[Rescaldo] Maratona Portalegre BTT/SportZone 2009

fg2

New Member
boas,

o fotograf se não participou não devia falar do que não sabe.

duas partidas era estragar todo um belo conjunto, acho que deve continuar,

e além disso não resolveria coisa nenhuma, pois este ano logo a seguir ao alcatrão havia a divisória dos 50 e 100,

o que está muito bem feito. agora a confusão instala-se porque são efectivamente muitos participantes.

quem participa na maratona sabe o que vai encontrar e se esgota em 2 dias é porque o pessoal está satisfeito.

na minha opinião a melhorar seria pensar nos acompanhantes e filhos:

-talvez uma caminhada ou visita pela cidade não fosse mal pensado

-talvez uns insufláveis no jardim para os putos gastarem eles tambem as energias,

isso sim seria uma melhoria muito considerável.

boas pedaladas
 

filantunes

New Member
14 feridos... mas muitas quedas.

Penso que os trilhos dos anos anteriores, poderiam ter evitado algumas!!!!

A organização deverá pensar se vale a pena passarmos por tanta, tanta, pedra....
 

ROTA DOS MOVEIS

New Member
Viva ,

Depois de muito ouvir falar lá fui eu directamente do Porto em direcção a Portalegre . As espectativas eram muitas depois de tudo o que já aqui se tinha dito sobre edições anteriores deste evento . Depois da Maratona depois de chegar a casa e analisando tudo friamente sem duvida que a organização é 5 estrelas e que todos os erros ou falhas que possam ter são superados com o próprio evento em si e mesmo a desculpa de que são 3200 pessoas cobre toda e qualquer falha que possa haver . Resumindo um bom fim de semana , passado com o pessoal do BTT .

A próxima já está marcada na agenda . MARATONA ROTA DOS MÓVEIS .
 

quete

New Member
boas

foi a minha 3ª participação este ano na meia pois a preparação está longe da ideal... como sou da zona conhecia muitos dos trilhos..mas gostei bastante do acesso a portalegre depois das antenas...espetacular... perigoso sim..mas altamente... quanto á organização irrepreensivel como é habito...
as melhoras ao pessoal das quedas...

até para o ano
 

epicrider

New Member
cascc said:
"Esta TVI sempre a dramatizar, fogo!

Existem feridos sim, mas 14 feridos em 3500 inscritos.....no BTT sempre acontece uma ou outra queda!

As melhoras e que voltem rápido ao pedal."

não fui a Portalegre mas quem assim fala mais devia estar calado, só é pena não ser ele um dos 14 feridos.

carlos alberto

Caro "amigo",

Em 1º as quedas não foram assim tão graves, visto que os acidentados não ficaram internados e tiveram alta no mesmo dia.

Em 2º a minha ideia foi criticar a TVI e os Media, porque esta Festa do BTT nacional só aparece nas noticias pelas piores razões....

Em 3º "EPICRIDER" se é nome de gente..... se o Sr souber o significado do mesmo, estaria calado!

Haja paciência....!
 

José Martins

Administrator
Bom dia a todos.

Pessoal, comentem a maratona, que é esse o objectivo deste tópico e do campo no qual o mesmo se insere.
Somos livres de elogiar ou de criticar, mas devemos sempre fazê-lo sustentando a nossa opinião e com respeito pelas que forem diferentes da nossa.
O resto é off tópic e deve ser evitado, pois todos ganhamos com isso.

Abraço a todos.
 

PRODIGY

New Member
mais um ano de puro btt adorei o percurso no glogal 5 estrelas :shock: portalegre no seu melhor prabens á organizaçao :clap
para o ano á mais fiz os 100
 

