[RESCALDO] VIII Encontro Luso-Galaico de BTT - Esposende - 24 e 25 Abril 2010

XC_biker

Utilizador Banido
boas

A maratona esteve muito bem a nivel de organização, sinalização. PARABENS

Agora os BTTISTAS cada vez estam piores e uma falta de civismo muito grande.

As pessoas nem dormem par ir para a partida. cheguei lá as 9H e já tinha +/- 1500 pessoas a frente para partir.
pessoal não não se procupa em andar apenas em atrapalhar, pois qundo passei na partida ja os primeiros tinham arrancado a +/- 7 minutos depois ainda o pessoal vai a dizer adeus para as fotografias, vão todos a par na conversa.
para isso para que vão para a partida tão cedo?

vem uma subida vai tudo com a bike a mão.
aparece areia vai tudo com a bike a mão.
aparece lama vai tudo com bike a mão.

Se não formos conscientes daqui a mais as pessoal nem dormem para ir para a fila no dia anterior.

Quanto ao precuso esteve muito bom.

Até para o ano.
 

ACS

Member
Boas.

Como em todo existem sempre aspectos que podem ser melhorados.
Quanto à organização só tenho de dar os meus parabéns e o único aspecto apontar pelo lado negativo foi mesmo o tempo de espera para a travessia do rio, tirando isso não sei como alguém pode apontar erros à organização.

Para ser sincero o que mais me desiludiu neste Passeio foram mesmo os participantes "Desporto da Moda da nisto"
Desde falta de civismos, lixo e mais lixo para o chão, rolam 20km chega a 1 subida só pessoal com a bike à mão e a resmungar, mas o pior disso é o comportamento pois o melhor trilho é para a bike e o 2º melhor é para os sapatos, e quem quiser passar que passe por cima pois não facilitam nem um bocadinho a passagem enfim....

Venha o próximo[/QUOT

tens razão quanto ao lixo são uns porcos sem civismo nenhum.
eu tambem em algumas subidas vou com a bina á mão e tento sempre deixar espaço para quem conseguir subir e gostava que fizessem o mesmo mas...
 

bragaforce

New Member
Boas pesoal, foi a minha primeira vez no luso galaico, e adorei!

Já foi dito tudo praticamente, mas deixo aqui tb o meu rescaldo!

Em relação ao engarrafamentos, como os participantes incritos eram cerca de 2000, já era de prever essa situação para os mais atrasados, por isso resolvi ir antecipadamente para a box de partida, para iniciar nos primeiros 25% do plotão, e em todo o percurso da meia maratona não apanhei um único engarrafamento...

Para mim as marcações estavam boas, não tive qualquer problema,...

O percurso apesar de na sua fase incial ser bastante rolante, eu gostei, pois o btt não é só subidas/descidas, e se fosse de outra forma certamente que os problemas de congestionamento de que se queixam anda iam ser maiores.

É de louvar a quantidade de pessoas que foram assistir ao evento em divesos locais, pois estavam sempre a encorajar e aplaudir os partipantes, muito bom, até parece que ganhamos mais força nas pernas!

Apesar de o evento ser considerado um passeio, não vejo qualquer problema em alguns participantes o encararem de uma forma mais competitiva, eu próprio o fiz neste em particular, desde que a boa educação e o civismo imperem, o k não aconteceu principalmente na educação ambiental dado a quantidade de garrafas de água vazias deitadas pelos caminhos, lamentável!

Na minha opinião a organização, por aquilo que presenciei esteve à altura, mas é sempre susceptivel de criticas e de reclamações, por parte de quem por qualquer motivo não gostou...

No próximio ano, se tiver disponibilidade e saúde lá estarei!

