[Rescaldo] III Maratona Cidade de Elvas

jjen

New Member
:hehe: Boas a todos.
Como sempre vou dar a minha opinião sobre os eventos onde participo.

Fui para Elvas com 2 bttistas da minha terra (Sousel). O meu irmão Nelson Narciso e Pedro Correia (excelente prova), ainda vão ouvir falar deste rapaz. Eu fui da minha terra adoptiva (Marinha Grande).

Tinham-me dito que a prova do ano anterior não tinha corrido bem, por vários motivos, por isso ia com alguma apreensão. No fim a grande maioria das pessoas, incluindo eu, estavam + - satisfeitas.

Já tenho algum currículo em provas de BTT, por isso estou a vontade para dizer que esta prova tem pernas para andar, é pena "pouca" participação de atletas. Penso que mereciam 500 participantes, lutem por esse objectivo. :eish:

Falando propriamente no evento tenho a dizer:
- Em termos organizativos dou suf.+. E porquê? porque apesar do circuito estar bem marcado ouve uma falha junto ao aqueduto já dentro de Elvas. Não havia fitas nem marcações no chão. por azar meu o companheiro que ia á minha frente virou para baixo e eu fui atrás. quando dei por ela estava na rotunda. Fui a zona de partida, fiquei baralhado. Conclusão andei 10 minutos a procura da chegada. :musica:

- A logística foi nota Bom, assim como o pequeno almoço (a grande maioria das provas não tem) o almoço e os reforços. não faltou nada do que era necessário, até óleo para a corrente tinham disponível, não utilizei mas houve quem utilizasse.

- O percurso é típico do meu Alentejo, muito rolante algumas subidas, a areia fez lembrar a zona da Marinha Grande. A barragem muito bonita, pedra qb, descidas a pedir alguma técnica. Este percurso foi bem escolhido deu para andar algum tempo na talega. :clap: Nota: Bom

No geral a nota foi muito positiva.
 

Nuno Giant

New Member
jo4o said:
Nuno Giant said:
tens direito a tua opiniao como é obvio, mas olha que o p.almoço nao se limitava a um paposseco e um leite ou sumo, tinhas sandes de fiambre e de queijo, bolos secos regionais e bolachas sortidas mais os sumos de fruta e o leite com chocolate!!!

Vi apenas os caixotes com as sandes, não descobri onde estava o restante que referiste.

Nuno Giant said:
em relação a areia.... é btt... tambem tem de se criar alguma dificuldade, para meter alguma pica... tambem nao sou adepto da areia, mas gostei, é btt... em portalegre havia um bttista que nao gostou das pedras no caminho... é a natureza!!! e ainda bem!!!!!

Areia e lama são considerados pela larga maioria dos bttistas como obstáculos a evitar, não dificuldades a superar. A prova disso está nos muitos que contornaram as piscinas de areia que referi. De resto já havia areia suficiente no resto do percurso.
Usando a tua lógica talvez a organização devesse ter feito o percurso por dentro do lago da barragem "para meter alguma pica"!?
o restante que referi, estava mesmo ao lado das sandes... via-se bem, estava mesmo a entrada, ou a saida do local do levantamento dos dorsais!
se usando a minha logica a organização, deveria ter feito o percurso por dentro do lago da barragem? a minha resposta é:
não, não devia, porque andar dentro de uma barragem, não faz parte do btt, mas sim de canoagem por ex... ja a areia... :roll:
 

gonçalo l.

New Member
Só agora tenho opurtunidade de enviar os parabens ao pessoal do ciclo clube de Elvas e tambem aos prof.da escola sec.d.sancho II, pelo enorme esforço que fizeram para que a II Maratona de Elvas se tornasse no Exito que todos que lá estivemos observamos.
De facto, conseguiram que a maratona possa passar a ter credibilidade no nosso alentejo.
Eu estive presente em todas as edições, de facto não existem comparações
Em nome da Secção de Btt do Clube Columbófilo Arronchense um enorme abraço aos nossos amigos do ciclo clube elvas e já sabem que podem contar conosco.
 

beketsniper

New Member
Boas pessoal!

Então e essa conclusão das classificações dos 80km :roll:não há meio de sair?

Ainda faltam alguns incluindo eu próprio :xau:que fiquei em 20º DORSAL Nº 237 com 03H38M ?????? e não aparece na listagem :pesquisa:

:cry: :cry: :cry: :mrgreen:
 

Ghost16

New Member
Boas beketsniper, tens razão falta ainda alguma listagem dos 80 Km, o nosso informatico no final desta tarde irá completar a listagem.

