o problema parece que as grandes marcas adoptaram uma politica pra combater o mercado de usados e roubos penso,(nao sei se havera outros factores, mas podera haver) mas dessa forma mesmo que compres a bicicleta ao dono original da mesma, com o seu consentimento e de boa fe, nao havendo nenhum documento que comprove perante as autoridades e a propria marca de que e tua,pois nao tens nada que comprove que a bicicleta foi do anterior pro novo dono, simplesmente ficas entre aspas, "ilegal"
possiveis causas: de ma fe podem depois te tramar reportando a bike como roubada e ficas sem o dinheiro e sem a bike, afinal nao tens nenhum documento declarado de compra e venda, ou de registo da bike, alias, ACHO EU que quando se compra uma bike usada nem sequer papelada tem(registo, garantia, factura, seja o que for)
segunda causa, algumas seguradoras podem nao fazer seguro se nao tiver pelo menos a factura e comprovativo de identificacao do dono dela(isto pra segurar a bike, nao o ciclista), nao acredito serem tao ingenuos de fazer seguro de uma bike as cegas
terceira causa, accionar a garantia, e pra esquecer pelo que estou a ver, mesmo que seja uma de quadro vitalicio pelo que apurei, portanto se ela se partir toda, todo o prejuizo e teu, e mais vale comprares uma nova, ha garantias de 2, 5 anos apenas pra bike completa de origem, corrijam se nao for bem assim, e o quadro penso ser 2, 5 anos ou vitalicio, dependendo da marca
comprar uma bike com 3 meses de uso, 200km, sem factura,(mas pode haver boa gentinha e ate ter, mas nao adianta de muito, ou ser falsificada), por um balurdio MENOR do que nova, com o risco de nao saber o historico de manutencoes, se teve algum acidente, se e roubada, e uma LOTARIA DO CARAGO!