Cmts, H. Braga
 

epictimon

Member
devido á confusão gerada, não seria uma má ideia a partida ser como em serpa, os da maratona partem primeiro e passado uma hora os da meia. nem todos os que fazem a maratona são prós. simplesmente são pessoas que gostam de gozar do trajecto ao máximo e os que ganham as meias também é pessoal que já tem bastante andamento... as maratonas não são bem um passeio mas também não são a pura competição! é um evento livre onde podemos superar a cada ano as nossas capacidades com um andamento livre acompanhados por mais betetistas com ou menos andamento que o nosso e isso é preciso ser respeitado. se fosse um passeio, não havia marcações nem classificações e sim um guia para o trajecto. nas maratonas passo por pessoal e também sou passado e devemos ter atenção aos desvios rápidos em cima do joelho e quando passamos devemos avisar bem alto o lado que vamos passar. Em relação ao lixo, tudo o foi referido é com toda a razão. nos abastecimentos, beber a água e colocar a garrafa no chão mas junto ao pessoal é uma coisa, agora 1km mais á frente ou mesmo mais ainda haver 2 ou 3 km depois. Eu cheguei ao banho e quando tiro o casaco era só papeis de barras e geis que comi. não custa nada colocar debaixo do casaco. Ate´houve quem comentasse lá no balneário que era assim que todos deviam fazer. Faz parte do civismo. Não foi aquele peso que não me deixou fazer menos de 04h00 na maratona um 16 lugar, foram as pernas que deviam ter andado mais um pouco lol...
 
Last edited:

bragaforce

New Member
Boas,

alguém sabe onde ver as classificações/tempos finais?

é que não estou a conseguir aceder ao site do luso-galaico...

abç!
 

sundayrider

New Member
Olá a todas,

Em primeiro lugar quero dizer "OBRIGADO ESPOSENDE"!...
Quer no passeio júnior de sábado com a família, quer na maratona de domingo com os "TombaTrilhos", foi uma jornada de BTT fantástica a todos os níveis.

Mas começando pelo passeio júnior, com muitos participantes, de todas as idades e sempre com boa disposição...

... os Bttistas lá de casa...

...onde o espírito de camaradagem esteve sempre presente, como se pode verificar na entreajuda na reparação de um furo numa roda de 20''.

No domingo o pelotão era consideravelmente maior...
... e claro que os engarrafamentos aconteceram (mas eu até nem me importei, sempre fui descansando aos bocadinhos)...
... e andar "com ela pela mão" também não fica mal a ninguém...
[... e finalmente atingir objectivo!

De um modo geral as coisas boas sobrepõem-se às coisas más.

Gostaria de saber, uma vez que ainda ninguém fez referência a isso, se há informação do bttista que desfaleceu junto ao segundo posto de controlo.

Abraço e até à próxima.

Boas fotos, é esse o espirito!

Também passei pelo colega acidentado. E fiquei um bom pedaço a tentar perceber (à distância, sem incomodar) o seu estado. Pelo que ouvi, mas já se sabe que nestas situações são muitas as versões, teria caído após desmaio. Depois de algum tempo acordou, muito sonolento, mas acordou. Parti quando o estavam a imobilizar para o levar à ambulância que se encontrava no fim da descida seguinte. Não me pareceu ver os socorristas e acompanhante "demasiado preocupados". Não sei mais nada.

Nota: Alguem sabe o nº pessoas que termiram, e quantas partiram? Estou curioso porque na passagem das canoas devia ter cerca de 200 para trás, e tenho a certeza que não passaram assim tantos por mim, depois disso.
 

ANTTEI

New Member
Muito rápido porque já muito foi dito:

Fiz os 80Kms

Positivo:
Tracks espetaculares e lindos, rápidos e plenos de adrenalina
Banhos...quentinhos e com excelentes condições
Cruzamentos : Sempre a presença daGNR
descidas perigosas:Sempre a presença de paramedicos
Sinalização: a meu ver esteve bem
Partida
Jersey sobrio e de boa qualidade

Negativo:
Não havia necessidade de colocar subidas intransitáveis
Passar o rio por cima das canoas foi giro mas estar 1 HORA á espera para passar....
Tracks a descer e sinuosos muito bem...mas no inico ainda com muita malta a rolar junta....mas meia hora de espera


