[Rescaldo] VII Maria da Fonte - Póvoa de Lanhoso 12.03.2011

Bem, já abri o VI... vou abrir o VII.

Vou comparar com o VI, visto que participei apenas em 2010 e agora, em 2011.

Estacionamento, rapidez secretaria, marcações, reforço, banhos, nada a apontar...

Agora o percurso visto por um amador que tem uma semi rígida... aos meus olhos, é um percurso de downhill... a parte da pista de downhill, e mais 2 ou 3 super descidas... só mesmo com unhas e com uma bike com suspensão total e pneus 2.2... não me atrevi a riscar, preferi descer com ela à mão (é triste subir, mas é mais descer)... era impossível segurar a bicicleta em descidas com inclinação 1% ? (estou a exagerar, mas pouco faltou). A curva da pista de downhill tinha tábuas soltas, de um dos lados era precipício, do outro... penedos, venha o diabo e escolha, é impossível agradar a todos, muitos dos meus colegas adoraram descer.

Aquela parte do parque aventura em andarmos em círculos tb deixa de ser interessante... é tipo ir na fila do aeroporto... estando vazia, a vontade é avançar as marcações e ir a direito... em 2010 não me lembro de andar às voltinhas.

De resto, tudo impec, relativamente a dureza de percurso achei que 2011 foi muito mais puxado, propício ao pára/arranca/pára... é um bom percurso, mas como disse, muito arriscado, aliás, vi várias quedas, espero que tenham sido só arranhões.

Venha a VIII edição e obrigado S. Pedro por teres sido amigo, podia ser bem pior.
 

Xp.to

New Member
Ola,

Participei pela 1ª vez pelo que não tenho termo de comparação. Tal como o colega Ricardo disse no seu post, nada a apontar à parte "secretaria", excepto talvez os banhos um pouco "frescos", mas quanto a isso pouco há a fazer com tantos participantes.

Quanto ao percurso, posso dizer que começei por adorar, já que gosto de umas subidas fortes e tecnicas, mas rapidamente o sentimento mudou já que a subir cansava e a descer como a concentração tinha que ser absoluta não dava para descansar. Achei "pedra" a mais ainda por cima com a chuva que foi caíndo estas ficaram extremamente escorregadio.

Confesso que fiquei cansado de tantas voltas no parque aventura, algumas até com marcações confusas, mas foi uma experiencia diferente e fico com o sentimento que se o piso estivesse seco teria sido mais gratificante e com vistas fabulosas!

Concluindo, não me arrependo de ter feito 100 Kms para fazer seguramente o percurso mais dificil que fiz até hoje.

Até para o ano para tirar a limpo a dureza do percurso.

Abraço

Rui
 

duartec

New Member
Boas!!

Também estive presente e gostei, ao contrário do nosso caro RicardoOliveira eu adorei as descidas mas também uma bicicleta mais propicia ao Enduro logo sentia-me como o peixe na água, mas admito que se leva-se a minha semirígida não ia ter a vida fácil, quanto aos engarrafamentos esforcei-me nos primeiros quilómetros e consegui fugir deles!!!

Secretariado 5 estrelas para um evento desta dimensão, marcações hehe nem faziam falta era só seguir os singletracks de lama (muita lama), o percurso não digo que estava mau mas a certo ponto começou a tornar-se monótono e alcatrão a mais (sou alérgico a esse piso) :D....

Quedas também vi algumas do pessoal que foi comigo eramos 4 e 2 deles foram ao chão :D mas estão bem e espero que todos que tiveram quedas nenhum deles tivesse danos graves!!!

Em suma mais um edição passada e com nota mais que positiva a meu ver, não estive presente nas anteriores para comparar com as edições anteriores mas fiquei fã e para o ano espero estar de novo nos trilhos da Maria da Fonte!!!


cumprimentos!!!!
 
Dois OlharesCuriosos/ANO (estavam inscritos 4 elementos mas, por razões profissionais, 2 não poderam estar presentes) passearam-se pelos belos trilhos da Póvoa de Lanhoso, na 7ª edição do afamado Passeio de BTT Maria da Fonte.
Mais uma vez fomos prendados com bastante chuva, mas quanto a isso nada a fazer...

