de ponta ( vem com prato 32T,se meteres um prato 34T, ainda melhor)
A AM100, tem um prato de 30T e transmisssão 1x11V, é uma bike vocacionada para percursos sinuosos, a subir e a descer. Por mim é uma transmissão demasiado desmultiplicada.

Boas compras.

Quanto à geometria. não podes comparar uma bike de XC, com uma moto.
Se queres uma bike de lazer, em vez destas bicicletas de postura desportiva, deves ver antes outas gamas... de trekking/ citadinas.

Se tens 1.79,m. tens de usar uma Bike quadro L, mas dependendo das tuas proporções corporais e flexibilidade, a bike terá de ser ajustada em alguns componentes.
 
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DriveMe

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Boas

Tens aqui uma opinião objetiva da AM100.

Seria a minha escolha.
Contudo, admito que a XC 120 ou até a XC 100 (considerando o desconto) seriam recomendações mais racionais.
 

Ricfil

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@Pedro Barradas e @DriveMe - esclarecido. Agradeço a pronta ajuda.
...ainda ontem fui com amigos para a serra de sintra, um dos colegas de pedal, levava uma XC120. Por acaso malhou numa descida em estradão - falta de experiencia- foi ao hospital fazer uns RX... ficou um bocado amassado - Faz parte.
Pedro - Melhoras para o amigo. Que recupere rápido.
Tens aqui uma opinião objetiva da AM100.
Seria a minha escolha.

Contudo, admito que a XC 120 ou até a XC 100 (considerando o desconto) seriam recomendações mais racionais.

:) Fico um pouco indeciso mas vou analisar os pontos referidos e partir daí.

Obrigado pela ajuda. Boas voltas a todos.
 
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nmt

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Da descrição do tipo de utilização que pretendes dar à bike penso que uma bike de XC (ou até uma de gravel) são a escolha certa. Como é óbvio, uma bike pensada para ser leve e subir bem tem uma frente baixa o que obriga a uma posição mais "deitada", mas como em tudo é uma questão de adaptação. Também é possível proceder a ajustes através da troca do avanço e do guiador. Atenção que o rise dos guiadores não pretendem dar uma posição de pedalada mais relaxada, mas sim menor drop quando o terreno inclina a sério (a descer, claro).
 

Ricfil

New Member
Da descrição do tipo de utilização que pretendes dar à bike penso que uma bike de XC (ou até uma de gravel) são a escolha certa. Como é óbvio, uma bike pensada para ser leve e subir bem tem uma frente baixa o que obriga a uma posição mais "deitada", mas como em tudo é uma questão de adaptação. Também é possível proceder a ajustes através da troca do avanço e do guiador. Atenção que o rise dos guiadores não pretendem dar uma posição de pedalada mais relaxada, mas sim menor drop quando o terreno inclina a sério (a descer, claro).

Obrigado pela explicação mais técnica. Entendo agora mais um pouco o porque das diferenças entre ambas.

Noted. Thanks.
 
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Vipauer

Member
@Pedro Barradas...a AM100HT traz prato de 32T.

Também tinha essa "situação" para resolver quando comprei a minha mas depois confirmei que além de vir com pedaleiro DEORE vinha também com prato de 32T.

No site indicam:
Monoprato 30 dentes (compatível com 32 e 34 dentes)
Cranque PROWHEEL: 170 mm

;)
 

nmt

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@Pedro Barradas...a AM100HT traz prato de 32T.

Também tinha essa "situação" para resolver quando comprei a minha mas depois confirmei que além de vir com pedaleiro DEORE vinha também com prato de 32T.

No site indicam:
Monoprato 30 dentes (compatível com 32 e 34 dentes)
Cranque PROWHEEL: 170 mm

;)
A minha AM100HT também vinha com pedaleiro Shimano Deore e prato 32, mais do que ajustado ao tipo de bicicleta.
 

Vipauer

Member
Meus amigos, eu só escrevi com base nas infos da ficha técnica, se depois afinal vem equipada com outra coisa, melhor/ mais adequada, ainda bem!
Peço desculpa amigo @Pedro Barradas da maneira como escrevi acima...não quis de modo algum dizer que o que indicou estava errado.
Só quis mesmo indicar que, na realidade, a AM100HT trouxe, no meu caso e parece que no caso do amigo @nmt, um pedaleiro Deore e um prato de 32T.

E sim...acho que fomos "brindados" com um conjunto melhor que o indicado nas "specs" oficiais do site.

Cumprs ;)
 

Ricfil

New Member
Peço desculpa amigo @Pedro Barradas da maneira como escrevi acima...não quis de modo algum dizer que o que indicou estava errado.
Só quis mesmo indicar que, na realidade, a AM100HT trouxe, no meu caso e parece que no caso do amigo @nmt, um pedaleiro Deore e um prato de 32T.

E sim...acho que fomos "brindados" com um conjunto melhor que o indicado nas "specs" oficiais do site.

Cumprs ;)
Essa informação - para quem como eu ainda tem algumas dúvidas sobre o modelo a comprar - ajuda e muito.

Nada que não se clarifique directamente na Decathlon para os modelos em stock actualmente.

Agradeço a ajuda de todos.
 
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