Pontos Neutros:
Abastecimento: nem bom nem mau...as laranjas eram óptimas
Tenda gastronómica: Não fui


Quanto aos que se queixam de algum não os deixarem passar...meus amigos isto foi um passeio não uma competição...para isso que fossem a Alte

Se repito para o ano...talvez..O meu grupo vai para conhecer os tracks e gozar o passeio, não para ganhar, daí arrancarmos em ultimo, mas estar 1 hora e meia parado em engarrafamentos.....é mau
...muito mau
 

tiba

New Member
ANTTEI;462981 Quanto aos que se queixam de algum não os deixarem passar...meus amigos isto foi um passeio não uma competição...para isso que fossem a Alte Se repito para o ano...talvez..O meu grupo vai para conhecer os tracks e gozar o passeio said:
Bem se é esse o espírito não sei porque de ser mau muito mau esperar 1hora e meia....Pois estamos lá para gozar o passeio e conhecer os tracks e para não ganhar.
 

colemauro

New Member
Bem pessoal, este foi o meu 1º Luso Galaico (fomos 4º elementos dos SemTrilho) o qual terminei no lugar 313 com o tempo de 6h56.

Na parte que me toca correu-me muito mal, fruto sobretudo de preparação inadequada..após um 2009 com muita actividade ao nível de BTT, este ano fiz Barcelos e mais umas 4º ou 5º voltas..muito pouco obviamente..resultado..passei muito mal (sobretudo entre os 30km e 50km..onde dei o berro) e muito a pé andei..sofri mesmo muito..estou aqui que nem posso..mas espero ter saude e possibilidade de voltar para o ano com uma preparação mais adequada.

Relativamente à prova..realmente foi bom de ver todo o apoio recebido pela população..confesso que na subida após a ponte com as canoas, fiquei meio envergonhado (ao qual contribuiu o facto de ter passado pela ponte devagar e sentir-me meio zonzo com aquilo..acabei não reduzindo e depois claro foi um bico de obra para subir..).. adorei isso..e realmente notou-se que é um evento enraizado na população local..

Pelo facto de ter sido uma prova em sobre-esforço não tive discernimento para muita coisa, mas penso que a nível de reabastecimento (de água) havia em número suficiente..já no que toca ao reforço penso que pelo menos mais um pelo meio não ficaria mal..

Quanto à sinalização nada a dizer..sempre que começava a ter duvidas..lá aparecia uma marcação a dizer-me que estava no caminho certo.. assim como ao nível da quantidade de ambulâncias disponíveis ao longo do percurso..nota 5* também para a GNR e bombeiros..

Relativamente ao percurso..muita subida..muita pedra..e algumas descidas que adorei..as quais só tenho pena de não estar com melhor preparação..pois muitas fui apenas a rolar de tão cansado que estava..mas volta e meia cerrava dentes e forçava mais e realmente ai foi muito fixe..

Quanto aos 15€ da inscrição, acho que só pela qualidade do jersey (embora não tenha apreciado a decoração) vale a pena..quanto ao almoço não me importei de pagar o dinheiro extra..comi bem e fiquei plenamente satisfeito..

Não fui tomar banho, nem sei onde foi..mas penso que deveriam ser disponibilizados balneários mais próximos da meta/partida.

Quanto à falta de civismo (para não dizer bada..) de alguns..isso é deplorável.. nos reabastecimentos confesso que deixei uma ou outra garrafa na mesa ou no chão..mas não deixei lixo algum ao longo do percurso..quando comia barras guardava nos bolsos..

O rescaldo da prova acaba por não ser totalmente positivo em virtude da minha falta de preparação..existem pontos a melhorar sem duvida..mas não é só ao nível da organização mas também de alguns participantes..

PS: Tive um companheiro que me acompanhou por perto ao longo de muitos kms (para o fim fiquei para trás em relação a ele), com uma semi rigida..não sei quem é nem como é..mas seja como for valeu pela companhia nas muitas subidas à mão que fizemos..
 
