Rescaldo "13ª Edição Raid BTT Alvalade / Porto Côvo - Alvalade - 22 Maio 2011"

GTMiguel

Member
Mais uma bela prova, dura q.b.

Este ano, a fazer pela segunda vez os 120km, correu-me bem melhor que o ano passado em que cheguei com um empeno que mal me mexia. Este ano cheguei bem.
Deu para terminar a rolar a alta velocidade nos kms finais para esticar os musculos depois daquelas zonas mais tremidas junto ao canal e entre canal.

Parabéns por mais uma prova.
 
Last edited:

cmorais1

New Member
Parabéns a todos por este magnifico Raid, foi a 1ª vez que o NucleoBTTSobreda participou (2ciclistas) e também a 1ªvez 120km para fazermos um teste a nós proprios das nossas capacidades e para conhecer ao máximo da região que tinham PAISAGENS e trilhos espectaculares!!!!! Sem quedas e sem problemas mecânicos, 6 horas depois da partida lá estava eu na chegada :) mas, agora... vou-me deitar porque estou todo durido lolol :) Abraço!!! E até 2012!!! :)
 

leoeagle

New Member
7ª participação neste Raid e muito pouco de menos positivo a assinalar... Excelentes paisagens, especialmente o túnel na serra do Cercal, a habitual boa disposição do pessoal de Alvalade, a famosas sandes de carne assada presentes nos abastecimentos, o habitual esparguete ao almoço, enfim tudo do melhor...

Na minha opinião a única parte desnecessária é aquele pequeno troço à chegada que me conseguiu rebentar completamente com as costas...

Até 2013!
 

Power2Sports

New Member
Raid Alvalade - Porto Côvo - Alvalade

Caros amigos,

Mais um dia de diversão, a equipa de Alvalade está de parabéns pois já nos habituou, pelo segundo ano (a nós), a um evento de grande nível neste passeio clássico.

Muitos abastecimentos repletos de coisas agradáveis (~15 em 15km), um pequeno-almoço antes da partida, uma partida às 9h em ponto entre outras coisas boas fazem deste evento um a manter em calendário.

Um aspecto muito positivo a notar foi um engano no nome do dorsal "Dálio" onde se devia ler "Délio", a organização prontificou-se para corrigir o problema de imediato, note-se que era um dorsal plastificado.

Um aspecto a melhorar é a presença de apenas um massagista em Alvalade que levava cerca de 20 min. por atleta, o que fez-nos desistir das massagens.

Continuem assim BTT Alvaladense!

Boas pedaladas,
 

M@go

New Member
Bons dias pessoal. Para mim foi a 1ª participação (apesar de ser natural da zona, fugi para os Algarves hà 24 anos). Adorei o percurso, os trilhos, a Serra do Cercal, o "amazónia" que me obrigou a torcicolo no pescoço, pois a vegetação é realmente muita baixa :) Apenas tenho a criticar, a postura de alguns pseudo-BTTistas, que apesar deste Raid não ter classificações, insistem em fazer ultrapassagens e guinadas perigosas na frente de outros concorrentes, causando por vezes quedas estúpidas. Como o camarada que caiu entre Alvalade e o Monte dos Alhos, por uma manobra de um deste "putos" (a minha filha tem uma postura mais adulta que muita desta gente). Assisti a algumas quedas (espero que todos tenham recuperado bem e que não seja nada de grave). A Organização esteve 5 *. Julgo no entanto que poderiam ter alguém de Moto 4, ou BTT nos trilhos a indicar algumas zonas mais perigosas. Para finalizar, não percebi porque razão perdemos cerca de 25 minutos para passar a ribeira no "Amazónia". Malta, quem não quer molhar os pés e sujar-se, é melhor ficar em casa a ver o Giro. Para o próximo ano, lá estarei, de preferência mais cedo, para partir na frente e tentar assim, evitar as situações que menos gostei.
 