Mad_Max

New Member
Olá amigos da pedaleira,
Foi a 1ª vez em Portalegre e logo nos 100Km. Ia preocupado com a altimetria e com os engarrafamentos. Supostamente, se não estivesse às 7 da "matina" na partida iria enfrentar um engarrafamento brutal, pois.... nem cheguei às 7 (cheguei às oito) nem enfrentei qualquer engarrafamento. Parece-me que a organização deu cabo desse "problema" de forma eficaz. Dou-lhes os parabéns, porque não deve ser nada fácil organizar um evento com estas dimensões. Achei o percurso fantastico, equilibrado e muito bem desenhado. Tinha de tudo um pouco, incluindo subidas longas e duras e descidas muito técnicas .... Só para quem pode e gosta (sou um desses). Agora percebo porque lhe chamam o "mítico" PTG100. Espero lá voltar em 2010 pois fiquei "viciado" :D. Só um conselho, que vale o que vale, para quem fôr para o ano: treinem essas pernas para subir às antenas, pois não é fácil com 70Km no corpinho :oops:, e usem essa cabeça para descer. A maior parte dos acidentes aconteceram por excessos cometidos nas descidas. Para quem se magoou desejo as rápidas melhoras e que regressem o + rápido possível àquilo que gostam de fazer..... BTT.
 

FVA

New Member
Boas,

Pela primeira vez estive presente no PTG. No ano passado, devido a uma lesão, fui forçado a não participar, por isso, este ano as expectativas eram altas.
Mesmo tendo lido alguns comentários negativos sobre edições anteriores, fui com uma dose elevada de entusiasmo e vim com outra, provavelmente ainda maior, de voltar a participar em próximas edições.

Logística geral, partida, percurso, marcações, assistência, abastecimentos, chegada, banhos e almoço, simplesmente impecáveis.

Dito isto, achei tudo 5**. O ambiente que se vive de sexta a sábado é fantástico, assim como é fantástico ver imensa gente a incentivar os participantes (as meninas dos chocalhos ... ... 5** :mrgreen:).
Para a (minha) história ficam 5h:33min para completar os 100km's do PTG 09 e a recordação de um dos melhores eventos de BTT em que participei.


Para terminar, deixo apenas um reparo, dois lamentos e votos:

- votos de rápidas e sinceras melhoras a todos os acidentados;

- lamento (1) que a TVI apenas noticie, num evento desta dimensão, o nº de acidentados! Sem por em causa o que disse no item anterior e sem menosprezar a gravidade dos acidentes que ocorreram, penso que um evento desta dimensão, que envolve milhares de pessos, de Norte a Sul (e Ilhas, muito provavelmente) e também do País vizinho, e que altera o quotidiano das pessoas e do comércio que se situam num raio de dezenas e dezenas de km's (em relação a Portalegre), deveria ter mais e ser outro tipo de "notícia";

- lamento (2), o que é já um lugar comum de comentário aqui no forum, a quantidades de papéis, embalagens e garrafas deixadas, não só junto às zonas de abastecimento, mas ao longo de todo o percurso ... ... haverá mesmo necessidade disso! Não somos animais!, a capacidade de pensar torna-nos "diferentes" ... ...;

- juntar, na parte final do percurso, nas longas e empedradas descidas, os mais lentos dos 50km's com os mais rápidos dos 100km's, aparte da atitude e objectivos de cada um, revelou-se um pouco perigoso. Não será fácil com tantos participantes encontrar soluções ideais (ou mesmo próximas disso), mas se houver possibilidade de evitar este tipo de situações, tanto melhor.


Parabéns à Organização pela grandiosidade e pelo sucesso do evento.

Abraços e boas pedaladas
 

RTC

Super Moderador
´E sempre uma alegria ir a Portalegre. Ambiente assim nao consigo encontrar em mais nenhum lado. Parecido, so em Alte.
No meio de tanta gente, ha sempre alguem conhecido que encontramos e que nao viamos ha algum tempo, as conversas sobre os objectivos, o convivio, enfim...tanta coisa que une 3500 pessoas naquela cidade.

Sobre a minha participaçao, adorei o percurso. Principalmente o inicio, os ribeiros, aqueles campos. Muito bom. Gostei muito!
Correu bem, sem furos, incidentes e quedas.
Penso que a queda mais grave que tera havido resultou num braço partido. TVI no seu melhor...

Em conversa com um membro da organizaçao, sugeri que para o ano levassem a maratona para os lados do Crato, Alter,... Penso que podem muito bem fazer um bom percurso nessa zona, com algum grau de dificuldade. Eu estou em PTG e olho para la e nao vejo so planicie :roll:. Resposta do responsavel: "Entao...e iriamos tirar as antenas???Muitos vem ca para isso!!!" :shock: :)
Sinceramente acho um pouco descabida a resposta mas eles la sabem. O que e certo e que eles nao se tem que preocupar muito com isso...
Nao sei o que pensam sobre essa hipotese mas gostava de ouvir aqui algumas opinioes.