Last edited:

tpfernandes

New Member
colemauro;463016 Não fui tomar banho said:
Se não sabe onde foi como é que sabe se era longe ou perto da meta/partida? Mais perto da meta só se fosse um chuveiro em plena avenida.

O banho como já aqui foi dito, foi nas piscinas municipais, a 100 metros da partida/meta.
 

Lopinhos

New Member
Fiz o luso galaico pela quarta vez consecutiva e continua a ser a minha maratona preferida ! O percurso, pelo menos para mim, foi bem mais exigente que o do ano passado , aquela descida do penedo do ladrão era fenomenal mas deixou-me as costas feitas num oito ! Não achei que o percurso estivesse mal sinalizado mas ainda me perdi na zona das azenhas !! Aos 60km pensei para mim : está feito agora é só rolar até Esposende, puro engano, Subir pela zona de antas e vir sempre por cima do monte acabou com o resto das minhas forças , felizmente encontrei dois colegas bttistas que me deram força até ao final ( devia ser esse o espirito).
Continuo é sem perceber a ideia de alguns de atirar todo o lixo para o chão, mas pronto quem sou eu.
 

tunak

New Member
Boas!
Esta foi a primeira vez que participei no evento. Também foi a primeira vez num evento do género, não tenho por isso pontos de comparação, mas mesmo assim o meu balanço é muito positivo.
O ponto que no meu ver falhou foi realmente a travessia do rio que foi demasiado demorada.

Também não tive acesso á minha classificação. Gostaria de saber como a obter. Alguém sabe onde?

Cumps
Parabéns à organização para o ano lá estarei! :D
 

Mangelovsky

New Member
Aqui estou eu a escrever com uma mão no teclado e outra nas costas... Ai que dores!! Fiz o percurso da maratona e estava mesmo mal preparado para ela, tinha dormido mal, tenho uma lesão da qual ainda não recuperei (estas são as minhas desculpas). Só me enganei uma vez no percurso, na curva à esquerda, da separação entre o percurso dos 50 e dos 80 km :D

Fiquei bastante chateado com a espera na travessia da ponte das barcas. Participei em todas as maratonas do Luso-Galaico e o que sempre gostei mais nelas, foi o facto de não haver grandes esperas nor trilhos. O ano passado, logo nos primeiros kms apanhava-se uma subida íngreme e enorme em estrada. Claro que fazer estrada não é o mais divertido numa prova/passeio destes, mas uma subitida desse género faz com que o trigo fique logo inicialmente separado do joio (o joio desmonta ou sobe devagar, e o trigo serpenteia rapidamente pelo meio do joio até lá em cima). Espero que para o ano a organização volte fazer o percurso assim.

Achei as marcações bastante boas. Em duas ocasiões (duas curvas à direita), encontrei malta a subir em sentido contrário, pois tinham-se enganado e descido sempre em frente. Não sei se também teria falhado essas duas curvas, se não viesse a malta perdida em sentido contrário. Mas mesmo que estivessem mal marcados esses dois pontos, acho perfeitamente razoável apenas dois pequenos erros em 84 km.

Os abastecimentos eram suficientes, na minha opinião, no entanto sou completamente contra a distribuição das garrafinhas pequenas ou de copos (e contra a oferta de comida em zonas de abastecimento, no entanto isto é um tema a desenvover noutro topico). Quem quer levar água, deve ter bidão ou camelbak e deve enchê-lo em vez de levar uma garrafinha que é deitada ao chão metros (às vezes kms) depois. Vai ser impossível à organização recolher aquelas garrafas todas, e andou gente a limpar as matas de Portugal há umas semanas para isto...

Espero voltar para o ano. Ontem quando terminei, sentia-me cansado, dorido, fraco e desiludido com o meu tempo e posição final. Se me perguntassem ontem, teria mesmo dito que não gostei. No entanto, a percepção que se tem de um evento destes também tem muito a ver com o estado físico e com a disposição com que o terminamos.

