Retirar um espaçador de 20mm compensa a troca de uma susp FOX de 100 por 120?

pre_historico

New Member
eu explico melhor:

depois de andar muitos anos em HT mudei, há 5 anos, para uma FS. Agora vou voltar a uma HT.

vou mudar o material da minha Stumpjumper FSR para um quadro que traz uma susp de 100mm de origem. acontece que a Fox da stumpy é de 120mm.

para já o que fiz foi retirar um espaçador que estava por baixo do avanço e coloquei-o por cima; mantive a altura do guiador ao solo.

teoricamente devia ser o mesmo mas por algum motivo não me «parece» que tenha o mesmo comportamento que se tivesse uma de 100 com o espaçador por baixo do avanço.

em termos de altura do guiador ao solo, é a mesma coisa mas...

alguém me pode dar feedback sobre uma modificação de uma FOX RL de 120, convertida em 100?
 

jmdcfigueiredo

New Member
Tiras-te um espaçador e a altura ao solo do guiador manteve-se, mas a altura da testa do quadro não aumentando 20 mm...

Estando a geometria do quadro projectada para 100mm é claro que usando uma susp de 120 a condução vai ser diferente porque a frente da bike fica mais alta.

Quanto ao feedback não to posso dar que nunca fiz isso, mas experimenta reduzir o curso para 100 mm e vê se o comportamento da bike não melhora.
 

pre_historico

New Member
pois. o comportamento diferente, nota-se mas não é assim tão evidente. se me perguntares em que é que o comportamento mudou exactamente...não sei. mas ficou mais «lenta» e menos ágil.

quanto à mudança de 120 para 100, vou ter que mandar a susp para a Assistência e depois vê-se
 

jmdcfigueiredo

New Member
Porém mais confortável a descer (maior curso e menor inclinação) e com maior dificuldade em fazer subidas inclinadas (a roda da frente vai no ar de certeza por causa da altura da frente da bike).

Quanto ao reduzir o curso, e tendo em atenção a geometria do quadro assim como a utilização que vais fazer da bike (presumo que XC) acho que ficas a ganhar na prestação da bike.
 

pre_historico

New Member
exacto.

o motivo é simples: rendimento da pedalada em detrimento de conforto em longas distâncias (resolve-se limitando-me a distâncias curtas).
 
Top