Ressuscitar Bicicleta / Revisão

osanto

Member
Ola amigos,

Tenho uma velhinha Specialized P2 All Mountain, que está parada ha quase 4 anos.... pneus flat no piso....

Queria voltar a pegar na bike, mas pela paragem receio que nao o deva fazer sem as devidas medidas de precaução.

O que tipo de revisão recomendam que faça? Já agora sou da Amadora, alguma loja que recomendem para efetuar o trabalho.

Obg
 

Baba

Member
Substituir cabos das mudanças, lubrificar e afinar a transmissão, lubrificar a suspensão, encher os pneus a ver se são recuperáveis, caso não estejam em bom estado, substituir. Lubrificar a caixa de direcção, ver o estado do movimento da pedaleira. desmontar as pastilhas dos travões e dar-lhe uma lixadela que devem estar oxidadas, eventualmente sangrar travões, dependendo do estado em que estejam.
E dar-lhe uso
 

JETSTREAK

Member
Bom dia
Tenho ouvido dizer bem da binaclinica em Santa Apolónia e da lojadasbicicletas em benfica
e também conheço malta que ficou satisfeita com o serviço na dechatlon embora não tenha sido o meu caso.
Particularmente não recomendaria as oficinas da sportzone,
Para o que pretendes uma revisão simples em qualquer loja de bicicletas com oficina deve
conseguir dar conta do recado mas aconselho-te a pedir orçamento para não apanhares um susto no final.

Cumprimentos
 

Baba

Member
Pois, a partir do momento que me pediram 17€ para sangrar 1 travão já acredito em tudo... Convém mesmo pedir orçamento.
Já agora, se os travões são v-brakes, acrescento ao que tinha dito, substituir os cabos dos travões e lubrificar as molas dos v-brakes, e eventualmente dar uma lixadela nos calços.
Cumprimentos
 

Baba

Member
Pois, eu no próprio dia que me pediram os 17€ para sangrar um travão, nem eram os dois mandei vir um kit de sangrar do ebay. Concordo que o trabalho tem que ser pago, mas sem abusos.
osanto - se não tiveres problemas em sujar as mãos isso é algo que se faz bem em casa.
 

osanto

Member
Resposta que tive:
fazemos o serviço pretendido, temos a revisão simples por 18.90€, inclui desempenho de rodas, verificação de todos os apertos, afinação de mudanças e travões e verificação de folgas. Inclui ainda a lubrificação da corrente e desviadores. A *revisão completa por 55.00€, inclui a revisão simples, com a lubrificação de todos os rolamentos e esferas, sangramento de travões, cabos e espirais novas,e *a desmontagem e lavagem de todas as peças, e montagem da bicicleta.

Está dentro do normal?
 

osanto

Member
Obrigado pela vossa ajuda, já deixei a bike na oficina para ser feita uma revisão, aparentemente estava bem melhor do q eu pensava.

Uma vez que vou passar a andar com maior regularidade, queria fazer uns upgrades, queria comprar componentes que já servissem para a situação de no futuro mudar de quadro.

Os travoes sao mecanicos de disco, queria passar para hidraulicos, e tb queria mudar os desviadores, estava a pensar na gama SLX/XT ou equivalentes SRAM.

Vocês que têm mais exp o q recomendam? Comprar esses componentes novos ou usados?
 

Baba

Member
À partida desde que sejam compatíveis funciona sem problemas. A minha transmissão é uma salganhada e não é por isso que deixa de funcionar bem.
 

osanto

Member
Obg.
Ando a ver material usado, mas pedem mais caro do que eles novos... estava a ver a gama xt mas talvez não precise de tanto. Ando a ver os slx.
 

fabio viana

Well-Known Member
Se não quiseres gastar muito vai para a gama deore que é bem resistente, tem bom funcionamento com o aparte de pesar mais..

Assim aproveitas e metes os travões e transmissão shimano deore, bom e barato :D
 

osanto

Member
Obg.
Vou estar atento às promoções.
A minha maior dúvida está na transmissão. O meu perfil é de um típico domingueiro de Lisboa, nada de muito complicado em termos de subidas e descidas e estou a pensar em trocar algo para 1 ou 2 pratos.

A minha bike está na revisão, vou andar com ela como está para perceber o q devo melhorar e perceber quais os pratos q uso mais, atualmente tenho 3x8 e queria mudar.
 

osanto

Member
Amigos vou precisar da vossa ajuda/conhecimentos.
Decidi fazer upgrade a todos os compontentes, até pq qd comprei a minha bike ja nao era nova.

Não tenho qualquer pressa, nem necessidade, quero sim melhorar a bicicleta uma specialized p2 all mountain. O meu perfil é de uma pessoa q anda de 1 a duas vezes por semana, percurso citadino (Lisboa) e sem grandes subidas ou descidas.
Nesta primeira fase vou dar prioridade a duas areas:
Travoes -> passar para hidraulicos
Transmissão -> 2x10??? (Ajuda)

Por desconhecimento, e pq nunca precisei de comprar nada nunca sei que tipo de componentes comprar, tenho receio de faltar algo, como disse anteriormente a gama estará entre SLX e XT, nao tenho qq problema em relacao à marca, nao descarto usados, mas ja vi q quase sempre nao compensa.

A minha ideia e como nao tenho pressa, era através dos vossos inputs fazer a lista de material necessário e ir estando atento às várias promoçoes que possam surgir.

Na transmissão é onde tenho mais duvidas... e qd voltar andar (esta semana) vou perceber quais as velocidades que dou mais uso, mas tendo eu consciencia que a minha forma fisica neste momento (cof cof) nao é nada do outro mundo penso que devo dar importancia às subidas, mesmo q nao faça muitas, qd as fizer ja sei q vou precisar de toda ajuda possivel :)
Nesta situação o que me recomendam?

Da minha parte so tenho q agradecer toda a ajuda que vocem me tem dado.
 

fabio viana

Well-Known Member
Para a transmissão podes ir para os 2x10, é simples e depois como anda tudo atrás das 11v, arranjas material de 10v a bom preço.

Como andas apenas 1 a 2 vezes eu aconselhava a usares a pedaleira com os pratos 24/38 por exemplo e atrás uma cassete 11-36.
 

Baba

Member
Se for para comprar novo esquece o 2x10 e vai para o 2x11, é basicamente o mesmo preço e é uma tecnologia mais recente, se for para 2ª mão, aí sem dúvida 2x10. Dá uma vista de olhos pelo e-bay e olx, arranjam-se negócios interessantes, mas principalmente para gamas mais altas, na gama Deore, para as diferenças de preço, a maior parte das vezes mais vale comprar novo, principalmente se comprares online. De resto concordo com o fábio viana, eu ainda ando com 2x9 com 24/38 e cassete 11-34, que acaba por ser semelhante e sobe-se bem.
 
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