Tempo: 7 h : 11 min (83 km)

Posição: 319
 
Last edited:

NUNO MARQUES

New Member
Boas

Vou deixar aqui o meu comentário acerca do luso-galaico 2010.

Já não participava no luso-galaico há 2 anos após a minha participação nas edições de 2006 e 2007 e após o desafio de vários colegas meus este ano decidi ir.

O que achei do percurso foi interessante e não vou falar do que já falaram na famosa ponte das barcas, que no meu entender devia estar na parte final do percurso quando já está tudo separado e assim não havia filas tão grandes para passar a ponte.

O que me desagradou mais foi na parte final quando antes de passar por dentro de uma quinta um elemento que a organização me mandou parar para deixar passar uma moto que vinha na rua, o qual não entendi o motivo para tal feito.

Em relação a um colega amigo que se perdeu no trilho da maratona por causa de não encontrar as fitas, acho um bocado estranho mas durante o percurso não tive difulculdades mas vi muitas fitas no chão, mas todo é possivel acontecer neste tipo de eventos.

Na questão dos banhos não tomei optei vir tomar banho a casa já que não ia almoçar em Esposende e assim tomei banho e almocei em casa.

Por mim para o ano penso em voltar se não tiver outro passeio interessante para esse fim de semana.

Um abraço a todos os elementos da organização e para o ano tentem fazer melhor do que este ano.

Nuno Marques
 
Boas

Foi a minha 1ª participação no Encontro Luso-Galaico,e embora não seja muito exigente nestas coisas,até porque participo para me divertir e passar um bom bocado com os amigos e com outros apaixonados pelo BTT,tenho que fazer algumas poucas criticas que espero que sejam encaradas como sendo construtivas.Assim sendo,poderiam evitar que existissem várias paragens devido a engarrafamento,estive 40 minutos para passar o rio e mais 20 min para começar a descer um singletrack.Por falar em paragens tenho que contar com mais uma que foi a espera de 45 min para poder tomar banho.Para terminar as minhas criticas falo em relação ao almoço,considero que foi muito infeliz a opção de não fornecer almoço aos participantes,Fiquei desde o inicio com a ideia que a inscrição incluia almoço,uma vez que quando preenchi a ficha de inscrição coloquei a opção "com almoço".Só na altura em que me dirigi á tenda é que fui informado por uma acessora da organização que teria que pagar a refeição e a questão da opção "com almoço" ou "sem almoço" que vinha na ficha de inscrição serviria somente para a organização ter um cálculo do nº pessoas que poderiam ir almoçar,para que as barraquinhas pudessem controlar a comida que teriam que confeccionar.Considero esta situação lamentável,e não sabendo se terá sido por uma questão financeira (coisa que duvido),até poque á cerca de quinze dias estive numa Maratona com 500 participantes em pagavamos 15 Euros e tinhamos direito a jersey e almoço, fico com a sensação ,como já foi referido aqui no rescaldo,que as organizações começam a fazer algum aproveitamento politico,social e financeiro destes eventos que deveriam ser tudo menos explorados interessadamente.Ficaram aqui alguns aspectos que considero que possam ser melhorados.
Relativamente aos pontos positivos gostaria de referir que me agradou todo o aparato montado para acolher a Maratona numa marginal muito bonita.Exemplar também toda a questão informática que coordena a Maratona.Percurso engraçado mas que poderia ser menos rolante,quanto a mim muito bem marcado,óptimos singletracks.Bastantes pontos de fornecimento de água,excelente abastecimento com o essencial e em quantidade mais que suficiente.De referir também a grande quantidade de profissionais da Cruz Vermelha e Bombeiros que estavam distribuidos pelo percurso e em pontos estratégicos,Gostava de acrescentar também o excelente papel da GNR a patrulhar os cruzamentos ,juntamente com o excelente contributo dos Escuteiros e voluntários que ajudaram a organização (sempre simpáticos e prestáveis).Para terminar dizer que relativamente aos banhos ,tirando a longa espera,as condições eram óptimas e o banho era de água quente.
Já me esquecia de dizer que considero que o Jersey tem qualidade,só foi pena que quem tivesse o dorsal acima do nº 1500 não tivesse o tamanho do jersey atribuido correctamente.Para terem uma ideia,um amigo meu pediu e pagou um jersey L e recebeu um XXXL.Agora digam se acham isto justo e o que fará ele agora com jersey.A politica de trocar uma refeição por um jersey para atrair inscritos e depois fazerem isto considero muito infeliz e descabida.
Acredito que no futuro situações destas serão corrigidas e que o Encontro Luso-Galaico que tão boa fama tem não tenha que obter tantas criticas com estou a vêr nesta edição.