Cicloclube BTT de Elvas
 

dominator

New Member
Olá !
Então isto é assim ! como escrevi no topico de promoção da maratona, dei o meu voto de confiança á organização e em boa hora o fiz !
Fiz a maratona na companhia de dois companheiros, e curtimos á grande ! acreditem que é verdade !!!
So tenho pena ,de não me servirem o prato de caracois que me fartei de pedir nos abastecimentos, mas dessa estão desculpados !
Pró ano á mais !

Pequeno-bttsor
 

bpro

New Member
e fotos :s

Tantas maquinas fotograficas e ninguem mostra!! Uma pergunta, uma rapariga que estava a tirar fotos no 1º abastecimento pertencia ao staff certo?

Finalmente encontrei um "verdadeiro" defeito na organização falta de fotos no site :mrgreen:
 

Ghost16

New Member
Boas, estamos a escolher as fotos para colocar no nosso site. Esta semana ainda serão colocadas.
Tamos no alentejo, onde se requere alguma calma e tranquilidade!!


Cicloclube BTT de Elvas
 

Nuno Giant

New Member
aqui ficam algumas fotos:

o fernezim de manha no estacionamento da escola:
3ZdYPi842043-02.jpg


a bela vista da barragem do caia com muitos graus....40? talvez!
ZdkWwI177255-02.jpg


os trilhos lindos do alentejo
gMOvGo467305-02.jpg


a refrescante meta depois da "enorme" subida ao alto de elvas
wiaM.b298723-02.jpg


espero que gostem, sao poucas, mas de boa vontade :mrgreen:
 

