Resgatado três horas após queda

adsilva

New Member
Um praticante de bicicleta todo-o-terreno (BTT) deu uma queda num dos trilhos rochosos da Serra d’Arga, Caminha, fracturou uma anca e esteve perdido mais de três horas, até ser resgatado pelas equipas de socorro dos Bombeiros Voluntários de Caminha.

Um pedido de ajuda foi recebido pelo CODU pelas nove e meia da manhã de ontem, dando conta de um acidente, em plena Serra d’Arga. No entanto, a vítima não conseguia indicar a localização precisa, pelo que os bombeiros só viriam a descobri-lo mais de três horas após o alerta e “por mero acaso”.

Após o alerta do CODU, os Bombeiros de Caminha foram accionados de imediato, tendo enviado para a serra uma equipa do INEM, na tentativa de descobrir o ciclista acidentado que, embora não sabendo exactamente onde se encontrava, tentava fornecer, através de telemóvel, os indícios possíveis a fim de ser localizado.

Face à impossibilidade de actuarem os meios aéreos para detectarem a vítima, foram pedidos reforços ao quartel de Caminha, tendo seguido para o trilho que liga Arga de S. João (Caminha) a S. Lourenço da Montaria (Viana do Castelo), uma viatura com cinco homens, mais tarde reforçada com outro carro e mais dois bombeiros.

Perante a dificuldade em encontrarem o local onde o montanhista se encontrava, os bombeiros deslocaram-se até ao posto de vigia de fogos florestais, cuja altitude poderia permitir vislumbrar o sinistrado, mas sem resultados.

Decidiram então bater o terreno montanhoso, de acordo com as escassas indicações fornecidas pelo “betetista”, natural de Vilar de Mouros, de 44 anos, mergulhador da Armada, e que aprecia calcorrear as montanhas de bicicleta.

“Foi por acaso que demos com ele”, referiu ao "Jornal de Notícias" um dos elementos da corporação caminhense, integrado nas buscas que demoraram mais de três horas. Uma vez encontrada a vítima, foram-lhe ministrados os socorros de estabilização, tendo constatado que, embora ferido, “estava consciente e colaborante”.

Face à fractura da anca, posteriormente confirmada no Hospital de Viana do Castelo, os bombeiros tiveram de transportar o ferido numa maca (plano duro) através do penedio, demorando “mais de duas horas” até chegarem junto da ambulância que o aguardava num dos estradões do alto da serra.

Segundo apurámos, tanto o CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) como o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) não tinham disponíveis na altura meios aéreos que pudessem actuar, pelo que o único recurso seria pedir apoio à Força Aérea, mas esse serviço teria de ser pago, sendo posta de parte tal hipótese.

fonte: JN
 

adelinoaraujo

New Member
Vi isso no jornal e faz-me pensar bem quando vou sozinho e várias vezes à noite... no mínimo devia levar um gps e o telemóvel, para um caso destes. Ainda bem que foi encontrado mas é uma situação perigosa ainda por cima nesta época de incêndios... 3 horas preso num local... auch...!
 

debil

Member
É uma situação complicada .Andar por locais isolados é sempre perigoso.
As melhoras rapidas para o bttista.
 

tonyV

New Member
Quem anda sozinho no meio do monte deve pensar, como já disseram, em arranjar GPS ou meios de localização fácil.
 

jorgegt

New Member
Bolas:-(........espero as melhoras para o camarada............isto não é novidade quando se anda sozinho no monte, e mesmo assim pedalo muitas vezes sozinho, mas talvez agora faça mais um pouco de estrada quando pedalar sozinho e pra o monte (o que mais gosto de fazer ) levo companhia.
 

kuto

Member
Então para um melhor resgate, é preciso pagar helicóptero...


Espero que não seja obrigatório pagar na hora, pois agora vou ter de andar com Cartão Multibanco no bolso
 
É mesmo por isto que eu só vou para o "mato" acompanhado. Sozinho faço estrada. Assim sei que se acontecer alguma coisa, alguém me vê pelo menos.

O que me deu para rir no meio de tanta tristeza foi mesmo essa do helicóptero pago! hehehe Isto anda bonito anda. Eles que fossem lá de submarino.
Temos pouco dinheiro e o pouco que temos é mal gasto....

As melhoras ao Bttista ;)

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 
Boas

Nós pensamos que nunca nos acontece nada, mas mais um exemplo, é preciso o máximo cuidado quando andamos no mato e, só é para esquecer.