Saudações betetistas
Filipe Bragança
 
Para mim foi a segunda participação no Luso galaico, desta vez optei por vários motivos pela meia maratona, no geral gostei embora percorrer a maratona completa é outro prazer.... . A travessia do cávado na ponte das canoas foi muito negativa, so se aceita porque faz parte do espetáculo e é um must, mas deveria ter sido lá para os ultimos kms, a fim de evitar o enorme congestionamento. De resto acho que já foi quase tudo dito, e se para o ano fizerem no sentido inverso e com a passagem das canoas a cerca de 10 kms da chegada, aí sim tiro-lhes o chapeu. Parabéns a todos e até breve.
 

F.MARQUES

New Member
Boas malta,

Já vi que muitos amantes do BTT deixaram as suas impressões sobre este 8º Luso galaico, por mim no geral foi bom, pois eu encaro este tipo de evento para me divertir. Claro que não gosto de ficar em ultimo como na minha primeira maratona. Mas é bom ir a este tipo de evento e desfrutar do local, do pessoal. É sempre triste ver "anormais" que não tem outro nome, a mudar de câmera de ar e a deixar a câmera furada e a respectiva bomba de co2 vazia ao lado. A sério não custa nada pegar nisso e meter no bolso do Jersey. Enfim de resto tive a apanhar seca na canoas, no single-track e no banho. Mas mesmo assim gostei muito e se poder estarei lá para o ano. Gostava de ter o almoço incluído. Mas agora gostava de saber as classificações (pois gosto ver se consigo evoluir ou não, lollol) e claro as fotos. O Paulo Ministro já colocou algumas mas deve de haver fotos de pessoal que estava na beira da estrada. Toca a divulgar.

Grande abraço a todos e até breve.

Filipe MARQUES
 

fitibomba

New Member
Boas!

Foi o meu 1º Luso Galaico. Fui à meia maratona e gostei. Percurso muito porreiro, com um belo dia de Sol que fez esquecer todo o Inverno rigoroso, mesmo com a lama que ainda teima em persistir nos trilhos.:fpalm:

Como ponto negativo apenas posso destacar o tempo exagerado para atravessar o rio. De facto foi um tempo infindável que só deu para arrefecer do percurso rolante anterior.

Como ponto a melhorar: o abastecimento de sólidos. Realmente umas bananas menos verdes acho que deviam ser comestíveis porque aquelas nem provei.

O resto é o normal nestes eventos com tanto bttista, quer nas subidas em que fica tudo bloqueado, quer nas filas para os banhos. Nestes casos acho que o remédio é estar nos 100 primeiros à partida.

Quanto ao jersey a meu ver está muito bom, simples e o fecho integral é uma mais valia.:yeah:

À organização bom trabalho!:venia:

Ao pessoal que continua a atirar garrafas e câmaras de ar para o chão à saída dos abastecimentos...acho que continua a ser lamentável este tipo de atitude. Só mostra o quanto desrespeitam o local que supostamente lhes proporciona bons momentos.:suabesta:

E por fim pergunto se existem classificações disponíveis online? Quando passei a meta não reparei no que lá dizia e o sms apenas tinha o tempo total.

Boas pedaladas e muito possivelmente até pro ano Esposende!;)
 
Top