Atsionac

New Member
Bom dia!
A primeira vez na minha vida que fiz 120Km a pedalar.
E realmente penso que escolhi a prova certa para o fazer, desde as entregas de Dorsal, pequeno almoço, simpatia, cafézinho, partida, percurso, abastecimentos, (soberbos), paisagens, chegada, banhos(água fria, mas bom), mais comida na chegada, lavagens pa Bikes e tudo resto, ADOREI.
Mesmo só pedalando ao FDS, devido a minha modalidade principal e dps de um empeno de 5H43, para o ano sou capaz de repetir.

Só uma coisa menos boa e uma sugestão:
Menos boa - um pequeno troço de 500mts antes de entrar junta ao canal do final, que era desnecessário, mts valas e terreno mt perigoso, quando tínhamos a estrada mm a 10mts de nós.

Sugestão - No final pelo menos nos 120km, que somos mt menos, haver um registo de chegada, sem classificações nem control nem nada, mesmo só um registo para poder haver uma comparação com outros atletas.

PARABENS À ORGANIZAÇÂO.
 

mago

New Member
Amigos,

Pela 4º ano consecutivo marquei presença nesta CLÁSSICA NACIONAL DO BTT.
1.950 participantes, é obra!!
E o mais espectacular é que a organização consegue manter a qualidade deste evento, de ano para ano, mesmo com o aumento significativo do número de participantes.
PARABÉNS AO FUTEBOL CLUBE ALVALADENSE e a todos os que contribuiram para o sucesso deste grande evento, e aproveito para agradecer a homenagem que me fizeram, juntamente com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Quanto ao Raid, tudo impecável, como levei GPS nunca hesitei no percurso. Mas penso que estava bem marcado. Sou da mesma opinião que aquele troço de terra lavrada já numa altura em que os reflexos e a força dos participantes, após 110km, seria desnecessário. Adorei os trilhos na Serra do Cercal (o já apelidado "túnel"). A Amazônia continua no seu melhor.
As sandes de carne assada e a imperial (3) no final dos 120km, é sem dúvida a refeição ideal de recuperação...isto após um Fast Recovery, claro :)

Dados do meu Garmin: 121km (certinhos) em 4h17. Consegui tirar 17 minutos ao meu tempo do ano passado :)

Para o ano, contem mais uma vez comigo, este é daqueles eventos que se deve marcar na agenda de um ano para o outro.
E como no Alentejo tratam muito bem os Betetistas, próximo Domingo lá estarei, desta vez na Cabeça Gorda, para "Raid Terras de Mato" :)

Boas pedaladas,
VG
 

yetke

New Member
A minha estreia foi o ano passado e não podia deixar de voltar para mais uma edição de um evento, na minha opinião, um dos melhores do país! Foi com surpresa que dei de caras com um percurso bastante diferente do ano passado. E diga-se também muito dificil. Fiquei com outra perspectiva da Serra do Cercal... lol

Por fim, só tenho um pormenor a realçar: O sinal de "Proibido Andar a Pé" acompanhado pelo smiley estava de génio... belo pormenor que ainda nos arrancou umas belas gargalhadas quenado pensávamos que já era só sofrer... lol

Um abraço aos nossos amigos PAPATRILHOS, principalmente ao poeta deles que acabou a Serra do Cercal com uma rima fabulosa: "No mar nascem algas..."
 

curdius

New Member
Boas!

Também achei tudo espectacular. Os abastecimento eram muitos e muito bons. Devo ter comido umas 4 sandes de carne assada durante o percurso :).
A unica coisa má que vi, não muito muito má mesmo, foi ter apanhado o jipe da organização a descer no trilho mais inclinado da serra do cercal mesmo antes do tunel. Por causa do dito jipe, eu e mais um cem numero de companheiros tivemos que desmontar (e não estava ninguém aleijado la dentro, por isso não era nenhuma emergência ). Querem andar nos trilhos durante a prova, arranjem uma mota como os bombeiros faziam em Portalegre.

De resto tudo 5 estrelas.
 

LuisBM

New Member
Viva

foi a minha 1ª participação e gostei bastante, tudo 5*, pena é que mais uma vez a linha de partida não seja respeitada, enfim, se acontece nas cronometradas é claro que então nas outras é o abuso total.

Parabéns á organização e até para o ano
 

Gaija

New Member
As paisagens este ano estavam menos coloridas mas a culpa é do S. Pedro...

