Rescaldo da Maratona de Sobral de Mte Agraço

R

rui luis pratas

Guest
PARABENS :lol: :lol: :lol: :oops:
O pessoal esteve bem esperem que continuem mais uma bela maratona do OESTE.

Votos de felicidades é o que o pessoal do Averisbike- clube de praticantes de BTT de Aveiras de Cima deseja a toda a ORGANIZAÇÃO .

PARABENS
 

fg

New Member
Foi a primeira edição desta maratona.
Temos que dizer que foi uma excelente estreia. A divulgação foi eficaz e houve um bom feed-back com os potenciais inscritos ( lembre-se a questão do seguro).
O secretariado funcionou com rapidez e eficiência na recepção aos betetistas e na entrega das placas numeradas ( que no fim tivemos que devolver – aí está algo a corrigir....). A partida atrasou-se um pouco, mas nada que não seja “normal” num evento com algumas centenas de participantes (mais de 500?). A meteorologia também colaborou: tivemos um verdadeiro dia de primavera.
Mas o melhor foi o percurso : trilhos muito bonitos com vários tipos de dificuldade, passando pelos muitos vales da região, num constante sobe e desce. Duas grandes subidonas, destacando-se o “clássico” Socorro! A marcação do percurso esteve muito boa, com fitas e placas indicadoras de mudança de direcção, de perigo e até com informação sobre os km que faltavam..... Pessoal de apoio simpático e em bastantes locais, em especial nos cruzamentos de estradas; assistência mecânica, abastecimentos com qualidade ( os queques de noz ficaram na memória!!!). Faltou, talvez, alguém na zona da descida do Socorro, para a eventualidade de acidentes....
Uma nota de desagrado para a água fria do duche .... um problema comum a muitas organizações – têm que se criar condições para que todos ( e não apenas os primeiros) possam tomar o seu banho de água quente no final das maratonas, pelo menos enquanto não fôr verão. Outro aspecto que pode ser melhorado é o relativo ao almoço – tinha que se estar bastante tempo numa fila para conseguir comer a carninha de porco.
Resumindo : mais uma maratona com grande qualidade, com um percurso duro ( se tivesse chovido a coisa seria complicada em várias passagens....) mas muito agradável e com uma organização que mostrou competência, e que esteve bastante bem, especialmente se pensarmos que se trata de uma primeira edição. Parabéns! Voltaremos!
Amanhã já devo ter algumas fotos para mostrar ao pessoal.
 

caantunes

New Member
Olá FG,

tambem fiz a maratona e gostei muito. Senti-me bem e consegui até uma boa colocação.

Entretanto, permita-me discordar de si no que diz respeito às marcações. Para além da minha opinião pessoal, toda gente com quem falei achou o mesmo: muito mal marcado.

Ouvi falar em fitas removidas, mas não sei se é verdade, não vi ninguem a retira-las. Mas se assim foi, se calhar depois reforçaram a sinalização. Havia sim, muita gente nos cruzamentos a sinalizar/parar o transito para passarmos.

Mas estou de acordo com o resto, apesar de não ter comido o queque de nozes.

Quanto à parte do banho frio, quem disse que hoje não era verão ;) Apanhei um escaldão! Que dia grandioso!

Um abraço a todos,
Carlos.
 

Felix

New Member
Caros BTTistas,

Decorreu este domingo 12/3/06 a Maratona de Sobral de Monte Agraço organizada por M.A.F.C. Existiam duas variantes de distância, os 30 Km e os 60 Kms. Apesar de não ser frequentador assiduo de maratonas, acho que posso dizer sem medo de errar que o grau de dificuldade de ambas as distâncias era elevado.
Eu fiz os 30 Km (32?!) no tempo de 2 h e 42 min. Como impressão pessoal, só vos posso dizer que naquela terra não existem 100 metros que não tenham um desnível, acentuado por sinal. O resultado é que dos 30 Kms, 15 devem ter sido a subir e 15 a descer. :twisted:
Os primeiros Km foram rodados em bom ritmo, mas as duas primeiras subidas começaram logo a fazer estragos no pelotão. Os participantes entenderam-se pelos trilhos proporcionando imagens bem bonitas. Algumas das subidas eram bem demolidoras, tal como aquela da estrada romana e outras que eu não sei precisar, pois não faço ideia por onde andei.
Um dos troços que também exigia alguma atenção era um que tinha alguma lama e as tampas dos esgotos saidas.Muitas das descidas também requeriam cuidados, pois tinham pedras à mistura e terreno algo irregular.
Para acabar, o single-track foi a cereja em cima do bolo, muito técnico, e no meu caso, proporciono-me a (única) queda do percurso.
Cheguei ao ponto de partida e ainda não havia grande confusão. lavei a bike e tomei banho nas calmas e com água quente.
Depois foi fazer tempo e comer a bela da febra assada tirada directamente do lombo do bicho, e que delicia que estava.
Os meus companheiros que fizeram os 60 Kms vinham num estado.. sem palavras. Um deles até não acabou mal, ficou entre os 15 primeiros.