As melhores amigo.

Um abraço
 

proque

Member
Sozinho é sem correr quaisquer riscos, evitando tudo aquilo que, normalmente se gosta como as passagens técnicas e evitando circular em caminhos muito isolados.
 

A.M.F

New Member
Em primeiro as rápidas melhoras ao acidentado.É perigoso andar sozinho em trilhos.
Estava convencido que pela frequência do telemóvel que conseguiam localizar,estou a falar assim ou poderei estar enganado;mas conseguem descobrir pessoal debaixo da neve,desde que ele esteja ligado.Li muitas vezes nos jornais,agora não sei como é que se pode detectar.
 

esquilas

Member
Ainda ele teve muita sorte, imaginem que nao tinha rede no telemovel, a esta hora ainda estava ele lah ;)

Nao sei como funciona o socorro por meios aereos cah, mas sei que por exemplo no monte branco o resgate com heli custa cerca de 200€ por minuto o que se nao tiveres seguro bem podes ir dar o cuzinho para a estrada para pagar a conta :mrgreen:

A localizaçao por telemovel nao eh bem como nos filmes, a operadora consegue saber a que antena ele estah ligado e com a força do sinal que chega ah antena dah para saber mais ou menos o local onde ele estah. Nas cidades eh mais facil uma vez que ha mais antenas e pode-se triangular a posiçao do telemovel, mas ali no meio do nada ainda teve sorte em apanhar uma antena.

Existe uns aparelhos semelhantes aos anti-roubos dos carros que se tiveres ah rasca podes enviar uma sms com a tua posiçao ou enviar constantemente a tua posiçao o que dah para pessoas atraves da net verem por onde andas (depende do que quiseres pagar ;)). Spot eh o nome desse produto, isto foi utilizado pelas equipas no campeonato do mundo de corridas de aventura realizado o ano passado aqui em portugal e mais recentemente pelo joao garcia na conquista do seu ultimo cume dos 14 8000, o annapurma.

Ultima recomendaçao: nao caiam :cool:
 

Myrage

New Member
Sozinho é sem correr quaisquer riscos, evitando tudo aquilo que, normalmente se gosta como as passagens técnicas e evitando circular em caminhos muito isolados.

Sou da mesma opinião. Os Estradões são uma boa opção...
Ultimamente também tenho utilizado isto: http://gpsed.com "Track mobile objects on the map in real-time". Apenas é necessário um Telemóvel com GPS que poderá actualizar o rasto minuto a minuto (configuração do utilizador).
Este domingo como a meio de um estradão vi uma guloseima . Liguei o GPSED e lá fui eu :) . Resultado : http://gpsed.com/track/4674352654947625100

De qualquer forma se não houver sinal GSM e GPRS a coisa não resulta. Mas sempre é uma ajuda.

MY

Nota: No caso de utilizarem o GPSED não esquecer que é necessário alguém em casa para monitorizar (familiar ou amigo).
 

clms

New Member
boas

acho que está tudo dito, eu gostava de ver é se fosse um filho de algum ministro, se os meios empregues eram os mesmos e se tinha de pagar, até já me estou a lembrar da tristeza da praia da luz

cump
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Só não percebo é a parte dos serviços da Força Aérea terem de ser pagos. Mas não somos já todos nós que lhes pagamos todos os dias? Há coisas que custam a entender...
 

Peixinhus

Active Member
Pois....posso estar errado mas segundo me parece os serviços da força aérea são somente para fazer escoltas a "ricos" ou então em festivais aéreos para gáudio do zé povo. Quero voltar prá ilha :D

Abraços
 

pedrovizela

New Member
Antes de mais desejar rápidas melhoras ao BTTista.

Li a noticia no jornal, e realmente faz-me pensar quando ando sozinho, embora normalmente quando ando sozinho não me aventuro por trilhos muito fechados...
Como já foi referido, é incompreensível esta forma de actuar da força aérea, pois quem lhes paga somos todos nós... Se em vez de submarinos e magalhães, o nosso governo investi-se no que realmente é preciso, talvez teríamos um país melhor. De louvar todo o procedimento da corporação de bombeiros que assistiu este colega, esses sim, merecem mais apoios do estado, pois além de voluntários e de arriscarem a sua própria vida no salvamento de outras a troco de nada, merecem equipamento adequado, mais apoios financeiros, mais reconhecimento.
 
Top