[Rescaldo]Maratona Festival Bike - Santarém

Status
Not open for further replies.

nmb

Member
sou um mero praticamente de btt e com a minha primeira maratona mas tenho a dizer o seguinte.

não concordo com a diferenciação de federados e não federados na partida. sou federado mas ia numa de lazer (e com uma mazela no músculo do pulmão) e portanto logo no início cheguei-me à direita para deixar passar os rápidos. para mim era tudo junto. quem quer partir à frente acorda mais cedo. quem for para lazer de certeza que aparece perto do inicio da prova. 3 estrelas.

gostei muito do passeio de ambiente. embora tenha experimentado alguns rápidos a passarem sem grande cuidado, a grande maioria tinha um bom espírito de companheirismo e nuca passei por momentos de susto ou possível queda (já o meu colega no alcatrão não pode dizer o mesmo...) 4 estrelas.

gostei muito do percurso misto. estradões mas também subidas puxadas (para mim). a lama pensei que ia ser pior e apenas teve terra que puxava mais por nós. 5 estrelas.

marcações boas menos num túnel no final de uma descida que se fazia muito rapidamente e que no fim desce aparece a placa para a direita quando os olhos ainda se estão a habituar à luz maior. antes do túnel uma indicação ficava a matar. mas mesmo assim 5 estrelas.

abastecimento. tirando as cenas gold nutricion, não faltava nada. citrinos bananas, água. em relação às barras e gels e essas cenas, nem vê-las. nos dois postos perguntei e "já não há nada". pudera. como foi aqui dito eram 2500 de cada. ora com mais de 2000 inscritos. claro que o belo do português leva mais que uma. os outros que chuchem, no dedo. abastecimento 5 estrelas. gold nutricion. 0 estrelas.

a fila depois da meta foi uma estupidez. se soubesse que era para um copito de sumo de maça e um bidon, não tinha perdido facilmente meia-hora.

banhos da bina. 5 estrelas.

banhos nossos. não ligo nenhuma se me estão a ver da bancada ou não. a água por vezes fria até sabia muito bem. massagens gostava de ter experimentado mas de certeza que havia malta que precisava mais que eu. 5 estrelas.

almoços. comi das duas, sopa e sobremesa. sem esperar por ninguém. 5 estrelas.

não percebo por raio retiraram o segurança que guardava a entrada dos carros vindo do recinto. depois dos almoços tivemos de voltar para traz e dar a volta ao recinto para chegar aos carros, desta feita por um corredor sem segurança nenhuma. isto tem alguma lógica?

a jeito de conclusão, para o ano estou lá de novo :mrgreen:
 

Lisy

New Member
Penso que esta Maratona junta o pessoal que junta, porque está inserida no Festivalbike.

Pelo que já foi escrito, este ano foi sem dúvida uma Maratona a pensar essencialmente nos Federados. Dá a entender que tudo foi organizado para preveligiar os mesmos. Gostei mais da partida do ano passado.

O controlo Zero foi a maior desorganização da organização. Logo aqui preveligiaram uns em relação a outros. :mrsock: :mrsock: :mrsock: :mrsock: :mrsock:
Sou defensora que se deve criar uma partida com a separação dos atletas dos 80/40km, como se faz nos países desenvolvidos. Seria bom que os atletas dos 80km partissem com meia hora de antecedência em relação aos atletas da Meia-Maratona.

Contudo, quando infelizmente precisei, fiquei supreendida ao saber que durante o percurso havia uma viatura a circular com pessoal habilitado e com equipamento (ex: soro) para dar os primeiros socorros. E isto fora as ambulancias que tinham em pontos estratégicos. É nestes pormenores em que se realça a Organização e não se pensa em custos. Meus Parabéns e Obrigada.

Referente à refeição, talvez por termos sido os últimos, quem quiz repetiu. A mim serviram-me a minha refeição vegetariana como tinha pedido. O café é para esquecer.

Adorei ver muitos caras conhecidas, que pouco tempo me deixarem para ver a exposição. :p

Espero estar presente no próximo ano
 

till.lindmann

New Member
"Alguem sabe omde se pode ver as fotos da maratona???"

A mim disseram-me que a partir de segunda, ou seja, amanhã ia ter fotos no próprio sitio da prova.

A meta devia ter ficado mais junto do cnema como no ano passado, dava mais espectaculo à partida e chegada da prova, mas...

abraço a tods
 

goncalves2211

New Member
Esta foi a terceira vez que participei e só posso continuar a ter um opinião muito positiva deste grande evento nacional de btt.
Parabens à organização, não deve ser facil pôr em acção um acontecimento desta envergadura que exige tantos meios quer humanos quer de logistica, onde se nota claramente um grande profissionalismo no sentido de melhorar cada vez mais, com o objectivo de satisfazer os amantes deste desporto tão saudavel que é o BTT.