pedrodh00

New Member
Caros bttistas

Resolvi participar no fórum apenas porque fiquei muito magoado com alguns comentários que aqui li aqui relativos às anteriores organizações desta maratona.
Em primeiro lugar gostaria de me identificar. Chamo-me Pedro Silva, sou professor de Educação Física, dei aulas em Elvas na Escola Secundária e vou aproveitar esta ocasião para contar a todos como surgiu esta maratona.
Na escola existe um curso tecnológico de desporto cujo objectivo é formar alunos que possam desempenhar funções em eventos ou organizações de âmbito desportivo. Eu leccionava uma dessas turmas e o programa de uma das disciplinas dizia que os professores deviam envolver os alunos na organização de actividades desportivas. Sendo eu praticante de btt e de downhill (mais de downhill até), nutro uma grande paixão pela prática deste desporto que verifiquei, no ano de 2006, não ter grande desenvolvimento em Elvas. Constatei que havia maratonas em quase todos os concelhos do Alentejo, à excepção de Elvas. Lancei então o repto aos alunos - vamos organizar uma meia-maratona de BTT cá no concelho. E foi assim que tudo começou.
O percurso escolhido na altura foi-me ensinado pelo Sargento Gambutas que amavelmente se disponibilizou para me mostrar alguns trilhos de BTT que ususalmente faziam em Elvas, uma vez que eu sou do Porto e não conhecia nada na região. Havia ainda um aluno que era escuteiro e que ajudou a construir esse percurso. Quanto ao resto, os cartazes, o site, etc., foi tudo desenvolvido na escola com os alunos e foram eles próprios que afixaram toda a publicidade alusiva ao evento. Os apoios foram muito poucos, mas o valor das inscrições deu para pagar todas as despesas e o objectivo era mesmo não dar prejuízo e pôr os miúdos a trabalhar e a ganhar “calo”, como se costuma dizer.
Com a brincadeira tivemos 70 inscrições, um número de que não estávamos nada à espera. Recordo que no dia do evento éramos apenas 11 alunos e dois professores.
As marcações foram feitas pelos alunos, um com uma mota, os outros a pé e alguns de bicicleta e foi assim que foram marcados os 40Km. Terminámos as marcações às 22h00 da noite da véspera de realização da meia-maratona, precisamente no dia do jantar a 1€ oferecido pela CM de Elvas. Quando chegámos à escola tínhamos os pais de um ou outro aluno à espera e até preocupados, por falta de notícias dos seus filhos.
Como é óbvio, quando se entrega a responsabilidade de um evento numa organização tão jovem e inexperiente, é natural que surjam algumas falhas, que se verificaram principalmente ao nível da sinalização do percurso.
Mesmo assim, a meia-maratona realizou-se e a partir desse dia, bem ou mal, colocámos Elvas na rota do BTT.
No ano seguinte, e face aos incentivos obtidos junto de alguns participantes, alguns deles membros do ciclo clube de BTT de Elvas que estava na altura a iniciar-se, decidimos voltar a organizar o evento, desta vez meia-maratona e maratona (80 km), desta vez com os alunos de 10.º e 11.º ano (37 alunos) e todos os professores de educação física mais alguns de outras disciplinas que se voluntariaram para ajudar.
Comprometemo-nos a fazer melhor e conseguimos. Tivemos o dobro de participantes (150) e conseguimos organizar um evento de melhor qualidade. Os apoios foram os mesmos (diminutos) e o valor das inscrições deram apenas para pagar as despesas. Mais uma vez os alunos, com a ajuda dos professores, fizeram grande parte do trabalho - marcaram o percurso, afixaram os cartazes, organizaram o secretariado no dia da prova, ajudaram nos abastecimentos… Houve menos falhas e o evento cresceu.
Nesse ano, o meu amigo Miguel Mendes, presidente do ciclo clube de BTT de Elvas e participante da II edição, demonstrou o interesse desta associação em colaborar com a escola na organização de uma III maratona. Nessa III maratona já não participei a título organizativo, pois entretanto vim leccionar para o Porto, mas juntamente com os meus colegas considerámos de bom grado essa parceria, até porque a experiência dos elementos do ciclo clube aliado ao excelente trabalho logístico que se faz na escola, só poderia resultar numa grande maratona. Para além disso, o maior envolvimento de pessoas da terra como alguns colegas meus de Elvas e dos próprios elementos do Cicloclube de BTT que sabem perfeitamente a que portas bater para obter mais apoios, só poderia trazer mais qualidade ao evento. E foi o que aconteceu.
Este ano, desta vez como participante, fiquei muito surpreendido com o evento. Posso até dizer que foi dos melhores eventos desportivos em que participei. Por isso penso que a simbiose escola/clube foi perfeita e deve ser para continuar.
Mas não posso ficar indiferente às críticas que foram feitas aos alunos e à escola nas duas organizações anteriores. Não se esqueçam que isto começou do zero com eles. Por isso considero que os senhores que teceram todas essas críticas negativas primeiro devem ter em conta a forma como tudo isto começou, e depois reconsiderar os seus comentários. Se não o fizerem é porque provavelmente são o mesmo tipo de pessoas, ou até, quem sabe, as mesmas pessoas que nas edições anteriores da maratona insultaram miúdos de 16 anos por estes se atrasarem a picar o controlo ou por cometerem algum erro. Estamos a falar de jovens que não sabiam nada de BTT e que estavam ali num sábado a fazer o seu melhor em prol deste desporto e da sua cidade.
Também quero expressar a minha desilusão por ver que o seu envolvimento nesta III Maratona foi reduzida. Quase não vi alunos e aqueles que vi pareceram-me desempenhar um papel muito redutor na organização. Convém não esquecer que o primeiro grande objectivo desta actividade eram os alunos (pelo menos nas edições anteriores). E não me parece que o evento venha a decrescer de qualidade se eles entrarem, desde que sejam orientados por pessoas que saibam. O futuro deste evento, e estou a falar numa perspectiva a longo prazo, não passa pelos que organizam hoje, mas sim pelos que no futuro irão organizar. São os mais novos que vão dar continuidade aos nossos projectos.
Também não posso aceitar que a imagem da escola seja distorcida neste fórum. Convém lembrar que tudo nasceu na escola e que grande parte do trabalho realizado foi feito na escola pelos meus colegas. No entanto só li nestes comentários elogios ao Cicloclube como se tivesse sido apenas esta associação a trabalhar sozinha neste evento. Pois não é verdade. O site do evento, por exemplo, foi construído na escola por um colega de informática, e isto é só um exemplo.
Houve de facto muito trabalho de ambas as partes, e desta forma acho que ambos a escola e o clube devem ser reconhecidos e felicitados. Porém, só tenho lido aqui ataques às organizações anteriores e elogios ao Cicloclube BTT. E ainda não vi da parte de nenhum elemento do clube nenhum comentário a defender a escola. E por isso, caro amigo Miguel, quando estiver contigo vais levar um puxão de orelhas.
Uma organização de um evento é apenas uma organização. Não podem ser duas organizações. E neste sentido o clube deve defender a escola, assim como a escola deve sair em defesa do clube se isso for necessário.
Peço apenas que não sejam injustos com os alunos e com os professores. Tenham sempre presente que começou tudo com eles e que, mesmo sem nenhuma experiência em BTT e quase “zero” apoios, eles foram para a frente com esta iniciativa. E grande parte dos aspectos que se melhoraram nesta III.ª edição foi com base na experiência das duas anteriores. Nunca deram má imagem a Elvas nem aos Elvenses. Pelo contrário!
Quando fui colocado a dar aulas no Alentejo toda a gente cá em cima me dizia que ia para a terra do “não se faz nada”! Quando cheguei a Elvas rapidamente me apercebi de que essa é uma imagem errada do Alentejo, e agora, novamente no Porto, chamo ignorantes àqueles que tentam passar essa ideia do Alentejo. Elvas é uma cidade fantástica e aí conheci pessoas brilhantes. Fiz amigos e, doravante, até ao fim dos meus dias, pelo menos uma vez por ano irei a Elvas. Nem que seja só para a maratona.
Agora em relação à maratona propriamente dita, apenas uma palavra – Fantástica!
Sugiro no entanto o seguinte para edições ulteriores: (1) se estiver muito calor, entre os dois abastecimentos colocar um só de líquidos (fiquei sem água a meio dos dois pontos - aproveitem os alunos); (2) encurtar a meia-maratona (58 km para um empenado como eu e como outros tantos que vi por lá, num dia de tanto calor e depois de uma noite nas barraquinhas é dose) e (3) nos abastecimentos colocar a indicação da distância até ao próximo abastecimento, pois ninguém da organização me soube dizer a quantos km ficava e fiquei sem saber a quantidade de água que devia encher (para os empenados como eu, 1kg de água a mais parece uma tonelada).
De resto: Creditação, Percurso, Sinalização, Abastecimentos, Partida e chegada, Segurança, Almoço – 5 estrelas.
Mais uma coisa – tentei levar amigos Bttistas cá do norte mas os custos da viagem associados ao custo da maratona tornaram inviável a sua vinda. Assim, e por forma a atrair bttistas de outras zonas, sugiro que tentem baixar o preço do evento, eventualmente através do suprimento da t-shirt, ou tornando a t-shirt opcional. É que há malta que já tem uma gaveta cheia de t-shirts de participação em maratonas e nem fazem uso delas. Assim só compra quem quer… ou quem pode :s!