No que concerne ao passeio:
- Percurso espectacular (as descidas difíceis fazem parte... Quem não quer descer em cima, desmonta, tal como fiz nalgumas);
- Muitos singletracks de cortar a respiração (gostamos da parte do DiverLanhoso);
- Muito trânsito em dois pontos [logo no início, e junto ao rio numa zona apertada] (aspecto negativo que a organização deve rever);
- Banhos frios (que já tinham sido anúnciados);
- Muito boa disposição de toda a gente com quem fomos falando...

Contem conosco para o ano... Fotos e track em www.olharescuriosos.com
 

alferes

Member
Boa noite,

Trata-se do terceiro ano em que participo nos Trilhos de Maria da Fonte, no entanto, fiz os cinco últimos nas semanas seguintes ao evento.

Concordo com o que foi dito anteriormente, nomeadamente o muito alcatrão e os ziguezagues em excesso na zona da Diver Lanhoso.

Quanto ao resto, nada a apontar, reconheço que os singletracks foram os mais espectaculares que fiz, até hoje, nas várias edições dos Trilhos de Maria da Fonte. Diria mesmo que a organização, este ano, esmerou-se.

A organização está de parabéns!

Cumprimentos.
 

mpro

Member
Participei pelo segundo ano consecutivo e certamente voltarei em 2012. Percurso do melhor com duras subidas e muitas descidas em singletracks rapidos, foi pena a chuva mas faz parte...
Um pormenor que falhou a organizaçao foi fazer os dorsais num material pouco resistente a agua!
E claro aguardamos pelas fotos.
Cumps
 

cmbo

New Member
Boas, já é o 4º ano consecutivo e este sem duvida para mim foi o melhor. Descidas alucinantes, singletracks do melhor. Reconheço que existia uma ou outra descida muito técnica especialmente para as rigidas.
Só tenho uma palavra para descrever este VII pelos trilhos da Maria da Fonte, ESPETACULAR!!!
Venha o Próximo.
Para a organização os meus parabéns.
 

malks

New Member
Também estive presente pelo 2º ano consecutivo, e na minha opinião este de 2011 superou largamente o de 2010 que já tinha sido espectacular.
Aquele singletrack antes do Diverlanhoso é simplesmente dos melhores que alguem pode fazer, espectacular, desculpem a franqueza mas não consigo perceber as críticas ao percurso. Até o empedrado faz parte, afinal estamos no Minho, e a organização não tem culpa da chuva ter tornado algumas partes escorregadias.
A parte do Diverlanhoso penso ser a pista da prova do Nacional XCO que se vai realizar próximo domingo 20 de Março. Eu gostei de fazer...
Foi dos melhores passeios que fiz.
 

nuno do vez

New Member
Boa noite
Já aqui foram referidas várias situaçoes, Para mim esteve5 estrelar opercurso, a chva, as pedras molhadas, a lama. etudo isso faz parte do btt e a org nada pode fazer, Adorei Simplesmente, Parabéns á Organização.
Só um pequeno promenor, para o ano deveriam ter umas indicações dos banhos e almoço, um pequeno promenor que em nada tira as minhas 5 Estrelas para esté Excelente Passeio.... Prova para alguns lol lol lol
 

rm6

Member
ESPETÀÀÀÀÀÀÀÀÀÀCULOOOOOOOOO..... tudo muito bom, subidas porreiras, a zona da diverlanhoso porreirassa e divertida,singletracks fantásticos, DESCIDAS excelentes, em suma ADOREI....
(certas zonas tornaram-se um pouco perigosas, mas nada que um bocadinho de bom senso não resolve-se, desci algumas zonas a pé :) )
próximo ano lá estarei... :)
 

marcoc

New Member
Boas!
Participei pela primeira vez no passeio promovido pelos "irmãos" da Póvoa da Lanhoso e gostei.
Realço o trabalho exemplar que mostraram, não faltando dureza e a rudeza de uma prova que não estava ao acesso de todos (do reforço para cima foi MUITO duro!). Algumas descidas eram MUiTO perigosas. Por isso, toca a levar a bike à mão!
Só tenho um pequeno apontamento "menos" e que foi a falta de água junto à Câmara Municipal para a lavagem das bicicletas.

Muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido e até à próxima.

Associado da Pedalarvieira

PS- E fotos?
 
Boa tarde,

Esta já é a minha 6ª participação e talvez tenha sido a mais exigente física e tecnicamente, sobretudo devido à lama que se foi formando, sobretudo depois do reforço.
Percurso esteve bem definido com boas marcações, embora até ao reforço os trilhos não fossem muito do meu agrado, mas isso são gostos pessoais e que não posso considerar como ponto negativo.
A partir do reforço e com a chuva a fazer das suas comecei a sentir a dureza nas pernas, sobretudo nas subidas onde a minha parceira perdia aderência, tendo forçosamente que desmontar.
Nos sigletracks não se podia facilitar. Houve algumas zonas perigosas, sobretudo quando surgiam pedras ecorregadias. Tenho uma ST e mesmo assim tive que desmontar numa passagem na Diverlanhoso. Se não fosse a chuva e lama o perigo nem existiria. Deste modo o desejável para quem não sentia confiança era desmontar onde o perigo aparecia. Isto também é BTT.
Como ponto negativo foram os banhos na escola (água pouco quente), mas quanto a isto a organização já tinha avisado.

Para o ano lá estarei novamente para a dureza, para os perigos e para o convívio. Sem isto o BTT não o era!

Boa pedaladas.
 

balzak

New Member
Fiquei admirado ao ver o primeiro vídeo... pois era eu que ía na frente daquele grupo com o equipamento azul (e no final apareço com a minha perneta) e não fazia ideia que o colega que vinha atrás estava a gravar-nos :D
 
Last edited:

c.de.scott

New Member
pessoal nâo se pode agradar a todos, eu pessoalmente adorei.dos 7 que já fiz, este sem duvidas foi o mais (espetacular) as descidas loucas e os vários singletracks (alucinantes)valeram por tudo.a organisaçâo está de parabens, para o ano como sempre lá estarei!!! ( autor dos videos)
 
Boas pessoal
Em primeiro lugar parabéns a organização por mais um Maria da fonte, que, como sempre foi 5 *, e nós já vamos no 3.

Os FURA MONTANHAS estiveram presentes e podem assegurar que este tipo de eventos dão muito trabalho, pois nós temos o nosso Trilho que este ano será o 4 e sabemos bem o trabalho que dá.
Subidas boas mas as descidas foram espectaculares, claro que para o pessoal que tem semi-rigidas não tem muita piada mas

Espero para o ano estar presente.
Um reparo agua fria para banhos é um falho grave, falta mangueiras para lavagens das maquinas também, o tempo de espera era muito.

Por Ultimo um senão, o lixo que o pessoal vai deixando pelo caminho, dorsais, papeis de chocolates, garrafas de agua, etc.
E pá, temos que evitar estas atitudes que não ajudam em nada a pratica desta modalidade tão nobre, e que a todos nos satisfaz.
Um abraço a todos e já agora aproveito para divulgar o nosso trilho que devera de ser no dia 17 de Julho, e podem acompanhar os preparativos aqui no fórum ou no nosso blogue http://osfuramontanhas.blogspot.com que terão novidades do nosso trilho.
Mais uma vez OBRIGADO a organização pelo evento e muitos parabéns.

Para 2012 lá estaremos
 

Xp.to

New Member
Ola,

Hoje vendo as fotos e as imagens até sinto muito prazer e alegria em ter pedalado por esses trilhos que se não fosse a chuva e o nevoeiro (nas partes mais altas) seriam magnificas, mas na hora cansado de tanta subida/descida e da pedra granitica molhada que ameaçava constantemente a queda só queria terminar e acabar com o sacrificio.

Mas como alguem disse, isto tambem é o BTT.

Até pró ano...sem chuva de preferencia.

Abraço

Rui
 
Top