Mais uma vez parabens à organização e para o ano contem novamernte comigo nos 80Km, claro

Gonçalves
 

jo4o

Member
mago said:
Quanto à maratona ser de lazer, sinceramente! Se fosse de lazer tinha pódio para os primeiros da geral?! Cada um chama aquilo que quiser, mas se fosse de lazer, não teria classificações nem prémios. Eu estou pouco me lixando para os prémios e mesmo para a classificação, mas daí a chamar esta maratona e muitas outras feitas com os mesmo moldes, de lazer...

Devia ser evidente que esta e a larga maioria das maratonas são de lazer. Se não fossem teriam as poucas dezenas de participantes que têm as provas de competição nacionais. Raras organizações querem ficar confinadas a essa insignificância, procurando geralmente obter o máximo possível de inscrições.

A existência de uma classificação final tem pouco a ver com a competição - eu não participo para competir (excepto contra mim próprio) mas gosto de saber o tempo que consegui, tal como a maioria dos participantes.

Dito isto, a polémica dos federados à frente é ridícula. Quem tem pernas chega sempre à frente e não será por partir uns metros atrás que deixará de chegar ao pódium - com ou sem federados à frente.
Uma melhor solução é a de Portalegre: uns bons quilómetros iniciais de estrada larga permitem um rápido ajustamento de posições antes de chegar à terra.

(Quanto ao gel ou barras, apenas vi barras no último abastecimento dos 80km, antes nada vi, e não fosse o que li aqui, julgaria que nem teria havido)
 

luispe

New Member
ola a todos , é a minha 2ª participação nesta Maratona e cheguei a uma conclusão, participar para passear já que para competir ou tentar melhorar a minha a minha forma não dá.
Começo pelos pontos negativos:
1º Discriminação péssimo a todos os niveis "Federados e Convidados entrada VIP" NOJENTO desculpem o termo.
2º Almoço, se é que se pode chamar de almoço talvez o pior que apanhei desde que participo nos eventos BTT "aliás os dois piores já que o ano passado foi igual" ainda por cima tinham pessoas que estavam a servir sem a minima condição para o fazerem ou melhor por outras palavras" arrogantes, e sem educação" mas pelo que tenho lido parece que nem todos foram servidos da mesma forma.
3º a volta que temos de dar para tomar banho e depois voltar ao parque "inadmissível" já que esta é a 5ª Edição será que ainda não deu para arranjarem uma solução pelo que me pareçe até nem é assim tão dificil.

Aspectos Positivos:
* precurso a meu ver bem melhor que no ano passado, muito bem marcado "apesar de haver uma ou outra zona que devia estar assinalada como zona perigosa devido ás valas fundas no fim das descidas.
*as zonas de abastecimento muito bem elaboradas as passagens de estradas sempre com pessoal da organização.*
*Banhos apesar da volta que temos de dar as condições criadas não são assim tão más ainda dá para rir quando no sec XXI fala "em o pessoal da bancada estáva olhar"


Em suma vou voltar sim mas para assistir á feira isto claro se voltarem a discrminar os participantes.
 

lionheart

New Member
Em relação aos abastecimentos há pessoal a queixar-se que não havia nem barras nem géis mas eu fiz os 80 km e sou um dos lentos "5h 50m" e sempre tive tais "mordomias", poderá ter havido um reforço para o pessoal mais lento?
 

mig67

New Member
boa tarde pessoal foi a primeira vez que participei em santarem e tenho dois reparos a fazer o almoço foi fraquinho e os banhos não lembra a ninguem andarmos ali todos nus com as pessoas na bancada quanto ao colega que cai antes do abastecimento está bem apenas um pouco dorido
 

Fario

New Member
Já quase tudo foi dito
Mas nunca é demais voltar a dizer a nossa opinião:

Realmente a organização esteve impecável, dou 5*
Abastecimentos e reforços, também dou 4/5*

Agora em relação ao percurso, não brinquem comigo. Para aqueles que dizem que foi um bom, nunca devem ter feito BTT a sério.
Onde é que já se viu um percurso de BTT sem um único "Single track" digno desse nome, mais de 90 Km quase sempre em estradões e asfalto, misturar os 2 percursos 40km com os 80km depois de já se terem separado, só deu confusão e para quem vai a procura de uma boa participação só atrapalha e até se torna perigoso.