Até para o ano.

Pedro Silva


P.S. - Já agora, pensem num Downtown. Elvas é uma cidade com excelentes configurações para esse tipo de provas.
 

r2d2

New Member
Boa tarde amigo Pedro Silva se bem se recorda na volta de reconhecimento o Sargento Gambutas, meu irmão, e eu próprio, efectuamos nesse já longínquo ano de 2007, dia por certo que chovia muitíssimo, e foi impossível efectuarmos o trajecto planeado devido a lama. Isto apenas para lembrar que me recordo de alguns passos dados por si e pela equipa que o rodeava, que reconheço o trabalho que efectuou e que não é retirado nem uma virgula do seu esforço e dos alunos da escola. Pelo contrario é de louvar, e muitas vezes comentei com o meu irmão que era preciso vir uma pessoa de fora para fazer algo pelo BTT de Elvas. Estou agora do lado de dentro e por isso dou agora mais valor do que nunca ao trabalho realizado por si e pelos alunos da escola. Todos nós sabemos, clube e escola, que o trabalho foi em conjunto e que resultou em pleno, por isso nunca foi intenção do clube ficar com os louros dos bons resultados obtidos. As opiniões valem o que valem, mas se hoje se fala numa melhor maratona foi porque esta união resultou em pleno, e resultara no futuro. Nunca foi intenção do clube, e isto falo por mim, sair em defesa da escola, nem penso que o contrario foi pensado, porque ambos temos a consciência de que tudo fizemos para honrar ambas as partes e sairmos de cabeça erguida. Falei consigo no abastecimento e perguntei que tal a "volta", a qual tive como resposta, " muito boa", fiquei contente com a resposta, assim como ver a sua presença na maratona que você como "pai" fez nascer. Quando no fim diz até para o ano é isso mesmo que queremos, que esteja presente sempre que possa, pois como se costuma dizer" bom filho a casa torna".


Um abraço

Paulo Gambutas
 

Ghost16

New Member
Boas, Pedro Silva o meu nome é Jorge Rolhas faço parte do Cicloclube BTT de Elvas e penso que numa frase do teu texto responde o que foi a cooperação entre o Cicloclube BTT de Elvas e a Escola Secundária de Elvas, que é a seguinte: " Este ano, desta vez como participante, fiquei muito surpreendido com o evento. Posso até dizer que foi dos melhores eventos desportivos em que participei. Por isso penso que a simbiose escola/clube foi perfeita e deve ser para continuar."
Para o ano tudo faremos para que o Cicloclube BTT de Elvas e a Escola Secundária de Elvas ao organizarem em conjunto a IV maratona de BTT de Elvas supere em muitos aspectos a deste ano.