De qualquer forma, para o ano la estarei. :wink:

(Desculpem a falta de acentuaçao mas fui afectado por um virus que duplica a acentuaç~~ao, como podem ver :s)
 

margarett

New Member
Boas.

Também eu fui a Portalegre pela 1ª vez pedalar. Cheio de reservas pelo que li de outros anos. Tenho a dizer: SOBERBO!

1 - Apanhei um valente empeno :mrgreen:

2 - Incrível! O IP2 FECHADO durante alguma meia hora!

3 - Incrível! Polícia em TODOS os cruzamentos de estrada e à entrada de quintas privadas

A prova correu-me bem, ou seja, cheguei ao fim :mrgreen: Um dos besouros furou 2x em 1km ainda no alcatrão inicial pelo que entrámos nos trilhos lá para os últimos lugares, senão em últimos mesmo! A partir daí andámos nas calmas até ao 1º abastecimento, apanhando imensos colegas do pedal em perfeita diversão. Adorei o espírito! Ainda apanhámos mais uns quantos azarados dos furos. Parece que alguém andou a espalhar espinhos no chão, tal era a quantidade de furos!!! :shock:

Chegados ao abastecimento, não havia já fruta. Pelo que me disse a menina que lá estava, foram muitas mais pessoas para os 50km do que esperavam. Mal... Muito mal! Mas vá, comeu-se o queque e a barrita, e abasteceu-se de água. Uma palavra para os nossos "quase-vizinhos" Slowdown que estavam a prestar assistência neste abastecimento. Venderam-me uma câmara que, felizmente, não foi precisa (já tínhamos gasto 2, lembram-se?) e que ainda nos deram uma mini fresquinha a estalar!!! :mrgreen:
À saída do abastecimento, baixa na Besourada. Desviador pelos raios dentro, tudo torcido. Lá o nosso colega Tó voltou até ao abastecimento a butes para ser recolhido até Portalegre.

A seguir, empeno power!!! Muitos kms de subida até às antenas, sendo os últimos 5 potentíssimos. Ah avozinha valente, que tanto trabalhaste!!!!!!!! :mrgreen:

Uma nota negativa para o abastecimento lá em cima. Que curral... Aquilo não era chão com lixo, era mais lixo com algum chão. Enfim...

A seguir, sempre a descer, diziam... Pois sim, ainda lá apanhei uns sofrimentos descomunais em subidinhas que as pernas já não queriam fazer. Descidas perigosas, e muita adrenalina. Já me doíam os pulsos da porrada que levavam por aquela pedra fora.
A chegada a Portalegre é memorável! A cidade PÁRA para o BTT. Fantástico.

A seguir um banhito frio que me soube muito bem. Fantástico o pormenor: andavam lavadoras industriais nos balneários a manter a coisa limpa. Brutal...
O almoço, comi pouco. O empeno tira-me um bocadito o apetite. Mas bebi bem, a imperial estava muito boa :) Mas é impressionante como é que se serve tanta gente à mesa. Impressionante!

E aqui um pequeno foto-report da participação da Besourada

A Besourada a iniciar o estágio, no campus alugado para o efeito:
dsc03711.jpg


Como em todas as grandes competições, o jantar anterior reveste-se da maior importância!
dsc04541.jpg


Preparação para a bagunça, ai, partida (tou mesmo a gozar, é impressionante como é que se organizam 3500 bicicletas a sair sem qualquer problema)
dsc04911.jpg

dsc04971l.jpg


Lá pelo meio não há fotos (o empeno era demasiado para tirar fotografias ao que quer que fosse). Já no final, de volta ao campus para o repouso merecido
dsc05721.jpg

Vestido e tudo (Nota: este foi só de t-shirt. Eu fui vestido e calçado :mrgreen: )
dsc05541i.jpg


Não devo voltar a pedalar por Portalegre. Tudo é fantástico, com uma organização brilhante. Quem nunca foi deve ir. É muito diferente de qualquer outra prova onde tenha estado.
E foi neste espírito que a fui fazer, e gostei muito. No entanto, é muito cara para aquilo que eu normalmente quero pagar para andar de bicicleta. Vale cada cêntimo!!! Mas não para fazer várias vezes.

