Rescaldo: Avalanche 2010 - Lousã

kaska

New Member
...e parece que fomos só nós dois :p

já agora o que achas-te da prova? e da organização? fizeste a prova no Domingo? já tinhas lá estado noutra edição?

diz aí de tua justiça :cool:
 

Giro

New Member
Eu também fui pela minha primeira vez, posso dizer que adorei, só deu para fazer um treino no sábado pois cheguei lá tarde:(, foi pena é a chuva no domingo, por acaso tive carrinha pra me abrigar(12pessoas dentro de uma carrinha:lol:) senão tinha descido sem darem partida(como muitos fizeram) não ia estar lá 1hora e tal a chuva:s

hpim6938.jpg

Sábado dia de treinos

dscf3077k.jpg

Domingo :(
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Eu também fiz o Avalanche... e este ano finalmente numa bike de DH! O meu amigo André Beato (que já venceu 2x esta prova) emprestou-me a sua máquina e uma coisa é certa: se não consegui andar mais rápido... a culpa foi minha, pois a bike nem de perto chegou aos seu limites.

Infelizmente no sábado só consegui fazer uma descida, e no domingo nem me atrevi a descer de manhã. Fiz a descida da prova e chegou.

Tenho pena que após tanto sol... a chuva e o frio tinham que marcar presença este fim de semana.

Os quase 600 riders inscritos ficaram reduzidos a pouco mais de 300 que terminaram. Muitos tiveram medo da chuva e nem estiveram à partida.

Encontrei este vídeo da saída...

[video=youtube;QsPgFUJPtEs]http://www.youtube.com/watch?v=QsPgFUJPtEs[/video]

O percurso era muito exigente para os riders e máquinas... e nem imagino fazer aquilo na minha spark!

O meu "quintal" é muito lindo...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Foram classificados 299, dos quais, 6 eram senhoras. Acredito que muitos nem passaram na meta, pois tiveram furos e problemas mecânicos que os levaram a não o fazerem.

Mas estavam inscritos 571. Houve muita gente que aproveitou bem o sábado e no domingo não esteve para estar à chuva e ao frio.

Eu fui no autocarro com o resto do pessoal e chegámos lá cima pelas 13:30, o que me valeu foi o jipe dos bombeiros que lá estava e me abriguei lá dentro. Só estive 20 min. ao frio na zona da partida. Quando cheguei comi uma sandes e... passado alguns minutos já estava a tomar um banho quente... em casa!

Mas como o pessoal andava sistematicamente a queixar-se do pó... este ano queixaram-se de outra coisa! :mrgreen:

Mas aqui fica a lista completa:
http://www.cronobandeira.com/results/2010/20101003AvalancheLousa.pdf
 

kaska

New Member
tive pena não fazer o percurso no domingo :(
mas para quem não tem muita prática (meu caso), aquele tempo tornou tudo muito mais perigoso e difícil...

esse vídeo mostra bem o tempo que estava... sabem onde existem fotos?
 

Nozes

Active Member
Ainda bem que choveu!
Aliás,se não fossem as rajadas de vento (certamente perto dos 100km/h!) podia dizer que as condições eram exactamente as que tinha "encomendado"...já estava bem farto de pó das últimas 3 edições,e com lama a prova torna-se ainda mais divertida e na minha opinião menos perigosa.
Das 9 edições da Avalanche só falhei 2,e este ano tinha esperança de conseguir um lugar dentro dos 20 primeiros.Depois de partir (da 2ª fila) bastante bem,as pernas não me corresponderam da melhor maneira nas partes cem que era preciso pedalar mais,e perdi alguns lugares,o que me atirou para um (mesmo assim melhor que o ano passado) 38º lugar. Para o ano é que é... :mrgreen:

Colega kaska,reparei agora que eras tu que estavas com o Bruno Afonso,esse gajo já devia saber no que se estava a meter,para se fazer à serra da Lousã sem uns pneus bem reforçados...é pena que esse erro te tenha "estragado" a experiência da Lousã,mas acredita que apreciámos (eu e os meus colegas de equipa,da Ofimoto) a vontade com que te mandaste na tua Drossinger aos singletracks,mesmo que a máquina não fosse a mais indicada para aqueles andamentos.Com um guiador mais largo e um avanço mais curto irias de certeza conseguir apreciar ainda mais a descida,com controle e conforto.