P´ro ano cá o esperamos de novo.

Cicloclube BTT de Elvas
 

pedrodh00

New Member
Caro amigo Paulo Gambutas, lembro-me como se fosse hoje a volta que tentamos dar juntamente com o seu irmão naquele ano de 2007. Lembro-me de as bicicletas terem ficado atoladas no barro, lembro-me do vento que batia contra nós quando pedalávamos de regresso a casa. Esses foram os primeiros passos na tentativa de criar um percurso de btt em Elvas. Lembro-me de tudo como se fosse hoje. Até me lembro da empenadela que você apanhou nesse dia :D. Também me lembro de ter falado consigo no 2.º abastecimento, já muito cansado, mas lembro-me da sua pergunta e da minha resposta.
Amigo Jorge Rolhas, não tenho dúvidas nenhumas que na IV edição da maratona, dada a qualidade da maratona verificada este ano, a escola e o clube vão registar um grande número de inscrições e eu vou ser novamente o número um, porque faço questão de ser o primeiro a inscrever-me.

Mais uma vez parabéns e até para o ano!
 

jjen

New Member
:lol: Boas pedaladas.
Ena o prof. resolveu puxar dos galões e dar uma charutada nos "alunos".
Para mim tem toda a razão, deve-se dar mérito a quem trabalha.
Ainda bem que o Sr. Pedro, juntamente com os seus alunos, deram o 1º passo para o nascimento desta prova. Todos aqueles que gostam de BTT vão ficar-lhe eternamente agradecidos pelo trabalho.
É verdade que, façamos nós o que fizermos, estaremos sempre sujeitos a criticas e ela é sempre precisa. Por vezes até nem temos paciência para aturar determinadas opiniões, mas depois de cabeça fria conseguimos tirar alguma coisa de positivo, mesmo daquelas que se dizem destrutivas.
O meu Alentejo precisa destes eventos, e doutros, para que pessoas de outras paragens possam conhecer toda a beleza do romper da aurora e do por do sol, que são únicos. :wlcm:
Onde isto já vai!
Nestes eventos há sempre coisas a melhorar, com certeza que os organizadores, sejam eles da terra ou não, estarão atentos aos sinais e vão melhorando nalguns pormenores. Mas sempre para continuar não para parar. :teclar:
Para mim estão de parabéns e para o ano se for possível estarei em Elvas. :xau:
 

Jogam

New Member
Ao Prof. Pedro Silva, um grande abraço, não sabia que tinhas participado na III Maratona, para a próxima avisa :mrsock:
Em relação ao que escreveste, assino por baixo.... nunca me vou esqueçer que foi um "gajo" do Norte que lançou a primeira semente do BTT em Elvas... isto porque eu já não moro Elvas :D :D :D :D... fui lança-la para Estremoz em 1991 :D :D :D :D

Outro abraço
Jorge Gambutas (O Sargento :D :D :D)
 

pedrodh00

New Member
Eu ainda vi um participante com o Jersey GAMBUTAS TEAM, mas nunca consegui chegar perto dele. Só lhe vi a roda traseirã durante uns tempos e depois desapareceu.
Aqui o sr. sargento tá a andar pó mundial (ou se calhar eu é que tou muito fraco!)

Pró ano estamos lá!

Grande abraço
 

beketsniper

New Member
beketsniper said:
Boas pessoal!

Então e essa conclusão das classificações dos 80km :roll:não há meio de sair?

Ainda faltam alguns incluindo eu próprio :xau:que fiquei em 20º DORSAL Nº 237 com 03H38M ?????? e não aparece na listagem :pesquisa:

:cry: :cry: :cry: :mrgreen:
Ghost16 said:
Boas beketsniper, tens razão falta ainda alguma listagem dos 80 Km, o nosso informatico no final desta tarde irá completar a listagem.

Cicloclube BTT de Elvas

Já vi que o vosso :teclar: anda muito divagarinhõ.... :musica:

Abraço
 

DRACO

New Member
Bem visto que a classificação dos 80 KM esta um pouco dificil de sair, visto que estamos com dificuldades com a pagina aqui fica a classificação em formato foto.


class801t.jpg

class802.jpg
 
Top