Agora o meu reparo e repito o que disse o ano passado: Porque é que a festa está toda em Porto Covo? Assim que se passa a zona que separa para os 120 acabou-se! Não há nada e a chegada a Alvalade é mais discreta, sabe muito bem receber as palmas do pessoal que lá está, dos amigos que nos esperam, mas falta algo? Porque não havia bebidas de recuperação como em PC? Quem vai para o mar avia-se em terra, eu sei... mas se os 70 têm porque não os 120?

Um proposta... para quando uma maratona/passeio circular em torno de Porto Covo? com eólicas, amazónia, e trilhos à beira mar? E assim fazíamos todos a festa! :)
 
Last edited:

DiogoBTT

New Member
Este ano foi o meu segundo raid Alvalade/Porto Côvo não tenho razões de queixa em relação à organização , bons trilhos , abastecimentos impecáveis.
Fiquei descontente em relação a bela "Amazónia" o tempo que se perdeu ali devido a ter lá um pequeno charco , só ali perdeu-se 30 min ou até mais e infelizmente nao consegui cumprir os 120km , fiquei-me pelos 73 e fiquei em Porto Côvo e fui de boleia para Alavalade , mas para o ano chego a Alvalade a pedalar.
Abraços e boas pedaladas ;)
 

GTMiguel

Member
Gaija, percebo perfeitamente o que dizes... Até parece que a recompensa é toda para quem faz metade do percurso :D

Esqueci-me de referir no primeiro post que essa zona de lavrado na parte final ainda me deixou de costas no chão... Era realmente a pior parte...
 

F.PRATAS

New Member
Boas pessoal
Mais um exelento domingo de BTT que nos brindou esta organização come já é habito tudo 5 * para o ano lá estarei.
Apenas um pequeno reparo no restaurante onde tivemos a almoçar não tinha desconte foi-nos dito que não tinha passado por lá ninguém da organização para acordar o dito desconto.
Acho que era boa ideia meter o nome dos restaurantes aderentes na sanha de desconto que foi entregue.

Um muito obrigado a toda organização.
 
Pelo 6.ª ano consecutivo, juntamente com alguns camaradas, uns a pedalar outros na subidinha das minis (depois da barragem), a malta de Marmelete marcou presença no Alvalade - Porto Covo. Como sou um cliente habitual, tenho-me apercebido de algumas alterações e evoluções, obviamente umas positivas outras nem tanto. A confusão começa logo na partida, onde não quisemos ser xico-espertos e partimos do final, fazendo que tivéssemos de ultrapassar muitos participantes ainda antes de entrarmos na terra. O percurso já é o conhecido e acho que não se deve mudar, pois é o que caracteriza esta já mítico evento. Muito rolante, praticamente sem subidas (nem à do Cercal se pode chamar subida, apesar de fazer alguma moça), com um pouco de areia, sempre engraçada. Vamos lá ver se não sou mal interpretado, mas lamento alguns participantes (muitos) que insistem em partir na frente mas que não têm condições, físicas nem técnicas, para o fazer e depois andam a pé na areia, descem a pé em qualquer trilho e passam aos gritinhos em qualquer poça. A organização não tem culpa destes pormenores, apenas o bom sendo de cada um pode melhorar estes aspectos.

Aspectos positivos: entrega de dorsais, pequeno almoço, PERCURSO
Aspectos negativos: condições dos balneários, insuficientes para um número tão elevado de utilizadores; elevado número de participantes

Em suma, lamento que a organização não consiga resistir à tentação de facturar mais alguns euros, aumento assim, em muito, o número de participantes. Em relação aos abastecimentos, gosto de levar comigo o que preciso para me ir alimentando e acho que seria preferível ter almoço no fim (como já aconteceu noutras alturas) e cortar um pouco nos abastecimentos, pois por 13€ já tenho ido a alguns passeios com almoço incluído.

Mas atenção, adoro este passeio, daí o número de participações que já levo. Os meus parabéns à organização, pois não tenho dúvidas que este é o maior Passeio de BTT, onde já participei, apesar da presença de algumas individualidades com a preocupação dos tempos aos poucos estar a mudar o conceito deste hobby.

Para o ano se me for possível aí estarei novamente.

