Rescaldo - Ultramaratona SRP160 - Serpa - 13 Abril 2013

MarcoB

New Member
Dando inicio ao "rescaldo"

Em primeiro lugar agradecer ao Vitor e ao "Noticias BTT/Ciclismo" pelas fotos e partilha.

Quanto à prova, e não querendo menosprezar qualquer outra maratona onde tenha participado, posso dizer com plena consciência que em termos globais foi a melhor prova onde participei.

Detalhando agora:

Secretariado: Rápido e sempre sem grandes filas.
Abastecimentos: Com tudo o que era preciso, muita simpatia de todos e sempre prontos a colocar óleo, ajudar a encher bidons, e tudo mais que fosse preciso.
Marcações: Nunca tive dúvidas no percurso e mesmo que existissem o track foi facultado atempadamente e não deixaria margem para grandes dúvidas.
Percurso: Para um percurso com 166,5kms, teve o que era esperado, alguns singles e bastantes estradões, boas rampas e zonas variadas de terreno.
Paisagens: Quem esteve presente e pode apreciar, passamos por paisagens de cortar a respiração, a zona das minas de S.Domingos tem uma paisagem caracteristica fabulosa e os campos verdes, salpicados de flores de diversas cores (ficou na memória os campos de flor amarela fabulosos). Eu não ia propriamente devagar, e só me apeteceu foi parar, cheguei mesmo a abrandar e ficar a observar as paisagens por mais que uma vez.
Banhos: Para mim foi no Pavilhão com água quentinha e num balneário com mais 2 colegas apenas :) (Vantagens de não chegar muito tarde)
Almoço: Um belo lombo com arroz, salada e uma salada de fruta para recuperar.

Opinião final: Maratona em tudo 5 estrelas. Para quem se questiona relativamente ao preço de uma maratona como esta, depois de se participar e verificar toda a logistica e organização envolvidas, mesmo com um percurso com esta distancia, tiro o meu chapéu à organização por conseguir fazer uma prova desta maneira. Se tudo correr bem em 2014 lá estarei novamente.

Obrigado por tudo.

Marco
 
Boa noite companheiros, foi a primeira vez que ruma-mos a serpa para fazer o SRP.
Antes demais quero dar os participantes do SRP 160, estão todos de parabéns, para o ano quero tentar alcançar o jersey de finisher :)
Agora falando do rescaldo.. Parabéns á organização, foi excelente. Levantei os dorsais no dia anterior, sem problema, e mesmo no proprio dia, julgo que não havia complicação de maior.. Boa sinalização á entrada de serpa sem dificuldade de encontrar-se o ponto de partida. Durante a prova, o S. Pedro foi excelente, tivemos um tempo porreiro, calor quanto basta :) Marcações impecáveis, levei GPS mas não senti necessidade em algum momento de recorrer a ele.. Abastecimento bons, com fruta, isotonicos e bolos :) Algo repetitivo para quem tenha feito os 160, mas sempre impecáveis as pessoas nos abastecimentos e as gomas no ultimo abastecimento foi excelente :D!!
O percurso adorei, os trilhos estavam do melhor, com singles e estradões para rolar, paisagens fantasticas, ( pleno alentejo ) Os riachos que tivemos de passar souberam optimamento pois era o que nos fazia refrescar :) A passagem pela barragem que acho que se chama-se " Chaxo " Deu para dar quase um mergulho :)
Quero dar cumprimentos aos Bruno e á Elisa uma mulher de M grande, pois mesmo depois de uma queda não desistiu e continuou a maratona e ao amigo bruno que emprestei-lhe uma camera de ar.
Saí de serpa com um sorriso na cara e com o objectivo cumprido e já a pensar no ano seguinte :)
Um grande abraço a todos e parabens aos trilhos vivos!!
 

paff

New Member
Fiz o SRP80 pela segunda vez (a primeira foi em 2008 na primeira edição)!

Para o ano será o SRP160!