Resumindo, as pessoas participam em Maratonas apenas e só pela diversão e sensações que os trilhos de BTT nos podem transmitir, e não pelas suas organizações. Claro que uma coisa está ligada a outra, mas o principal sempre foi e será o PERCURSO DE BTT, nunca se esqueçam disso.

Para pontuação final apena dou 2/3* valores
 

bluemotion

New Member
Pelo terceiro ano consecutivo a SoujovemBiketeam este presente neste mega evento, no geral estava tudo em conformidade, tirando a partida, acredito que é a única dor de cabeça para a organização, por falar em organização esta de parabéns.
Boas pedaladas e venham de lá essas fotos e vídeos. :tungas: :yeah: :xau:
 

Jon Lord

New Member
Boas

Já aqui se disse praticamente tudo, mas mesmo assim vou dar a minha modesta opinião de quem fez 90 Km. É a minha 2ª participação nesta maratona que considero bastante agradável, com boa organização e com o FestivalBike a servir de suporte. Em relação ao ano passado, a partida alem de ter saído quase 7 minutos depois achei melhor que a deste ano, que embora tenha tambem saido nos ultimos perdi logo menos tempo, quanto ás marcações e cruzamentos quanto a mim impecavél, ao mesmo nivél do ano passdo, os abastecimentos e nesta altura até já nem ia muito para tráz, notei que barras, géis e bebidas isótonicas já não havia, excepto no ultimo abastecimento já com 70 e tal Km havia ainda gél, mas de resto havia o essêncial em grande quantidade, quanto aos trilhos o ano passado tinha sido bastante rolante este ano era um carrosél autêntico até aos 70 Km e rolante até final, os ultimos 10 Km sem nenhum interesse, foi mesmo só para estragar material, com tanta lama e poças, tudo isto em estradões do principio ao fim, singles nem vêlos. Chegada ao CNEMA, ainda apanhei meio copo de bebida isótonica e bidons não vi, na tombola dos prémios pedi à senhora que me tirasse a senha e qual o meu espanto, ganhei uma bicicleta Orbita que foi uma espécie de compensação pelo esforço dispendido que não foi pouco.
Quanto aos banhos este ano optei por ir às piscinas e em boa hora o fiz, estava impecavél. Almoço foi uma cópia do ano anterior, eu não me queixo, comi sopa e bacalhau com natas fiquei satisfeito mas compreendo que há pessoal que come mais , e como já o ano passado houve criticas bem que podiam ter melhorado este aspecto, o café por favor, aquilo parecia tudo menos café.
No geral considero positivo, mas penso que pode melhorar em muitos aspectos, não é so aumentar a kilometragem.
Quanto á Exposição estava espectacular, quanto ao stand da Stevens estava demais, grandes bikes.

Cumps
CSilva
 

beketsniper

New Member
Boas

É o segundo ano que participo neste evento de nivel nacional, no ano passado fiz a meia-maratona e adorei, este ano fiz a maratona e voltei a gostár,são daqueles eventos

que dá gosto participar pela involvência geral que o nº de participantes provoca aliado ao parque de exposições simplesmente expéctaculár. :yeah:

percurso*****

banhos*** embora tenha tido agua quente (podiam ser perto do parque de viaturas)

almoço*** a lazanha estáva muito boa mas....soube a pouco. (neste aspecto já no ano passado foi assim) :hahaha:

Agora o porquê da separação de atletas federados dos não federados, :-K na minha opinião não fáz sentido uma vez que não existem prémios para estas duas categorias,

mas sim para maratona e meia-maratona ,masculino e femenino.(CORRECTO?) :exacto:Se quérem assim coloquem prémios separados e acaba-se as

polémicas! :podio:

Quál será a dificuldade? :aiui:....Duas zonas sim...mas!....pessoal para a (maratona ZONA 1), e pessoal para a (meia-maratona ZONA 2), que geralmente é pessoal que treina

menos ...logo tem um andamento mais baixo...mas sem fazer discriminação de federado e não federado sem haver prémios para os mesmos. Não é justo esta separação!

Boas pedaladas a todos
 

jo4o

Member
O balanço geral desta maratona é claramente positivo, apesar de alguns detalhes menos conseguidos.

A organização foi eficiente, colocou indicações onde eram necessárias, assegurou um bom acompanhamento dos participantes e com raras excepções marcou muito bem o percurso. Talvez por azar, quando cheguei à rotunda do CNEMA estranhamente não havia ninguém a indicar o caminho, o que me fez (a mim e outros participantes) andar às voltas e perder bastante tempo.

O percurso foi interessante, porventura com algum excesso de alcatrão. Teria sido muito melhor sem lama, mas a meteorologia assim o ditou.