PS: Fomos almoçar a um Restaurante com o pior serviço que alguma vez assisti, de seu nome José Inácio.
 
Last edited:
N

nuno SOUSA

Guest
Pela primeira vez que fui fazer o Raid Btt Alvalade Porto Cõvo Alvalade fazer os 120 mas não existe duvidas que a organização está de parabens mete muitas a um canto, passar pelas localidade e ter muita gente a ver os btt a passar até parece alguns anos atrás a volata a Portugal ;-) , e não existe duvidas que a primeira parte é muito mais bonita com a serra do Cercal e aquela subida para Porto Cõvo! Gostei muito, menos da partida estava entre os 20 primeiros e quando se dá a partida e chegamos a rotunda dei com imensos mas mesmo muitos atletas que não chegaram ir a partida.
Até para o Ano Já está na Agenda (Calendário)

Nuno Sousa
Kondores.Btt/Alverca
 

akk

New Member
1º Alvalade - Porto Covo - Alvalade

Boas,

Foi a 1º vez que participei no Alvalade - Porto Covo - Alvalade.
Achei ESPECTACULAR ...
Raid rolante com trilhos e paisagens de cortar a respiração - tipo ..de fazer inveja ás melhores fotos que vemos nas revistas estrangeiras de BTT.
Já há algum tempo queria ter feito este Raid, mas por uma razão ou outra não o consegui e este ano fiz tudo para que pudesse estar presente
Sempre gostei de longas distâncias e "dureza" (vá se lá saber porquê :) e fui para os 120 Km.

Não fiz o Raid ao meu ritmo, pois ia em grupo...
Partimos praticamente no fim (1º erro) - perdemos imenso tempo em ultrapassagens e parados em zonas em que se fazia perfeitamente bem a pedalar, mas como era muita gente e com as mais variadas experiências de BTT ... faz parte do Raid..

A parte em que me fez mais confusão, foi o tempo perdido e o desperdício do trilho chamado amazónia :(... alto singletrack e a maior parte dos participantes estavam parados por causa de um riacho que se passava perfeitamente montado??
Um single fluido e espectacular de se fazer, completamente desperdiçado ... devia ter partido um pouco mais á frente :rolleyes:

Achei o Raid bem organizado. Rolante com trilhos espectaculares e percurso bem marcado. EXCELENTES ZA's com a quantidade certa, com alimento suficiente - apesar de não comer carne ;) e nos Kms certos, ... Muito importante para quem faz os 120 Km...

Parabèns ao Vencedor, ao Vitor Gamito pelo tempo realizado e pela conquista do Masters no Titan Desert, que nos enche a todos de orgulho.

São feitos destes e provas /Raids destas, que promovem e dão qualidade ao BTT Nacional.

PARABÉNS.
Nota: Para o ano lá estarei ;)
 

costacatia

New Member
Não posso deixar de comentar... alem de ser aqui de Porto Côvo, adoro esta adrenalina do BTT, eu não participo, meu marido sim... mas não pude deixar aqui alguns reparos...eheheh... Queria responder ao companheiro Gaija que sim ja temos aqui um passeio em Porto Côvo, que por sinal este ano sera o 4º, em Outubro... dar os parabéns a esta maravilhosa organização...Porto Côvo fica lindo neste dia... dar os parabéns a todos os participantes, principalmente a todos aqueles que chegaram bem mais tarde mas que mesmo assim terminaram o passeio.... Referir aqui também que me parece que os banhos aqui em Porto Côvo foram suficientes, uma vez que me parece que nem havia filas para os banhos, quem veio tomar depois das 16 horas parece que sim ja a agua vinha um pouco mais fria....mas isso são pormenores sempre a melhorar... parabéns a todos....
 

vhribeiro

Member
Viva,
pauloteodoro

só para comentar a parte do restaurante, tenho exactamente a ideia contrária e já lá fui diversas vezes....
 

lagoa

New Member
Boas amigos

Foi mais uma vez em alvalade/porto côvo, Parbéns á organização deste grande evento de 5******.Tudo do melhor .
até para o ano 2012..!

Um abraço para todos.

Blagoa



TREPA TRILHOS TEAM
 
Top