Agora venham as fotos!!
 

pUpp3t

New Member
Boas companheiros do BTT,

Este ano fiz o meu baptismo e logo no SRP160 :)
Eu, que estou habituado a participar apenas em Meias-Maratonas ou Maratonas, vou certamente guardar esta experiência magnifica na minha memoria para sempre :)

Rescaldo:

Secretariado: Levantei o meu frontal na 6ª à tarde, sem demoras! o staff foi super simpático e atencioso face às minhas dúvidas. Só achei errado haver a indicação de briefing às 22h15 e à hora marcada, nada!
Percurso: Foi a minha 1ª participação e por isso não tenho comparação com edições anteriores, mas achei 5 estrelas! A fase inicial em alcatrão foi super rápida, com a entrada mesmo à séria no terreno sem dificuldades. A parede logo ao início podia ser evitada, porque era quase impossível subir a pé :p (já me disseram que noutras edições o single-track do Guadiana é qualquer coisa de tirar a respiração, foi pena não ter dado para passar por lá). Depois, sobe e desce constante, descidas super rápidas a culminar numa linha de água (que ajudava a refrescar) seguido por subidas longas e duras mas em bom piso. Após o ZA3, o sobe e desce foi constante, em estradão de piso rolante, mais uma vez com descidas rápidas e subidas lentas (lol). Pelo meio, alguns troços de alcatrão que ajudavam a relaxar um pouco as pernas. Na fase final (após a ZA5) o terreno tinha algumas partes de areia (mas rolante) e rápidas! Nos últimos km's (no meu caso, como o sol já se tinha posto) a passagem por uma zona agrícola trouxe-me dificuldades porque o terreno era escuro e tinha dificuldade em ver bem o caminho. Ainda nos últimos km's, soube bem apanhar alcatrão para chegar à meta a sorrir :)
Marcações: No geral, percebi sempre por onde seria o percurso. A única excepção foi logo na fase inicial que, após uma descida rápida o percurso virava à esquerda, e por engano fui em frente por uma zona de vinhas, mas rapidamente retornei o track correto :) Podia haver mais marcações de cal no chão e provavelmente, mais placas a indicar um ou outra descida perigosa. Gostei das placas "EN Perigo" porque sempre nos ajudam a relembrar que chegávamos a uma EN onde passam carros, por vezes, à abrir.
Abastecimentos: Creio que a sua localização estava equilibrada. Achei que a distancia entre a ZA1 e ZA2 era grande, mas provavelmente porque se encontrava no meio de uma zona de serra que demorava mais a passar. O staff foi sempre muito atencioso e prestável a ajudar, a oferta foi boa (com água, bebidas isotónicas, coca-cola, bolos, gomas, laranja, banana, queijo, pão, batatas fritas, etc...) Apenas na ZA4 é que havia água e pouco mais. Já na ZA5, havia tudo, aqui o staff foi 5 estrelas :)
Paisagem: Simplesmente brutal!!! Os campos estavam todos verdes, cheio de flores e no ar um cheiro incrível a primavera :) A passagem pelas ribeiras foram lindas e refrescantes. O percurso pela Mina de São Domingos (Tapada Grande) e pela zona do complexo mineiro foi brutal, de outro mundo mesmo!!!
Banhos: Fui tomar banho à Residencial Beatriz onde pernoitei;
Almoço: Fui jantar ali por um cafézito em Serpa - uma super sopa de legumes, um Cheese Burger e 2 Sprites :D

Antes desta aventura, eu e o meu grande amigo João, decidimos fazer todo o percurso sempre a puxar um pelo outro. No entanto, ao km 45/50 ele não aguentou (embora eu tenha andado a motiva-lo durante muito tempo :) porque podia ser só uma fase mais "down"). Decidimos então, em conjunto, que seria melhor eu seguir mais rápido, porque tínhamos de manter uma média controlada para não passar muito depois das 20h. Nesse momento, apanhei a "boleia" do Ulisses e do Bruno, com os quais fiz todo o restante percurso sempre na boa disposição e risada. A eles os dois, deixo aqui o meu Muito Obrigado, foram os dois 5 estrelas e certamente vão ser futuros companheiros destas andanças :)