Quanto à organização,e vi que no teu blog comparaste com as organizações de passeios,este ano o Montanha Clube estreou uma nova equipa,e houve sem dúvida alguns problemas,nomeadamente os banhos e as lavagens,que deviam estar bem explícitos logo na inscrição.
Ainda assim,a malta do DH não está habituada às "mordomias" que é normal encontrar hoje em dia numa maratona,por exemplo.Toda a gente se inscreve para andar de bicicleta,e não para comer ou tomar um duche quente.Claro que sabe bem,mas não é essa a prioridade ;)
Espero encontrar-te lá no próximo ano!
E acredita que não fazia assim tanto frio como dizem por aí...eu nem utilizei impermeável,e nunca tive frio.

Boas pedaladas!
 

kaska

New Member
hehehe... estive quase a convencer o Bruno no Domingo... mas ele não tava muito praí virado...

fica pró ano... valeu o sábado... e os dois tralhos que dei...:fpalm:

e não esquecer que fui o número 1... a subir :#1:

:p:p
 

McCampos

New Member
Boas pessoal...

Eu fui pela primeira vez e só tenho a dizer que foi BRUTAL!!! Não consegui fazer nenhuma descida no sabado, porque so cheguei as 16:30, hora do ultimo transporte que saiu e já carregadinho! Restou-me esperar para Domingo onde desci uma vez de manhã e depois em prova. A primeira vez que desci estava em excelentes condições (mesmo para mim que foi a primeira vez que fui a uma prova do genero), não havia pó, pouquinha lama nos single tracks...mesmo excelente. Em prova já estava muito duro e tive algumas dificuldades... Para o próximo ano estou la batido! Foi a estreia da minha Specialized Pitch que se portou a altura embora eu estivesse com algum receio. Fiquei fã da Avalanche... Só é pena ser esta a unica prova do genero que conheço em Portugal... Costuma realizar-se mais alguma prova assim?


Abraço
 

kaska

New Member
McCampos...

Descobri que também se faz um "Descida do Picoto" na Sertã. Este ano calhou no mesmo dia da Avalanche.
E também não sei se é do mesmo género... mas se é DESCIDA... então é bom!

lol

Pró ano espero que não seja no mesmo dia... este ano fiquei muito indeciso...
 

esquilas

Member
boas

podem ver aqui e aqui rescaldos do evento

avalanches costuma haver outra na lousa, o extreme riders e ainda na serra da estrela a avalanche vodafone, acho que se chama assim.

jah fiz a extreme mas ainda nao fui ah da estrela
 

McCampos

New Member
Pois...gostei do tipo de evento. Tenho que ficar atento a essa na Serra da Estrela... Vim e Lousã porque fica relativamente perto, mas também fiquei indeciso com a Descida do Picoto na Sertã. Penso que até ficaria mas perto para mim mas a Avalanche já era sonho antigo lol...

Quanto a descida do picoto na Sertã...é descida...mas muito mais soft (pelo que ouvi falar) e sem singletracks.... Um passeio BTT com mais descida que o normal;)
 

esquilas

Member
a prova da serra da estrela eh jah este fim de semana e custa a modica quantia de 25€ a inscriçao, podem ver o site da prova aqui

a prova extreme riders o ano passado foi em dezembro, mas no site de quem organizou o ano passado ainda nao existe qualquer tipo de informaçao
 

McCampos

New Member
Pois...também encontrei essa da serra da estrela...deve ser fixe mas já não da tempo...é muito em cima. Pelo que percebi é um ibérico, e a serra da estrela é a segunda prova... Para o próximo ano vou estar mais atento a este tipo de provas. Fiquei maravilhado com a Avalanche...vou-me dedicar a isso hehe....

Como dia o Kaska...se é descida...é bom!
 

Nozes

Active Member
Olá malta!

A Avalanche Vodafone da serra da Estrela mal se pode comparar com a da Lousã,além do percurso ser menos de metade,não tem nem de perto nem de longe o interesse do da Lousã.Além disso a prova é muito menos concorrida e focada mais na competição pura.
Quanto à descida do Picoto,na Sertã,além de não ser sempre a descer,é practicamente só estradão,a acreditar nos relatos de quem já participou (existe um tópico de rescaldo algures aqui no fórum).
Outros eventos do género são como já disseram o Extreme Riders,geralmente em Março mas no passado ano em Dezembro,na Lousã e com um percurso 80% diferente da Avalanche,e ainda em Ponte de Lima a Descida ao Pedonegro,que nunca tive o prazer de participar mas tem muito bom nome,embora não seja prova mas sim apenas um passeio.

Corre ainda o rumor de termos no próximo ano em Portugal uma etapa do troféu europeu de Avalanches (Maxi Avalanche),ainda não se sabe onde ou quando mas seria muito bom para esta modalidade espectacular e que se adapta a tantos tipos de pilotos e bikes.

Boas pedaladas!
 
Top