Deixem aqui os vossos comentários à prova.
 

JCSC

Member
Parabens.

Foi realmente muito boa organização, para primeira vez e com mais de 600 participantes. O nosso grupo acabou por se ficar pelos 30 kms, apesar de ter vontade de ter feito mais uns kms. Talvez se a decisao entre os 30 e 60 kms fosse numa descida em vez de estar no cimo de uma subida tivessemos conseguido convencer o resto do nosso grupo.

O numero de escuteiros e elementos da organização era em grande quantidade.
O abastecimento era à "fartazana" queques, sumos, barras, fruta, agua, asssitencia mecanica.
O percurso estava bem marcado, e ate moto 4 ou la que geringonça era aquela passou pelo pessoal para saber do estado dos participantes. Gostei do percurso.
O almoço nao houve problemas, era comida e bebida com fartura (pelo menos as 13h00)
O unico reparo era o mini balneario sem condicoes para o pessoal tomar banho. A agua estava morna q.b.
So quando iamos embora reparamos que havia lava bicicletas.

E nao gostei de me separar do dorsal podia ter cobrado mais uns trocos por isso. O pessoal gosta de ficar com o dorsal para recordação.
A tshirt tambem nao faz referencia ao evento propriamente dito.

Em resumo nota 9 (em 10). Parabens mais uma vez.

Epá até oleo na corrente tive direito durante o percurso pela organizacao. 9,5 pronto (em 10).
 

fire4me

New Member
Para uma primeira vez a organização esteve quase perfeita, os "balnearios" estragaram tudo

os aspectos positivos foram:

muita gente da organização nos trilhos e nos cruzamentos
Bons e completos abastecimentos (laranjas descascadas e tudo) :lol:
a marcação do percurso
o facto de existir assistencia mecanica movel aquela moto 4 para alem de andar a perguntar o estado dos participantes ainda levava oleo e algumas ferramentas para poder dar assistencia em caso de necessidade :mrgreen:
a escolha de um percurso "rompe pernas" mas muito bonito
o preço 10€

os aspectos negativos:

os "balnearios" (estavam num estado quase indiscritivel, completamente inundados e imundos, apenas 2 chuveiros estavam a funcionar) o que para um publico de 500 atletas é inadmissivel.
a agua fria...
e o facto de ter sido necessario aguardar um pouco para o almoço.

Resumindo a Nota final deveria ser um 19 mas devido aos "balnearios" passou a ser um 13
 

Ray Bonga

New Member
Excelente maratona!
Para mim foi a primeira deste ano e serviu de um bom treino para as subidas, mto longas! Autêntico teste psicológico e físico, era o pessoal olhar lá para cima para o pessoal a subir a serra do Socorro e pensar:"Fònix! ainda tenho de subir aquilo tudo!?!?" :D grande subida sim sra. :D

A organização pareceu-me 5 estrelas, com alguns reparos: - as fitas por vezes eram poucas, tinhamos q andar com mta atenção :) - e claro o banho frio no fim...o dia estava quente, mas se estivesse frio estavamos bem lixados brrrrrrrrrr.

A assistência mecânica esteve mto bem, é uma coisa a ter em conta para todas as maratonas que por aí se realizam! Dá mto jeito!