Já agora, um obrigado especial ao meu "carro de apoio" - Cláudia, Helena e Elisa - que me deram força, motivação e apoio em muitas fases do percurso. Obrigado pelo "almoço" em Corte Pinto, a coca-cola fresca soube mesmo bem :) e viva as Goooomas (elas percebem :p )

E assim, terminei o objectivo proposto: começar e terminar a Ultramaratona SRP 160, completando todo o percurso estabelecido pela organização. Não consegui fazer abaixo das 12h (um dos objectivos iniciais) mas mesmo ficando em último ou penúltimo ou etc... só o facto de ter chegado sem problemas (mecânicos ou físicos), passei por fases "up" e down" mas estou orgulhoso :)

Obrigado a todos do Trilhos Vivos por me terem proporcionado esta experiência única e marcante! Sou um SROP160 Finisher!!!
 
Last edited:

0MSA0

New Member
Boas,

Não queria deixar passar muito tempo para agradecer á "Trilhos Vivos", por mais uma excelente organização tudo em "alta", eficácia e organização como se precisa, e com o extra de um tempo espetacular.

Preciso agradecer aos participantes que me ajudaram a sair da barreira de silvas cerca do Km 23…não me recordo dos frontais mas MUITO OBRIGADO tiveram uma atitude exemplar !

Agradeço também ao participante com o frontal 296 que cerca do Km 50 me deu um "elo" rápido parti a corrente mas tinha perdido entre outras coisas a caixa onde tinha os "elos" este sei quem é e vou poder agradecer de outra forma, mas fica para já um MUITO OBRIGADO também pela atitude.

Com uma organização "TOP", um dia magnifico, (depois de tantos meses a chover) camaradagem deste calibre, só faltaram pernas e moral para mais…venha a próxima "UltraSeries" o EOX240 se não conseguir ir ao TransAllgarve.

Ab.
 

leoeagle

New Member
Viva,

Acho que esta foi de longe a melhor edição do SRP160!

- Excelente percurso, na minha opinião o melhor de todas as edições. Estava um percurso equilibrado, onde destaco o novo singletrack... acho que não fica atrás do single do Guadiana.

- Acho que a qualidade dos abastecimentos melhoraram em relação às edições anteriores... mais variedade e o pessoal agradece as batatas fritas para cortar a má disposição de tantos doces... Nos abastecimentos onde parei o pessoal da organização foi sempre muito prestativo, mas destaco o pessoal da ZA4 com uma boa disposição que contagiava os participantes atenuando dessa forma o sofrimento dos empenados como eu :D Nesse abastecimento até tive direito a bolo de bolacha!

Tudo o resto já foi dito, resta-me esperar por 2014 para mais uma participação no SRP160:p

P.S. Alguém sabe onde se pode ver as imagens do OVNI que andava a filmar o pessoal?
 

Stevenson

New Member
Esta foi a minha 2ª participação no SRP160 e só posso dizer que foi um dia excelente.

Para além da experiência física e psicológica enriquecedora que é, sempre, fazer uma ultramaratona, foi um dia para contactar com a natureza, com um clima feito de encomenda, rodeado pelas arrebatadoras paisagens de um baixo Alentejo profundo, com regueiras e ribeiros carregados de águas transparentes, com uma tonalidade verde exuberante. Esta é a altura certa para este prova, embora implique que, nuns anos por outros, o tempo não esteja tão agradável.

O percurso foi 5 estrelas; só dava vontade de o poder percorrer a pé para apreciar calmamente todos os detalhes.

Quando ia para Serpa comentava com um amigo que estava cheio de vontade de passar um dia a pedalar… dificilmente poderia ter havido uma melhor forma de o fazer.

Sobre a organização, só posso dizer que foi mais uma vez impecável, nas mais variadas dimensões. Aqui ficam os meus agradecimentos a todo staff da Trilhos Vivos, pela simpatia e generosidade constante.