Os meus parabéns aos Ases mas, sobretudo, à Câmara, GNR, Cruz Vermelha/Bombeiros e a todas as entidades que fazem esta festa acontecer. É impensável a alguma organização de qualquer prova comparar-se a estes Senhores. Numa altura em que todos os apoios desaparecem das entidades municipais e as pequenas organizações se vêm a braços com despesas que nem sempre são superáveis, é fantástica a aposta da Câmara num evento que coloca a cidade no mapa. Todos os caminhos do BTT vão dar a Portalegre. Parabéns, e bem haja!
 

jm

New Member
Depois de 2007 voltei a participar nesta prova.
Boa decisão em separar as duas provas logo ainda no alcatrão.
Gostei das luvas. E dos abastecimentos as bebidas e as barras da Isostar ajudaram a aguentar a prova, bem como a laranja.
Com o piso seco como estava todas as curvas a descer estavam perigosas, se as quedas que houve tiverem sido nas valas e degraus de pedra talvez pudesse ter havido mais dois avisos nestas zonas, mas BTT é isto, temos que olhar lá mais para a frente e antecipar todos os nossos movimentos.
Gostei da sandes de presunto logo na chegada.

Para o ano logo se vê, mas gostei mesmo!

Descrição (longa) de como foi para mim
: http://asminhaspedaladas.blogspot.com/2009/05/portalegre-foi-assim.html
(longa mesmo!!!)

Boas Pedaladas
João
 

Domos

New Member
Boas...

Após recuperação, aqui fica o meu comentário!

PROVA:

Fui fazer a meia maratona e como já esperava fiquei um pouco empenado. Foi um percurso a meu ver algo perigoso, principalmente depois do abastecimento dos 40km, apesar de ter feito todas as descidas montado na bike, todas elas metiam respeito a quem não quisesse estragar os cromados! Aquela subida para as antenas, que parecia que nao tinha fim, duro, para mim muito duro, ultimos 4km a empurrar.
Queria também agradecer às bestas que passaram por mim a descer, que podiam ter provocado algumas quedas a mim e a elementos que seguiam naquele momentos nos trilhos a descer, onde tentavamos encontrar o melhor caminho.

Foi a primeira vez em Portalegre, depois de ter saído de casa ás 04h30m, fazer a meia maratona, não foi tarefa facil, mas o objectivo era chegar inteiro ao fim e como um tempo razoavel, algo que a meu ver foi conseguido.
Fiquei supreendido, pois nunca me tinha acontecido, senti-me um verdadeiro heroi (lol) quando passavamos por certas zonas e existiam pessoas a aplaudir e motivar, todas as pessoas que ali passavam, sinceramento muito obrigado, em certos momentos, ajudaram bastante! A chegada a Portalegre com aquela gente toda, foi maravilhoso, depois de tanto esforço, somos brindamos com um final tipo volta à Portugal.


ABASTECIMENTOS:

Queria aqui apenas deixar um reparo, já vi palheiros bem mais limpos, aquilo era uma autêntica bosta...
Tudo sujo, lixo por todo o lado, nao por culpa dos "Ases", mas sim por culpa de pessoas que nao sabem nada sobre civismo.

ASSISTÊNCIA:

Assistência para as nossas bikes nos abastecimentos, não foi necessário para mim, mas penso que deve ter ajudado muito gente. Assistência médica, penso que estiveram muito bem e em grande quantidade, que parece que tiveram muitos clientes!

Agradeço a assistência maravilhosa feita às minhas pernas no final da Maratona, aquelas massagens ajudaram e muito!!! Muito obrigado!!!

BANHOS:

Banho foi bem fresquinho, agua bem fria, mas que até soube bem!!!

ALMOÇO:

Aqui sou mesmo obrigado a criticar o pessoal dos ASES...
Meus amigos depois daquela maravilhosa sopa, dão a um gajo para comer lombo de porco com massa...
A massa para o meu gosto pessoal não era combustivel, nao tinha qualquer tipo de sabor...penso que poderia ter sido melhor, mas mesmo assim acredito que conseguir alimentar mais de 3000 pessoas nao deve tarefa facil.
Mas não foi tudo mau, o queijo era muito bom, assim como o paio, divinal. O vinho nao provei, mas a imperial estava bem fresquinha...