Um abraço a todos os que participaram e à organização,
já agora gostava de ver uma lista das classificações :) e fotos! se possível! :)

8)
 

drive

New Member
Boas

A maratona era dura, como já se esperava. Quanto às marcações, algumas deixavam um pouco a desejar. O banho estragou tudo, bem como as filas para as refeições. Aspectos a melhorar mas quanto a mim foi uma boa maratona. :wink:

Um aspecto que não me deixa de surpreender é como é que é possível num passeio como o destes, com um dia primaveril de sol radioso, ainda haver bttistas que durante o percurso mandam vir com tudo e com nada. Refiro-me entre outras pessoas ao participante que não parou de refilar pelo facto de eu ter deixado a roda da frente cerca de 10cm no trilho por onde sua excelência ia passar e por onde cabia pelo menos uma manada de elefantes. Sendo coisa que nunca me acontece, daquela vez para tirar uma boa foto, cometi tal asneira.
A sua excelência que estará provavelmente a ler estas palavras o meu pedido de desculpas, restando-me apenas fazer-lhe notar que os cerca de 3 metros que tinha do lado direito deveriam dar para passar a sua bomba, sua excelência e mais o seu enorme traseiro sem provocar grandes estragos à vegetação envolvente. E que passe muito bem...

Aos outros um grande abraço e desculpem lá este desabafo.

Pedro Ferreira
 

SPAM

New Member
boas,
eu fiquei-me pelos 30 km, mas adorei todo o percurso.paisagens mt bonitas, descidas excelentes, as subidas nem tanto,mesmo a queda que dei que me pos o ombro em maus lençois,mas deu para acabar, assistencia mt boa e o almoço tb estava mt bom, quanto á sinalização houve quem, vai se lá saber porquê andou a divertir-se a arrancar as fitas de sinalização. dou nota 18 e para o ano que seja igual ou melhor.
cumprimentos
 
M

Morph3us

Guest
Boas pessoal também fui a maratona e acabei os 60km, diga-se de passagem k a maratona era durissima, os ultimos 5km tava mesmo partidinho de todo. a maratona foi excelete mas akela agua fria no banho jesus!!! também houve a falha do almoco k tinhamos k estar muito tempo a espera mas enfim passou se um excelente dia onde a organização esteve bem no geral. continuem e contem cmg para a proxima.
 
M

Morph3us

Guest
ahh e verdade outra coisa k me correu mal foi o dorsal com o nº 666 :evil: :evil: :evil: :evil:
 

Rui Duarte

New Member
Boas pessoal do pedal :lol:
Foi uma maratona e pêras! :cheers:
Estava o dia perfeito para a pratica do meu desporto
os trilhos estavam muito bons,aquelas subidas duras com aquelas descidas alucinantes .
Foi um percurso muito bem escolhido!
O porco é que me deu cabo das pernas :sorry:"quase 45m em pé" mas a organização está de parabéns pelo seu empenho e colaboração com os bttistas.
Para o ano é claro que lá vou estar.
Bom pedal
 

ruui

New Member
Boas pessoal

Tb lá estive nos 60km, muito dura.
Organização *****, mas faltou o banho quente.


Boas Pedalas
 

Guga

New Member
Bajoras para todos

Muito já se disse mas nunca é demais realçar o bom trabalho feito pela organização nesta que foi a 1ª Maratona de Sobral Monte Agraço.
O percurso era espectacular e as paisagens explêndidas. Gostava de ter tido mais oportunidades para as contemplar mas não tive muito tempo... as subidas distrairam-me bastante... :mrgreen: :mrgreen: e por isso vinguei-me nas descidas. Embora todo o percurso tivesse um grande apoio por parte da organização, dos escuteiros e alguma GNR, penso que pecava um pouco por não haver pontos de assistência rápida nos locais mais perigosos (por exemplo, nas descidas). Não sei se houve quedas que tenham necessitado de intervenção por parte das ambulâncias, mas havia locais aonde elas não poderiam chegar. Valia a existência da moto4 e das motos que nos iam acompanhando pelo percurso. Convém realçar que apesar de nos acompanhar, todo o trânsito de motos se fez por percursos paralelos (pelo menos foi o que reparei!...)
Os banhos já foi dito.... a rever urgentemente! Não pela água nos chuveiros (quente q.b.) mas pela imundicie dos balneários!
O almoço estava óptimo! Bem servido, farto e nem esperei muito.
Os abastecimentos foram formidáveis, grandes queques! E laranjinha descascada!
Em suma, 60 km's, sem quedas, sem falhas mecânicas, muito gozo mas também algum sofrimento (...SOCORRO!). E um granda bronze ciclista!
Pontuação: 15 em 20!
 