Bons abastecimentos com abundância de água, fruta e bolos e a assinalável separação dos resíduos em diferentes contentores – um exemplo pioneiro para todas as outras organizações. Desafortunadamente o fraco almoço foi servido em nada ecológicos pratos, talheres e copos de plástico.

Em próximas edições, sobretudo com mais participantes, seria desejável que o percurso inicial em estrada fosse mais longo para permitir um maior espaçamento dos participantes antes de se chegar à terra, a fim de evitar “engarrafamentos” nos locais mais afunilados.
 
D

DNJ

Guest
olá pessoal.
é sempre bom e COMICO ler rescaldos como o do senhor TRUFOX...
o dito cujo não concorda com classificações unicas para federados e não federados (certamente porque assim em vez de ter terminado em 191º talvez terminasse em 141º que era +- o nº de federados presentes à sua frente)
o dito cujo achou o percurso nada tecnico, pouco interessante e pouco fisico (certamente se fosse mais fisico em vez de fazer 5h09min, faria 6h :D)
o dito cujo reparou em companheiros que faziam as subidas a pé e intitulou-os de doidos e pessoas com pouca tecnica (eu cá fiz muitas rampas a pé com a bike à mão por isso também sou doido e tenho puca tecnica, até porque sou triatleta e não betetista...mas ainda assim espetei-lhe 1h18) aiiiii
e por fim... eu até compreendo que estou a falar demais... é que afinal ele é duro.. fez 5h mas porque foi no relax :D
em conclusão:
o facto de ser federado tem que trazer alguma vantagem, até porque se paga cerca de 15€ por ano para se fazer o exame médico (isto se o processo for bem conduzido) só não é federado quem não quer... eu todos os anos para fazer apenas uma maratona ou duas de BTT mas uma provita aqui e ali de atletismo e qualquer coisa de águas abertas federo-me nas federações que quero usufruir de boas condições.
já agora... e ainda em relação ao dito cujo.... se queres a maratona mais dura, e já que a organização não consegue satisfazer o teu pedido, trata tu desse problema e passa a ir fazer as provas sem treinar e vais ver que já te vai ao pêlo...
abraço a todos e lembrem-se, cada prova é uma prova e organiza-las dá muito trabalho... não critiquem apenas...
 

dcsmartins

New Member
Boas,

percurso porreiro sem nada de muito tecnico e dificil. Apenas alguma lama à mistura mas quanto a isso nada a fazer.
Apenas uma "pequena" coisa...maratonas de 2500 pessoas??...pf...obviamente que não são ciclaveis e que ia haver paragens o que corta o ritmo ao pessoal. Acho que não se devem fazer maratonas só pela imagem que passa cá para fora mas sim maratonas para o pessoal andar realmente de bike, não para andar com a bicicleta as costas com medo de tropeçar nas pessoas.
De resto teve tudo muito bem.

Bjs e Abrc
Di
 

SóniaC.

New Member
Boas..
Antes do meu rescaldo quero só dizer algumas coisas.

Como não sei citar vou só dizer o que tenho a dizer...por agora!! :wink:
Entendo lendo o que o Vitor Gamito escreveu o porquê dos federados partirem à frente. Supostamente e havendo podio, vão com um espirito mais competitivo, ou seja, arrancam a toda a velocidade e assim teoricamente não atrapalham ninguem! Até estava certo, mas isto não acontece assim. Existem muitos não federados que andam muito melhor de que os ditos federados. Se partem à frente porque são federados, ok, mas como foi referido pelo mesmo, classificações diferentes. Assim ninguem se sente tão prejudicado. Embora haja sempre alguem, que por se levantar cedo vai para o control zero, e depois vêm federados a chegar mais tarde a ficarem na linha da frente..mas isto vai sempre haver conversa e vai ser complicado!

Quanto aos produtos da gold, eu pessoalmente tive direito a tudo. E que fique claro que os produtos não estavam à disposição para se tirar à molhada. Eu parei, e a senhora deu-me uma barra e um extreme gel que por acaso é dos que eu uso. Se estivesse à mercê de todos, oh pois, não chegava a ninguem. No final bebi a bebida optima para as mulheres, o supreme gainers, que é só Hipercalorico :mrgreen:

Outra coisa que quero dizer, embora não saiba a quem é que se estava a referir o amigo que disse que havia um rapaz desmaiado por fadiga. Pode ter havido outro, mas o que eu assisti a cair não foi fadiga, foi um ataque epilético. Se ele deveria fazer este desporto que puxa bem por nós, isso já não sei!

Mais tarde texto um optimo testamento para aqui pôr :mrgreen:
 
Status
Not open for further replies.
Top