CRITICAS:

- Como já referi em cima, penso que a segunda parte do almoço podia ter sido bem melhor...

- A confusão dos jersey´s, não foi o meu caso, mas a explicação dada por um elementos dos Ases no secretariado no dia da prova a um colega meu, nao me convenceu...penso que poderiam ter tido um pouco mais atenção a esse aspecto pois parece ter existido muitas reclamações sobre os tamanhos dos jersey´s.


Em resumo, penso que correu tudo bem, ouvi muitas queixas de pessoal que diziam que a prova estava a ser muito dura, toda a gente sabia para aquilo que ia, por isso nao se podem queixar! Talvez as pessoas que demoraram mais de 9 horas em cima de uma bike para fazer a meia maratona, pudessem primeiro pensar antes de se meterem em algo do genero...
 

Brunildo21

New Member
:p :p sem duvida a melhor prova de sempre.. :#1:


parabéns a organização mais uma vez nota máxima :#1:


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Venha 2010 :hehe:
 

bluemotion

New Member
Por ser dos últimos a fazer um comentário a respeito da maratona de Portalegre, pouco ou nada tenho a dizer, visto que já foi quase tudo dito, mas, em nome da SoujovemBikeTeam/BiciAventura os meus para bens a organização, que no meu ver este excelente, as melhoras aos acidentados. :D :p :)
 

pacoo

New Member
Pelo terceiro ano consecutivo estive presente na maratona para completar os 100km, este ano bem mais complicado que o ano anterior. Acho que os ases estiveram mais uma vez ao nivel que janos habituaram...

Gostava apenas de fazer um reparo, vi muita gente apartir do km 70 encostada, por esgotamento, problemas fisicos etc... Julgo que muitas dessas pessoas deveriam pensar muito bem antes de se atirarem pros 100km, havia imensa gente a passar um mal bocado sem necessidade...

Abraço a todos e melhoras pros acidentados
 

RICBIKE

New Member
Boas ao Fórum.
A minha opinião, é sem dúvida a Meca das Maratonas, a Mãe das Maratonas, pela logística, pela envolvência da Cidade e das Gentes de Portalegre, pelo aparato dos participantes a chegar (nunca vi tantas bikes em cima de carros) e tudo esgotado (restaurantes, pensões, quartos,etc...).
Aconselho vivamente a participarem, nem que seja uma vez na vida, para o ano estou lá outra vez :mrgreen:
Eu saí na Quinta-Feira à tarde mais o meu amigo Ricardo e respectivas familias, Sanguedo-Stª Mª da Feira rumo a Portalegre, fiquei no Hotel D. João III (mesmo em frente ao local de chegada) os restantes Unidos Pelo Pedal saíram na Sexta-Feira. É muito cansativo fazerem viagens longas no dia da maratona o rendimento não é o mesmo.
Como era a minha 1ª participação, fiz a Meia-Maratona, correu-me bem, fiz o 157 lugar, sem acidentes, sem furos e sem dores musculares :mrgreen:, o meu único azar foi ter perdido o meu conta kilometros Sigma modelo 2006, numa das descidas (se souberem alguma coisa, ligar 966579710), aos meus amigos de equipa também correu bem, excepto ao Ricardo graves problemas com a bike :cry:
Prova dura, com boas subidas sem ser preciso desmontar (bom trilho), descidas rápidas, +- perigosas e técnicas, a nível de dureza não é das piores, a Maratona de Sandim é pior, o empeno é maior e as descidas mais perigosas e com paredes.
O almoço é colossal pela sua logística, fomos bem servidos, foram rápidos e profissionais.
Os banhos não sei, tomei noutro local.
Para o ano faço a Maratona.

O meu conselho, se puderem tirem uns dias de férias, estejam 1 ou 2 dias na Cidade antes da Prova e cheguem cedo ao Controlo 0 (muito importante) o resto é treino, boa disposição e sorte...

Depois colocamos fotos.
Melhoras para os acidentados.
 
Top