Impecável a insígnia entregue no final, que, para além de ser uma bela recordação do objectivo alcançado, faz pandã com os roundels dos desafios do Strava :p

Depois deste sábado, as expectativas para o TransAllgarve estão ainda mais altas.
 

wawando

Member
Espectacular, adorei!
Percurso, sinalizacao, simpatia do pessoal, tudo impecavel!
Foram 160 km smpre a abrir e a curtir!
Só a lavagem das bicicletas é que podia ser melhor, mas já percebi que é um mal em todas as provas.
Para o ano ha mais!
 

wawando

Member
Esqueci-me de referir que na ZA4 tiveram o cuidado de pôr lá uma pãozinho alentejano com manteiguinha de ovelha e de cabra de se lhe tirar o chapéu!!!
Foi um miminho dos deuses, obrigado!!!
 

kataluna

New Member
leoeagle o filme do SRP160 com imagens do OVNI será publicado brevemente (2/3 dias) pela BTT-tv em: http://www.btt-tv.com no entanto no mesmo site encontram-se 1751 fotos tiradas pelos 3 reporteres fotográficos (ver separador foto-report).
Abraço.
 

canibal173

New Member
Um bem-haja para todos os amigos do pedal e principalmente para todos os heróis do SRP160.
Heróis sim… Heróis, porque isto de se fazer 160 km em BTT com 2700 de acumulado não é para meninos ;)

Esta foi a minha 1º participação neste evento… e que evento.
Este foi sem dúvida alguma o maior empeno da minha vida.
Como o jlalmeida diz e muito bem, ”é um dia daqueles que fica registado para sempre na nossa vida”. :)
Já não há muita coisa a comentar, pelo que li até agora subscrevo perfeitamente. Estava tudo 10**********.

ADOREIIIII…
Como já referi anteriormente, este foi o maior empeno da minha vida, (talvez por inexperiência minha neste tipo de provas) mas com certeza que para o ano lá estarei.
:cheers:
 

Bogas21

New Member
Boas, SRP 160 2013 vai ficar gravado na minha memória, foi o concretizar de um sonho, nunca tinha estado tanto tempo em cima da bicicleta, nunca tinha percorrido tantos kms e no fim ainda recebo um "certificado", insígnia, tudo muito bom, parabéns a toda a organização.
Em relação ao jersey de finisher como é que se processa o pedido?
Parabéns Trilhos Vivos!!!!
 

pardasbtt

New Member
Ora aqui vai!
A Magia do Alentejo,foi com a sensaçaõ com que vim para casa!
Foi um Grande dia de Btt,e quando digo Grande refiro-me ao Geral,foram sensações únicas e quem lá esteve sabe ao que me refiro,desde o cheiro das flores ,á camaradagem,á simpatia da organizaçaõ.....etc etc etc!!!!
Os meu Parabéns á organizaçaõ Trilhos Vivos por o enorme profissionalismo!

Ps:de salientar as marcações que práticamente nao usei o GPS
Cmpts e boas pedaladas
 

NunoFelix

New Member
Fui ao SRP80 e foi a 1ª vez que fiz tantos Kms. de uma vez só, desde que recomecei a andar novamente de bicicleta desde a um ano para cá. Para mim foi especial visto ser a terra da minha familia e não conhecer praticamente nada da linda cidade de Serpa. Estava tudo espetacular desde marcações, organização, banhos, almoço. etc. Para o ano estou aí caído outra vez.
 

pedrovizela

New Member
De Guimarães a Serpa para desfrutar de um dia único :)

Sem dúvida um dia que me ficará na memória para sempre :)

Será sempre recordado com a fantástica insígnia de finisher :)

Dar os parabéns a toda a organização pela simpatia que desde o primeiro momento demonstraram...

Tivemos tudo o que se pode ter para um dia fantástico de btt: um dia de sol magnífico, paisagens fantásticas, partida a horas (a chegada é que não a horas EHEHEHE), ZA com tudo o necessário (na ZA do km 90 até gelo tinham), marcações impecáveis (nas minas houve um pequeno engano porque íamos a apreciar a paisagem), simpatia de toda a gente, participantes e organização, oléo nas ZA, e banho de água quente no final (mesmo acabando tarde e a más horas tivemos água quente no banho, o que é inédito.... ainda bem pois o apart onde ficamos alojados em serpa durante a tarde não teve água)... Tudo 5 estrelas :)

