Restaurar bicicleta

AC55

New Member
Boa noite pessoal.

Há cerca de dois dias comecei um projecto de restauro de uma bicicleta de estrada antiga, e preciso de alguma ajuda teórica.

1-o cranck do lado dos pratos está muito preso, e eu não sei como o deva retirar, visto o outro bastou dar uma martelada e ele saiu fora.

2-que produtos devo usar para remover sujidade,ferrugem, ou seja, o que devo usar para limpar os componentes da bicicleta.

3-não sei se deva pintar eu próprio o quadro e forqueta em casa ou deva mandar pintar a uma oficina, por isso preciso de dicas de como pintar em casa, para ver se eu sozinho consigo dar conta do assunto

Cumprimentos :D
 

pauloreis

New Member
Boas: Para retirares o crank, podes usar wd40, ajuda a amolecer e torna mais fácil a remoção. Também podes usar este produto para a corrente e componentes à excepção dos aros das rodas e travões. Outra opção para a limpeza dos componentes é um desengordurante próprio para bikes que se vende em qualquer loja da especialidade. Quanto à pintura aconselho a recorreres a alguém entendido às lides da pintura. Espero ter ajudado
 

NFurtado

New Member
AC55

A resposta às tuas questões está em ti mesmo! Passei por um processo semelhante e digo-te, nada como sermos nós a fazermos as coisas. A pintura do quadro é simples de fazer e se não sair bem à primeira, o que é normal, tentas outra vez.

Dicas para a pintura
- decapar;
- lixar para remover os restos de tinta;
- desengordurar;
- aplicar primário;
- lixar primário;
- pintar 1º demão,
- lixar e voltar a pintar
- envernizar se a tinta não tiver verniz

mesmo que fique alguma imperfeição, porque vai ficar, o facto de teres sido tu a fazer valoriza logo o trabalho.
Dá uma vista de olhos porque aqui no fórum tens todas as respostas.
 

AC55

New Member
pessoal, agora estou com um problema
não sei como devo tirar a forqueta
vou mostar umas fotos, para tentarem me dar dicas por onde devo comecar a desapertar etc

08082011062.jpg

08082011063.jpg

08082011064.jpg

08082011066.jpg
 

Mr.Biker

New Member
Sei que tens de desapertar essa porca do topo com uma chave de bocas, mas não sei se tens ou não de fazer mais alguma coisa.
 

AC55

New Member
também estava a pensar em comecar por aí, mas como não encontro meio de ela começar a rodar, pensei que houvesse alguma coisa que se devesse retirar primeiro
 
No topo onde o avanço está soldado não tem um parafuso?? Possivelmente tera , desapertas um pouco e depois da um toque no parafuso com um martelo de borracha de forma a que este se solte, de seguida desaperta-o na totalidade e desapertas também essa porca que falam, a partida deve sair, coloca um pouco de lubrificante para ajudar na tarefa.
 
Last edited:

AC55

New Member
Rui Escada, já desapertei o parafuso do topo do avanço( já o tinha feito), mas a porca teima em não mexer, por isso é que queria saber se antes tinha que fazer mais alguma coisa.
 

engenheiro_

New Member
depois de desapertares o parafuso do topo o volante deve sair sem se desapertar mais nada. deita lubrificante e esforça o volante de um lado para o outro para sair. depois de tirares o volante e que desapertas as porcas que seguram a forqueta. deve custar pois deve ter ferrugem, mas com paciência tudo de faz ;)
 

AC55

New Member
o guiador já está fora, só falta mesmo desapertar a forqueta. Amanhã vou tentar de novo com a ajuda de um amigo, se não conseguir mando a um mecânico.
 
Isso tem mesmo que desapertar, lubrifica bem isso, deve estar muito calcinado. Não há outra forma de tirar as forqueta sem desapertar essa porca.
 

essence_s

New Member
Pega num alicate de pressão ou numa chave de grifes(daquelas de canalizador) e segura nessa zona estriada.Depois com uma boa chave de bocas comprida tenta rodar , agarrando na outra chave.
 
Top