zazas

New Member
Eu também estive lá, e fiz os 60km :wink:

Concordo com todas as críticas que foram feitas salientando os banhos frios que, afinal, parece que também foi falta de comunicação porque os balneários dos bombeiros estariam disponíveis para a evidente eventualidade de faltar água quente, e digo evidente porque por mto sol q estivesse (e estou c um escaldão) os painéis solares não dariam para aquecer água p tanta gente.
Ressalva também para os aspectos positivos e aqui há muitos entre os quais um traçado puxadito mas que em termos de distância foi adequado, as fantásticas paisagens e a organização de um modo geral.


Sem dúvida que, para uma 1ª organização, o balanço é bastante positivo

Só um à parte, acho que a laranjinha descascada (da qual também priviligiei :p ) é um reflexo da atenção demonstrada para com todos quantos participaram nesta maratona!!


Parabéns!!

I'll be back!
 

fg

New Member
Ora aí ficam mais algumas imagens desta excelente Maratona (by drive e PM):

0018vr.jpg


0026dh.jpg


0033vw.jpg


0045lg.jpg


0050pk.jpg


0067hd1.jpg


rc0yet.jpg


rc117k.jpg


0093bn.jpg


0109lh.jpg


0114cn.jpg


rc1207.jpg


0135au.jpg


rc1ml2.jpg


Mais fotos aqui
 

batman

New Member
Boa noite Pessoal eu tambem acabei por fazer os 60km e acabei bem empenado, aquela ultima subida... Conclui realmente que os franceses depois de terem atravessa a peninsula iberica toda a levar porrada, apanharam com aquela serra toda so tinhmam mesmo era que voltar para tras, já agora a Serra do Socorro, era um posto de sinais das linhas de torres, dali ve-se Montejunto, o alto de Montachique a serra de Vialonga, tudo lugares onde existiam fortes ou la perto. O percurso era espectacular embora ache que a colocação da subida do Socorro no final não fosse a melhor ideia mas o.K., distribuir o empeno teria sido melhor, pessoalmente achei que estava bem marcado, mas fazer 60Km sem quase sair do mesmo sitio é sinal que existem muitos trilhos. Pior que as subidas era as partes com cimento cola aquela lama ainda não completamente dura. O sr da Motoreis pos-me oleo na corrente por duas vezes, simplesmente espectacular, a imitar por outras organizações sem duvida.
Estava com pressa (a ordem de soltura é limitada) e como tal não tomei banho, e so comi uma, ou melhor bebi uma seven-up, foi logo a despachar para casa que a maria estva a espera (não houve duche mas houve jacuzzi em casa ehehe) portanto não tenho razões de queixa.
Atenção que banhos quentes cada vez vai ser mais dificil, agua para quinhentos manos todos porcos não se aqueçe com meia duzia de paineis (nem com uma duzia) mesmo no verão (e olhem que eu percebo do assunto trabalho numa empresa que os monta, 500*25lt de media por duche individual (no minimo há pessoal que gasta 50 lt), dá muita agua, que não se aqueçe assim de um pé para o outro, enquanto dura a do deposito para os 10 primeiros ta-se bem depois), e como o gas esta caro, não existe municipio que resista, portanto, ou são os primeiros a chegar ou....
Concluido gostei muito so foi pena não poder ficar com o dorsal para a minha colecção.

Um abraço

VL
 

Jbrazuna

New Member
Boas!

É com muito gosto que a organizaçao vê estas mensagens (esperando por mais), assim poderemos ter em atençao todas estas criticas para o proximo evento, de modo a podermos agradar a todos e atraindo mais atletas, gostariamos tambem de agradecer a presença de todos os participantes. Como novidade temos que em principio será emitido no canal de btt um filme da nossa prova, á tambem que salientar que o nosso mail e o nosso site vao continuar a funcionar para que assim possamos estar em permanente contacto, até a uma proxima, que esperamos ser breve e com mais qualidade.

Obrigado
Boas pedaladas
JB
 
Top