11 horas e andar de bike deu para tudo, penar nas subidas, curtir as descidas, parar para tirar fotos em cima de uma Macal parada na berma de um estradão, parar no café para ir beber uma mini e tudo... foi fantástico :) Um abraço aos 5 magnificos amigos que me acompanharam nesta aventura :) Até música tivemos com o grande Leonel Pereira sempre a cantar aquelas músicas que só ele sabe :)

Alguns dos elementos do grupo ainda pararam para arrancar um florzinha para oferecer às patroas que estavam na meta à meta.... quem se fod!"#$%&/() foi quem não trouxe, pois foi logo, tu não trouxes-te flor.... :)

Um beijinho à minha namorada por ter levado um garrafeira de Raposeira geladinha para a linha de meta :)

Tudo isto terminou com uma bela jantarada bem regada num restaurante de Serpa com boa comida alentejana :)

Um agradecimento especial ao nosso amigo "Rubi" pela fnatástica garrafa de vinho do Porto que levou para Serpa.... Vinho do Porto Rubi, fantastico :) O "Rubi" foi apelidado com esta alcunha a meio da ultramaratona :)
 

BV

New Member
No geral gostei do evento, com destaque para o percurso dos 160.
Gostava só de deixar algumas notas do que podia ter corrido melhor, pois pelo preço das inscrições a expectativa era alta.
Percurso: aquela subida no inicio com um pendente tão grande não faz sentido nenhum.
Abastecimentos: apesar de ter muita diversidade eram repetitivos n seu conteúdo. Nota muito positiva para a existência de coca cola.
Lavagem das bicicletas: muito mau, só vi fuás mangueiras e com a forca que a agua tinha íamos levar mt tempo para lavar.
Banhos: foram com agua quente do campo da bola conforme estava indicado no programa, pena ser algo afastado da partida.
Almoço: nada de especial comprado com outras maratonas, a sopa estava fria e a carne também para ajudar ao desconsolo a salada de frutas parecia de lata e não vi oferta de café.
Pessoal: 5 estrelas
Brindes: muito fraco, estava à espera que fossem mais generosos nas ofertas.

Nota: são pequenos reparos quem em nada beliscam a organização deste evento, como disse no inicio a espetativas face ao preço estavam altas.
 

brunio

Member
Bom se calhar por concidência ou não calhou a escrever logo atrás do "Colega BV"
antes demais deixo aqui um desabafo antes de ir para a prova para enquadrar o que vou dizer
"acho que nunca fui com tao pouca "moral" para uma prova, sem andar regularmente com antecedência, a saber que será um percurso dificil, pesado e longo e a ir de vespera à noitinha.
restam os votos que pelo menos sirva p um treinozito e que dê p descansar a cabeça
"
com este enquadramento la arranquei para Serpa sexta ao final do dia, e de facto correu tudo pelo melhor, tempo espetacular, os precursos ao contrário do que esperava muito bons, nao há milagres a passar nas ribeiras, mas sobretudo km's e horas de vistas de arrasar e deixar qq um de sorriso no rosto
o percurso estava muito bem marcado (ser a 3ª vez acho que aí ajuda), embora confesse que há zonas que não gosto e quando nos relembramos delas pior (exemplo parte final mais arenosa ou a zona de sobe e desce até às minas). os abastecimentos para mim são sobretudo um apoio, água e liquidos são fundamentais, o que houver a mais tanto melhor. O melhor brinde para mim é mesmo a volta e o eventual Jersey de finisher que espero entretanto se fale mesmo sendo um extra.

Computo Geral, é uma prova diferente, mesmo na mesma prova vai-se passando por vários estados de espirito e até fisico, mas a base, essa é disfrutar da paisagem e da camaradagem e espero que seja com essa motivação que em 2014 vá ao meu 4º SRP160

Apenas um comentário em relação ao "topo" que tinha de se fazer a pé, penso que tenha sido para evitar a zona do rio que se nao estava impraticavel estaria perto disso

Bruno

PS:pontos negativos já comentei no facebook, foi mesmo a falta de educação de alguns que posso apelidar suavemente de Porcos maleducados que teimam em mandar as embalagens vazias para o chão
 
Top